A lendária Excalibug


O nome “Excalibug” foi criado por jogadores. Ele deriva da espada “Excalibur”, do famoso Rei Arthur, e “bug” porque ela foi colocada em jogo através de um erro. A teoria mais provável é que um mapper da CipSoft tenha a criado com poderes altíssimos (aproximadamente 200/200) e a escondido na quest do Ornamented Shield. Foi encontrada por Arieswar e Taghor. Porém, sua falcatrua foi descoberta e a espada removida do jogo por Guido. Houve ainda outro caso da mesma arma, só que agora encontrada por Ghaleon em um corpo de Cyclops. Tudo leva a crer que caso ela existisse atualmente, seria a cobiçada Magic Longsword. Mas será mesmo que ela foi removida do jogo?

Magic Longsword tempos atrás

Sabe-se também, através de livros tibianos, que os Ruthless Seven estavam atrás da mística espada, que foi utilizada por Banor. Segundo o NPC Avar Tar e mais algumas evidências, ela encontra-se atualmente em Pits of Inferno. Além disso, foi forjada por reis anões em tempos antigos, com materiais encontrados por cyclops dentro de uma estrela cadente. Alguns NPC’s denominam a Excalibug de “Godblade”, tamanho respeito e admiração por ela ao mesmo tempo.

Suposta atual localização da lendária sword

É interessante notar que o sprite da antiga Magic Longsword e da suposta atual Excalibug é idêntica. Seria as duas uma coisa só? Seria esse o desfecho de um mistério que os tibianos se questionam há tanto tempo? Há mais pistas e perguntas ainda. Observem um dos milhares de livros que é possível de se encontrar no jogo:

 Urb'thasha kenle morg,
 Alis'thasha dah ar'atun!
 Kath'ara Uman far'tha morguthis.
 Aranah Zathroth ala'shena!
 Zathroth par'ashis,
 Zathroth thasha'morg,
 Zathroth nah'ved,
 Zathroth ar'atun!
 Tha lil'lil baka'etheis excalibug,
 vis'nah...
 morg'nah...
 ekoth'sin...
 thosharsis tha'Basilisk...
 Zathroth kath'ras Zatragil,
 Uman ar'thasha Uth'Amon...
 Fardos ethes...
 Uman ar'atus...
 Zathroth alth'ashara
 nah baka'sha res'sehra Beholders...
 Excalibug kenle'sha Kruzak sarvithos,
 Tha'shat ras alth'ara Mintwallin...
 Marvik esha'ina excalibug!
 Urb'thasha, Urb'thasha!
 Kenel'far, Kenel'far!
 Uman ar'atorn, klathis ina excalibug,
 Zathroth vis'theshin Basilisk!
 Basilisk fa'uth excalibug
 evarthus ar'vis Mel'thinas...
 Mel'thinas ekoth'res Noodles!
 Fardos ar'kathsi Zathroth,
 mas'thoshi Basilisk stoth'ria!
 Kruzak tha sarvithos tho'ris excalibug...
 Sarvithos'arah vismo lil'inas!
 Kath'arakh Muriel, Urb'ina Kruzak...
 Tha'fara "EXEVO GRAN MAS VIS"!!!
 Zathroth nex'ilis... Zathroth artha'vid!
 Fardos neh'morg ina gal'atha fashis...
 gal'desha fashis, fashis..

Interpretando por partes, nomes épicos como Basilisk (mais informações aqui) e Morguthis, o faraó conhecido como o general das armas, são citados. É sabido que foram anões que forjaram a Excalibug, e contendo uma possível relação com o Basilisk, além de ter em mente que a espada tinha como fim combater criaturas malígnas, supõe-se que uma de suas metas (se não a principal) era destruir a enigmática cobra.

Beholders também são lembrados na mensagem. O porquê ninguém sabe. A raça em questão é muito inteligente, talvez aí esteja alguma possível ligação.

NPC’s como Muriel e Marvik são citados, sem um motivo aparente.

