Destaques

10 Anos: Retrospectiva!

Hauopa, senhoras e senhores!

Finalmente chegou o nosso dia – o mais antigo fansite de Tibia está completando hoje 10 anos! Obviamente, foi necessário muito empenho e colaboração por parte dos administradores, da equipe e até mesmo dos membros para que nosso fansite durasse tanto tempo. Dessa forma, muitas coisas aconteceram ao longo dessa década, algumas marcantes. E é delas que vou tratar nesse artigo, portanto, arrumem-se na cadeira, peguem seus cafés e boa leitura!

Nossa história começa em 2002, há pouco mais de 10 anos. Dois adolescentes procuravam por um jogo online e acabaram esbarrando no Tibia. Um deles se chama Julio, conhecido por muitos como Revelon. O outro era um amigo dele, F. Gofferjé, mais conhecido como Suricate. Na época só havia 3 servidores – Antica, Nova e Premia – e eles escolheram Antica justamente por ser o primeiro da lista. Os dois começaram a explorar e a desvendar os mistérios do jogo.

Acontece que, para nossa alegria sorte, Revelon (ou Julio) tinha sofrido uma luxação um ano antes de começar a jogar, e tinha aprendido um pouco de HTML para “se distrair”. Toda e qualquer informação a respeito do Tibia estava disponível apenas no site oficial (na época, www.tibia.de), em inglês. Outubro estava terminando quando, a fim de pôr em prática seus conhecimentos de HTML e de compartilhar suas descobertas nas terras tibianas, Revelon, com ajuda do Suricate, criou o primeiro fansite de Tibia: DarKSouLs!

Revelon Disse:

Depois de algumas semanas montando o site, fazendo o código no Homesite e as imagens no Microsoft Paintbrush (não estou brincando), criei uma conta no kit.net e surgiu o www.darksouls.kit.net.

A primeira versão do site (ainda disponível no Internet Archive Wayback Machine, aqui) era hospedada pelo kit.net. A imagem não nos permite mentir: 24 de outubro de 2002 foi a data em que, pela primeira vez, uma notícia relacionada ao Tibia seria escrita em português.

E assim o DarKSouLs foi se tornando a casa da comunidade tibiana brasileira. Nada que acontecia passava em branco pelos olhos dos administradores do site. Este foi seguindo em frente, tendo cada vez mais visitas, e contava com notícias, screenshots e muitos outros serviços.

Chegou um tempo em que a comunidade pedia um espaço para debater e, para tal, criou-se o primeiro fórum brasileiro de Tibia, o DarKSouLs Fórum. Primeiro o fórum usou o Grupos.com.br, mas por pouco tempo. Logo em janeiro, foi feita uma nova versão do fórum. Criada no Yahoo! Grupos, a nova versão, cujos logo e layout podem ser contemplados abaixo, ainda existe e pode ser encontrada aqui. Muitos eram os acessos ao fórum, já que esse contava com diversos tópicos, fakes, downloads etc.

 

Novos sites foram surgindo, então. O primeiro deles, criado por Spider, tinha o nome de Dark Creatures. Vendo o poder que ambos os sites tinham, Revelon propôs que ambos se unissem, proposta essa que rapidamente foi aceita. Dessa forma, o conteúdo do Dark Creatures foi incorporado ao DarKSouLs, e este agora contava com três administradores.
Não por muito tempo… algumas semanas após a entrada do Spider, Suricate, um dos fundadores, abandonou a equipe, deixando o site nas mãos de Revelon e Spider.

O ano de 2003 ia terminando quando mais um site surgiu. LoL-Tibia, como era conhecido, criado e administrado por Mestre Nardi, também teve seu conteúdo anexado ao DarkSouls.

Mestre Nardi disse:

Eu tinha acabado de fazer um curso super básico de web designer e queria por em prática o que havia aprendido. Eu também havia acabado de conhecer o Tibia e decidi fazer um site sobre ele. Lol-Tibia. Esse foi o nome que escolhi. (…) Na época chegou a atingir 100 visitas únicas por dia, o que eu achava surpreendente! Só para ter um parâmetro de referência, hoje o Portal Tibia tem 50 mil visitas únicas por dia, em média.

Mais uma vez, a administração do fansite era composta por 3 membros, e esse famoso trio original de administradores acabou percorrendo um longo caminho junto. Revelon cuidava da parte técnica, Spider se encarregava da parte administrativa e Nardi era responsável pela criação de conteúdo e do fórum. Juntos, conseguiam contornar qualquer desavença que se formava dentro do Império.

Interessante destacar que, ao mesmo tempo em que o site progredia, grupos ingame de mesmo nome o acompanhavam desde sua criação. Verdadeiros clãs eram formados em diversos servidores. A família DarkSouls não era composta apenas pelo site e pelo fórum.

