[Artigo Oficial] A melhor vocação para a vida real


De tempos em tempos, os CMs coletam feedbacks sobre assuntos sobre os quais estão interessados, e apresentam os resultados através de um dos artigos mensais. Em Setembro do ano passado, este processo foi invertido. Foi perguntado no feedback form para que se sugerisse uma pergunta sobre o que você estava interessado, então foi escolhida uma pergunta aleatoriamente, e apresentada para todos os jogadores do Tibia em um novo formulário.

A pergunta escolhida foi se a vida real fosse como o Tibia, qual vocação você escolheria? Por que? 1890 jogadores participaram deste feedback form, e deram inúmeras razões para a escolha de suas vocações. Como é feito com todos os feedback forms, todos os comentários foram lidos, separados em categorias, e agora tem listas enormes de características para cada uma das quatro vocações.
Resultados Gerais
Se a vida real fosso como o Tibia, 37,14% dos Tibianos gostariam de ser um druid, 29,31% decidiriam ser um knight, 19,15% prefeririam o estilo de vida dos paladinos, e 14,39% gostariam de ser um sorcerer.

Mais ou menos surpreendente, esses números em nada se parecem com a distribuição das vocações entre os Tibianos. Checando nossas o último artigo sobre estatísticas, é possível ver que cerca de 28% dos Tibianos são knights, 18% são paladins, 17% são sorceres, e apenas 16% são druids. (O restante não traçou o seu destino ainda no Oráculo em Rookgaard.)

Parece que na vida real, outras características são mais importantes do que no jogo. Então – vamos dar uma olhada em quais foram as razões para que as pessoas decidissem qual vocação escolheriam.
Druids
Sendo a vocação menos favorecida no jogo meramente de acordo com as estatísticas, o druid tem muitas boas habilidades que as pessoas adorariam ter na vida real. Afinal, 702 jogadores escolheram esta vocação, e nós separamos 54 categorias de seus comentários, que descrevem muito bem os druids.
A skill preferida, que foi mencionado 320 vezes, é, claro, a habilidade de curar. E é incrível como tantos Tibianos querem ser médicos ou enfermeiros, e quantos já tem seus empregos no setor da saúde.

As pessoas usariam suas habilidades para curar familiares e amigos, para curar o câncer, e ajudar pessoas que não tem dinheiro para pagar nenhum tratamento médico.

A segunda categoria mais mencionada é a forte conexão dos druids com a natureza. Ela foi citada 117 vezes por pessoas que usariam suas técnicas para acabar com a poluição e curar a natureza. Eles fariam crescer árvores nos desertos, acabar com o desmatamento, utilizar magias de gelo para prevenir o derretimento das calotas polares e por fim no aquecimento global.

A terceira melhor categoria foi apontada 102 vezes. Ela foi rotulada de “apoio a humanidade” e inclui declarações como “ajudar os mais velhos”, “estar lá para os outros”, e “oferecer algo para a sociedade e ser valorizado como membro da comunidade”.

A quarta categoria melhor posicionada das coisas que os druids fariam na vida real, seria terminar com a fome e a pobreza no mundo, criando comida em qualquer lugar e a qualquer momento.

A quinta categoria se soma as quatro primeiras muito bem. Druids trariam a paz, felicidade e harmonia ao mundo, fazendo dele um lugar melhor. Isto foi mencionado 37 vezes.

Então, tendo druids na vida real seria uma coisa muito boa, na verdade, mesmo que as coisas que os druids pudessem ou fizessem não fossem tão sérias.

Aqui vão alguns outros exemplos de coisas interessantes que os druids poderiam fazer:

A qualquer momento que eu sentisse a necessidade de ter companhia eu poderia sumonar elfos para sair por aí. Paralizar também seria de matar, a qualquer momento que eu me encontrasse cercado por uma porção de gente estressada, eu simplesmente, faria uma paralisação em massa e curtiria a tranquila atmosfera que eu criei.

Nós até recebemos um poema sobre o que um druid poderia fazer:

Eu seria capaz de desaparecer toda vez me sentisse pra baixo,

curar minhas feridas quando estiver carrancudo,

iluminar meu caminho quando viajar mais fundo,

abaixo nas cavernas onde encontrarei minha coroa.

E aqui está uma abordagem mais prática de ser um druid:

Minha namorada é uma knight e os druids são almas gêmeas dos knights. Se eu lançar o “exiva” tarde demais ela manda um “exori” por me encontrar com outras garotas knights que eu tenho que curar de algum sangramento e que precisem de muitas magias de cura. Também eu usaria meu “exevo pan” para fazer eu mesmo o jantar até convencê-la de que ela é a única knight cujo nome estará na minha hotkey de “exura sio” para sempre.

Ou este druid abriria um negócio completamente novo com suas habilidades:
Ressaca depois de uma longa noite? Visite o druid mais próximo.

