10 Anos: Entrevistas aos Repórteres!


Hauopa!

Dando continuidade às comemorações do nosso décimo aniversário, publicaremos algumas entrevistas de antigos membros da equipe. Escolhi alguns dos nobres (dei preferência aos ativos) e os interroguei. O resultado dessas ações pode ser conferido abaixo. Note vamos publicar as entrevistas separando os nobres pelo cargo que ocuparam. Para o primeiro dia, resolvi postas minha conversa com os repórteres Azo e Thodo Fron. Bom… chega de papo, comecemos logo!

Portal Tibia: Olá, Azo e Thodo Fron, é um prazer vê-los novamente por aqui. Gostaria que começassem contando um pouco sobre suas vidas, quantos anos vocês têm atualmente? Quais suas atividades, seus desejos…?

Azo: Hauopa! O prazer é nosso. Bem, no momento tenho 18 anos e trabalho em uma rádio editando o programa jornalístico que existe lá. Pretendo cursar uma faculdade de jornalismo no ano que vem, encontrando um modo de conciliar lazer e estudos.

Thodo Fron: Olá! Meu nome é Leonardo, e também tenho 18 anos. Sou estudante de Medicina. Meu desejo é ter uma boa vida profissional e pessoal. Tenho por costume ler bastante, isso desde a época que eu frequentava bastante o fórum. 😛

Portal Tibia: Agora, voltando um pouco no tempo, poderiam nos contar um pouco sobre a época em que estiveram conosco? Quais eram suas tarefas básicas? Vocês esperavam ganhar algo quando entraram na equipe?

Thodo Fron: Bom, primeiramente, tive o privilégio de conhecer o Felippe (Mestre Nardi) por meio do FotoTibia. Esse site estava dando seus primeiros passos, e migrei do meu Flogão para lá, no ano de 2007. Fiquei até meados de 2008, oficialmente, apesar de, como Nobre, continuar produzindo matérias até 2010, conhecendo também o Azo. Recebi uma oportunidade de mostrar meu potencial e, felizmente, gostaram do meu trabalho. Minha tarefa básica era procurar notícias dos mundos tibianos e, sempre que possível, produzia artigos, o que provavelmente foi o que levou o pessoal a me conhecer melhor. Lembro-me de que era o auge dos bosses, também (Orshabaal e companhia limitada). Eu não esperava ganhar algo financeiramente, nem status. Minha motivação para “trabalhar” no site e no fórum era simplesmente a empatia que meus colegas de equipe tiveram comigo, além de vários usuários.

Azo: Na época em que fui repórter, de 2009 a 2010, o fórum tinha um movimento muito bom. As notícias apareciam aos montes e sempre tinha algum repórter ou colaborador pronto para postar alguma novidade. Basicamente, eu ficava vasculhando vários sites e fóruns tibianos – incluindo o oficial – procurando por notícias para trazer para o pessoal. Quanto ao que eu esperava ganhar, era simplesmente comentários! Muitos! Sério… Eu adorava ver os comentários da galera.

Portal Tibia: Além de vocês, quem fazia parte da equipe quando trabalhavam para o Portal? Quem era o mais preguiçoso e quem mais pegava no pé dos demais?

Azo: Não me lembro muito bem mas acho que na minha época tinha o Kenthos, Leohant, Toon, Kepel, Guerreiro Rab, Strenght of War e o Sanosuke’Matheus. Na verdade não tinha um preguiçoso, creio que tinha o com “menos tempo”, que no caso, era o Guerreiro Rab, ele era esforçado mas tinha pouco tempo para postar. Sobre quem pegava mais no pé… O pessoal era bem ciente dos deveres e geralmente não precisavam levar umas “cutucadas”.

Thodo Fron: Eu lembro que entrei junto com o Paulo (Strenght of War). Quando entramos, já tínhamos ótimos nomes como Orion, Kepel e Magrinho Loko. Acredito que o Kepel era o mais severo dentre eles, era o cara “ruim” por pegar nos pés dos outros, haha. O membro da equipe que menos vi e tive oportunidade de conversar foi o Megaexl. Mas ele não era preguiçoso, bem longe disso. Era bem atarefado na vida real.

Portal Tibia: Que tipo de artigo ou notícia vocês mais gostavam de escrever? Que fontes principais vocês usavam para se basear ao escrever uma matéria?

Azo: Eu gostava muito de escrever notícias de invasões de bosses, aliás, isso era o que eu mais fazia. Minhas fontes geralmente eram outros fóruns tibianos ou o fórum oficial do Tibia. Já pra escrever uma matéria, eu usava meus conhecimentos aliados a uma ajudinha do TibiaWiki. <risos>

Thodo Fron: Eu gostava de escrever artigos sobre personalidades tibianas e assuntos intrigantes. Usava como fontes sites “gringos” e antigos, como o World of Tibia (WoT), TibiaNews… Já em relação às notícias, geralmente elas não variavam muito. A maioria era em relação ao surgimento de bosses (que o Azo tanto gostava =P), marcas novas registradas (por exemplo: primeiro nível 250 no jogo) e por aí vai. 🙂

Portal Tibia: O que significou participar da equipe do fansite mais antigo do Tibia? Vocês sentem falta de trabalhar aqui?