Revelon disse:

O clã DarkSouls sempre acompanhou o site, desde sua criação. Por muito tempo, ele não foi uma guilda no Tibia, já que para tal era necessário ter Premium Account. Mas sempre tivemos uma “família” com uma hierarquia bem definida. Basicamente, as inscrições eram por email ou pelo fórum, e mantínhamos uma página no site com a relação dos membros. A certa altura, conseguimos finalmente montar uma guilda no Tibia e comprar uma Guild Hall em Senja – me recordo que foi uma época muito legal de se jogar.

O começo de 2004, contudo, não foi assim tão animador: logo em janeiro o site ficou indisponível até abril. Durante esse tempo, os usuários só podiam acompanhar o DarkSouls pelo fórum. Aliás, no meio desses meses, a equipe decidiu que o nome DarkSouls não fazia sentido, já que se tratava de um fansite de Tibia. Por esse motivo, os administradores resolveram mudar o nome do site.
Num primeiro momento, o nosso querido fansite receberia o nome de Tibiasula, em homenagem à deusa tibiana de mesmo nome. Entretanto, a ideia pareceu não satisfazer aos visitantes, e o nome rapidamente foi substituído pelo atual, Portal Tibia, que fazia mais sentido. Essas mudanças, porém não chegaram a ser realizadas imediatamente. Pelo menos, não no site.
Com o DarKSouLs Fórum, o processo foi parecido. DarkSouls também não fazia sentido para o fórum e, então, seu nome foi substituído, também, pelo atual – Tibia Fórum.
Junto com a mudança do nome, o novíssimo Tibia Fórum ganhou um domínio próprio, o mesmo que usamos hoje (www.tibiaforum.com). Não mais usando o Yahoo! Grupos, o fórum precisava de um novo software para funcionar. Dessa forma, o trio de administradores elegeu o Invision Power Board para estruturar o novo fórum. Além das seções tradicionais, todos os mundos tinham seções próprias e havia um local em especial que hoje seria probido. Tratava-se de um espaço dedicado a um conhecido projeto, o Open Tibia. Na época,ele estava apenas em formação, portanto ainda não era condenado pela CipSoft.

Alguns dos nomes que compuseram a equipe do Tibia Fórum entre 2003 e 2006 são: *Alucard*, Akimah, Doroteia, Magus, Megaexl (que depois veio a se tornar imperador) Nissin Miojo, Raganarok, Tuxal, Night Flyn, sl4sh, Simi, snogard, Govaj, Tovisck, Farhell etc. Peço desculpas àqueles cujos nomes não apareceram aqui apesar de terem contribuído de alguma forma.
Voltando a falar do site, depois de quase quatro meses indisponível, agora hospedado pelo JBrasil, o novo site voltou à ativa e teve seu domínio alterado para http://www.darksouls.jbrasil.com. Seu nome já não contava mais com o “K” e o “L” maiúsculos… era simplesmente DarkSouls. A biblioteca – ainda mais completa – continha tutoriais, dicas, comandos, guias, manuais, mapas, downloads, diversas informações sobre itens e tudo que os jogadores precisavam. Havia até um contador que marcava o tempo restante até o próximo server save. Não posso deixar de mencionar um novo serviço implantado, o Suporte Online, que ajudava, em tempo real, aqueles que tinham dúvidas quanto ao jogo.

Um evento interessante que sucedeu a essa mudança foi um concurso de Wallpapers promovido pelo Tibia Fórum. Publicado no final de abril, o evento convidava os leitores a desenharem papéis de parede relacionados ao site. Os 5 melhores seriam colocados, então, para download.

Por um mês, o DarkSouls foi seguindo seu ritmo natural, sem grandes modificações. Até que, repentinamente, um novo domínio surgia na rede mundial de computadores. Sim, você acertou, nosso domínio atual, www.portaltibia.com.br, acabava de ser criado. As mudanças já planejadas finalmente entrariam em ação.

Passado mais um mês, novas mudanças tomaram conta do DarkSouls… agora com o novo domínio, o site teve todo seu layout renovado e passou a ser hospedado e patrocinado pelo Laniway. O nome Portal Tibia também começou a ter maior importância, enquanto que DarkSouls foi começando a ter menos importância.

Equipe DarkSouls disse:

Bom, como vocês devem ter reparado, estamos com um novo layout para inaugurar o novo DarkSouls.
Estamos com mais tutoriais, algumas seções novas e várias delas foram e serão incrementadas. Nos itens, foram adicionadas mais informações, mais mapas, entre outros. Se você encontrar algum erro, acesse nossa página de contato e você encontrará vários e-mails.
Pedimos desculpas por algum problema no site, pois ainda estamos acertando os últimos detalhes. O sistema de Suporte Online ainda está sendo adaptado ao novo servidor, mas logo estará de volta.