King Tibianus, o rei de Thais, oferece uma grande recompensa para quem o entregar a Excalibug. Contudo, seu embaixador Roderick afirma que ela é um “bom mito e nada mais”. Há, ainda, outro livro, que é possível encontrar na Dream Realm library:

 When  the tower falls,
 when the cold loses its sting,
 when the small walks the halls  of the great,
 when the lord of murder loses  his nobility,
 when the ice kisses the fire,
 when the arrow will not fly  twice,
 when the thunder silences the  mute,
 when the red meets the green on  golden ground,
 when the ivory is broken by the  blood-stained hand,
 when the dead walk on earth and  laugh at the gods,
 when the names will be erased  and the vanished return,
 when the forbidden twin no  longer exists,
 when the one-eyed king dies in  fire,
 when the traitor meets his fate,
 then excalibug will be reborn in the flame of justice.

Forma-se um anagrama, que ficaria “t c s l i a t r i d n f o t” ===> “find scott trail” (encontre scott trail). Existe um NPC, em Senja, chamado Scott. Será que é apenas coincidência?

Fazendo uma outra análise, é possível chegar a algumas conclusões, sabendo que a possível e atual Excalibug encontra-se embaixo da Knightwatch tower (observação: para entender com clareza a interpretação, é necessário um conhecimento básico de inglês do leitor):

“When the tower falls” ===> Quando a Knightwatch Tower não poder mais protegê-la

“When the cold loses its sting” ===> Pode se referir ao fato de a torre estar ao “ar livre” e a Excalibug no centro da terra, aonde é mais quente

“When the small walk the halls of the great” ===> Humanos entrando na Pits of Inferno, nos tronos dos Ruthless Seven

When the lord of murder loses his nobility” ===> A cada update, mais demon lords são revelados. O “lord of murder” provavelmente é o mais forte de todos e deverá ser revelado em breve, e talvez possa ter como loot um item que permita atravessar os lasers da sala atual da Excalibug

When the ice kisses the fire” ===> Quando a torre cair, o gelo encontrará o fogo. Talvez haverá uma passagem que leve diretamente ao lugar aonde se encontra a espada

when the dead walk on earth and laugh at the gods,” ===> Invasão de mortos em Plains of Havoc

when the forbidden twin no longer exists,” ===> Referindo-se à Magic Long Sword (aos dois casos em que foi encontrada?)

“when the one-eyed king dies in fire,” ===> Interpretação difícil. “Um olho” = Cyclops? (Magic Longsword = Cyclopmania Sword)

when the traitor meets his fate,” ===> Referindo-se ao mapper corrupto?

Há ainda quem compare a Excalibug com a Warlord Sword. Entretanto, é fundamental lembrar que esta última tem poderes malígnos, ou seja, totalmente o contrário do “objetivo” da Excalibug, que é uma espada “do bem”.

Muitas teorias e poucas respostas. É assim que melhor define-se a enigmática Excalibug. Será que algum dia teremos uma conclusão? Apenas o tempo nos dirá. E lembrem-se que o RPG não pode morrer, pois os poucos fatos que existem hoje foram descobertos graças a ousadia e determinação de jogadores em coletar informações.

Quais suas conclusões sobre a Excalibug? Um dia ela retornará?

  • Gustavo

    Muito interessante… Algumas passagens do trecho podem ser confundidas com passagem de Contos Inacabados, de Tolkien, como a parte de referir-se aos humanos como “small people” e os deuses, titãs e monstros fantásticos como “great ones”.
    O RPG não pode acabar!! Enquanto ainda encontramros um livro perdido e, ao abri-lo, encontrarmos um novo mistério, o sonho de desvendá-lo contnuará!!!

  • galera

    adorei a historia sobre a excalibug

    mas,por que vcs num postam nada sobre a warlord sword??

  • PauloEduardo

    Caramba mas não eh so a excalibug um dos misterios do tibia hehe mais ela eh um dos mais dificeis de se resolver se n me engano tinha um escudo que tbm entrou no jogo por meio de um bug lah so eskeci o nome

    • Weslei

      ela pode ser dificil,mas e da spike sword em rook ?n éh tbm ?

