[Alfarrábio] Do Presente ao Passado!


alfarr%C3%A1bio.png
Hauopa a todos os Tibianos ^^

Tenho o prazer de anunciar que o Alfarrábio esta de volta, VIVA, VIVA \o/. Depois de mais de 1 ano, (como o tempo passa rápido o.o’) voltei ao Portal e vamos admitir, o Alfarrábio não saiu da minha mente durante todo esse tempo…

O Alfarrábio de hoje será um pouco nostálgico e, somente desta vez, vou contar como e quando conheci o Tibia. Então, sem mais delongas, vamos à narrativa =).

Prontos para mais um Alfarrábio?

_______________________________________________________

Chegamos a uma marca histórica no Tibia, teremos uma mudança drástica no seu código fonte com à atualização 11.0. Desde sua criação o nosso joguinho vem nos alegrando e produzindo horas de diversão com nossos amigos e familiares. Sem dúvida alguma muitos jogadores irão voltar, novos irão chegar, e alguns, vão nós deixar…

Que tal relembrar então algumas evoluções que o Tibia teve desde seus primórdios? Por um ponto de vista de quem vivenciou as evoluções que tornaram o Tibia como é hoje?

Como jogador, (jogo desde a versão Beta 5 +-) presenciei muitas mudanças, ferramentas e um modo de jogo muito diferente do que existe hoje, tentarei ser o mais abrangente possível, colocarei a evolução do Tibia na minha visão de jogador, minha memória será o vilão aqui, então se algum erro aparecer ou alguma data não coincidir, me desculpem não sou de ferro 🙁

Eu conheci o Tibia há muito tempo, meu pai como advogado viajava bastante para fora do pais, passei 3 anos morando em Luxemburgo, meu inglês era péssimo, por esse motivo, meu pai comprou um computador para usar na escola e estudar e um Playstation. A internet lá era boa, não me lembro de sentir dificuldades quanto a isso. Nos 6 primeiros messes me lembro de não ter muitos amigos, imagine o bullying que sofri, talvez tivesse sido pelo idioma ou pela minha nacionalidade, mas depois que o inglês não era um problema, as coisas foram melhorando… Passei a ter mais amigos e sair mais, e entender o luxemburguês, o dialeto falado em Luxemburgo, embora seja língua oficial de lá, todos entendem muito bem o inglês.

-Versão 5x-

Vamos dizer que o Tibia parecia extremamente com o “UO (Ultima Online)”. Nessa época, não existia o que hoje chamamos de Skills, nosso ataque era baseado nas armas que usávamos. Então, quanto melhor seus equipamentos, maior sua habilidade de combate contra os monstros. O gráfico era bem básico e quadrado (comparado aos de hoje) mas antigamente era perfeito. (engraçado como nosso ponto de vista muda com o passar dos anos) Lembro de falar com meus amigos do colégio sobre o Tibia, e quando mostrava para eles, os mesmos diziam: “Isso parece com meu videogame”. Na época não precisei estudar inglês em curso separado, nas escolas o inglês era obrigatório, e vamos dizer, era muito bom, me lembro que com 6 meses eu já falava com todo mundo do colégio. Tibia foi inclusive uma ajuda para meu aprendizado.

Para resumir:

-Treino: Não existia.
-Mundos: Não existia.
-Conta: Não existia (o personagem era a conta).
-Mapa: Muito pequeno, só existia uma cidade e seus arredores.
-Quests: Não existia.

Bom, isso é principalmente o que eu lembro, vou deixar algumas screenshots da época que tenho aqui comigo:

Templo-e-venda-de-itens-300x186.jpg(O destaque está para os itens que estão sendo vendidos, Fish era raro :P)

Orcs-300x178.png

 (Os Orc’s eram feios demais)

Vale salientar que o motivo que eu joguei Tibia era a interação com outras pessoas. O único modo de jogar alguma coisa que permiti-se isso era alguns jogos multiplayer. Mas o Tibia era totalmente diferente, você conversava com quem não conhecia, descobria coisas que ninguém tinha descoberto, e sempre tinha coisas novas. Para ter isso com um videogame só comprando outro jogo.

