[Artigo Oficial] 2013 – Uma Retrospectiva


As areias do tempo estão correndo rapidamente, e mais um ano está quase no fim.  Enquanto 2013 lentamente se despede, é hora dos community managers pararem e prepararem a retrospectiva dos últimos doze meses.

Em Janeiro, a CipSoft se mudou para um novo escritório.  A sede ainda está localizada  em Regensburg, mas, agora, em um escritório maior e com muito mais espaço. Você encontrará algumas fotos da nova residência neste artigo.  Assim, o 16 º aniversário do Tibia foi celebrado de casa nova. Muitos jogadores se uniram a eles nesta celebração participando do Concurso de Legendas. Em outro concurso, também realizado em janeiro, foi pedido aos jogadores para escreverem cartas para algum dos monstros ou NPCs do Tibia. Os CMs e a equipe de conteúdo escolheram suas cartas favoritas e responderam a algumas delas e as respostas foram publicadas em um Artigo Oficial.

Em Fevereiro, foi inaugurado uma nova forma para favorecer o feedback entre os jogadores e os desenvolvedores: O Tibia Council. Jogadores foram selecionados e convidados a dar seu feedback e sugestões em uma nova seção do fórum e a discutir suas idéias com os desenvolvedores. Como primeiro projeto, a equipe de conteúdo e os jogadores trabalharam na melhoria de vários locais de caça. Os resultados desta produtiva e construtiva discussão já foram implementadas. E, devido ao sucesso do primeiro projeto do Tibia Council, provavelmente ocorrerão outros.
Além disso, foi feito o ajuste que os jogadores estavam esperando há longo tempo, o aumento da taxa de respawn, para tornar a hunt novamente emocionante e mais desafiadora, especialmente nos mundos com poucos jogadores.

No artigo publicado em Março , foi apresentado os resultados do feedback form lançado em novembro de 2012. Nele os jogadores contaram o que mudariam no jogo, caso pudessem. Com certeza, foi uma leitura interessante e haviam muitas contribuições valiosas.
Além disso, foi implementado o novo Facebook Linkup. O que tornou possível aos jogadores se conectarem ao Tibia através de seu perfil no Facebook agilizando o login. Juntamente com esta implementação a página de login tem sido melhorada.
Ainda em março, um pequeno patch de conteúdo foi lançado. Nele, entre outros ajustes, foram adicionados mais gráficos para os cadáveres de monstros humanoides, que passaram a ter cadáveres próprios. Mais uma vez, ocorreu a world quest Colours of Magic e para torná-la mais atrativa e engraçada aos jogadores, foram adicionadas algumas mudanças. A partir deste evento, pode-se reunir pontos de bônus e trocá-los por peças do Zaoan chess, feitos de jade e obsidiana. O conjunto não se destina apenas aos jogadores de xadrez, mas, também, a todos que gostam de decorações, coleções e fontes de luz.
Outro concursotambém foi lançado neste mês. Os jogadores foram convidados a criar frases de efeito que capturassem a essência do Tibia representando o que eles mais gostavam no jogo. Foram muitas participações construtivas e os gerentes de produto e  marketing selecionaram algumas frases que passaram a ser apresentadas na pagina de login.  Como por exemplo: “Tibia unites adventurers since 1997!” ou “What others can’t do with 3D Tibia does with 2D.”
Assim, finalmente, estava na hora do lançamento do Pré-PvP que ocorreu dia 19 de março em Aurora e Aurera. Durante o preview os jogadores puderam dar seu feedback sobre o novo PvP para Craban, o gerente de produto que não só explicou o novo sistema como também respondeu a muitas das perguntas feitas nos tópicos correspondentes.

Após um mês bem agitado, Abril começou com um anúncio surpreendente. Os jogadores foram apresentados a novas formas de morte. Como de costume, a maioria rapidamente descobriu que se tratava apenas de uma brincadeira de “primeiro de abril”.  Mesmo assim, alguns jogadores disseram que gostariam de ver no jogo alguma das formas divulgadas na brincadeira, nem que fosse apenas pelo lado RPGístico.
Depois da brincadeira,  um novo recurso foi lançado: a função browse field. Graças a este novo sistema, roubos no depot e loot trashing são coisas do passado.
Além disso, uma nova série de artigos oficiais teve início, As Histórias de Knightmare, que, na primeira edição apresentou as ideias deste famoso designer de conteúdo sobre a gênese da gênese .
No meio de abril, blesses gratuitas foram adicionadas ao jogo para amenizar o impacto negativo causado por problemas de conexão, e a comunidade também foi surpreendida com alguns dias de double XP e Skills.
E, finalizando o mês, finalmente foram implementadas as alterações resultantes do primeiro Tibia Council: as alterações nos locais de caça.

Maio teve um início calmo. Após mais um Tibia city guide e da world quest Demon’s Lullaby era hora de mais um novo concurso. Os jogadores foram convidados a criar seu próprio NPC contador de histórias. O vencedor recebeu 360 dias de premium um CM token e o NPC criado, The Spirit Speaker, foi implementado durante o update de verão deste ano.
No final do mês, informações adicionais sobre as mortes foram adicionadas ao jogo para fornecer ao jogador mais detalhes sobre a morte do personagem. Também foi iniciada a  série de teasers para o Summer Update que, pela primeira vez na história do Tibia, foi dividido em duas partes distintas.

