Artigo Oficial: Futuras mudanças no PvP


Conflitos entre jogadores sempre foram o centro da experiência de jogo em Tibia. Tibia tem várias características que o tornam diferente de muitos outros jogos. As mais proeminentes são que a presença de seu personagem faz uma diferença, que seu personagem não tem limite de level, que a penalidade de morte é dura e que onde é possível atacar outros jogadores, não há quase nenhum limite quanto aos detalhes do ataque. Com todas essas características, muitos jogadores devem lidar com outros mesmo tentando evitar qualquer contato. Essa é a base para os conflitos no jogo, mas também é a base para uma comunidade muito forte, especialmente porque recursos dão a comunidade poder para controlar a si mesma. O principal método para lidar com esses conflitos é lutar contra eles usando mecânicas de combate em jogo.

1. Definição

“Player versus Player”, como abreviação “PvP”, é um termo usado para descrever todas as formas de competição entre jogadores através do uso de mecânicas de combate. O termo é usado para distingui-lo do uso de mecânicas de combate contra criaturas controladas por computador, que é chamado “Player versus Environment”, abreviação “PvE”. “PvP” inclui lutas consensuais – no caso de Tibia através do modo de guerra – assim como todas as guerras sem acordo mútuo. “PvP” é um termo muito conhecido, portanto, essa abreviatura será usada em todo o resto do artigo.

Tibia tem atualmente três tipos diferentes de mundos, definidos pela permissão do PvP.  Mundos Optional PvP não permitem qualquer PvP não-consensual e Hardcore PvP permite tudo sem limitação. Somente Open PvP tenta oferecer uma certa liberdade enquanto possui algumas limitações.

Esse artigo pretende apresentar as nossas últimas deliberações e ações planejadas sobre áreas problemáticas no PvP. Uma vez que problemas surgem principalmente quando o PvP acontece sem o consentimento e onde a regulamentação é esperada, esse artigo é quase exclusivamente direcionado ao Open PvP.

2. Análise

A comunidade Tibiana é composta por diversos tipos de jogadores, e cada um deles tem suas preferências pessoais sobre a forma como ele ou ela quer jogar. Alguns gostam de sair com amigos, outros preferem caçar e desenvolver seu personagem, alguns querem lutar o tempo todo, outros não. É mais correto dizer que qualquer jogador de Tibia tem pelo menos uma daquelas motivações. A maioria tem várias preferências, como por exemplo, PvP de vez em quando e roleplaying em outras.

Afim de avaliar os problemas e possíveis soluções relativas a PvP em Tibia, o que nós fizemos foi descobrir como a maioria dos jogadores gostam de jogar quando trata-se especificamente de PvP. Nós usamos várias fontes diferentes para isso, incluindo todo o feedback através dos fóruns, emails, enquetes e discussões. De todo esse feedback, nós formulamos uma descrição de motivações para PvP que provavelmente aplicam-se a maioria dos jogadores.

2.1 Motivação para PvP

Nós juntamos vários gostos pessoais em PvP em algumas definições possíveis. Como resultado, nós nomeamos três diferentes tipos de motivação para PvP. Claro, muitos jogadores não pertencem a apenas uma dessas categoria. No entanto, os três tipos parecem ser bastante representativos para a maioria:

  • “Domínio através do PvP”
    O interesse principal de jogadores que buscam domínio é ganhar poder e usá-lo. Em Tibia, esse tipo de jogador usa PvP como meio de chegar ao poder e domínio, mas eles realmente não têm um interesse especial em PvP. Eles querem lutar em guerras para “governar” o seu servidor e para eles, geralmente todos os meios para conseguir isso estão OK. Portanto, esses jogadores usam a mecânica do jogo a seu favor, mesmo que ela não foi projetada dessa maneira. Esse grupo também abriga a maioria dos “griefers” (jogadores que só querem causar sofrimento, tristeza a outros). Isso é responsável pela maioria dos casos onde outros jogadores são hunted (caçados) até sairem do servidor, também conhecido como “power abuse”. Naturalmente, para ter abuso de poder, é necessário tê-lo primeiro. No entanto, já que o poder é grande quando apenas poucos o tem, esse grupo é obrigado a ser uma minoria. Assim quando há muitos jogadores com poder em um servidor, eles são forçados a lutar contra uns aos outros para reduzir o número de pessoas com poder. Uma vez que esse tipo de jogador precisa do grupo maior para que ele possa dominá-lo, eles tendem a escolher mundos Open PvP como casa.
  • “Desafio no PvP”
    Jogadores que procuram um desafio em PvP realmente estão procurando por inimigos ao invés de vítimas. Eles gostam de exercer uma concorrência direta com outros jogadores. Eles se esforçam para melhorar e aprender com suas experiências, olhando para lutas onde eles estão convencidos que podem ganhar. Para eles, atacar alguém que é claramente mais fraco não é divertido porque não é um desafio. Muitos jogadores desse tipo vivem em Hardcore PvP, mas também em Open PvP porque sua expectativa de obter algum tipo de luta justa é alta, por isso eles esperam por um sistema que atenda melhor suas escolhas.
  • “Justiça através do PvP”
    A maioria dos jogadores que buscam justiça não querem engajar no PvP. No entanto, seu desejo de ver a justiça é muito forte. Eles usam o PvP exclusivamente de forma defensiva, para defender eles mesmos ou alguém que mereça ajuda. Esses jogadores são a base de cada comunidade PvP porque eles são aqueles que definem a opinião geral sobre o que é certo e errado através de seu senso de justiça. Sem esses jogadores, haveria anarquia em todos os mundos. Mesmo sem interesse direto em matar outros jogadores, eles não podem viver em Optional PvP porque eles querem PvP quando é necessário.