      • Gabriel

        tem spike em rook ??

        • Vinicius

          Olha, sobre a lendária Spike Sword em Rook, é extremamente igual ao da Excalibur, muitas teorias e poucas respostas. Estava pesquisando como faze-lá no Google, mais quando fui tentar, eu e meu amigo, a quest não funcionou. Pois ela requere uma health potion, e agora, com o update se transformaram em health potion pequenas. Minha tese sobre a Spike Sword, mais conhecida em Rook como Sword of Fury, é que ela existe sim, mas, não há como tê-la. 🙂

          • Kalvin

            Olha cara ,você tem toda a razão de seu comentário , pois eu sou rooker (rookstayer como muitos dizem) e ja explorei a ilha toda de rookgaard !
            Fiz meu char em março desse ano (20/03/2010 por ai ) e desde então tentei procurar a Spike Sword(S.o.f) e acabei não achando nenhuma quest sobre ela !
            Depois procurei me informar no google e achei vários artigos sobre a S.O.F e achei que ela estava em uma ilha …blá blá blá… e que uma garota má a coseguiu e por ai vai ( procurem no google que vocês acham =D) e muitos diziam não existir mais !! Fiquei um pouco chateado e tentei me informar mais e acabei vendo um vídeo da tal espada sendo tirada da ilhar cercada por fogos ( Cave de poison e Cave de Rotworms ) em rook e a fazem desaparecerm !! Até ai tudo bem =D !!
            Mais o depois é o que começou a ficar complicado por causa dos corpos ( como você citou a cima) mais eu cheguei a botar todos os corpos no cemitério subterrâneo ao oeste de rookgaard mais me desepcionei pois só os corpos não funcionaram e após alguns segundos un corpo apodreceu ( únicos corpos que não apodrecem que eu achei foi de troll e de wolf , o de wolf fica naquele altar perto do cemitério ) e a small potion no meio que seja provável que não exista ainda !
            Bom gente ! após meses de pesquisa foi a única coisa que eu achei, e piles secretos no chão eu nunca tentei ! é possível que tenha outro sem ser da quest da chain armor !! Boa procura e boa sorte pra todos

            Malz pelo meu spoil e pelo sermão ;~~

            Niv 🙂

  • Ótimo artigo.
    Eu já havia algo sobre ela, porém agora já conheço muito melhor a história.
    =D

    Te-la seria meu sonho, já que sou knight e uso sword. kkkkk

  • Frozen Lipeh

    Sempre lembrando o quanto estranho é aquele livro escrito por Cyclops.
    Não dá para interpretar muita coisa, além dos nomes.
    Ali tambem incluem-se nomes estranhos como o Noodles, mago que criou a academia de magia de Edron, que por acaso também é nome do cachorro do Rei.
    Não consigo tirar nenhuma boa conclusão da história, mas é algo para se ter em mente para quem quer correr atrás da espada.

  • Lael Miricapus

    è muito boa essa matéria.. boa mesmo!

    mas concordo com alguns acima
    postam a matéria, sobre a Warlord Sword!!!???

    seria uma boa!

    Vlw

  • Adorei a historia da excalibug, otima materiA!

  • Diogo

    Sempre que citam beholders, me vêm a linguagem 469.
    Desafio pros mestres da interpretação de RPG, lendo livros, encaixando o que cada um fala, formulando hipóteses… mas é bom quando chega em algum lugar né?
    E se não tiver onde chegar, por que o “lugar” não existe ainda? É uma coisa chata pra se pensar também.
    Me interesso por isso, bastante, só que inglês não é o meu forte e o google tradutor não ajuda muito =/

  • Marcos

    Bom gostaria de estar elogiano ,o site !! Afinal foi uma ótima matéria!!

    Bom a pokas coisas que podemos concluir dessa reportagem ,afinal a lendária excalibug
    é um misterio para todos os tibianos, independente de suas vocações !

