[Artigo Oficial] 2014: Uma Retrospectiva


Resumo: 2015 já está quase ai, novamente, outro ano está quase no fim. Enquanto 2014 chega lentamente ao seu final é hora de olharmos pra trás e relembrarmos o que aconteceu nos últimos doze meses e refletir sobre algumas das coisas que fizeram 2014 um ano para se recordar.

featuredthumb_2997.jpg

Um novo ano está nascendo e, como muitos dizem, ano novo, vida nova, certo? Mas antes de fazermos planos para esse novo ano, que tal refletirmos sobre o ano que se passou?

Existe uma maneira melhor de começar um novo ano do que ouvir histórias inspiradoras de amizades verdadeiras tibianas que foram alimentadas ao longo dos anos? Dificilmente! Então, para comemorar aniversário de 17 anos do Tibia em Janeiro, um concurso especial foi realizado, no qual os jogadores poderiam nomear amigos tibianos para receber um pequeno presente como um sinal de gratidão pela sua amizade dentro e fora do jogo.
Além disso, no mesmo mês houve bastante ação em Testa e Testera por conta de dois testes de desempenho que rolaram. A nova ilha Roshamuul e a besta Gaz’haragoth desafiaram ousados aventureiros e invasões de bosses de aniversário, bem como dois Monsters Rampages tiveram lugar no teste server para entreter os jogadores.

Em Fevereiro, a jornada literária foi completada com o enigmático Game Content Designer Knightmare, que nos deixou entrar nos segredos e desafios da criação de historias e trazê-la para os jogadores.
Além disso, uma pesquisa com os jogadores sobre os vários aspectos de suas experiências no Tibia foi feita. 6875 Tibianos preencheram o formulário de feedback correspondente. Interessado em saber o que a comunidade respondeu sobre algumas das perguntas? Veja abaixo para saber mais!

charts_fa.png

Março também foi um mês movimentado, dois grandes anúncios foram feitos. No início do mês, a comunidade foi informada sobre os planos da CipSoft para lidar com a baixa população de alguns mundos, através da fusão de alguns deles. Em um mundo com uma população alta o suficiente, os jogadores têm mais possibilidades de se juntar, e competir com os outros.
Em uma enquete, os jogadores disseram qual era o número abaixo do qual se consideraria um mundo “despovoado”. Além disso, um formulário de feedback on-line foi feito para descobrir qual abordagem sobre a fusão dos mundos os jogadores preferiam.
Enquanto muitos jogadores tiveram a mente aberta sobre as fusões, a questão de como lidar com as casas rapidamente evoluiu para um dos temas mais discutidos de forma controversa.

mergegameworlds.jpg

Já no final do mês, uma importante carta aberta escrita pelos diretores-gerais da CipSoft foi publicada. Durin e Steve anunciaram um aumento no Preços das premium times, world tranfers e em alguns serviços extras, explicando que este foi um passo necessário para manter e melhorar ainda mais a qualidade e nível de serviço da empresa.

Em Abril, a Game Designer Evonary foi oficialmente apresentada à comunidade, desde então ela vem cuidando de Previews e Dev Notes. Sua primeira Dev Note foi de um conceito para introdução de um mundo Fun PvP, um servidor especial que permitiria que os jogadores se envolvessem em batalhas de PvP em larga escala sem consequências negativas de morte ou de kills. Houve interesse nessa ideia e feedbacks sobre o que poderia ser feito para tornar esse tipo de servidor atraente foi coletado. Embora este tema no futuro possa ser assumido, não há planos concretos para tal tipo de servidor, no momento.
Também foi planejado o lançamento da nova estrutura de preços, já anunciada para o meio do mês. Era para ser acompanhada pela implementação de um novo sistema de pagamento, mais conveniente, que ofereceria opções de pagamento adicionais. Mas, devido a um problema técnico que surgiu durante a fase de testes internos, adiar o lançamento para o final do mês foi necessário.
Ao longo de Abril, todos os jogadores premium receberam acesso a nova ilha de Chyllfroest para tentar colocar as mãos em um das montarias mais legais, a ursagrodon. Além disso, alguns jogadores tiveram a sorte de encontrar alguns Yetis pela ilha.