Isso mostra mostra que mesmo com três diferentes tipos de mundo, eles não satisfazem todos os diferentes estilos de jogo quando trata-se de PvP. Os três grupos mencionados poderiam separar-se através dos três tipos de mundo, mas todos eles tem razão em jogar num Open PvP. Já que queremos trabalhar nos problemas desse tipo de mundo, o próximo passo foi descobrir quais as relações entre cada grupo. Isso é importante saber se queremos melhorar a situação, pois isso conta para todos os nossos jogadores e devemos ajustar as coisas para que tudo se encaixe.

2.2 Distribuição da motivação para PvP

Nesse mesmo contexto, fizemos uma enquete sobre a sua motivação para PvP. Nessa enquete, 2718 jogadores votaram. Eles poderiam marcar mais de uma resposta, com uma exceção: Os 354 jogadores que votaram “nenhuma, sou contra combates player vs. player” não poderiam votar em outra coisa. Isso significa que somente 2364 jogadores têm interesse em PvP.

Mesmo as respostas não podendo ser diretamente atribuídas aos três tipos de motivação, a distribuição de votos ainda dá uma boa impressão sobre qual motivação é a mais comum. As 8 respostas mais votadas receberam mais de 30% dos votos. Dentro dessas 8, há 6 respostas que têm tudo em comum com a motivação principal e por trás delas, parece carregar alguma forma de punição. As 6 respostas (vingar um amigo; vingar eu mesmo; defesa própria; justiça; punir um cheater; ensinar a alguém uma lição) parecem ser a escolha de jogadores que procuram justiça através do PvP.

As duas respostas restantes (diversão; guerra) não podem ser determinadas claramente. Por exemplo, não podemos dizer porque jogadores escolhem guerra como uma resposta. Alguns lutam por justiça, outros como desafio, ou para dominar um servidor. Jogadores que votaram diversão provavelmente não buscam justiça, mas ambos podem encontrar diversão lutando por domínio ou por desafio.

Mesmo se números específicos não podem ser deduzidos apenas daquela enquete, ela ainda mostra com clareza que a maior motivação para PvP é justiça. Desafio e Domínio são claramente menos comuns, mesmo sendo ainda muito significativos. Tendo isso em mente, devemos agora definir nossos objetivos sobre PvP em Tibia.

3. Objetivos

O principal problema quando decidimos sobre como as coisas devem ser é escolher se devemos tentar separar esses três grupos no Open PVP ou se nós veremos o futuro desse tipo de mundo como ainda sendo o lar de todos os três grupos.

3.1 Preservar as características de Tibia

Durante os últimos meses, um comentário predominante que veio em várias discussões de nossa comunidade era que, não importa o que façamos no futuro com os tipos de servidores, o que precisamos fazer primeiro é trabalhar nos problemas atuais nos mundos Open PvP. Em palavras Tibianas, geralmente é falado: “Vocês devem consertar o PvP primeiro!” Portanto, nossa principal meta nas últimas semanas foi trabalhar em melhorias nos mundos Open PvP, tentando manter Tibia do jeito que é. Isso é também a razão do porquê de nós decidirmos primeiro criar um ambiente compartilhado no Open PvP para todos os três tipos de jogadores em vez de forçar eles a se separarem.

O resultado é que nós geralmente não queremos mudar qualquer coisa sobre o fato de que você possa atacar qualquer um por perto em qualquer lugar e a qualquer hora. Nós queremos preservar a liberdade do PvP pois a emoção de um ataque podendo acontecer a qualquer hora é algo que todos os três grupos gostam. Isso significa que nós não queremos adicionar restrições ao PvP em si, mas, em vez disso, nós queremos trabalhar no dano que ele causa as vítimas em cada situação. Além disso, nós queremos oferecer mais opções em PvP, assim nenhuma situação é totalmente fútil. Nós queremos ter certeza de que mesmo se alguém está claramente em desvantagem numérica e encurralado, esse alguém tenha uma escolha adicional as duas atuais “Eu posso morrer devagar ou rapidamente”, mesmo se naquela situação as chances de sobrevivência sejam mínimas. Isso também significa que nós não queremos tornar o trapping impossível. Ele é uma importante tática de PvP em Tibia e é necessária em várias batalhas. Finalmente, nós não queremos remover a penalidade de morte. Tibia é um jogo duro e tem que ficar assim.

3.2 Tornar o PvP mais justo

Os maiores problemas que identificamos surgem dos jogadores que usam certas funções para sua vantagem no PvP, quando na verdade ela não foi designada para ser usada nessa forma.  O exemplo mais proeminente é o que os jogadores chamam de “PZ on Demand” (“PZ quando Necessário”). Isso se refere ao efeito de que se o seu personagem descer uma escada para dentro de um stack de muitos jogadores, ele se torna completamente invisível e consequentemente não atacável. Isso atualmente é abusado para esconder jogadores com uma skull até ela sair. Existem várias outras situações de abuso dessa forma. Consequentemente, nossa primeira meta é reduzir as formas de que tais funções possam ser abusadas no PvP. Os detalhes serão explicados mais tarde.