    E tenho que concordar com o que Frozen Lipeh disse : afinal tambem “Não consigo tirar nenhuma boa conclusão da história, mas é algo para se ter em mente para quem quer correr atrás da espada”

    Agradeço pelo portal tibia pela reportagem, e estamos a espera de descoberta da legendaria sword!!

  • Sanosuke’Matheus

    Ótima matéria, já tinha ouvido falar desta espada mas nunca li uma história dela…
    Bem legal as conclusões que você tirou.

  • Mestre Nardi

    Excelente matéria. Parabéns, Thodo!

  • Anderson

    fala galera ^^
    as vezes eskeço ki tibia é só um jogo, essas historias de itens raros me deixa com vontade de procurar mais e mais, só ki nao tem um fim sempre vai te outra pista e é oq vai ser por enquanto

    falano nisso o proximo update tem ki decha o dp universal igual o bank ajudaria mt

  • Lucas

    OLHA LENDO ESSE ASUNTO EU PERSEBI UMA COISA E TAMBEM ACHEI MUITO CURIOSO EU LEMBRO UMA VEZ EM QUE EU ESTAVA NE ROOK VC SABE A ILHA DOS INICIANTES E UMA MULHER QUE EU VI ESTAVA DO MEU LADO E ESTAVA FALANDO ALGO EM INGLES AÍ EU TRADUZIR E SAIU AQUELE DESTINADO A ENFRENTAR O MAU OBTERA O SEU PODER SUPREMO ATÉ AÍ EU N ENTENDI E NOS ESTAVAMOS DO LADO DAQUELA ESPADA DE ROOK SABE AQUELA SERCADA FOI AÍ O MAIS CURIOSO AÍNDA ELA TIPO SUMIU E APARECEU DENOVO COM A ESPADA ASSIM QUE ELA SUMIU DENOVO A ESPADA VOLTOU PARA O LUGAR E ELA APARECEU DENOVO E FALOU MAIS UMA FEZ ALGO EM INGLES E EU TRADUZIR ” O QUE PRETENDES DERROTAR O MAL TERAS DE ENTRA NO SEUCAVIU E ASSIM ACHARA NAS SOMBRAS A LUZ E COM O SEU PODER O DERROTARA” EU SÓ ME LEMBREI DOPITS OF INFERNO NA HORA EEU ACHEI ESQUISITO POIS DIAS DEPOIS UM AMIGO ME MOSTROU A FOTOASSIMA ISSO FOI EM 2008 E VCS DEVEM ATÉ ACHAR QUE ESTOU MENTINDO MAIS É A PURA VERDADE

  • Guimage

    Adoro *-* artigos assim são RPG puro omg ;oo
    Coisa mais interessante pra mim no Tibia, é o Basilisk, tenho mt vontade de descobrir oqe é :d

  • Kodin King

    Materia deu arrepio Thodo, muito Otima, adorei!!!
    posso tentar te ajudar na interpretaçao?
    “when the one-eyed king dies in fire,” ===> Interpretação difícil. “Um olho” = Cyclops? (Magic Longsword = Cyclopmania Sword)

    Pode ser que vc tenha razao, um cyclop king (boss) pode aparecer, e teremos que matar ele no fogo, mais alguem ja notou em Rookgard que tem 3 buracos com o nome de cada pessoa “morta” e se vc ler la, vai ta escrito “The one-eyed king” e do lado ta “Bozo, master of Disguise” e mais um que nao lembro, talvez a resposta esteja em Rookgard? (oque lembra tambem a grande Spike Sword de rook) talves possa ter uma conecçao mais isso e uma grande lenda!

    Achei muito bom seu artigo, nota 100!!!

  • bulldog

    essa sword tem um grande mistério msmo. bem q eu gostaria d ter tempo pra investigar um pouco a respeito pq é rpg puro! como o guimage disse, tem o basilisk tb q me intriga tanto… enfim, são coisas como essa q fazem com q o rpg num morra

  • Dreth Mercenary

    otimoo topico, me deixou mto curioso, e ainda mais os coments da galera falando sobre rook,
    isso tudo é definitivamente um grande mistério u.u’

    booaa!