_______________________________________________________

 -Versão 6x-

Nesta época, as coisas mudaram drasticamente, me lembro que parecia um jogo novo, porque? O gráfico ficou totalmente diferente do que era. Lembro de entrar no jogo e receber um aviso, algo como: “Parabéns você está presenciando uma evolução no Tibia, visite para novas informações nosso site: www.tibia.com”.

Eu me lembro que quando a gente jogava um item ou gold nas escadas as mesmas sumiam, era horrível, muita gente matava os outros assim, para ela aparecer era necessário tirar tudo de cima.

Outro detalhe era que muita gente morria, pois os jogadores mais experientes empurravam os outros play’s para cima de poison fields ou fire fields, era cômico.
Até esse momento só existia Thais, a única cidade que tinha no jogo. Com exceção de Rookgaard obviamente.

-Treino: Não existia.
-Mundos: Não existia.
-Conta: Não existia (o personagem era a conta).
-Mapa: Muito pequeno, só existia uma cidade e seus arredores.
-Quests: Não existia.

Bom, depois disso eu passei alguns meses sem poder entrar no jogo, meus pais mudaram de cidade e tive que esperar para colocarem internet, por isso, fiquei um tempo sem jogar, quando eu entrei novamente algumas coisas tinham mudado:

A forma de login, quando eu entrava, agora eu tinha uma conta e podia ter uma lista de personagens. Eu também me lembro que quando eu fui criar o personagem eu podia escolher entre dois mundos, Antica e Nova.

No Tibia, eu fiquei espantado quando eu entrei novamente, justamente porque agora tinha elfos no jogo, foi uma sensação maravilhosa quando eu vi um pela primeira vez.

Eu estava com ansiedade tremenda para redescobrir o Tibia, conheci a nova cidade de Carlin e vi um barqueiro em um canto escondido, falei com ele e ele me levou até Folda, a primeira ilha congelada que eu conheci, vocês não imaginam a imensidão daquela ilha na época, tudo azul ^^.

“The city of mountains” era como chamavam Kazordoon na época, era legal poder entrar dentro da montanha, mas nunca à tomei como local de caça ou moradia.

Me lembro que meu amigo, no jogo, entrou no templo e viu uma luz azul, ele ficou com tanto medo de entrar nela, até que eu cheguei e descobrimos que aquilo nós fazia cidadãos da cidade, mas não sabíamos o que acontecia depois :P, acho que nunca chegamos a descobrir.

Essa foi minha primeira experiência com os GM’s do jogo, certa vez, eu estava caçando as “bocas que andavam”, vulgo Rotworm, e vi um jogador, numa jogada super inteligente bloquiei ele no caminho para não deixar ele passar. Pouco tempo depois, apareceu um jogador do meu lado, instantaneamente, pensem num susto que tive, juro que fiquei mais manso que um gatinho. Não me lembro o que disse para o GM, só me lembro que ele mandou eu sair, desde esse dia nunca mais infringi uma regra no Tibia 😛

O jogo também estava cheio, muita gente ficava na cidade, e o jogo ficou tão lotado que não tinha canto para caçar nenhum tipo de bicho. Sem falar na demora para entrar.

Outro fato na época, que me lembro, explorando o deserto de Jakundaf, posteriormente encontrei-me com o Orc’s Fortress, achei lindo, e vi tantas armas no chão, loots obviamente, comecei a catar tudo ^^. Explorei tudo aquilo, até que acabei morrendo depois que encontrei os primeiros Dragões… Vale salientar, que os respawns não eram como atualmente, organizado para poder vários players de níveis diferentes poderem caçar, era tudo misturado.

Me lembro de jogadores passeando pela cidade se gabando de ser premium, na época não achei necessário comprar uma, não estava tão focado em Tibia, me lembro que era apenas o valor de um estojo na época.

itenstop5x-300x206.jpg

(Esses itens eram Top’s na época)

Venore-Antiga-300x240.png

(Pântanos próximo de Venore se não me engano)

Tela-de-cria%C3%A7%C3%A3o-de-personagem-

(Tela de Login e criação de personagem)

_______________________________________________________

-Versão 7x-

Bom então o jogo foi atualizado para a versão 7.0
Então como resumo:

-Treino: junto com essas novas funcionalidades apareceu a aba de Skills, era muito legal, agora a gente podia aumentar o poder de ataque e defesa. Eu me lembro de ficar com meu pai (sim meu pai jogava tibia comigo), treinando sword’s, com duas giant swords, na época não tínhamos muita noção.