Thodo Fron: Representou poder amadurecer como pessoa e conhecer amigos fantásticos, com quem infelizmente mantenho pouco contato atualmente. Sinto bastante falta da rotina, de produzir artigos… Hoje, sinto que estou um pouco “defasado” e “off” do jogo.

Azo: Sem dúvidas, foi uma época muito incrível. Ter feito parte da equipe do Portal Tibia significou muito pra mim, afinal, aprendi muito enquanto era repórter, tanto que coincidência ou não farei jornalismo no ano que vem. E sim… sinto falta de ficar horas e horas procurando notícias e bolando assuntos para postar aqui.

Portal Tibia: Como já era de se esperar, nosso fansite sofreu várias modificações ao longo de seus 10 anos. Como vocês vêem essas mudanças e de quais vocês mais gostaram? Havia algo que você gostaria de ter mudado ou que gostaria de mudar?

Azo: Difícil falar sobre isso… até por que não participei nem da metade desses 10 anos. Mas acho que todas as mudanças são válidas, mesmo não parecendo necessárias na hora.

Thodo Fron: Eu gostei bastante. Acredito que a equipe toda está pilotando bem o site. Lembro de quando comecei a participar do fórum… tínhamos um décimo das funções e possibilidades que temos hoje. Eu insistia em podermos colocar o nome de nosso personagem no canto inferior esquerdo da tela, e também lutei para que o sistema de reputação fosse feito. Felizmente, fui atendido. 😀

Portal Tibia: Certamente, vocês tiveram motivos para deixar de colaborar com o site. Poderiam compartilhá-los conosco? Vocês se arrependem de ter saído?

Thodo Fron: Eu acabei me envolvendo com outros sites, e me sobrecarreguei. Junto com o Portal Tibia, trabalhava no TibiaML como tradutor, no FotoTibia e ainda jogava Tibia. Para “piorar”, era rooker, o que demanda bastante tempo para jogar. Não me arrependo, eu precisava desse tempo de todos os sites para minha vida. Minha vida social estava sendo comprometida com tantos afazeres assim. Nunca fecharei as portas do Portal Tibia. É um prazer e sempre será para mim fazer parte dessa equipe. 🙂

Azo: Infelizmente, à medida em que vamos ficando mais velhos, o tempo fica mais curto. Esse foi o fator máximo que me fez sair da equipe, mas não me arrependo, pois a vida tem que seguir seu curso… mas voltar um dia é algo que não me sai da cabeça.

Portal Tibia: Desviando um pouco o rumo da conversa, podem nos dizer como vocês conheceram o Tibia? Como foram os seus primeiros contatos com o jogo?

Thodo Fron: Bem, eu conheci o Tibia por meio de um amigo de infância, que veio aqui em casa e me apresentou. Criei meu primeiro personagem em Isara, chamado Littly. Foi bem sofrido no início. Tinha trauma de Orc Spearman, achava que do outro lado da ponte de Premium de Rookgaard fosse o “segundo mundo”, Mainland; demorei várias semanas para sair de Rook. O pior é que meu inglês era horroroso. Eu não sabia nem o que estava dizendo como “sell rope”, hehe. Tive que decorar o significado de “sell” e “buy”.

Azo: Já eu conheci o Tibia com 13 anos devido ao meu primo que já jogava. Tibia foi meu primeiro MMORPG… então dá pra imaginar como comecei né? <risos> Lembro que, para subir nas escadas, ficava uma eternidade, clicando bem na borda da escada para subir… Quando completei a desert quest e ganhei os 10k, me senti o cara mais rico do Tibia, e vi um cara vendendo uma boots of haste. Não fazia ideia do que era uma BoH, mas fui e ofertei os 10k nela… O cara achou que eu era louco, haha!

Portal Tibia: Vocês têm entrado no Tibia recentemente? Se não, pretendem voltar a jogar futuramente?

Azo: Ultimamente eu raramente tenho entrado no Tibia. Quando entro é para conversar com os amigos, portanto não estou muito ligado no que tem acontecido. Mas quem sabe algum dia eu volte a jogar…

Thodo Fron: Faz um bom tempo que não entro. Por isso, também estou por fora das novidades. A última vez que joguei sério foi em dezembro de 2010.

Portal Tibia: Quais são ou quais foram seus personagens de nível mais alto? Quais são ou quais eram as vocações deles? Acham que algum dia eles entrarão em atividade novamente?