    • isso é uma grande mentiraaaaaaaaa

  • ric

    gostei muito da materia sobre lendaria Excalibug

  • Sarinha

    “when the traitor meets his fate,”–acredito q fala sobre desse cyclop aí
    “Há um livro que diz que o Cyclop de Ab’Dendriel (o ferreiro) é um traídor para a raça dos Cyclops. O sonho dele era ser ferreiro, então ele foi até Kazordoon e ganhou a simpatia dos Dwarfs e aprendeu a mexer com ferros. Ele foi perseguido pelos Cyclops e se alojou numa torre de Ab’Dendriel onde os elfos o protegiam, pois eram a favor dos anões. Para proteger os anões, ele uniu a arte do forjamento de metais com a mágica elfa e fez armas muito poderosas. Porém por um motivo que não tenho conhecimento, atualmente Elfos não se mistura mais com Anões.”
    –sobre o basilisco =)

  • Bruno

    Acho isso mt interessante t6em a quest da Serpentine Tower também que ainda é um misterios eu li varias coisas sobre elas no livro, fala sobre djins e uma lampada perdida… varias coisas…sobre um jardim dos djin…. ausehuahse

  • Diiego Andrade

    na minha opinião, a “Escalibug” é a The Avenger, no caso é o premio opcional da Pits of inferno. Por isso que nas evidências ela se encontra na POI.

  • Thodo Fron

    @Diiego Andrade: essa teoria já foi colocada em pauta, mas descartada pelo seguinte motivo: King Tibianus afirma que dará uma grande recompensa para quem levar a Excalibug pra ele; se você levar uma Avenger, nada acontece. Portanto, descarta-se essa ideia. Mas obrigado pelo seu comentário! 😉

  • Zero

    Essa sem duvida e o iten mas cobiado do jogo com certeza todos dariam qualquer coisa por ela , um dia acharemos um grande herói que descobrira onde se encontra essa preciosidade.
    Espero….
    Grande matéria parabéns
    ;D

  • e galera,

    soh porque a excalibug eh do bem e nao tem poderes malignos como a warlord sword
    vcs nao podem coocar uma historia tipo da excalibug??

    vlw tomara q vcs do portal tibia postem uma historia da warlord sword.

  • Googol

    Primeiro teriamos que descobrir o que esta escrito na linguagem de Cyclops, isso seria um grande passo na jornada para o encontro da Excalibug

  • Suiciniv Zarref

    Alguem ae já leu 1001 noites?
    Pra mim isso deve ser historia pra não deixar o rei morrer.
    Afinal a warlord sword que ja teve 60 e poucos de ataque agora tem oq? 53?
    O Tibia ainda está sendo criado e com certeza são essas lendas que o ajudam a mante-lo vivo então eles ainda estão planejando tudo isso, imagina se resolvem e fazem como key rings, alguns pegam a lendária e depois por mal planejamento virá uma bronken lixo UAHEuEHAUHEU

  • muito bom o artigo, fazia tempo que não lia algo parecido, adoro esse sentido do RPG, parabéns!

  • Frederico Jumenzin

    Lol lí alguns trechos

    e não tem muito oque explorar
    foi uma sword colocada no jogo
    por meio de bugs e foi retirada

    e a magiclong sword foi um erro do passado
    que quase o extinguirao mais algum dia vira voltar
    a ser igual a demon legs,que não tinha quest mais
    agora tem.

  • Lukavi

    Uma das coisas que mais gosto no Tibia eh q msm depois dos updates, a cip sempre deixa algo “no ar” pra deixar nos tibianos esperando as boas novas e como um “suporte” para o prox update

  • Caio

    Muito legal essa história sobre a Escalibug , porque vocês não postam a historia do Blessed Shield ? Se conseguirem , é claro .

    o Golden helmet também é misterioso , será que conseguem postar a historia dele também ? deve ser bem legal !