-VIP: Agora existia uma lista onde colocar seus amigos 🙂
-Mundos: Agora existia 3, Premia, Nova, Antica.
-Conta: Existia, agora podia-se ter vários personagens em uma única conta.
-Mapa: Agora existia muitas cidades e locais de caça, Edron, Cormaya, Daramia, Thais, Carlin, Karzodoon, Ab’dendriel, Folda, pântanos, etc.
-Guild: Não sei exatamente quando a funcionalidade de criar guilds entrou em ação, nunca me simpatizei com guilds, mas me lembro que nessa época que eu conheci as guilds.
-Bate-papo: Podíamos abrir outros chats além do principal (trade, guild, help, etc), antigamente só existia o chat padrão.
-Trade: Antigamente só era possível trocar itens por meio das mesas que existiam ao lado do depot, ou jogando no chão e esperando seu amigo ser solidário (quem nunca caiu no truque, “Jogue seu item aqui e aperte control+q para ele ser duplicado.”)
-Instalador: Agora o negócio ficou sério, era possível baixar um instalador para o Tibia, antes vinha zipado e tinha que ser rodado pelo DOS para instalar. Além disso o tíbia era atualizado automaticamente, dispensando baixa-lo a cada atualização.

Alguém lembra disso?

logintibia7.0-300x178.jpg

(Tela do Tibia 7.0 quem não sente nostalgia?)

Depois dessa data tudo ficou melhor, os gráficos, a fluidez do movimento, mas o boneco ainda não mexia as pernas, meus amigos e eu brincávamos dizendo que parecia uma caixa de fósforo 😛

Eu me lembro que a gente agora via os efeitos de luz que tem hoje, como tochas, cavernas escuras, etc, antigamente era tudo claro sem efeitos.

Bom, nessa época (já de volta ao Brasil) eu ingressei no 3ª ano, então não pude jogar tíbia durante um tempo, na época tinha que estudar para o vestibular, então parei alguns meses, entrando somente as vezes, mas não fazendo nada de muito importante.

Depois que virou o ano e fiz o vestibular, quando eu soube que o Tibia tinha colocado um mundo non-pvp, o que hoje é comum antes não era, inclusive eu tinha medo de caçar em certar localidades por medo de ser morto, então, imediatamente criei outra conta e fui jogar em Pacera, o que posteriormente tornou-se meu mundo principal. Para resumir vou colocar tudo que achei de novo e que me lembro:

-Rookgaard: Me lembro de uma maldita ponte que só alguns escolhidos passavam (Premium), eu adora ir no moinho e fazer pão, achava muito divertido. Também para sair de Roogaard tinha que falar com uma estátua agora, antigamente bastava passar um portal.

Escolha-de-voca%C3%A7%C3%B5es-300x186.jp

(Escolha de vocações)

 -Cidades: Venore, adorei essa cidade, passei muito tempo treinando nas Amazons, gostava de como ela era feita sob o pântano.

-Novos mundos: Me lembro que nessa época houve uma enxurrada de novos mundos sendo criados, e meus amigos, aqueles que tinha videogame, começaram a jogar em Lan-House, bom alguns deles perderam as contas :P, mas era divertido jogar com eles frequentemente ^^.

-Ghostlands: Bom esse era um lugar amaldiçoado :P, lembro de ver os temidos ghosts, eles não morriam com espadas normais :P.

-Diagonal: Na época só podia andar de lado ou de frente, depois descobri que era possível se movimentar na diagonal pelo teclado.

-Quest: Era legal descobrir novas quests, ninguém dizia uma quando descobria, eu e um amigo meu, descobrimos a quest da Fire Sword, eu adorava mostrar ela para todo mundo no depot, até que meu amigo disse para todo mundo como fazer, ai em pouco tempo, todo mundo tinha uma =(. Não sei se fui o primeiro, mas foi divertido.

-Treino: Era uma coisa muito chata, ficávamos horas atacando monstro para aumentar a skill.

Na época que eu estava treinando skill, não pude jogar com frequência, na verdade, desde esse dia nunca joguei como jogava. Eu tinha passado na faculdade de direito, meu tempo era muito curto, o tempo que eu estudava aproveitava e colocava o char para treinar.