Adicionalmente, um importante feedback dos nossos jogadores nos últimos anos era que a pesar da penalidade de morte ser muito importante e uma boa função, jogadores avaliam suas mortes dependendo da razão para morrer. A maioria dos jogadores disse que se eles morrerem por um monstro ou em combate PvP que foi bem balanceado, eles não tem problema com a penalidade. No entando, quando alguém morre numa situação onde ele é um contra dez, não parece justo ele ganhar a mesma penalidade de morte como se ele tivesse morrido numa luta um-a-um por que ele realmente não tinha uma chance. Portanto, enquanto preservamos a penalidade de morte característica de Tibia, nós queremos torná-lo melhor em relação a justiça da situação que causou a morte.

3.3 Tornar o sistema de guerra mais atraente

A segunda grande meta é tornar o sistema de guerra mais atraente. Nós introduzimos esse sistema em outono de 2009. Desde lá, ele foi usado ocasionalmente, mas não tanto como esperávamos. Existem várias razões para isso. Uma delas é que com os problemas atuais citados acima, frequentemente é melhor lutar fora do sistema do que nele.  O segundo problema é que o próprio sistema não oferece incentivos o bastante para fazer pessoas que estejam interessadas em guerra usá-lo. O sistema é atualmente designado para guerra que apenas cobrem o aspecto do PvP. A realidade das guerras em Tibia, no entanto, vai além disso.

O que nós queremos alcançar portanto é, de um lado, designar o sistema de guerra mais próximo de como guerras realmente funcionam. Isso significa que ele deve ser adaptado para os tipos de mundos de alguma forma. No outro lado, nós queremos criar mais incentivos que possam ajudar ambas as partes a aceitar uma guerra onde hoje um dos lados certamente não aceitaria a lutar.  Tais mudanças, no entanto, dependem das medidas que serão tomadas em relação a justiça do PvP em geral. Portanto, nós decidimos primeiramente trabalhar no sistema PvP e os problemas dele e e num próximo estágio planejar melhorias para o sistema de guerra.

4. Medidas

Vamos apresentar agora as medidas que estamos trabalhando no momento. Devido ao fato de que PvP é um tema muito delicado, nós decidimos que nenhuma dessas medidas são definitivas até o término de um teste público. Portanto, lembre-se que nenhuma das coisas que serão descritas abaixo são finais. Se elas não funcionarem ou pelo menos não como planejado, vamos mudá-las ou descartá-las e procurar por outra solução.

A primeira coisa que fizemos foi olhar por pessoas da comunidade para nos ajudar a encontrar boas soluções para tantos problemas. Somos da opinião que com um tema como PvP, corremos o risco de ir na direção errada se não envolvermos a comunidade no processo de design desde o início.

4.1 Discussão com o grupo

A melhor maneira de gerir isso era encontrar um grupo selecionado de pessoas capazes de discutir de forma construtiva. Esse grupo deveria ter um tamanho razoável e representar o maior número de tipo de jogadores possível. O processo de seleção foi feito pelos CMs através de um tópico aberto de feedback sobre o sistema de guerra e PvP em Tibia. Nesse tópico, nós procuramos por representantes de diferentes opiniões possíveis e escolhemos aqueles que melhor apresentaram sua opinião. O resultado foi um grupo de 46 pessoas que foram invitadas para um fórum de discussão privado.

Foi pedido a esse grupo primeiramente identificar os problemas exatos em que deveríamos trabalhar. Numa segunda fase, eles discutiram sobre possíveis soluções para esses problemas, assim como melhorias para tornar o sistema de guerra mais atrativo. Na etapa final, o grupo trabalhou para chegar a um consenso sobre os problemas mais urgentes e em um conceito que seria então apresentado internamente. Claro que, já que esse grupo representava todos os tipos de jogadores, não foi possível chegar a um acordo absoluto. Isso, no entanto, era esperado uma vez que tudo que fazemos não vai agradar a todos. Todavia, a impressão foi de que o conceito tinha o apoio da maioria dos grupos.

O conceito que resultou dos debates foi dividido em duas partes. A primeira parte tratou de melhorias no PvP. A segunda parte apresentou várias propostas para o sistema de guerra. Como mencionado acima, nós decidimos que não iríamos trabalhar em ambas as partes ao mesmo tempo, mas tentar primeiro trabalhar no sistema geral de pvP e então partir para o sistema de guerra. Portanto, apenas a primeira parte foi apresentada até agora. Uma vez que o conceito foi aprovado para implementação e testes, nós imediatamente começamos a desenvolver nosso protótipo PvP.

4.2 Criação do protótipo

Nesse parágrafo, vamos esquematizar as funções que foram implementadas em nosso protótipo. Essas características são:

  • Mortes auxiliadas”
    Além de mortes justificadas, injustificadas e relacionadas a guerras, vamos introduzir um quarto tipo, chamado “assisted”. Esse tipo de morte será contada se alguém trapou mas não atacou alguém que então morreu, ou se essa pessoa paralisou mas não matou a vítima. Mortes auxiliadas serão exibidas no site, mas não terão qualquer efeito no sistema de skull.
  • “Regras para lutas justas”
    Esse recurso visa reduzir a penalidade de morte somente para mortes através de PvP onde a batalha foi injusta. Simplificando, o sistema vai contar o level de todos os atacantes e pesá-los contra o level da vítima e todos que o ajudaram. Os atacantes também irão incluir aqueles que contribuiram como “assisted kill”, como descrito acima. Se isso está fora de equilíbrio, a penalidade de morte da vítima será reduzida proporcionalmente. Estamos ainda pensando em como vamos exatamente calcular essa redução. Essa será uma importante área de feedback durante um teste público. Fique tranquilo, vamos projetar isso de forma que não seja abusável e que ainda assim, a morte signifique algo. O que queremos alcançar com isso é que a perda de skills e level não assuste as pessoas. Declarando alguém hunted para sempre será muito mais difícil com esse recurso, porque você ou mata ele em uma batalha justa, ou você deverá matá-lo várias vezes com frequência para fazê-lo perder o mesmo. Vamos limitar o efeito de redução a um máximo de 20%.
  • “PvP-Blessing”
    Esse recurso vai de mãos dadas com as “Regras para lutas justas”, mas visa a perda imediata de dinheiro através de blessings ao invés da penalidade de morte. Essa bênção adicional também só será aplicada em mortes por PvP, exceto se a vítima tinha uma red ou black skull. Tudo que isso vai fazer é impedir que as blessings e amulet of loss sejam perdidos. Se você não tem nenhuma bênção e/ou amulet of loss, não será feito nada e você não irá perdê-la. Agora, se você tem pelo menos uma blessing, a penalidade de morte será alterada de acordo com suas blessings, mas você continuará com elas e somente perderá as PvP-blessing. Essa bênção pode ser comprada em qualquer NPC em um templo, e custa o mesmo que uma blessing normal custa para você, então isso pode reduzir seus custos em blessings para mortes em PvP em até 20%.
  • “Delay no Stairhopping em PvP”
    Essa função é suposta para eliminar o abuso de alguém que está correndo de um outro jogador poder infinitamente subir e descer alguma escada, o que resulta no perseguidor nunca sendo capaz de atacá-lo por causa do starhopping delay. Desde quando o delay foi introduzido para proteger monstros de serem mortos sem ter chance de atacar, nós manteremos esse efeito, mas iremos habilitar jogadores a selecionar e atacar outros jogadores instantaneamente. Nós iremos, no entanto, limitar os ataques nos primeiros 2 segundos para todos os ataques que não causam dano em área. Isso deverá evitar as pessoas de abusar fazendo um knight blocker descer e jogarem uma runa de área nele para acertar os monstros em volta com ela.

  • “Correção sobre PZ On Demand”
    Essa função eliminará o abuso que já foi descrito na seção 3.2. Nós iremos simplesmente fazer com que nenhum jogador nunca se torne invisível, não importa quantas outras criaturas ou jogadores fiquem no mesmo quadrado antes de ele ir lá. Uma vez que todos ficarão visíveis todo o tempo, nós podemos também seguramente remover as restrições de ataque que existem atualmente  nos mundos Open e Hardcore PvP para pessoas dentro de um stack. Isso foi abusado em certas maneiras onde a vítima era lurada para dentro de um stack e impedida de se mover para fora novamente.
  • “Revenge Skull”
    A votação confirmou nossa impressão de que a regra atual que permite vingar suas mortes através de uma white ou yellow skull que apenas dura 15 minutos com o seu inimigo não é realmente útil. Pessoas precisam de tempo para se preparar para vingar-se do seu matador, e isso demora mais do que 15 minutos. Portanto, nós queremos tentar uma revenge skull (caveira de vingança). Se alguém matou você injustamente, ele ganhará uma skull que é apenas visível para você e dura 7 dias. Dessa forma, você consegue a habilidade de ter uma vingança justificada nos próximos 7 dias para esse unjustified kill. Nós contaremos as mortes, então se esse jogador matou você injustamente 2 vezes, você poderá matá-lo de volta duas vezes, e então a caveira dele desaparecerá. Adicionalmente, você ainda ganhará um PZ block e uma yellow skull para ele quando você decide tentar sua vingaça, então ele ainda terá a chance de defender-se ou escapar.
  • “Trocando de posição se trapado”
    Trapping é atualmente uma das formas mais poderosas para matar um jogador em Tibia. Como dito anteriormente, nós não queremos remover isso, mas queremos criar alguma opção para que a vítima de uma trap tenha a chance de escapar. Nós identificaremos situações onde alguém recebe dano PvP e não pode mover-se por traps. Quando alguem é detectado como trapado em combate PvP, esse jogador ganhará a habilidade de trocar a posição com seus trappers em certas circunstâncias. Nós esperamos que isso traga mais movimentação nas atuais estáticas situações de traps PvP. Isso deverá tornar as traps mais desafiadoras tanto para a vítima quanto para os agressores enquanto ainda mantém o  trapping como uma das maiores táticas de combate PvP.

Essas são as funções que nós projetamos em teoria, e que deverão agora ser testadas minuciosamente.

4.3 Testando

Esse mês é quando os testes irão começar. A implementação do protótipo está quase terminada, então nós vamos começar testando-a aqui na CipSoft com algumas pessoas nos próximos dias. Nosso protótipo interno é dedicado a verificar a função geral das novas melhorias e a remover bugs. Uma vez que nós tivermos terminado, nós abriremos um test server.

A primeira fase será privada. Apenas o grupo focado no assunto e alguns ajudantes serão convidados. Nós queremos esse tempo inicial por que desejamos esses jogadores para planejar e simular cenários realistas e ainda ter o tempo de avaliar essas funções enquanto eles o fazem. Esse teste é designado para nos mostrar o potencial de abuso e também para fornecer-nos o primeiro feedback no balanceamento dessas funções. Quando ele já estiver online por alguns dias, nós o abriremos para o público.