  • Fawkinn

    Tem algo errado ai, se a “Excalibug” entrou ilegalmente, como ter tantas evidencias da sua existencia em livros e NPC’s?Axo que ela foi criada propositalmente para que o RPG nunca morra. Sei la eu o.o

    • Thodo Fron

      Ela entrou ilegalmente no jogo, mas devido a seu “sucesso”, a Cip resolveu realmente criar um mistério envolvendo ela, dando pistas de que ela poderia estar de volta ao jogo, agora legalmente. 🙂

      • Fawkinn

        Ahh ta… Massa

  • Nelson

    Interessante é que a maioria do NPC diz algo quando você diz excalibug. Não vou dar spoil, mas procurem em Venore, na loja de poções e armaria.

  • Shadon Sword

    pessoal

    isto eh uma direção para os up-dates seguintes so jogadores estao ficando cada vez mais forte e talvez essa espada venha como a (Solar Sword) eu creio que se os 7 super demonios estão atraz dela deve ser para destruila e quem jurou querra contra os demonios sao os (Nightmare knights ) talvez esse possa ser o desfeixo da quest onde sao entregues 3000 Demonic Essence e não se tem nenhum premio sao praticamente (3kk) para o jogo talvez a parte final da quest esteja por vir .

  • lucas jose

    Um nome que aparece mto ali no texto escrito em lingua de cyc parece é Zathroth o deus do mau la, será que ele pode ter alog a ver com a escalibug?Mas tpo ela tem poderes incrivis do bem ele e o deus do mau, pode ele vir a ser um super boss que so podera ser morto com tal espada lendaria? O.o especulações apenas…

    • Pedro

      deve se lembrar que o criador dos ciclopes é brog que os criou na sua forma e o pai de brog é Zathroth.

      • lucas jose

        O testo fala sobre o One-eyed king pode ser este monstro o brog criador dos ciclops?

        • Pedro

          Brog não eh um montro, é um deus

  • Coyote Mui Male

    O que torna um jogo apaixonante são justamente esses mistérios e lendas que o cercam.
    Com relação ao “one-eyed king” não creio necessariamente que seja algo referido a um cyclop. Acho que está mais para o sentido do Um anel”, dos Senhores dos Anéis: seria um olho todo poderoso, do ser supremo do mal.

