Artigo Oficial: Fansites de Tibia


Fansites de Tibia são tão velhos quanto o jogo. Desde o início, houve pessoas que acompanharam o desenvolvimento de Tibia em seus próprios fansites – pessoas que gostavam tanto do jogo que decidiram espalhar e compartilhar informações sobre Tibia na internet.

O primeiro servidor público permanente de Tibia foi criado em janeiro de 1997. Apenas um ano depois, quando Tibia tinha aproximadamente 600 jogadores, o primeiro fansite foi mencionado no antigo site do jogo. Esse fansite se chamava Yorin’s Tibia Homepage.
Se avançarmos no tempo em uns dois anos, e olharmos o site de Tibia na época, podemos ver que não somente o jogo evoluiu muito, mas havia muito fansites também. É claro, muitos fansites não estão mais online, mas surpreendemente, alguns estão. Dê uma olhada na imagem abaixo, do antigo site do Tibia. Você se lembra ou reconhece algum destes fansites?

Os primeiros fansites de Tibia

Então, desde os primeiros dias de Tibia, haviam jogadores e fãs compartilhando seu conhecimento sobre o jogo e carregando-o por todo o Tibia. Os fansites eram o lugar para jogadores se encontrarem e se comunicarem uns com os outros, mesmo enquanto não estavam jogando. Olhando para o site do Tibia no ano 2000, nós vemos um link chamado “forum”, entretanto, esse link levava para o fórum de um fansite.
Isso mostra o quão importante a cooperação entre fansites e a CipSoft sempre foi para Tibia, para a comunidade e o desenvolvimento doTibia no que ele é hoje.

A partir desse exemplo, nós podemos ver que fansites oferecem conteúdos e serviços que a comunidade realmente gosta ou precisa.

Há diferentes motivações que levam alguém a criar um fansite. Alguns fansites surgem de uma necessidade da comunidade, por exemplo, fansites que focam na tradução de informações do site oficial. Se essa necessidade é percebida por alguém que gostaria de fazer mais pela comunidade do que simplesmente fazer parte dela, um novo fansite pode nascer. Hoje, Tibia tem fansites em muitos idiomas. Além do inglês, há fansites que oferecem informações em português, espanhol, polonês, turco e sueco. Alguns fansites até mesmo tentam fornecer informações em mais idiomas. Isso depende, entretanto, em encontrar alguém com habilidades de tradução e que gostaria de se juntar à equipe de um fansite.

Há também outras necessidades na comunidade, que não dependem muito do idioma. Alguns fansites focam em aspectos concretos que estão faltando no site oficial. TibiaPic.com é um exemplo. Seu único propósito é permitir que jogadores façam o upload de imagens para compartilhar com outros. TibiaLottery.com também serve como exemplo. Ele nasceu da necessidade de um sistema de loteria justo e parcial já que os jogadores de Tibia gostam de criar loterias.

Outra motivação pode ser a integração de Tibia com sua própria vida real, talvez pela combinação de um hobby, Tibia, com a prática de habilidades de programação. Questionado sobre sua motivação para criar um fansite, Mastro Daro, administrador do TibioPedia.pl disse em 2009: “Minha motivação? Eu faço isso por diversão. Eu gosto das tecnologias da internet – com meu fansite eu preciso superar alguns problemas de programação, aprender novas soluções, etc. Eu fico feliz que outros jogadores podem usar meu trabalho durante seu jogo”.
Provavelmente, cada administrador de um fansite tem uma diferente motivação, entretanto, todos eles estão contribuindo para a vida da comunidade de Tibia, e eles fazem Tibia mais colorido.

Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos que os supported e promoted fansites oferecem hoje.
Muitos fansites fornecem informações detalhadas sobre todos os tipos de características do jogo. Podem ser criaturas, itens, NPCs, quests, etc. E muitos jogadores apreciam essas informações.

A CipSoft decidiu não publicar informações detalhadas no site oficial, conscientemente, porém, que fansites iriam fazer isso. A razão para essa decisão é que os jogadores devem ser capazes de aproveitar e explorar o jogo por conta própria, sem ter muita informação detalhada. Alguns jogadores podem perder o seu interesse em quests e histórias quando confrontados com todos os detalhes. Outros jogadores, entretanto, preferem ter todos os detalhes em mãos antes de começarem a sair em jornadas pelo jogo, e usando fansites, eles encontrarão essas informações.
Se você estiver procurando por informações detalhadas, você pode visitar um dos três Tibia Wikis, por exemplo. Há um em português, um em polonês e um em inglês.