O test server público será acessível a todos os premium accounts. Nós entretanto não iremos adicionar testserver assistants porque nós precisamos saber como os jogadores podem lidar com essas mudanças no PvP com os suprimentos e reservas de dinheiro atuais. Durante esse tempo, nós queremos todos para encarar todos os tipos de cenários e fazer isso durante vários dias. Em certos intervalos, nós checaremos como o balanço especialmente das “Regras para lutas justas” e “PvP-Blessing” funcionarão.

Nós esperamos que esse teste intenso nos ajude a ajustar as funções e também que seja aprovado pela maioria dos nossos jogadores. Se ele mostrar que existe muitas novas possibilidades de abuso ou que o efeito desejado não é alcançado, nós podemos também decidir retirar as funções. Portanto, nós desejamos enviar sua ajuda para os testes e para feedbacks contrutivos dessas medidas.

5. Planos futuros

Como já foi dito, não é certeza que essas mudanças chegarão ao jogo. Isso depende do resultado dos testes. Se pelo menos uma dessas funções se mostrar promissora, nós iremos lançá-la o mais breve possível depois dos ajustes finais do teste.

Contudo, mesmo se essas funções forem para o jogo, nós sabemos que ainda não estamos prontos. De um lado, nós ainda temos uma lista de propostas muito interessantes para o sistema de guerra. De outro, existem ainda muitos tópicos com relação ao balanço atual das vocações o qual obviamente tem um grande impacto no curso do PvP.

Os passos a seguir são portanto para adicionar melhorias no sistema de guerra e também no balanceamento das vocações novamente. Nós começaremos a trabalhar em ambos os tópicos diretamente após essa primeira fase terminar.

Então, preparam-se para testar!
Seus Gerentes de Produto e Equipe Portal Tibia

  • Alecsandra

    Otimo Artigo 🙂

  • Guilherme Willian

    Ah, finalmente! Adorei esta noticia, as ideias que tiveram no fórum de discussão foram muito boas … Espero que aprovem as mudanças e implantem no jogo. O sistema de trocar de posição com trappers vai ajudar muito pra escapar de traps mal planejadas. Gostei também da “Revenge Skull” e da diminuição de prejuizo para mortes injustificadas. Vai ser muito bom pra mim que sempre estou sendo atacado e/ou morto, quase uma vez por semana..

  • estão querendo acabar com o pvp neh?

  • isso é uma otima ideia, mas para ter war como antigamente axo q vcs teriam q ageitar os tipos de frags, qdo as guild n aceita isso, fica naquela de quem ataca 1° , e c todos os membros decidirem começar a lutar pegao 3 frags e ja é red assim virao alvos faceis e n poder + matar ngm para n pega black!

    Espero q vcs consigao ageitar o pvp
    abraço

  • Fawkinn

    Da pra resumir? =o

  • Tiago

    Tao Querendo acaba com o PvP
    Deixa Assim q ta bom
    Se eles fize isso eu paro

  • jao manja rola

    interressante tal notícia…

  • alisson

    um lixo, ja acabaram com o rpg do jogo, agora querem acabar com o pvp, HAUIWEHIUAEWH
    tem que ri mesmo, pqp. tibia ta tentando fica melhor, e so ta acabando com o proprio jogo, og em dia ot, tem mais players que global, e obviamente ot servers vao ser mais frequentados doq global, porq cada update tibia fica mais lixo, cip down! (y’

  • Alisson Corrêa

    Não tenho nada cotra o pvp de hoje em dia.
    Mais uma vez a Cip querendo acaba com o tibia 😐

    • joao

      uma mudança desnecessaria, se acontecer eu paro mesmo!

  • william

    lol…cip a kda atualização fodendo com o poko q resta de decente no tibia (Y)
    vcs querem q tibia c torne esses jogos convencionais ai? lol
    o diferencial do tibia foi sempre o PVP, i os kras querem estraga isso p.q.p

  • Renato

    Em Tibia, o pvp é usado demais para abusar do poder, acaba sendo irritante ver jogadores morrendo injustamente e tendo penalidades de morte altas por isso, é desanimador. Grandes grupos atacando apenas 1 jogador sem dar chance alguma de defesa a ele. O nome disso é “covardia”.

    Achei que as novas idéias irão trazer mais justiça para as diversas situações onde os jogadores ficam sem opções e ainda acabam pagando um preço alto por isso enquanto os agressores se safam sem grandes problemas.

    Já estive “hunted” em um servidor após uma guerra e é bastante difícil sobreviver a isto, retornei com outro char e tive minha vingança, mas ela só significou algo para mim, meus agressores mal sabiam do que se tratava quando foram punidos… com estas mudanças no jogo nem seria preciso eu esperar tanto tempo e toda a história faria sentido para agressores e agredidos. Aprovo um pvp justo, de igual para igual, grupo vs grupo… isso sim é divertido.

    “Se quer demonstrar poder vença grandes desafios e tenha grandes inimigos. Não basta ser temido, isto não é glória. Você tem que ser respeitado!”

    Aprovo as decisões da Cip.

  • Maurice

    Sobre as bless tudo bem mas sobre muda de lugar no trap isso nao tem fundamento server pvp realmente é cruel ou vc joga e tenta se fortalece ou vai pra non pvp.Cip cada vez fazendo mais coisa pra facilita a vida de quem nao tem a capacidade de joga sem chora.