  • Lucas

    GENTE VCS N PERSEBERAM EU TO SACANDO AGORA TUDO SE ENCAIXA LEMDO OS OUTROS COMENTARIO E MINHA SURPRESA NE ROOK COMO EU COMENTEI TUDO SE ENCAIXO EU VO POR MINHA IDEIA SOBRE OQ É E OQUE FOI ISSO A HISTORIA VAMUS LÁ COMO N PENSEI NISSOA HISTORIA DOS CORPOS DA PLACA TA CERTO E A SPIKE DE ROOK TB VAMU LÁ A MINHA TEORIA E MELHOR EU COMEÇAR SENÃO VO SAIR MORTO-.- BOM EU ACHO O SEGUINTE AVIA O REI DOS CICLOPS QUE QUERIA UMA ESPADA INDESTRUTIVEL AÍ O FERREIRO DOS CICLOPS QUE HAVIA APRENDIDO A MAGIA COM OS ELFOS CRIOU A ESPADA PARA QUE ELE PARACE COM A MALDADE E DESTRUÍSÃO MAIS AO INVES DISSO O FERREIRO N CONFIAVA MUITO EM SEU REI QUE ERA MAL AÍ ELE FEZ UMA SPADA QUE IMITASSE A MAGIC SWORD E DEU O NOME DE SWORD OF FURY QUE ERA A FALSA ESPADA O REI AO0 PEGAR A ESPADA ACHOU QUE ERA A MAGIC SWORD E FOI MATAR OS SEUS INIMIGOS ATÉQUE ELES O DERROTARAM E POR ACHAR QUE A SKIE DE ROOK ERA A ESPADA ELES A PRENDERAM NE UMA ILHA PERTO DE ROOK PRA NINGUEM ACHAR MAIS A MAGIC QUE EU TO FALANDO N É MAGIC E SIAM A EXCALIBUG E OQ EU QUERO DIZER QUE A GENTE PRECISA DA SWORD OF FURY PARA PEGAR A EXCALIBUG EU ACHO QUE QUEM POSSUIR A SWORD OF FURY PODE PEGAR A ECALIBUG E O UNICO FERREIRO CICLOPS QUE EU CONHEÇO É O DE AB LEGAL NÉ SACA SÓ TEMMAIS NE ROOK QUANDO A GENTE PISA EM CERTOS LUGARES A ESPADASOME MAIS EU TAVA LÁ É UMA MULHER APARECEU DO MEU LADO COM A ESPADA NO CHÃO DEPOIS ELA VOLTOU PARA LÁ OLHA E ELA TAVA FAZENDO UM CIRCULO EM MIM ANDANDO PRA LÁ E PRA CÁ EU ACHEI QUE ELA TAVA DOIDA MAS ELA ESTAVA ATRAS DA EXCALIBUG E OQ VCS TB PERSEBERAM FOI QUE AO POR OS CORPOS NO LUGAR TALVEZ AJA UMA CONECÇÃO E EU ACHO QUE A SWORD OF FURY ABRE UMA PASSAGEM PRA ONDE O CORPO DO REI CICLOP TA E A GENTE ACHA A CHAVE PARA PASSAR DOS LAZER EM PITS OF INFERNO ONDE TEM A EXCALIBUG LÁ TUDO FAZ SENTIDO EOS LIVROS QUEREM MOSTRAR O MAPA DE ONDE ESSA CHAVE ESTÁ E A SWORD OF FURY E MAIS UMA PEÇA DO NOSSO QUEBRA CABEÇA EU SÓ UM JOGADOR DE NEPTERA QUE QUASE N UPA EU PROCURO RESOLVER MISTERIOS E DESDE QUE ESSA MULHER FALOU AQUELES TREM COMIGO EU N PARO DE PROCURAR PENSEM RELACIONEM TUDO POIS O QUEBRA CABEÇA ESTA COMPLETO SÓ FALTA A CHAVE
    ^^ =p LEGAL AGORA RUMO HÁ PESQUISA E VAMU TIRar a escalibug de lá e por falar adorei os comentario e o post tb abraços

  • Lucas

    Sir Fred Mothbone

    Royal Explorer for the Kingdom of Tibia
    under HRH Tibianus II.

    Signed:
    Maldir, town guard

    JA VIRAM ISSO ACABEI DE ACHAR NUM CORPO PERTO DOS BH TE VENORE ISSO ESTÁ CONSERTESA RELACIONADO COM A HISTORIA NA MINHA OPINIÃO OSBHS O MATARAM POIS ELE TINHA INFORMAÇÃOS SOBRE A EXCALIBUG COMO VIMOS A TB SOBRE BHS NA HISTORIA N PODEMOS DESCARTAR ENTREI NE OUTRA BUSCA ESTOU LEVANDO ESSE BILHETE PARA ESSE GUARDA AGRADEÇO QUEM AJUDAR E SOUBER MAIS COISAS

    • Pedro

      oq poderia ser HRH?

  • Kalvin

    Na minha opnião, a spike sword que deveria pq a história da escalibur tem mais haver né ?
    KEASOPKASEOPASEOPASOP ri muito com esse nome D:
    Pq não botaram escalibur de uma vez em vez de escalibug ! ._.