Chegando ao final do ano, meu tempo só diminuiu queria terminar logo a faculdade, então eu estudava a noite e adiantava as matérias à tarde, e nas minhas férias eu fazia o mesmo, então, tempo para jogar era mais curto.

Me lembro que no meu aniversário de 2005, recebi 6 meses de premium do meu tio, fiquei muito feliz, e ao mesmo tempo muito triste, a faculdade estava me sugando e eu não podia jogar como gostaria.

Não me lembro muito bem desta parte, não tive muitas experiências com relação ao jogo, portanto vou colocar as mudanças principais que me lembro.

-Soul Points: Me lembro que entrei no jogo  e percebi esses Souls Points, demorei até entender para que serviam. Me lembro que odiaram, reclamaram e diziam que o jogo ia acabar com isso, pois muitos jogadores iriam embora, eu não via dessa forma, eu achei muito bom, muitas pessoas passavam o dia todo só fazendo runas para vender, desestabilizando a economia. Na minha opinião 90% das pessoas que reclamavam usavam programas para facilitar o jogo.

Nessa mesma época, me lembro de descobrir alguns sites com informações de Tibia, então ficou mais fácil para novos jogadores e para os antigos como eu ^^.

-Lurar: Finalmente aquela tormenta havia acabado, cansei de morrer para monstros lurados, a gente descia num buraco, tinha tantos que não dava para matar, a gente ia de Venore para Thais, morria para uma Giant Spider, depois que vi isso fiquei muito animado. Agora o monstro sumia se fosse muito longe do lugar onde nascia.

-Minhocas: As iscas para pescar, eram demais, eu adorei, gostava de ficar catando aquilo, e sim, a gente pescava muito, me lembro de ter quase 50 de fishing, ficava pensando que dava para pegar um peixe raro por ter fishing alto…Isso nunca aconteceu. Hoje, caiu completamente em desuso, infelizmente, espero que arrumem uma forma de trazer de volta o Fishing :P.

Comecei a usar o meu premium, então eu pude perceber como era legal ter um, nunca consegui alugar uma casa, porém, me contentava com Daramia, Port Hope, etc, =). O que eu mais gostava do premium era poder mudar as roupas :P. Quem era premium era muito respeitado, se você estava treinando ninguém matava seus monstros, já sendo free, o povo tinha prazer em tirar nem que fosse 1 de vida.

bpoF928-300x194.jpg

(Alguém lembra dos treinos om Slime?)

O que mais me dava medo no mundo PvP era o Magebomb, alguém lembra? você passava por um local, e de repente vários personagens apareciam e matava o personagem, um vídeo para exemplificar:

(Já aconteceu com alguém de vocês?)

rotwworms-292x300.jpg

(Que saudade desses Rotworm’s)

_________________________________________

 -Versão 8x-
Depois que me formei e já estava trabalhando é que voltei ao jogo, então algumas coisas haviam mudado drasticamente, foram elas:

-Hotkeys: Outro fato que diziam que o Tibia ia acabar por isso, eu achei maravilhoso, e sabe, ela só fazia o que todos que tinha programas faziam, e mesmo assim o pessoal reclamava, não entendia o motivo, isso era ótimo e veio para melhorar, agilizar o jogo.

-Stamina: Outro fato que deixou muitas pessoas irritadas, e que também diziam que o jogo tinha chegado ao seu fim, Stamina, limitava as horas caçando e principalmente o tempo que os bots ficavam online. E adivinha quem reclamava?

-Spear: Agora as spear não caia mais, eu me lembro de caçar com paladino e ficar longe da água, se não ela ia cair e eu não ia poder buscar ela :P.

-Mercado: Eu gostava de falar com as pessoas pelo Trade, e ir até outra cidade para vender os itens, agora haviam introduzido o mercado, ficou mais rápido e mais fácil, este foi um update que facilitou, mas eu gostava de como era antes.

-Potions: Me lembro de entrar e ver que agora não usávamos mais UH e sim Potions, eu achava ruim usar as UH, eram caras, e eu ficava com meu Druida para fazer, então demandava muito tempo.