  • Allyson Silva

    Na teoria promete, vejamos na prática…

    Morrer pra monstro eu até aceito a velha fórmula da perda de 10% de exp e tudo mais. Agora, morrer pra 4, 5 PK’s qnd se tá numa hunt na sua, só por diversão deles, chega a ser frustrante. Se der certo a fórmula (e espero q dê), com ctza os mundos open PVP voltarão a ser mais atrativos q os optional e acho q terei de deixar minha Honera. =P

  • Saudades do Tibia de antigamente, haha cada vez pior. As wars vão ficar lixo e ridiculas, se eu matar alguém o cara vai ter 7 dias pra me matar? Funny.! O artigo tá ótimo bem explicado, porém Tibia ta ficando um lixo com esses updates toscos. Garanto que se isso tudo for realmente implantado ao jogo não ira agradar nem 20% dos jogadores (open pvp). Vamos aguardar pra ver no que vai dá. ;@

  • Serial Killer

    gostei do sistema “Revenge Skull” , isso dara os jogadores a chance de se vingar dos pk q as matou ! enquanto do resto nao faz a minima diferença . Mas o artigo ta OTIMO =D

  • Naftalina

    Com certeza muitas destas opções são pontos para os pks, principalmente a da escada. =/

  • Andrey

    Melhorar .. Talves ..
    Complicar .. Sim

    Vamos ver no q vai da

  • azn~

    tibia cada vez ficando mais patetico!

  • Eduardo

    Adorei essa, assim posso voltar a jogar, ja q parei pq o serivdor de onde eu jogo sairam a maioria q jogava la por power abuse : /

    • cara idai eh massa da power abusa e lv 105 matava lv 30,40 pegava os item e fucava

  • Tibia

    Tibia rumo ao flash… triste

    nem o pvp eles tao poupando, agora que os OT’s vao lota

  • LuH Of Chimera

    Bom eu gostei porque muitos abusam do poder,e tem e muitas vezes que de certa forma proibem certos jogadores nao simpátizantes com eles a não jogar no server ou fazer certas quest como acontece aqui no meu server onde a quest do novo outfit ou quest que ganham itens caros,estão sendo proibidas de se fazer ja que a guild que comandam server nos ameaçam com estas mudanças tirará um pouco do poder do jogador que abusa do seu poder
    para mandar e fazer o que bem entender e dará o poder ao coletivo onde o jogo ficará mais justo.

  • Vai ficar bem interessante, gente eh horrivel vc qerer matar alguem e essa pessoa fica subindo e descendo uma escada! Tem q mudar mesmo =p… Gostei de praticamente tudo ae,vamu ver no que dar.

  • Rafael correa

    Nossa eu achei as muito tosco pq se vc é insultado por um hunted vc trapa ele pra mata dai ele vai “supostamente teletransporta”isso n é dragon boll isso é tibia pvp é assim se a cip fizer isso
    tah tirando o stilo de jogo de todo mundo e só os noobs n gostam disso pq ele querem roubar loots e n morrer e dai os hl pego pz e fika uma semana que lindo isso 😀 cipsoft fudendo com vc
    se eles n gostam do pvp assim q vão para opition pvp ou pra algum ot =D

  • Boob

    Velho, pessoal da Cipsoft, vocês não entendem que o melhor tibia, é aquele lá, de quando nao exixtia hotkey, usavam UH como fonte de renda, pelo amor de deus oque ta acontecendo com o tibia, para que tanto updaiting desnecessários? Bom, WAR tem que existir, mais aquela WAR de tempos atrás velho, era o melhor, quando o server estava em guerra, ninguem podia upar, isso era show velho, eu ensisto em dizer a Cip criou um grande jogo, mais agora esta detonando com ele ;/

  • Nina

    Que conclusão de pesquisa mais tosca “[…]não podem ser determinadas claramente. Por exemplo, não podemos dizer porque jogadores escolhem guerra como uma resposta[…]” Acho q vou mandar um e-mail pra cipsoft informando que existe dois tipos de pesquisa qunti e quali qm sabe eles decidam chegar a uma conclusão mais decente usando o tipo de pesquisa correta ¬¬

  • Pot

    É SIMPLES O SISTEMA DE PVP, a preocupaçao da cipsoft é que se uma pessoa é fraca ela possa morrer por uma mais forte e se dar mau, ow entao morrer para 10 ao mesmo tempo e perder muitas coisas, MAIS SE TIRAREM A HOTKEY AUTOMATICA o player pode corerrer e se os otros forem ruins o player vai se dar bem nessa historia, e otra o cara pode ser mais fraco que se for bom no PVP ele vai matar os otros.

  • Isso ae (Aprovado)!
    Otimo Artigo pra terminar!

  • Royal Jeus

    Se isso realmente acontecer. Eu paro de jogar tibia voces fazendo isso so tem a perder
    xau

  • Royal jeus

    eu acho que tibia esta se tornando um jogo muito chato e todos do munod pvp jogao pagao P.A pra war acho que e uma besteria fazer isso

  • judas

    QUE ISSO? pra que isso? pra melhora? ou pra piora?
    pra que essa palhasada n basta o que vcs destruirao agora. Queren destruir mais a inda.
    PARA COM ISSO vou com vc Royal jeus EU PARO DE JOGAR TIBIA se isso acontecer realmente voces cipsoft so tem a perder muita grana, pq o que vai ser dos mundo pvp?
    n sei se vcs cipsoft sabe mais 99% dos mundo pvp JOGAO POR WAR jogao pra mata pois agora irao faze isso com o pvp essa palhasada de 7 dias PRA QUE ISSo? repito se algum dia acontecer eu paro pois tibia anda muito chato e se botarem essa coisas ai vcs so tem a perder pensen bem antes.