  • O mineral Zatragil, que é citado no texto em linguagem dos anões também é relacionado com a Excalibug, é um mineral que um NPC de Thais (esqueci o nome) diz ser o “mineral dos sonhos”, e é o ultimo da lista dos minerais raros q ele conhece, e também esse NPC sabe muito sobre essa espada, esse npc fica ao SUL de Thais, caso eu lembre o nome eu posto aqui de novo, mas também tem haver, acho muitooo interessante essa parte RPG do Tibia, seria tão mais legal se os Players se entregassem totalmente a parte RPG do jogo e esquecessem de ligar seus BOT’s e deixar uppando só pra se acharem os “phodas”… Mas enfim, Tibia é um mito por causa disso, eles não querem saber se os players vao ficar revoltados se só vai ter 1 unica espada em todo o universo, eles não ligam pra isso (ou não ligavam né), e isso q torna o tibia tão importante pra mim mesmo depois de um longo tempo retired. Mas é a 3° matéria sobre a Excalibug q vejo depois do update, surgiu algum boato novo sobre ela ? Porque do nada surgiu tantas histórias.

  • Joilson gomes viana

    eu acho que tudo está relacionado aos livros ois ele podem dar muitas informaço~es sobre isso

  • Matheus Castro

    Só um detalhe, “Find Scott trail” não acho que Trail seja um sobrenome e sim a palavra Trilha em inglês, então pode significar, encontre a trilha de Scott.

    • Fawkinn

      Talvez exista uma historia que Scott foi para algum lugar, e acabou fazendo uma trilha…
      pra mim o seu post faz sentido =o

  • emerson

    comecei a jogar tibia em 2004 meu char eh um char de lvl relativamente baixo “49”, nunca consegui permanecer constatnte no game, pois a maioria das pessoas entendem o tibia simplesmente como um “jogo”, eu nunca vi assim…. para mim parece mais uma historia de herois e tiranos real….. aonde lealdade e irmandade valem muito mais do que ter hig levels, tibia prara mim é como um sonho se realizando a cada dia, naum 3 horas para upar um level ou skill, eh fantastico ler historias assim isso me faz lembrar pq me apaixonei por esse jogo, como eu disse tibia nao eh simplesmente um game…. e sim um sonho que se torna realidade na vida de cada char assim que ele eh logado, a oportunidade de vencer o mal em suas maos atraves de um teclado de computador….. esta espada faz parte de mais um sonho…. que um dia um heroi um verdadeiro heroi, q naum jogue para mostrar q eh mais forte q os outros e sim, com o intuito de vencer o mal, a possuira, e livrara o mundo do tibia do mal…. mas a historia nao acaba ai…. pois um sonho nunca termina ele é infinito, como tudo oq eh bom deveria ser….. aqui encerro essa mensagem, meu sonho nao acabou….. meu char mersinhu de julera lvl 49 e eu naum desistiremos jamais dos nossos sonhos, por mais q pareca imposivel as vezes….. este heroi vai existir.

  • Lucas

    achei uma trilha que fala real tilha king tibinus um trem assim depois eu posto só sei que fica perto das amazon camp de venore leva a gente pra ummas ilha eu n explorei ela ainda mais depois vo explorar

  • Gabriel

    Tibia a varios misterios e poucas explicações o jeito mais facil seria perguntar ao inventor.A varios misterios hoje e no futuro a vera bem mais.Cada vez a vera mais misterios e pessoas para descobrilos.

  • Wellinton

    eu soh naum intendi akela parte da warlord sword vcs poderiam mandar um e-mail me explicando?

  • Iagoluiz

    Po vlw gente, entrei aki por acaso e acabei endo uma lenda sinistra ,jogo tibia so nas ferias de dezenbro na casa do meus tios, depois so nu outro ano mesmo e assim que eu volto a jogar o jogo ta todo mudado e foda mais vlow pelas conclusoes ^^

  • Jordan

    Cara, o segredo de milhões de coisas tibianas, está na biblioteca de Hellgate…
    O único problema é que os livros estão escrito em código 469, que é a linguagem dos beholders…
    Pesquisei e trabalhei tanto em cima disso, mas não descobri muita coisa que possa ser considerada…
    Com umas ajudas seria mais fácil, mas é difícil achar pessoas que ainda ligam pro roleplay hoje em dia =/

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!