A próxima grande mudança que se seguiu à troca de layout foi a implementação do sistema de Premium Accounts, em setembro. Agora os jogadores que não possuíssem um cartão de crédito internacional poderiam comprar suas premium accounts por meio do DarkSouls, fazendo um depósito em conta. O primeiro a confirmar o depósito no novo sistema ganhou um convite para participar do GMail, que, naquela época, era restrito àqueles que eram convidados. Algum tempo depois, o novo DarkSouls comprou mais um domínio para tornar a venda de PAs mais eficiente. O domínio que acompanhou o Portal Tibia até o final de 2006 era o www.tibiashop.com.

Outubro vinha chegando quando mais um concurso foi anunciado, desta vez para celebrar o dia das crianças! O autor da resposta mais criativa para a pergunta “Por que você gosta do DarkSouls?” ganharia uma Premium Account de 3 meses.
Ainda em outubro, em comemoração aos 2 anos de DarkSouls, Spider, Revelon e Nardi lançaram o primeiro fotolog exclusivo de Tibia, sem limite de fotos e de comentários. O serviço estava disponível no domínio www.tibiaflog.net.
2005 também foi o ano em que a CipSoft criou o programa de fansites no site oficial. A partir daí, os usuários começaram a pedir a entrada do Portal Tibia na lista oficial.

Em setembro, um novo mascote foi desenhado. O precursor do Epaminondas foi elaborado por Petrus Sintra, e sua criação pode ser contemplada abaixo.

 

Como o tempo não para, entramos em 2006… ano esse em que houve grandes mudanças logo em seu início.
A primeira delas foi um novo domínio, o que não foi tão significativo, visto que o site permaneceu com o mesmo layout.
Outras mudanças, porém, trouxeram diversas consequências para o Portal. Para a infelicidade de todos, tivemos duas grandes perdas. Dois dos três administradores principais tiveram de abandonar seus cargos. O primeiro deles foi Spider, seguido por Revelon, que precisou sair para dar mais atenção aos seus estudos. Desse dia em diante, nosso atual imperador, Mestre Nardi, teria de continuar o trabalho todo sozinho.
Além disso, o Tibia Fórum teve seu layout substituído para um mais medieval, e passou a usar o software do vBulletin.

Houve, então, um longo período de escuridão. Revoltas e intrigas que assombraram o Portal Tibia entre fevereiro e setembro. Nunca antes na história desse país fansite uma manifestação provocada por usuários tinha gerado tantos conflitos. Entre os culpados, está um dos nome mais famosos da nossa história, Tomate em Berserk. Os usuários se sentiam abandonados, viviam discutindo entre si. Nada do site era atualizando. Nem notícias, nem artigos, nem a biblioteca, nem as screenshots do dia.

A esperança estava quase perdida, quando, enfim, tudo começou a se organizar novamente. No final de setembro, Mestre Nardi, com a ajuda da equipe, lançava uma nova página para o Portal Tibia, não mais chamado de DarkSouls. Agora, nenhum tipo de patrocínio era preciso. A versão completa do antigo site pode ser vista pelo Web Archive (aqui).

O Portal Tibia como conhecemos hoje começou a dar seus primeiros passos. Prova disso é que o favicon criado naquela época é usado até hoje. A biblioteca foi atualizada e agora funcionava com xml, o que a deixou ainda mais eficiente. Para acompanhar as mudanças, o Tibia Fórum foi atualizado e passou a usar o software do IP.Board. A nova versão do fórum trouxe muitas melhorias e muito mais estabilidade ao Império. Tanto é verdade, que usamos o IP.Board até hoje.

Toda a história do fansite é muito mais clara a partir de então, já que todos os posts podem ser visualizados sem maiores dificuldades. O ano seguinte, 2007, começou com uma equipe formada por Night Flyn, sl4sh, Simi, snogard, Akimah, Govaj, Tovisck, Farhell, todos já moderadores na época “pré-IP.Board”. Agora com o nome de guardas, esses audazes usuários eram responsáveis por manter a ordem e contornar os problemas que viessem a surgir no fórum. Como não bastasse, Megaexl tornou-se, assim como Mestre Nardi, Imperador.

Mestre Nardi disse:

Lembro que, logo após o Revelon ter saído, fiquei sozinho na administração de um site e de um fórum em PHP, e eu conhecia apenas HTML básico. Comecei a pensar em como continuar o site, afinal, sozinho, não tinha o conhecimento para continuar atualizando a programação dele na época.

Foi então que conheci o Megaexl, um membro do fórum que estava estudando programação e sabia fazer sites em PHP. Convidei-o para se unir à administração do Portal e assim seguimos.

Foi nessa época também que o Luan me convidou para jogar em Luminera e eu criei o Dragom Lorde, que é hoje meu personagem principal. Uma coisa curiosa foi que uma garota começou a jogar em Luminera e o Megaexl se apaixonou por ela. Hoje, ela é a atual esposa dele e, quando lembro dessa história, não posso conter um sorriso de orelha a orelha.