  • O Critico

    pelo amor de deus,,o tibia ja perdeu tanta coisa fmz nao tire o pvp do jogo plx,,nao torne o tibia que foi por muito tempo um jogo lendario em mais um mmorpg..

  • NoisKeVoaBruxão

    Cara alguns pontos eu concordo,+ o da trap eu discordo, como q um jogador trapado vai poder mudar de lugar ? e também no caso de mundos pvp’s ficaria muito ruim pensa só uma guild domina o servidor então um grupo de mages level 50 resolvem bolar uma trap para matar as pessoas da guild que domina, esse grupo não teria a mínima chance de ma-talos pois o jogador trapado conseguiria sair e chamaria sua guild

  • viii

    cara pra que faze isso com o pvp se acontecer isso vo para pois jogo so pra joga na war e unica coisa que esiste de interante no tibia e a war vcs so tem a perder e se acontecer eu me livro desse vicio.

  • tava tudo legal ate chegar nas ultimas linhas falando sobre balanceamente de vocações… da ate medo de pensar D:

  • Salsa

    Por mim nao peecisava mexer em nada. Para quem joga em mundo pvp e nao gosta existe world transfer.

  • Carlos

    Tinha que acabar é com o world transfer. Neguinho vem lá da casa do chapéu com HL e já chega querendo botar banca porque o “amiguinho” chamou? Affe.

  • dragon squall

    eu não aprovo mais tambem aprovo em certa parte para que acabar com war para que acabar com pk mais eu acho que quem quer proteção pesa para a crip criar um tipo de sistema de proteção eu ja morri muito e n matei muito porque odeio war mais porque acabar com elas se for melhorar o tibia bota um protequeti hunter para quem quer caçar sem morrer para pk compra um tipo de bless que dura tantas horas e quanto acaba vc pode morrer bota um sinal para quem ta para quem n ta com ela se vcs acabarem com a war bom para mim que sou noob n tenho um lvl 200 para me protejer mais acabar com pvp tibia vai ficar um lixo como os payler vai tirar suas diferensas ésesdias matei um lvl 9 e vinherão em 4 me ataka cada sd eu tinha que dar duas hp mais eu provoquei e o trap faz isso dai nos vamos trapar como vcs tem que pensar antes de ajir

    obs: para os noob se n querem morrer muder de servidor porque existem sevidores que n tem pvp ok

    muito obrigado por ler meu comentario desculpe se ofendi algem ok flw

  • Sergio

    Tipo sempre achei uma idiotice um cara lv 250 vamo se por
    dai chega 30 nego e mata ele e ele perder uma tremenda exp
    sendo assim uma grande covardia ai se fosse 2 caras ou apenas
    1 dai sim teria que ser uma tremenda exp,quanto a os noobs
    que sobem e descem escada pra sobreviver eu não sei oque fazer
    a não ser fazer escada iguais na vida real que vc não sobe tudo de
    uma vez e puft no andar de cima e sim uma pequena demora igual nos sqm!

    porque se alguem teda um soco e sobe numa escada na vida real vc
    sobe atraz dele e da um murro nele tambem entenderao ?

    • Elite Ruff Squad

      Concordo com vc lessk!
      UAHSUAS’

  • Elite Ruff Squad

    eu acho que pra melhorar o pvp teria apenas que diminuir a porcetagem de perda de acordo com a quantidade de enimigos te atacando tipo 20 caras te atacando voce sendo um level 270 sei que muitos aqui são apenas 30~120 mais mesmo assim
    vejam se voces me entendem

    quanto mais soldados na vitima menos exp ele perde.

    quanto menos soldados mais exp ele perde.

    e quanto a detalhe da escada deveriam implantar um novo sistema porque esse é pré-historico
    tem que implantar um igual a vida real que voce não sobe a escada apenas indo nela e sim subindo degrau por degrau,como se uma pessoa tedesse um murro e corre-se para escada
    e ai voce sobe junto e acerta ele seria mais ou menos assim.

  • joao

    cara só quem luta por um server sabe como é, quem concorda com essas mudanças é quem nao tem porder e tem medo de te-lo.
    o pvp do jeito que ta é o que te leva a upar, ficar forte e brigar pelo seu lugar ao sol.

  • André

    nada a ver o trapado trocar de lugar com o trapper, mto tosco isso !!
    eu concordo e discordo com muita coisa, vcs deviam ver isso melhor

  • fulerox

    é verdade eu concordo, mas em partes, o fato de sair na trap é algo sem logica, mas você morrer por x pessoas e perder menos exp eu concordo porque nao é facil você ta num cave dae chega um noobzin e te manda sair te chinga deita e rola em tu pq tem um rl lv 300 e cacete pra proteger ele, e se tu mata ele vem mil pessoas pra cima de ti, esse lance de perder menos exp quando morre pra tanta gente, eu gostei da ideia..