Em Junho,  os teasers para a primeira parte do Summer Update continuaram e foi publicada a segunda parte da série: Histórias de Knightmare que, desta vez, falou sobre  as formas de passar a sabedoria tibiana para os jogadores.
Finalmente, foi lançado o novo conjunto de regras PvP e com ele a criação de dois novos mundos hardcore, Calva e Calvera . Desde o lançamento das novas regras, os feedbacks indicam que os jogadores não estão satisfeitos com o atual formato de PvP e a CipSoft está plenamente consciente de que ainda há muito trabalho para ser feito sobre esta questão

Em 17 de Julho, foi lançada a primeira parte do Summer Update. Ab’dendriel e Drefia foram reformuladas e além das novas criaturas também foram implementadas novas animações que permitiram, mas suavidade a movimentação dos personagens e os outfits durante as caminhadas. Por último, mas não menos importante, o sistema de ataque foi melhorado, e houve acréscimo de novos tipos que já estão ocorrendo com mais frequência no jogo.

Ao final de julho, as restrições para transferências premium scroll foram reduzidas , o que facilitou a transferência dos mesmos para o jogo.

Em Agosto , foi publicada a terceira parte das Histórias Knightmare. E, após este artigo, começou o pior momento do ano. Um desafio para todos nós. Sofremos maliciosos ataques DDoS por várias semanas. Esses ataques praticamente impossibilitaram a jogabilidade do Tibia e toda equipe da CipSoft trabalhou duro na busca de uma solução. Como forma de manter os jogadores atualizados sobre a situação e as medidas que estavam sendo tomadas, Craban, abriu uma thread dedicada a responder as perguntas e explicar os planos futuros.

Assim, praticamente todo mês de agosto e parte de Setembro foram ofuscados pela ocorrência de ataques DDoS. Assim que uma solução temporária via proxy foi ativada e contando com um reconhecido serviço especialista em atenuação de  DDoS foi iniciadas medidas para compensar as perdas e frustrações dos jogadores. Vouchers de Premium Time e Double XP/ Skills foram repassados as contas.  Atualmente, a situação está bem melhoe e, em breve, a configuraçaõ final da Prolexic será concluída em todos os mundos. Neste momento, mais uma vez a CipSoft aproveita para agradecer mais uma vez aos jogadores pela paciencia e apoio inacreditável.
Setembro também foi o mês do lançamento da segunda parte do Summer Update. Foram adicionadas novos locais de caça, sistema de recompensas e monstros com inteligência artificial. Além disso, algumas world changes foram ajustadas e o Tibia ganhou uma nova opção gráfica,  antialiasing ativado ou não.
E ainda, foi lançado uma enquete especial: Se a vida real fosse como o Tibia, qual seria sua vocação e por que?. Atualmente a CipSoft está trabalhando nos resultados e no próximo ano será publicado um artigo sobre a temática.

Enquanto Outubro foi um mês tranquilo sem quaisquer alterações realmente importantes, no início de Novembro, foi lançada outra funcionalidade para o Flash Client, o Smart-Click, que permite aos jogadores escolher entre os diferentes controles do mouse. Agora, passa a ser possível personalizar seu mouse e criar seu próprio conjunto de controles.
Além disso, um artigo sobre a analise da pixel art 2D no Tibia foi publicado. É um artigo que vale a pena ser lido e citado como uma “declaração de amor”!
Em novembro, também ocorreu a world quest Lightbearer. Infelizmente, ocorreu um bug mas a CipSoft foi capaz de corrigi-lo rapidamente. E os teasers para o Winter Update foram iniciados.

Portanto, agora que todos os teasers foram publicados e o test server já foi fechado, todos estão ansiosos para o lançamento do Winter Update em dezembro.
No geral, o ano correu muito bem, mas não exatamente dentro das expectativas e planejamentos. Como foi falado anteriormente, ainda é necessária a implementação da etapa final da configuração da proteção contra os ataques DDoS. Além disso, a CipSoft tem demonstrado respeito e atenção a opinião dos jogadores a respeito do PvP a sério e há promessas de novos ajustes levando em consideração as preocupações dos jogadores.
Naturalmente, este não será o único tema que que a CipSoft vai enfocar em 2014. A luta contra cheating ainda é uma das maiores prioridades. Além disso, há, também,  promessas de um novo cliente. Não há muitos detalhes sobre este projeto, mas sabe-se que um dos objetivos é unir em um só client as vantagens do Flash e do stand-alone. Será bem curioso e todos estão na expectativa.
Agora, com o Winter Update e as férias se aproximando, é hora de respirar fundo e aproveitar tudo o que temos pela frente. Seja no Tibia , ou junto com seus familiares e amigos.

A CipSoft só tem uma mensagem para os jogadores:

Obrigado por estarem conosco nos bons tempos e nos maus momentos!

  • Esse ano foi repleto de coisas ruins e coisas boas, mas… a nossas vidas tem varios altos e baixos haha’. Gostei da parte que estão pensando em fazer um novo client que por sinal vão unir em 1 só o flash e o stand, então agora é só esperar para que esse projeto se concretize e possamos desfrutar dessa nova evolução do TIBIA ;D

    • Yan Alcantara

      e pedir pra que não pese nos nos pcs mais antigos kkkkkkkkkkkkk

  • Ano Sucks…não fosse esse update novo tava perdido!

  • Fox

    é… ano bem agitado mesmo…. a parte do novo cliente me empolgou, gosto demais do flash, só q ñ confio no meu navegador… então se unissem as facilidades do flash com a estabilidade do stand-alone, seria perfeito o/

    • FX

      é o que eu mais espero, muitos além de nós tbm estão nessa situação, o flash é bom porem n confio nos meus navegadores para entrar na minha conta, e no client nos sentimos mais simples, natural e confortáveis, se utilizasse no stand-alone funções do flash como o de utilizar o espaço vazio ao lado da tela para hotkeys ou menus seria ótimo já, eu espero por isso.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!