Logo a equipe ganhou mais integrantes. Lo Jack ganhou suas algemas em fevereiro, mas ficou com elas por pouco tempo. Em maio, a equipe sofreu mais algumas modificações. Nosso mais novo guarda entregou suas algemas, enquanto TP e Orion receberam uma cada um. Além disso, sl4sh (ou Slash) e Simi deixaram a moderação para se tornarem monitores. Nossa imprensa também começou a ganhar importância, e aquele que viria a se tornar um de nossos mais importantes repórteres passou a colaborar com o site. Isso mesmo, Thodo Fron ingressou na equipe.

Orion disse:

Quando entrei, o Portal estava ganhando espaço e ainda existia aquela rivalidade boba com o TibiaBR. Eu moderava, juntamente ao TP. (…) Nunca tive tempo para me comprometer com a criação de artigos e afins, no máximo ajudava com traduções, pois sempre mantive o foco em manter a ordem.

Thodo Fron disse:

O problema do Portal quando entrei era o pouco número de visitas que esse recebia. Consegui, por meio do meu FotoTibia e Flogão, além de obviamente do Portal Tibia Wiki e do trabalho dos meus colegas, melhorar isso. A pessoa que me tornou responsável pelo presente de que posso desfrutar hoje é o administrador Mestre Nardi. Sem ele, não teria chegado até onde cheguei. Estava no site numa época onde havia uma rivalidade acirrada entre Portal Tibia e TibiaBR. Hoje, não existe essa “pressão”, somos todos parceiros. Isso facilita o trabalho.

O mês de maio também teve outra importantíssima mudança. Todas as informações da biblioteca conquistaram um espaço bem maior. A enciclopédia tibiana brasileira estava sendo formada. Depois de algumas semanas em construção, o Portal Tibia Wiki foi efetivamente lançado. Na época, os artigos eram, majoritariamente, traduzidos do Tibia.Wikia.com. Muito trabalho foi necessário e, então, posteriormente, um novo cargo foi criado, o de burocrata. Para quem não sabe, burocrata é uma denominação do Media Wiki para administradores. No nosso caso, burocratas não são exatamente administradores, mas, sim, os responsáveis pelo funcionamento e pelo conteúdo do nosso Wiki. O primeiro burocrata (e único, por alguns meses), é o atual administrador do Wiki. Isso mesmo, Strenght of War começou a participar na burocracia logo depois de esta ser criada.

O ano seguiu sem maiores alterações até outubro. Às vésperas de seu quinto aniversário, o Portal Tibia teve seu layout trocado mais uma vez. A nova versão incluía as ferramentas de sempre, com um destaque para a biblioteca, que agora apenas redirecionava para as páginas do Wiki. Também fechamos uma nova parceria com o BoaCompra, a qual trouxe ainda mais visitas ao site, e nos propiciou grandes melhorias.

Não poderia deixar de mencionar que, no topo da página, havia um velho conhecido nosso. Provavelmente nosso maior ícone. Sim, o nosso querido Epaminondas finalmente dava as caras por aqui.

 

Havia também, uma famosa torre secreta. Nosso atual cavaleiro pode nos falar mais a respeito…

Strenght of War disse:

Quando um membro estava para entrar na equipe, ele era convocado a encontrar a torre secreta para ganhar acesso ao antigo painel administrativo do portal, onde postávamos artigos, notícias etc. A torre ficava no topo superior direito do logo do portal, numa janela da Vila Scapula.

Ou seja, para poder administrar o Portal, a equipe tinha que clicar num ponto específico do banner do topo do site, o que fazia abrir a tela de login. Haja criatividade!
Ainda em outubro, no dia 24 (logo, há exatos 5 anos), a equipe ganhava mais um membro. Magrinho Loko recebeu suas algemas e assumiu o posto de guarda. Além disso, o cargo de nobre foi criado e destinado àqueles que haviam saído da equipe.

Dois meses depois, alguns dias após o update, o Portal Tibia registrou o maior número de visitas que já tinha recebido. Como descrito aqui, o Portal, o Wiki e o Fórum, tiveram, juntos um salto em suas visitas, e nenhum problema causado pelo intenso tráfego pôde ser notado. O sucesso do novo servidor dos sites parecia animar todos os membros.

Sem mais delongas, tirando uns leves ajustes no fórum, os únicos grandes eventos que tivemos no ano seguinte – 2008 – aconteceram no meio para o final do ano.

Em julho, tivemos o primeiro encontro RL promovido pelo Portal Tibia. Um grupo de usuários se reuniu em Curitiba, onde vários prêmios foram sorteados. Duas camisas oficiais, um Life Fluid, um Chaveiro da Cipsoft, uma caneta da Cipsoft, um caderno do Tibia e um DVD do Mortal Kombat 2 – esses foram os brindes a que os participantes concorreram.