  • Voretxy

    E pensar que paguei p.a nisso =/ Não valeu apena. Tão acabando com tibia *-*

  • fernanda

    eu acho q no opitional pvp poderia ter uma especie de desafio ex: se um jogador me faz algo que me deixa irritada,ou zomba,ou atrapalha minha hunt eu poder desafiar ele para uma disputa com uma ‘parte’ especial podendo ele aceitar ou não sendo maior o uso do pvp no opitional pvp não sendo somente usado por guilds…

  • o pvp do tibia é muito bom , não precisa mudar nada :]

  • cnopbl

    Sempre esses updates nao visam players que como eu so joga tibia por causa do pvp..
    é uma opção minha, se nao querem que pessoas como eu jogue essa merda tira logo o pvp e faz um jogo igual pac man so que com nerds ficando a madrugada td caçando feliz sem preocupaçao de morrer
    ja fudero a SD, UH, Paralyze (1400 d mana pra fazer 1400 pra usar e so druid é uma piada), ate 20 player pegar injust por matar um etc e etc. e agora essas ai,

    mudar de posiçao se trapado? nem preciso comentar isso!

  • sprlz

    precisa muda nada não dexa do jeito que tah..

  • bulldog

    bom, eu gostei da matéria… soq das mudanças nem todas.
    gostei da parte d reduzir punição em traps, pq chega a ser covardia 10 contra 1, e o kra msmo sabendo q vai morrer, tenta se defender. gostei tb do stairhopping delay, esses nego da uma raiva do krl –‘ num gostei da revenge skull, o kra tem 7 dias pra se vinga??? praq isso pow? affffff

  • Bruno

    De modo geral gostei muito das idéias.
    “Revenge skull” eh realmente uma idéia muito boa.
    Já sobre trocar de lugar em uma trapp, é algo sem lógica, pois trapp’s são feitas para não dar a possibilidade de sair!Além disso com a penalidade de morte sendo balanceada para quando o jogador estiver em desvantajens, já irá melhorar e muito!

    OBS:O mais importante é resolver a questão dos “booter’s”.São muitos e mesmo com as atitudes tomadas ainda tem ponto cego!
    Hail smith!!

  • César

    Gostei!
    Espero que a CIP libere um tempo pra quem quiser mudar de non-pvp pra pvp possa faze-lo, porque com as novas regras valerá a pena o PVP

  • italo

    mano inventaram a hotkey acabo com tibia quantos amigos meus parao de joga por causa da hotkey agora elles keram acaba com pvp ,tambem vo para
    sou mais o tibia 7.1 ali que erra pvp da hora
    e outra o tibia vai acaba com 3 players online

    bye bye tibia foi bom enquanto durou Haill tenebra

  • cairo

    to com você italo tambem parei por causa da hotkey mais gostaria de vouta mais so vouto se elles voutasem a tras coloca se tibia sem hotkey como 7.1.
    varios amigos do tibia (A velha guarda do tibia )pararao depois da hotkey o pvp fico um lixo
    :/

  • Cristina

    Uma coisa q eu gostaria q mudasse mesmo era o fato de vc ta caçando e ter q por a grana no bp isso e phoda atrasa d+++ já era para cair na bp xD todos concordam? ^^ . Por isso muita gente usa Bot =s

  • dalton

    Estão querendo acabar com o pvp²
    axo que a pena pra pvp devia redusir e não aumentar
    pra quem axa isso um absurdo tem os munos no pvp
    e tbm tranferencia de servidores.

  • Jota

    de fato o tibia se acando aos poucos.

  • gostei do tópico em algumas coisas

    mas em outras exageraram um bocado…
    Podiam criar mais um Mundo PVP .
    e impedir que transferissem char para este mundo durante 2 anos!!!
    depois liberassem
    hehe ia ser divertido 😀

  • Jean

    Não acredito mais uma péssima notícia…. comecei a jogar no 7.0 … a partir daí o tibia só foi piorando, tenho um kina level 246 e agora digo com mta certeza tibia está cada vez mais desanimador, desde o update que estragou as UH dos kinas agora tenho que usar esse ultimate que regenera, em média, 750HP.
    Agora o pvp, as hotkeys as trap, pq não acaba com o jogo de uma vez.
    O problema é que não podemos matar mais, eles querem q todos joguem felizes para sempre, o negócio é poder, emoção. Esse novo sistema de skull, tudo isso tirou a vontade de jogar de mta gente.

    É a minha opinião, sei que mtos não irão gostar como propio texto disse faço parte da pequena maioria que domina um server. E podem mudar o que quiserem que isso vai continuar.

  • Jean

    Teve alguns erros aí em cima aHauiahiau… é que to nervoso com essa mais nova notícia lixo da CIP.

    “como próprio texto disse faço parte da minorio que domina um server”

  • Mano Brown

    Agora sim q vai ter mais powerabusers…

    Já que os q lutam por justiça n poderam mais deixar o cara hunted direito.

    Esse negocio da trap eu nem comento…

    Zuaram a UH, zuaram a SD,UE, pra colocar essas potions lixo q tem em todo joguinho classico de MMORPG….

    Agora vão zuar a ultima coisa q resta de legal, as traps.

    Nem falo nada, achei isso ridiculo.

  • Mano Brown

    Tibia é um jogo lendario, não deixem-no cair no comum…

    Qm n quer morrer, caçar feliz todos os dias tudo bem,
    VAI PRA NON-PVP
    criaram isso a toa parece???

  • Tibia ta igual ORKUT, piora a cada atualização !
    Pronto Falei!

  • Ricardo

    Apenas tirar o bug do “STACK” está excelente. resto deixa igual!!!!!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!