ursagrodon_ilu.png

Em Maio, foi realizado um primeiro teste de preparação para o update de verão. Em Aurora, os jogadores já podiam obter um primeiro vislumbre do novo sistema de bônus de experiência compartilhada.
No entanto, algo completamente diferente atraiu a atenção de muitos tibianos naquele momento. Para divulgar o Tibia com mais facilidade para aventureiros de todo o mundo, ele foi colocado no Steam Greenlight onde foi feito uma votação se o Tibia merecia entrar na steam ou não. Graças à comunidade dedicada, não demorou muito até que o sinal verde fosse recebido.

greenlight_button_small.png

Muitos feedbacks incentivadores foram recebidos, mas também críticas e pedidos para haver maior foco nos maiores problemas do Tibia, principalmente na situação dos bots. Além de inúmeros outros projetos, a CipSoft também esteve trabalhando para colocar o Tibia disponível via Steam  Infelizmente, todo esse projeto ainda está em formação e o progresso está indo devagar, por isso novas informações sobre o assunto não podem ser fornecidas no momento. É preciso esperar e ver como as coisas vão se desenrolar ao longo de 2015.
No meio do mês, também foi anunciada uma prévia envolvendo o redesenhado unjustified kill system para mundos Open PvP. No artigo desse mês, o gerente de produto Craban e a Game Designer Evonary foram entrevistados sobre o assunto para darem uma primeira impressão sobre o que viria pela frente.

Junho começou com o lançamento de um pequeno recurso, porém muito útil: o sistema de remount automático ao sair de uma zona de proteção. Além disso, o jersey outfit ficou temporariamente disponível para que os tibianos fãs de futebol se vestissem adequadamente para ostentar as cores do seu time favorito durante a Copa do Mundo. Além de emocionante jogos de futebol, cartas enviadas a partir da misteriosa ilha de Oramond mantiveram os jogadores em suspense sobre o update de verão. Estas cartas nos contaram sobre uma indústria baseada em glooth, sobre uma raça mais combativa de minotauros, e também sobre a nova cidade Rathleton, uma cidade onde todos os cidadãos podem participar na política e onde casas ilustres esperavam por sofisticados inquilinos.

summerupdate2014_updatenews.jpg

Além disso, um preview do novo unjustified kill system começou nos mundos de Aurora e Aurera em meados de junho. A decisão de desligar a double exp/skills  dos mundos de preview afim de alinhar a progressão de nível com a de outros mundos do jogo foi recebida com duras críticas por parte de alguns jogadores, principalmente pelos habitantes de Aurora e Aurera. No entanto, este foi um passo necessário para se certificar de que os mundos de preview continuassem a servir a sua principal finalidade e permitissem comparações com os mundos regulares.
Além disso, foi feita a primeira fusão de mundos, Nebula, Thoria e Kyra se tornaram Kenora.

Em Julho, o update de verão foi lançado e os jogadores puderam finalmente explorar a nova cidade Rathleton e suas redondezas. Além disso, o aumento do bonus de experiência compartilhada testado em Maio foi implementado. Pouco depois, também foram lançadas diversas animações novas e melhoradas para embelezar o mundo tibiano.
Para celebrar a vitória do time de futebol alemão na Copa do Mundo, a double exp/skill foi ativada temporariamente em todos os mundos no meio de Julho.
Mais tarde naquele mês, o sistema de pagamento do Tibia foi atualizado com novos produtos à venda. Além da troca de mundo expressa, foram adicionadas 12 montarias diferentes que ficaram disponíveis exclusivamente através do sistema de pagamento. A CipSoft estava ciente que isto era controverso e que provavelmente geraria perguntas sobre ofertas futuras, e por isso disponibilizaram algumas informações sobre seus planos junto com o lançamento.
A maior surpresa do mês seguiu rapidamente quando foi informado à comunidade uma importante mudança de opinião a respeito dos pedidos dos jogadores a respeito da jogabilidade retrô no Tibia. A ideia de mundos Retro Open PvP foi bem vinda com enorme entusiasmo pelos jogadores. O feedback recebido através de diversos canais e a aprovação quase unânime da ideia geral na enquete correspondente rapidamente convenceu a CipSoft de seguir adiante com este plano e começar a desenvolver o Retro Open PvP.