Em outubro, Strenght of War ganhou mais um companheiro na burocracia. Cachorro Magrelo (hoje, Dog Magrelo) ganhou sua pena e começou a editar o PT Wiki. Passado um mês, Razlen começou a moderar o TF, tornando-se guarda. Ao mesmo tempo, Pedro Afonso, cuja entrada na equipe não foi devidamente situada, deixou seu cargo de burocrata. No finalzinho do ano, um novo cargo foi criado para os estagiários da equipe.   E para ocupá-lo, foram escalados Stormy, Guerreiro Rab e Tafs, nossos primeiros colaboradores.

Desviando um pouco o assunto da equipe, outra importante mudança que tivemos foi a entrada do Portal no programa de fansites. Depois de 3 anos aspirando a isso, nosso site finalmente contava com o selo de Supported Fansite.
Com a participação no programa, o Portal Tibia tinha direito a um item que o representasse ingame.

Mestre Nardi disse:

Nós queríamos fazer algo divertido, inédito, e que lembrasse o espirito do Portal Tibia. Na época nós tínhamos um velhinho no topo do site, e escolhemos fazer um doll dele. Não me lembro exatamente se ele tinha um nome antes disso, mas acho que não. Escolhemos Epaminondas por ser ligeiramente cômico e ter um ar “rpgístico”.
Com o personagem escolhido, partimos para fazer o fansite item. Chamamos o João Matheus para desenhar, e demos para ele o seguinte escopo: Nós queremos um doll que mexa os bracinhos, arrote, levante uma bandeirinha com o logo do Portal Tibia e faça “hi-five”.

Essa era nossa proposta inicial para o Epaminondas Doll, que foi rapidamente recusada pela equipe de conteúdo do Tibia. Afinal, não existe nenhum item no Tibia com tamanha complexidade de animações. =P

Foi então que fizemos uma das decisões mais difícies naquela época: tínhamos que escolher apenas uma animação para o Epaminondas Doll. Nossa escolha foi mexer apenas os bracinhos.

Pois bem, o ano de 2009 começou e, junto desse início, o Portal Tibia deu grandes passos. Logo em janeiro, dois de nossos colaboradores foram promovidos. Enquanto Guerreiro Rab virava repórter; Tafs tornava-se burocrata, junto com Victoria. Dois meses mais tarde, Oding, Frozen Lipeh e Ryan viravam colaboradores. TaylerCassiano e Cachorro Magrelo deixavam a burocracia, e Magrinho Loko, a moderação.
Depois de mais três meses, Toon e Kenthos receberiam suas algemas; Canastra, Leohant, Frontier e Lannyus tornavam-se colaboradores e Orion, que nos acompanhava desde 2006, deixava de ser guarda. Mais dois ganhos: Kepel chegava ao posto de guarda-chefe, ao passo que Oding ficava, também, responsável pelas notícias.
Em setembro, a equipe de guardas passou a contar com mais um membro, Leohant. Já a equipe de imprensa passou a ser composta, também, por Azo. Como nem tudo são flores, Oding deixava de ser repórter e voltava à colaboração, saindo desta algumas semanas mais tarde.

Nesse meio tempo, vários fatos aconteceram. A primeira foi uma copa de futebol disputada entre os fansites que ocorreu em março. Além disso, em abril, um novo tipo de fansite foi definido pela CipSoft. Trata-se dos Promoted Fansites, esses que mais se destacam em sua dedicação ao jogo. Como não poderia ser diferente, logo o Portal Tibia foi convidado a integrar essa nova equipe, e assim passamos usar o selo de Promoted Fansite. Ainda em abril, foi dado início aos Tibia Fórum Awards 2009! O último desses acontecimentos foi a criação de uma nova conta no Twitter para o Portal Tibia… o @portaltibia.

Dentre os acontecimentos, destaco aquele que talvez tenha sido o mais importante do ano. Mais uma vez, o Portal Tibia resolveu organizar um encontro RL com os usuários em Curitiba. Dessa vez, até um nome foi dado – Curitibia. Os prêmios dessa vez foram, entre outras coisas, Epaminondas Dolls, Medals of Honour, Tomes, Premium Times etc.

Algum tempo depois, em setembro, mais um concurso foi anunciado. Os participantes deveriam, simplesmente, responder à pergunta “Por que eu mereço ganhar um Epaminondas Doll?”. O autor da melhor resposta levaria para casa nosso fansite item. A vencedora foi a jogadora  Lilith Circe, de Zanera, que respondeu da seguinte forma: “Pois Epaminondas e eu usamos hidromel como mana potion!”.

No mês seguinte, o Portal Tibia completava 7 anos quando lançou um concurso perfeito para os escritores de plantão. A ideia era escrever uma matéria relacionada ao jogo, e a galera não deixou nada a desejar. Com surpreendentes 58 participantes, o concurso foi um sucesso e premiou Frozen Lipeh com o belíssimo Epaminondas Doll.