Knights
Knights foram escolhidos por 554 participantes. Foram coletadas 77 diferentes categorias de seus comentários, sendo que a top entre todas foi sem dúvidas a que faz os knights estarem lá para isso. 108 vezes foi mencionado que as pessoas usariam suas habilidades para proteger crianças, os fracos, amigos, e familiares.

A segunda no top das categorias também descreve os knights muito bem, também. Eles estão sempre na linha de frente, podem confrontar os inimigos diretamente e olhar direto em seus olhos. Isto foi mencionado 67 vezes.

A terceira categoria se refere as habilidades de luta dos knights também. 66 pessoas disseram que gostam de lutar com suas próprias mãos. Eles preferem ser dependentes de sua própria força física ao invés de usar mana, magias ou munições. Knights são afiados em sua forma física e seus músculos. Eles estão sempre preparados para entrar em qualquer briga a qualquer hora.

Além disso, eles vivem mais e são praticamente invencíveis e invulneráveis, se bem treinados. Esta forma a quarta categoria que foi mencionada 64 vezes. 61 pessoas enfatizaram que para os knights é realmente importante treinar, ser forte, mental e fisicamente, ter um corpo e uma mente saudáveis.

Agora – pra que toda essa ginástica é boa fica claro na sexta categoria: Knights ficam com todas as garotas, eles são os knights em suas armaduras cintilantes pelos quais muitas garotas sonharam. 39 pessoas disseram explicitamente que esta é a razão pela qual eles escolheriam ser knight.

Isto não é verdade para todos os knights, no entanto. Separamos algumas frases que mostram do que eles realmente são feitos e o que realmente importa:

Eu seria uma das pessoas mais fortes do pedaço, e eu usaria esta força para proteger os mais fracos do que eu. Se eu pegasse algué, zoando uma pessoa indefesa, eu iria desafiar o valentão com o meu “exeta res”. Eu também ajudaria as velhas senhoras a carregar suas comprar, ou talvez derrubar uma árvore para ajudar um gatinho que ficou preso em um galho.

Esta vocação requer ser forte e corajoso, para usar sua armadura e escudo com honra, usar sua lâmina com orgulho, mas ao mesmo tempo ser humilde e estender a mão às pessoas que precisam. Também, você é capaz de explorar muitos lugares sozinho e enfrentar monstros fortes – estas são algumas das razões pelas quais eu sempre escolheria ser um KNIGHT!

Aço frio é mais confiável do que qualquer magia ou projétil. Ela nunca deixa sua mão e não depende de nada mais além de sua habilidade para empunhá-la.

Eu seria capaz de manter o contato com os meus amigos, meus filhos, minha esposa, meu tio, minha tia, meus primos, meus avós, meu irmão e minha irmã, minha mãe, meu pai, minha casa, meu cachorro e meu papagaio – tudo na minha backpack. Eu talvez pudesse até separá-los em bolsos diferentes!

Outros fizeram isso de forma simples, sem usar muitas palavras:

Eu gosto de knights.

Paladins

Paladins foram descritos por 362 jogadores, em 59 diferentes categorias. A categoria óbvia que define o paladin é sua luta à distância, então não é surpresa que a primeira no top das categorias se referisse a isso. 60 vezes as pessoas disseram que a luta à distancia é muito melhor que a luta corpo à corpo, já que você não se machucaria muito. Para eles, é de grande importância evitar qualquer dano para prevenir o próprio sofrimento.

43 vezes as pessoas explicaram que elas gostam da emoção de matar sem serem percebidas, elas compararam os paladinos aos atiradores de elite da vida real, ou simplesmente desejado ser um bom atirador que pudesse dar tiros certeiros e tivesse uma mira precisa.

A categoria top três é formada por pessoas que são de fato arqueiros de coração. Eles simplesmente adoram arcos e flechas. Muitas pessoas que deram esta razão realmente possuem arcos e flechas na vida real, como este cara, que está entre outras 41 pessoas:

… Eu amo arcos e flechas! De fato, eu tenho uma coleção deles na vida real (relaxe todo mundo, eu não uso eles para matar animais ou pessoas, mas apenas para acertar alvos na parede) eu sou um bom homem, uma boa pessoa, do lado bom da força, e tal… Arco e flechas com boas ações fazem um bom paladino, como eu. Saudações a todos!”
40 pessoas mencionaram que elas gostam mais dos paladins porque eles são multi-uso. Paladins podem lutar a pouca distância, a longa distância, podem usar magias, runas, podem blocar, eles podem se curar – eles são “pau pra toda obra”, e podem facilmente se adaptar a qualquer situação.

36 pessoas disseram que prefeririam se paladin porque eles seriam completamente independentes e capazes de sobreviverem por si mesmos quando explorassem o mundo. As peculiaridades dos paladins os preparariam muito melhor para esta tarefa do que qualquer outra vocação.

Outra peculiaridade dos paladinos que é importante para as pessoas que escolheram esta vocação é que eles são ágeis, rápidos, vivázes, focados e acurados. 33 pessoas viram a si mesmos como assassinos e ninjas.