Azo: Meu personagem de nível mais alto é o meu atual, Dark Azo, que está no level 137 e é um royal paladin. E espero que ele volte a lançar suas assassin stars em monstros por aí algum dia.

Thodo Fron: O meu é um pouquinho mais fraco, um knight de level 94. Acredito que assim que tiver um tempinho e me animar, por que não? 🙂

Portal Tibia: Durante suas trajetórias no jogo, vocês se lembram de alguma história que queiram dividir conosco? O que os deixava com mais raiva no Tibia?

Thodo Fron: Lembro muito bem de um Test Server que me marcou bastante. Eu estava em Rookgaard, e o Craban fez uma Spike Sword encantada com fogo. Consegui pegá-la e fui caçar nos Goblins. Foi meu “sonho”, rs. Tenho a foto no meu Flogão ainda. Além disso, como se não bastasse, fui teletransportado por outro membro da Cip – Grimrath – de Main para Rook, no meu druid, que era level 26 na época. Eu não acreditei com meus próprios olhos. Lembro-me até do local em que fui teletransportado: em cima da loja do Tom. Havia uma Giant Spider no último andar, inúmeros corpos e o bobalhão aqui foi vê-la. O resultado é que morri, voltei para Main e não teve proposta que me fizesse voltar para Rook. 🙁

Azo: São tantas coisas que gostaria de compartilhar… mas me lembro que quando jogava no meu antigo personagem, fui com um time fazer a popular “Banuta quest”. Chegando lá não sei o que aconteceu, mas acabei me desviando do time… resultado: Várias Hydras e Serpent Spawns correndo atrás de um pobre level 30 que veio a falecer devido a um combo. O que me dava raiva era quando a internet caía. Quando isso acontecia, era bom ninguém estar perto de mim! Haha!

Portal Tibia: Provavelmente, quando entraram na equipe, vocês nem imaginavam que um dia nosso fansite chegaria a uma década de existência. Qual a mensagem que vocês gostariam de nos deixar quanto aos 10 anos de Portal Tibia?

Thodo Fron: Gostaria de dizer que o site está cada vez melhor. Além disso, vai um recado para os que estiverem lendo: na vida, ocorrem ciclos. O meu pode não ter durado muito tempo, mas, como diria Fernando Pessoa, o valor das coisas está na intensidade com que ocorrem. Então, acredito ter cumprido bem meu papel. Além do mais, sou muito agradecido por ter feito parte dessa ótima equipe.

Azo: O Portal Tibia tem uma espécie de “aura” que acaba te prendendo nele. Sem falar na comunidade que passou, está e ainda estará por aqui, que, sem dúvidas, é a melhor que existe entre os tibianos. Quero parabenizar todo o pessoal que fez e faz parte disso aqui, pois foi com o trabalho de cada um que o Portal Tibia é o que é hoje… Parabéns principalmente ao Mestre Nardi e ao Strenght of War, que comandam o melhor fansite de Tibia do Brasil!

Portal Tibia: Gostariam de adicionar algo? Perguntas, curtas, diretas… deixem rolar a criatividade nas linhas abaixo.

Azo: Gostaria de perguntar uma coisa, Mat. Como é ser o encarregado pelas entrevistas do aniversário de 10 anos do Portal Tibia?

Mat Preparit: Sem dúvidas, muito gratificante e, ao mesmo tempo, muito exaustivo. Não foi nada fácil preparar as entrevistas, pesquisar as informações e muito menos redigir aquele imenso artigo. Porém, não me arrependo. Jamais tive uma semana tão atarefada e foi bom aprender a lidar com isso. Gosto muito de escrever – penso até em ser jornalista – e essa foi a maior oportunidade que já tive de demonstrar minhas habilidades.

Thodo Fron: Como fim da entrevista, gostaria de dizer para os atuais membros que trabalhem com dedicação ao máximo que puderem. Vocês têm os melhores “chefes” de todos. Os mais flexíveis, amigos, mas, ao mesmo tempo, durões quando necessário. E caso haja alguma época em que o site fique pouco atualizado (afinal, todos nós temos uma vida fora da tela do computador, certo?), não se preocupe. Pois sempre, depois dos períodos de chuva, o sol aparece. 🙂

Portal Tibia: Obrigado, Azo e Thodo Fron, pelo tempo que reservaram para nos ceder a entrevista e pela dedicação ao nosso site. Desejamos sucesso em seus planos futuros.

 

E atenção, leitores! Fiquem ligados nas entrevistas que vamos postar nos próximos dias! Não deixem de conferir, também, nossa retrospectiva.

  • Azo

    Agradeço por esta entrevista, Mat! Ser entrevistado pelo Portal Tibia é uma honra.

    Curti bastante. E novamente, parabéns Portal Tibia! o/

  • Neto

    boa entrevista!!!!!!

  • MrZekaFox

    massa, melhor equipe q tem

  • jeferson

    mto bom…

  • legal este depoimento

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!