Com isso, o Portal fechou 2009 com chave de ouro enquanto se preparava para um de nossos mais importantes eventos. No final de janeiro, precisamente no dia 30, um dos mais importantes encontros tibianos no Brasil foi organizado. Com o nome de Tibia in Sampa, o evento marcou a história contemporânea do site.

Realizado na maior metrópole sulamericana, o encontro foi marcado por jogos de todos os tipos (desde os de tabuleiro até os virtuais), desfiles de cosplays, e muito mais. Dezenas de prêmios foram entregues, entre eles, Epaminondas Dolls, Nightmare Dolls, Premium Times e brindes exclusivos da CipSoft. Sem dúvidas, um de nossos momentos mais importantes. Por curiosidade, o hotsite que organizou o evento ainda pode ser conferido aqui.

No mês seguinte, fevereiro, a equipe Portal Tibia escolheu um dos vídeos enviados ao Tibia Movie Awards – concurso realizado pelo Tibiopedia.pl que envolve vários fansites – para premiá-lo com um Epaminondas Doll.

Voltando a falar da equipe, tivemos muitas alterações em 2010. Alguns dos que compõe a equipe atual começaram seus trabalhos justamente nesse ano. Resumirei as saídas e entradas do primeiro semestre do ano.
Em fevereiro, Leohant entregou suas algemas, que foram muito bem recebidas por Lannyus, no mesmo mês. Já em março, dois novos colaboradores passaram a integrar a equipe – o terceiro mês de 2010 foi marcado pela entrada de Sanosuke’Matheus e Comerciante Ambulante como estagiários. Este tornou-se repórter quatro meses mais tarde, e aquele virou burocrata 2 meses depois de se tornar colaborador, junto com Canastra.
Em abril, tivemos mais uma baixa. Guerreiro Rab deixava a guarda do TF. Passado mais um mês, além de ganharmos 2 burocratas, como já disse, três novos membros chegaram à colaboração. Eis os nomes dos sujeitos: Neorooker, Mador of Dragon e Wyrm of Death.

Agora, gostaria de chamar atenção para um de nossos momentos mais tristes. Em junho de 2010, após meses de inatividade, Megaexl, nosso importante imperador, dizia adeus à equipe, deixando o Império nas mãos de Mestre Nardi. Sem tempo para continuar, nosso Imperador se despediu do Portal com muita honra.

Como depois da tempestade vem sempre a calmaria, tivemos um julho muito tranquilo e cheio de acontecimentos.

Primeiramente, o Portal Tibia alterou seu layout (sim, de novo) e passou a usar o sistema do WordPress para suas notícias. Agora, da forma mais eficiente possível, as notícias do Portal passaram a ter ainda mais qualidade, e mais mudanças vieram…

Suficientemente forte para continuar sua jornada sozinho, o Portal Tibia Wiki se separou do Portal Tibia, tornando-se mais um fansite e alterando, também, o seu layout. Nada poderia parar a enciclopédia tibiana brasileira, que recebeu o nome de Tibia Wiki.

Para acompanhar a mudança, Nardi escolheu ninguém menos que Strenght of War para assumir a administração junto com ele. Desse momento em diante, passamos a ter um Imperador e um Cavaleiro, ambos com a plaquinha vermelha.
Ainda no mesmo mês, Neorooker, um de nossos mais brilhantes burocratas, ganhou sua pena e sua plaquinha azul.

No mês posterior, tivemos três mudanças na equipe. Frozen Lipeh ganhava suas próprias algemas, enquanto Hozziris Back e Bowie tornavam-se colaboradores. Em setembro, novos colaboradores passaram a nos acompanhar. São eles: Dher, Thodo Fron e Zots Craft. Tivemos também uma perda. Azo entregou seu pergaminho e despediu-se da equipe de reportagem.
Algumas modificações foram feitas no Tibia Fórum durante o mesmo período. Uma nova skin foi instalada, assim como o sistema de bancos e de títulos. Para completar, o Estatuto sofreu algumas alterações.

Outubro chegava e, como sempre, nosso fansite completava mais um ano de vida. Para comemorar, Nardi pretendia elaborar um concurso onde os participantes deveriam interpretar charadas para chegar em um NPC específico. Sem dúvidas, um dos concursos mais bem elaborados já feitos por fansites. Sim, fansites… o Portal convidou, também, o TibiaVenezuela para ajudar na organização. Daí surgiu o dificílimo concurso NPC Secreto.

Fechando o ano, Dher recebeu suas algemas, assim como Leohant – este pela segunda vez. Além disso, nosso “site filho”, Tibia Wiki, entrou para o programa de fansites oficiais, recebendo o selo de Supported Fansite.