Os ídolos mais citados pelos paladinos foram Robin Hood e Legolas. Combinadas, foram 19 referencias a estes personagens da ficção, no entanto, Robin Hood supera Legolas de longe. Legolas foi mencionado apenas por 4 pessoas.

Outros tornaram as habilidades dos paladins um tanto quanto figurativas, no entanto:

 

Como um paladin no jogo, eu certamente escolheria ser um fora dele. Não por causa da adrenalina, dos ataques mortais ou algo do tipo. Ser um paladin me ajudaria a ser uma pessoa mais feliz. Como? Imagine que você pudesse atacar todos os seus problemas de uma distância longa e segura sem se machucar e sem ferir os sentimentos daqueles por quem você zela… Um sonho.

Sorcerers
Apenas 272 pessoas escolheram ser sorcerers na vida real. A natureza sombria dos sorcerers apareceu em muitas das 52 categorias das pessoas que escolheram.  A que ficou no top, com 50 referências, já poderia contar com isso. Sorcerers são considerados os mais fortes, e com seu poder ilimitado, são os donos do mundo. Eles são invencíveis e podem fazer o que quiserem.

Eu escolheria ser um sorcerer na vida real, porque eles são o verdadeiro significado do poder. Eu poderia fazer qualquer coisa, queimar meus inimigos até a morte, me curar dos ferimentos mais graves com uma única palavra. O mundo todo temeria o meu nome e sentiria a fúria do meu poder, quando meus lábios pronunciassem essas simples palavras: “Exevo gran mas flam”…

A segunda categoria no top está do lado mais iluminado, no entanto. 46 vezes foi dito que as pessoas simplesmente teriam uma explosão com suas habilidades. Elas iriam pregar peças se transformando em dragões e objetos, e não se sentiriam entediadas nunca.

Eu realmente gostaria de poder usar magia e bagunçar por aí com os amigos, seria divertido ficar invisível e brincar com eles. Eu os assustaria e faria alguns truques de mágica.

Outra frase dos sorceres do lado da luz:

Para ser um sorcerer eu teria que seguir meu ídolo. E existe apenas uma única e poderosa feiticeira que um dia já pisou esta terra. Ser como Mary Poppins sempre foi o meu sonho. Com poderes como conjuração, ilusão, levitação e teleporte trans-dimensional, e sendo produto de tudo o que é bom, Poppins prova que a feitiçaria é o caminho da sabedoria e da força.

A última frase não é um grande contraste com a primeira do primeiro sorcerer, e também o ídolo escolhido como exemplo foi inesperado. Os ídolos sorcerers mais comuns escolhidos mencionados foram Gandalf, Lord Voldemort e David Copperfield.

A terceira categoria do top do porque as pessoas escolheriam ser um sorcerer é bastante neutra também. 30 pessoas disseram que prefeririam usar o juízo do que a força bruta, e que eles prefeririam confiar em suas mentes do que em sua força física porque o conhecimento é o poder maior.

Também a quarta categoria mostra traços positivos dos sorcerers. 28 pessoas escolheriam sorcerers para defender pessoas e proteger suas famílias e amigos.
A quinta categoria no top ao contrário traz a possível natureza escura dos sorcerers a tona novamente. 20 pessoas demonstraram que eles seriam maus e sinistros, e escolheriam o lado negro da magia e não mostrariam misericórdia. Você pode acreditar que inclusive 10 pessoas disseram que eles realmente iriam em uma volta pk? Para salvar a honra dos sorcerers porém, aqui vtêm mais alguns exemplos práticos de coisas que as pessoas fariam com seus super poderes:

Eu poderia economizar muito dinheiro!! Imagine nunca mais pagar por eletricidade novamente! Tudo o que você precisaria era inventar um jeito de usar suas magias para alimentar o circuito. E não vamos esquecer sobre as contas de aquecimento que você poderia economizar! Imagine.. É inverno e você poderia ficar com frio… BAM! Exevo gran mas flam! Aquecimento grátis.. Porém você talvez precise de uma nova casa…

Como é inverno no momento lá no Hemisfério Norte, isto soa até como um plano aceitável!

Obrigado Tibianos por seus comentários divertidos e por sua participação!

Agora vamos trazer todos esses druids, knights, paladins e sorcerers de volta para o Tibia.

Ouvindo o que alguns de vocês trouxeram, Tibia é provavelmente o melhor lugar para este tipo de magia!

Feliz 2014!

  • Kaminsky

    Legal as respostas, escolhi ser Druid õ/

  • souza

    knight super resistente , druid o mais necessário para o time, paladin independente e bate mt, sorcerer não é necessário em um time na maioria das vezes, druid taca sd, heala todos e depois do exevo gran frigo hur o sorcerer deixou de ser útil no time, precisa apenas para quests que exige todas as classes.
    por isso no meu mundo esta difícil achar sorcerer lvl alto, em mundo no pvp então é quase inútil.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!