Outros fansites tentam alcançar um certo grupo de jogadores, querendo oferecer um local de encontro especialmente para eles. TibiaRP.com é um exemplo. É um fansite focado em roleplayers. Entretanto, o que você pode encontrar por lá é bastante divertido para um grupo ainda maior de jogadores. Pegando um exemplo, o Weirdiary oferece descrições “especiais” de criaturas e vale a pena ler.
Não somente o TibiaRP.com publica coisas divertidas de ler. Quase todos os fansites fazem isso. Outros exemplos são as novas colunas do TibiaNews.net, como o Conselho da Sabedoria que é cheia de conselhos “valiosos” ou seus pequenos jogos como Encontre a Diferença.

Certos fansites não focam em escrever notícias ou entreter jogadores, mas oferecem interessantes estatísticas.
Alguns chegam a fazer as duas coisas. Toda vez que a equipe do Tibia-Stats.com se depara com uma questão interessante do jogo, por exemplo, eles não perdem tempo e começam sua pesquisa. Eles publicam regularmente pesquisas, sendo apenas um dos muitos recursos que eles oferecem. Eles também oferecem várias calculadoras legais.

Há coisas muito maneiras que pessoas da comunidade fazem em fansites. Com a RadioTibia.com.br, Tibia tem uma rádio via internet, algo muito legal para um jogo sem som.

Clique para ampliar

Você já viu os Tibia Cubixes no TibiaCubix.com? Eles têm entretido muita gente. Um de seus maiores fãs é a CM Mirade, que já criou vários desses bonecos de papel bonitinhos. Cubixes também já atuaram em vários vídeos no YouTube e tiveram grande papel em diversos concursos.

Ou você já brincou com as ferramentas de simulação que o TibioPedia.pl tem a oferecer? Você pode verificar seus outfits com o outfiter ou experimentar como seria usar uma poderosa armadura e a mais forte arma com a ferramenta dress up, por exemplo. É também muito divertido simular a decoração de sua casa com a ferramenta de decoração.

Cada fansite tem seu diferencial, e o TibiaML.com tem o seu. Dê uma olhada no mapa que eles tem a oferecer. Você consegue achar sua casa nele?

Clique para ampliar

O mapa do TibiaML.com equivale ao Google Earth no mundo real.

Outra moda levantada recentemente são as redes sociais. Considerando o potencial criativo da comunidade, não é surpreendente que Tibia também tem suas próprias redes sociais! Se você usa o Facebook, dê uma olhada no TibiaSpace.com e no TibiaFriends.com.
Uma vez que redes sociais se tornaram tão populares, muitos supported e promoted fansites começaram a usar Twitter ou Facebook, assim como a CipSoft.

Em fansites, você não acha somente ferramentas divertidas e informações. Seus administradores e ajudantes também organizam convenções, concursos e eventos ingame. Administradores de fansites e seus ajudantes são realmente um grupo incrível. Se você tem alguma idéia do que mais poderia ser feito e você quer contribuir para a comunidade também, se mexa! Você pode entrar para a equipe de um fansite ou tentar montar seu próprio site.
Como um conselho para todos que gostariam de criar seu fansite, Etien, admin do TibiaVenezuela.com dá a seguinte dica: “Tente fazer as coisas direito, se você criar um fansite, crie por amor ao jogo e ajude a comunidade, irá funcionar se você trabalhar duro por isso. Forme um grupo legal de pessoas para trabalhar junto com você.”

Visite os supported e promoted fansites para descobrir grandes recursos e compartilhe-os com o resto da comunidade!

Divirta-se!
Seus Community Managers e Equipe Portal Tibia

  • mateus

    bem legal kd fansite tem uma ultilidade

  • legal, realmente tibia nao seria tao legal se nao fossem os fansites, todas as informações que eu preciso eu vejo em fansites, uso muito mais fansites do que o proprio site oficial ^^

  • Lucas

    finalmente 1º em alguma coisa 😛

    achei legal a materia sobre os fansites de tibia muito legal deua té vontade de criar um site mais aí bate aquela preguiça ^^

  • Lucas

    quando eu clico pra postar tão alegre em ser o primeiro a postar apos a pagina ser atualizada vejo que fui o terceiro a postar FAIL T.T

    • Marechal Hawk

      Fresco

  • Felipe

    Tibia Cubix e o mais massa!
    Belo artigo, sucesso!

  • Marik

    Tibiopedia é legal 😉

  • Leorf Zanera

    legal manero ;D

  • Jota

    Radio Tibia é ROX, sempre to Escutando. 😛

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!