Menu-8x-108x300.jpg

(Como era antigamente, runas não agrupáveis)

 -Runas: Runas e Potions agora eram agrupáveis, diminuindo a quantidade de backpacks. Primeiramente apenas com 10 depois passou a 100, depois começou a mostrar a quantidade em letras miúdas. Antes era necessário dar look no objeto.

-Itens: Me lembro que antigamente se você colocasse algum item em cima do depot, algum rare, as pessoas jogavam moedas e itens inúteis em cima, e ficava quase impossível pega-lo de volta, pois ele ia sumindo em meio aos itens, até a um ponto que sumia. Não me lembro em que update isso mudou :(.

-Treino Offline: Outro motivo para dizerem que o Tibia iria acabar, não me lembro em que update, apareceu, se foi em 8x ou posterior, mas todo mundo reclamou, pois o treino era ruim, que prejudicava o jogo, agora todo mundo adora.

Bom, daqui para frente muita gente conhece, e para os que não conhecem pouca coisa realmente mudou nas funções, geralmente os updates apenas mudaram gráficos, como rios, bordas de cidades, adição de cidades e outras, sem falar que agora podemos nadar ^^.

Agora o Tibia passou por melhorias técnicas desde seus primórdio, muitas delas para facilitar e para evitar que os jogadores optem por usarem bots, e todos reclamavam. Eu me pergunto o que faz essas pessoas serem tão negativas, elas não pensam no trabalho que deu para os desenvolvedores fazerem essas mudanças, o motivo que eles fizeram, e principalmente, foi apenas para ajudar os jogadores que essas mudanças foram feitas.

Bom tibianos, tentei me lembrar da época, cruzar com os updates e ver os fatos mais importantes, me desculpem se esqueci de algo, e espero que tenham gostado de relembrar um pouco.

Até o próximo alfarrábio.

_________________________________________
No próximo alfarrábio vamos conhecer os mistérios por trás da cidade dos elfos, Ab’Drendriel.

  • Diego Paiva

    Muito legal, lembrei da minha infancia lendo isso! E ainda bem q voltou, ficava lendo todos os seus posts haha

    • Fanilator

      Obrigado por acompanhar Diego, fico muitissimo agradecido! E sim, me lembro quão era nostálgico descer no centro de Rookgaard e matar bug’s e Rat’s.

  • Saulovski

    Demais o post, meus parabens por ter uma memoria tao boa, jogo desde a versao 7.1 era muito diferente, e premium account só para quem tinha cartao internacional… infelizmente naquela epoca eu nao tinha condições de te-lo

    • Fanilator

      Passei muito tempo para lembrar ^^, e era poucos que tinham esse privilegio, não era?

  • Muito bom, saudades e mais saudades….Hoje apesar de ter level, e itens…nunca superará seu primeiro knight set, ou a emoção de dropar/comprar o crown shield (era lindo).
    Parabéns.

    • Fanilator

      Matheus obrigado por ler, sim é indescritível, eu me lembro que a arma que mais deu-me nostalgia foi minha 1ª Fire Sword, era incrível o efeito de luz dela :P. Deixamos de aprender a dar valor as pequenas coisas do Tibia 🙁

  • Necromante

    Da gosto de ler seus escritos, nota-se claramente a sinceridade e o amor ao jogo. Obrigado por estar de volta.

    • Fanilator

      Olá Necromante, obrigado pelo tempo dedicado a leitura desse Artigo ^^, sim, Tibia para min sempre foi uma paixão, o tempo que dedico a ele, não é nem para conseguir bens, é pela emoção de desvendar mistério e ler todo os livro que encontro ^^. Se depender de min, nunca mais saio 😛

  • Confesso que é meu primeiro comentário no portal tibia, adorei seu artigo, me fez senti aquela pontinha de vontade de jogar tibia novamente. 2007-2008 grandes épocas do tibia que deixa saudade 🙂

    • Fanilator

      Wiiulopeswiiu, venha lêr mais ^^, é essa época não volta mais, deixou um buraco na nossa alma 🙁

  • AndrezaChagas

    Qie ótimo que o Alfarrabio volto,, Ab? Sempre quis saber mais sobre essa cidade, super ansiosa!!

  • Fanilator

    Andreza, obrigado pelo tempo dedicado à leitura, sim, será sobre Ab’Drendriel, fique atenta ^^

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!