Nesse período, também tivemos um concurso para a elaboração do fansite item do Tibia Wiki. O item escolhido chama-se The Epic Wisdom, e assemelha-se ao chapéu do logo do Wiki.

2011 começou como um ano de muitas perdas. Logo no primeiro semestre, Lannyus, Toon, Kenthos, Kepel, Frozen Lipeh e Leohant abandonaram suas algemas, deixando Dher como único moderador.
Ainda tivemos Canastra, krlos, Thodo Fron, Hozziris Back, Zots Craft, Wyrm of Death e Mador of Dragon deixando a colaboração.
Quanto aos repórteres, Comerciante Ambulante deixou a equipe e Azo reduziu sua posição a colaborador.
Porém, mais uma vez calmaria, e a equipe voltou a crescer um pouquinho. Comerciante Ambulante voltou à equipe de reportagem, Alquimista Mike tornou-se colaborador e Fada Galateia chegou à burocracia. Ruan Sorcerer (ou Ruan Exonari) tornou-se colaborador e, então, burocrata.

Desviando um pouco o assunto da equipe, tivemos excelentes mudanças em 2011. Primeiramente, o TibiaWiki foi renovado, e começado do zero. Isso mesmo, todas as páginas foram criadas novamente devido a uma atualização que estava ficando cada vez mais necessária. O novo Wiki permanece muito semelhante ainda hoje, com o layout padrão do Media Wiki.

Tivemos, também, algumas missões do BoaCompra em Ação, em setembro. Ao todo foram 5 missões “relâmpago” – por sinal, muito engraçadas.
Alguns dias depois, recebemos uma ótima notícia. O TibiaWiki, crescendo cada vez mais, tornou-se um Promoted Fansite!

Outro aniversário se aproximava… dessa vez o concurso anunciado nas comemorações foi a genial Epaminondas Quest! Nela, os jogadores tinham que decifrar as pistas, em forma de imagens, que lhes eram dadas. Além disso, o Portal firmou uma parceria com a RadioTibia e, durante sua programação, os DJ’s do fansite foram soltando algumas dicas para ajudar os participantes. Muito engenhoso, não?

Outras mudanças na equipe aconteceram no segundo semestre. Alquimista Mike virou repórter, mas, por comportamento inadequado, acabou sendo expulso da equipe. Sion Barzahd recebeu seu pergaminho e assumiu as funções de redator; assim como Sanosuke’Matheus, que somou as funções de repórter às de burocrata. Neorooker deixou a equipe, enquanto Fada Galateia deixou a burocracia e voltou à colaboração. Cuelo tornou-se colaborador e, depois, burocrata.

Encerrando o ano, Sion Barzahd organizou uma “loteria da virada”. Ele arrecadou moedas no fórum com os demais membros da equipe e sorteou partes dessa quantia para diferentes jogadores. Ótima inciciativa!

Esse último ano, 2012, passou por nossos olhos como um flash. O ano começou com a entrada de Striker Skazy e Rasunik na colaboração, ao mesmo tempo em que Bowie nos deixava. Logo em seguida, tivemos uma seleção de ajudantes para o Tibia Wiki, de onde formaram-se três colaboradores: Ivax (ou CoD7WL), Takito e eu, Mat Preparit. Nós três nos destacamos nas edições e acabamos ganhando a vaga no estágio. Infelizmente, tivemos que nos despedir de Sion Barzahd e Azo, ambos excelentes repórteres.

Em março, lançamos uma nova edição das missões do BoaCompra em Ação. Dessa vez, o tema era páscoa, e os participantes capricharam nos trabalhos. Ainda em março, o TibiaWiki lançou um concurso em que os usuários deveriam pintar ovos para o coelho da páscoa. Um dos eventos de maior aceitação que já fizemos. Todos os detalhes dos concursos do Portal estão disponíveis aqui. Quanto ao concurso do Wiki, os ovos enviados podem ser conferidos no Facebook do Portal Tibia.

Um mês mais tarde, percebemos que estava mais do que na hora de elegermos sub-administradores. Portanto, Dher e Sanosuke’Matheus foram promovidos a Escudeiros, um novo posto criado com o fim de definir melhor as funções de ambos, pois o poder que eles tinham era superior ao que lhes era cabido segundo seus cargos.
Outras mudanças na equipe aconteceram. Rasunik deixou a colaboração para seguir seus planos no exército. E por continuar demonstrando um bom desempenho em nossas edições, eu e Ivax recebemos nossas penas e passamos a integrar a burocracia, que agora contava com quatro editores.
Tivemos também, mais duas perdas. Anubis ra e Fada Galateia, já inativos há algum tempo, deixaram a equipe.