retro_open_pvp_small.png

Apesar da resposta positiva, alguns jogadores tiveram suas preocupações e críticas. A decisão de permitir vouchers de experiência nesses mundos foi um dos tópicos mais controversos discutidos. Além do mais, houve jogadores que pediram para a ideia ser seguida a fundo, adicionando jogabilidade retrô além do PvP ou mesmo oferecer uma versão completa do velho Tibia. No entanto, na ocasião, não havia planos concretos de seguir estas propostas em um futuro próximo. Claro, todos serão informados se houver mudanças a respeito disso.

Após esses dias agitados, Agosto já trouxe os novos eventos cheios de ação. Um test server foi feito mais uma vez para deixar os jogadores testarem alguns dos tão aguardados ajustes no popular evento anual Rise of Devovorga e na world change Their Master’s Voice antes do lançamento final. Somado a isso, os jogadores puderam testar as melhoras nos party buff spells. Devido ao feedback sobre as party spells, o game designer Evonary pegou este assunto mais uma vez mais tarde naquele mês e apresentou alguns ajustes do conceito original baseado na contribuição dos jogadores.

battleready_pvp.png

Agosto também foi o mês de um lançamento importante: Depois de uma longa fase de preview, o redesenhado unjustified kill system foi implementado para expressar um pouco das críticas de 2013, quando a nova regra básica de PvP havia sido lançada.
Além disso, outro teste foi feito e houve um novo preview em Agosto. Em Testa e Testera, os jogadores puderam testar Dawnport, uma ilha para iniciantes completamente nova criada para polir a experiência inicial e guiar melhor novos jogadores pelos conceitos básicos do jogo. Em Aurora e Aurera, um aumento de ganho de experiência para todos os jogadores abaixo do level 50 pôde ser testado em um preview.
Por último mas não menos importante, 15 mundos foram fundidos em 5 novos mundos em Agosto, e Quilia e Hydera, dois mundos completamente novos e bloqueados para world transfers, tiveram seu início e causaram um belo rebuliço.

Tanto o aumento de experiência quanto Dawnport foram lançados em Setembro. Junto com Dawnport, melhoras nas animações foram implementadas, destacando as animações bem enfeitadas de magias. Além disso, hotkey presets finalmente foram disponibilizadas para jogadores do client stand-alone.
O sistema de pagamento também foi apimentado com novas coisas cosméticas: Três novos outfits  foram adicionados e o opulento conjurer outfit tornou-se rapidamente o favorito. Desde então, o sistema de pagamento veio tendo atualizações com mais montarias e outfits de forma que uma seleção variada está disponível para os jogadores interessados.