E então, mais uma vez (sim, de novo) o Portal Tibia teve seu layout alterado para o que usamos atualmente. Agora muito mais prática, a nova versão do site permite que mais notícias sejam exibidas ao mesmo tempo.
Acompanhando isso, o Tibia Wiki teve sua página inicial totalmente reformulada. Os antigos espaços que eram dedicados a páginas que estavam muito obsoletas, foram preenchidos com conteúdos muito mais úteis

Nos meses seguintes, algumas modificações puderam ser observadas. Primeiramente, o Tibia Wiki e o Tibia Fórum foram atualizados. No fórum, houve algumas mudanças nos títulos, no estatuto e no BBCode. O sistema de reputação foi substituído pelos botões “curtir”.

Mais uma baixa – Striker Skazy resolveu deixar a equipe, abandonando sua vaga de estágio. Uma nova seleção de ajudantes foi feita, e dela escolhemos três ajudantes. Flashano, Gladiadora e Mas San ingressaram no Wiki. Mas San foi convidado, também, a se juntar à colaboração.
Ruan Exonari decidiu deixar a burocracia e passou a se dedicar ao fórum, tornando-se, então, guarda.

Por fim, começamos os preparativos para festejar nosso décimo aniversário – mesmo em cima da hora, estamos conseguindo realizar um excelente trabalho nas comemorações.

Obrigado pelo tempo dedicado a conhecer essa complexa, porém fascinante história. Nem tudo que está aqui está correto… muitas dessas informações são muito antigas e, portanto, um tanto imprecisas. É por isso que peço desculpas por quaisquer erros e aviso que, futuramente, algumas alterações poderão ser feitas, seja por mim ou por algum outro usuário. Certamente não foi fácil chegar até aqui, mas já que conseguimos, esperemos agora alcançar os 20, 30, 40 e por que não 50 anos. Tenho a certeza e a tranquilidade de que num futuro próximo esse longo texto

Termino esse extenso artigo agradecendo a todos que tornaram possível redigi-lo. Agradecimentos especiais aos admins Revelon, Spider, Megaexl, Mestre Nardi e Strenght of War; aos nobres Azo, Cuelo, Dog Magrelo, Orion, Nerooker, Thodo Fron, Toon; aos escudeiros Dher e Sanosuke’Matheus e a todos os usuários por tornar possível essa história. Agradecimentos, também, ao Web Archive Wayback Machive, pois sem ele certamente não teria conseguido tamanha quantidade de informações.

Que venham os 20 anos!

Tags:

Categorias: , ,

Gostou deste post?

Sobre Mat Preparit

Mat Preparit é master sorcerer em Menera, além de assíduo leitor de Os Instrumentos Mortais e livros relacionados e aspirante a engenheiro aeroespacial.

Ver todos os posts de Mat Preparit →

Posts Relacionados

14 Comentários

  1. aKIMAH -

    Algumas coisas ficaram de fora N1trous algo assim sei la no nick do cara, tbm foi adm do pt, o cara q copiou uma skin e disse q ele tinha criado ela e tals e foi tirado do poder, criou um outro forum panda n sei o q com alguns users do forum, 1 semana depois ele passou a perna em td mundo e o forum foi fechado kkkk! o pq da grande rixa com o tibiabr e mtas outras coisas mais mesmo assim foi bem bacana relembrar td isso.
    Um moderador que eu lembro que tinha inclusive era o lider da de’souls antes de mim era o Ricadao, tenho qse ctz q esse era o nick dele

  2. Ricardo Lopes -

    Acompanho o site já faz 8 anos, então adorei ler o artigo e relembrar várias coisas.

    A ideia inicial pro epaminondas doll era muito foda, pena que um sprite não pode ter tantos frames. :/

    Parabéns Portal Tibia!

  3. Danilo Freire -

    não sabia que vocês tinham sido o darksouls.
    acompanhei vocês desde o início. exatos 10 anos.
    não jogo tibia a alguns anos, mas no brasil vocês fizeram história. parabéns.

  4. Squall Arcalarya -

    É difícil eu parar pra ler por livre e espontânea vontade um texto grande desses, mas essa retrospectiva eu li do começo ao fim e putz, me deu uma baita sensação de nostalgia… normal esse “entra e sai” de staffs ao longo do tempo em qualquer fansite, o importante é que cada um deixa sua contribuição de alguma forma (uns mais, outros menos). Eu acho que, no mínimo, o 1° fansite a completar 10 anos deveria ganhar alguma gratificação/selo diferenciado da Cip, por esse feito. Reconhecimento mais do que merecido. Da minha parte, parabéns e obrigado pelos “serviços prestados” – tanto o PT quanto o Wiki me ajudaram bastante todo esse tempo.

    Ahhh e essa do Epaminondas arrotando tinha que ter ingame! AUHAUHAUAHUHA

  5. Antonio -

    Com certeza o Portal Tibia é melhor fansite brasileiro! Melhor do que o TibiaBR que é cheio de propagando.

    Parabens pelos 10 anos!

Comentários estão fechados.