mountsoutfitscollage_big.jpg

Outubro foi caracterizado principalmente pelo estilo PvP old school! O mês começou com um preview do Retro Open PvP e uma enquete na qual os jogadores podiam decidir os nomes dos dois novos mundos Retro Open PvP. Pouco depois, os primeiros mundos Retro Open PvP worlds viram a luz do dia : Morta e Mortera, ambos bloqueados para world transfers. Além disso, os mundos abertos para mudanças Calva e Calvera foram transformados de mundos Hardcore PvP para Retro Open PvP. Morta e Mortera passaram a ter uma alta popularidade desde então. Imediatamente após seus lançamentos, longas listas de espera emergiram e jogadores nos incentivaram a preparar novos mundos Retro Open PvP bloqueados para facilitar a situação.
Mais tarde em Outubro, dois assuntos importantes que muitas vezes são mencionados por jogadores foram levantados quando fala-se dos maiores problemas do Tibia.
Botting ainda é um dos maiores desafios que a CipSoft tem enfrentado. Seus esforços para melhorar a situação tem dados bons avanços este ano, e para mostrar aos jogadores alguns números, um resumo com o número de contas deletadas por uso de software não oficial por mês foi publicado. Enquanto isso, a CipSoft continua a trabalhar para ajustar suas medidas e melhorar a situação.
No fim de Outubro, a comunidade foi convidada a debate outro grande assunto:
Definições de vocações. A Game Designer Evonary apresentou alguns rascunhos de características e habilidades que possam definir cada uma das quatro vocações no futuro. O feedback dos jogadores está sendo usado para revisar esses conceitos. Todos serão informados assim que novas informações sobre este processo forem fornecidas.

Depois de um final de semana seguido de Halloween, Novembro marcou o começo do update de inverno com teasers. Além das novidades em Rathleton e alguns outros lugares do Tibia, muitas novas funcionalidades para guilds, em foco administrativas, serão introduzidas no update que está por vir. Muitas delas são baseadas em propostas da comunidade que a CipSoft vem juntando através dos anos. Durante os testes do update de inverno, jogadores já viram em primeira mão todas as novidades.
Dois novos mundos Retro Open PvP bloqueados foram lançados em Novembro. Se você estiver interessado no bom e velho PvP, Chrona e Eldera são boas opções para começar sua nova aventura já que estão, por enquanto, menos lotados que Morta e Mortera.

ingameguild_big.jpg

Com apenas algumas semanas para acabar o ano, o update de inverno marcará o último grande lançamento em Dezembro antes de entrarmos na época de feriados e recarregar as energias para o que será com sorte um 2015 muito excitante.
Então qual é a agenda da CipSoft para o ano que vem?
Claro, a luta contra botting continuará uma das maiores prioridades. Definições das vocações com certeza os manterá ocupados no decorrer do ano. Além do mais, eles esperam poder dividir algumas novidades com a gente sobre seu progresso com o novo client de Tibia que tem estado em desenvolvimento por algum tempo e que é feito para unir as vantagens de ambos os clients existentes. Eles explorarão as possibilidades de um servidor localizado no Brasil, e continuarão seus trabalhos rumo ao lançamento do Tibia na Steam.

Tibianos, muito obrigado por todo os seus feedback, contribuições e apoio neste 2014! Um ano novo significativo, cheio de aventuras e oportunidades está a nossa frente e desejamos que todos vocês juntem-se a nós para esta jornada!

  • DeCarvalho

    Li o original e estava lendo aqui (gosto de comprar) só un pqnos erro

    “está indo devagar, por isso não novas informações sobre o assunto não podem ser fornecidas”

    Excelente matéria 😀 e sim gostei da ideia de um server no brasil apesar de não ter interesse algum de jogar no mesmo caso seja seja aberto.. com todo respeito.. 99% dos jogadores br não têm educação… e não é opinião exclusiva minha.. basta ver várias enquetes de gringos e até em sites de jogos ‘renomados’ esse assunto tem ‘valor’..

    Voltei a jogar tem menos de 1 mês e confesso estar um pouco excitado com a maneira que as coisas andam acontecendo.. 🙂

    • Striker Skazy

      Corrigido!

  • Cerhberuz

    Fantástico!

    Gostei das propostas para o ano que vem, tomara que todas avancem a ponto de serem introduzidas in-game!
    E que venha 2015!

  • Kaminsky

    Esse novo client já estava sendo mencionado desde o ano passado e até agora não teve nenhuma amostra, e balanceamento das vocações tb, esse winter update desse ano ta bem fraquinho, mas espero que já em breve venha boas novinhas a respeitos desses 2 temas que mencionei õ/

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!