[Artigo Oficial] Novidades no PvP – Mortes Injustificadas


Há cerca de um ano,  foi liberado um novo conjunto de regras para o PvP após uma extensa fase de testes nos mundos preview. Já naquela época, anunciamos que  as novas regras seriam a base para trabalharmos em melhorias futuras.
Finalmente, chegou a hora de conhecê-las! Está a caminho um esboço da reformulação do PVP, na qual abordaremos o sistema de mortes injustificadas baseado no conjunto de regras implementado ano passado. Nesta reformulação, será abordada a forma de mensurar e avaliar a participação de um personagem em uma situação de morte injustificada.

Para informar-lhes em primeira mão o que esperar do novo sistema que está sendo desenvolvido e fornecer detalhes de como o feedback recolhido sobre o novo conjunto de regras foi incorporado nas mudanças, Craban (Coordenador dos Product Manager do Tibia) e Evonary (Game Designer) se reuniram com os Community Managers e responderam a algumas das perguntas que provavelmente os jogadores fariam sobre o assunto.
 
CM: Para começar, vocês podem nos dar um breve resumo do que esperar do sistema de morte injustificada no próximo preview? O que será alterado e por quê?

Craban: Evonary resumirá o que será feito, por isso apenas citarei as principais mudanças e por que realizá-las.
A principal mudança é a punição para uma morte PvP injustificada. Ela será mais detalhada ao invés de apenas as duas opções: não haver punição ou punição completa para todos os participantes. Basicamente, iremos avaliar a extensão da participação de cada personagem na morte de forma semelhante ao que acontece nas batalhas contra bosses implementada no Summer Update passado. Este novo sistema garantirá que todos que participaram de um ataque, qualquer que seja a participação, sejam punidos. Contudo, a soma geral de penalizações será limitada a um total de 5 mortes injustificadas.
A segunda mudança será a nova forma de ativar os modos PvP. Ao invés de sobrecarregar todo o sistema com as configurações teremos uma configuração padrão muito reduzida e todas as opções específicas serão movidas para o expert mode.

EvonaryEu gostaria de abordar um pouco mais sobre a principal mudança que Craban acabou de mencionar. O sistema atual, conta apenas frags cheios quando o jogador se envolve em mortes PvP, independentemente do impacto que suas atitudes tiveram na morte. Por exemplo, atualmente, o jogador que causou apenas pouco dano a vítima tem a mesma punição de um jogador que deu mais danos e matou a vitima após o dano do primeiro jogador.
Com a revisão do sistema de mortes injustificadas iremos mudar isso e aplicar uma punição individual e justa, compatível com o grau de participação de cada jogador na morte da vítima. O sistema será progressivo e mostrará o quão perto o personagem está da red/black skull por meio do unjust level. Ações diferentes, terão um impacto diferente sobre o unjust level de cada personagem. Qualquer situação que envolva PvP será contabilizada no novo sistema.

Além disso, o novo sistema será semelhante ao 5 unjust system (graduação das mortes pvp injustificadas em 5 níveis conforme participação do jogador*)  queremos ver se este tipo de metodologia contribui para os confrontos PvP e a forma como os jogadores irão utilizá-lo.

* Nota do tradutor.

CM: Quais os objetivos desta reformulação do sistema de mortes injustificadas?

Craban: Resumidamente, pretendemos que se torne mais justo, menos susceptível a abusos e mais fácil de usar. Esperamos que, ao final, seja favorecido o PvP em grupo espontâneo uma vez que os jogadores mais fortes irão refletir sobre o risco de cometer mortes injustificadas antes de se colocar em combate.

EvonaryExatamente! Este sistema leva em conta toda extensão das ações realizadas pelo PK. Ao mesmo tempo, queremos que esta informação esteja prontamente disponível para o jogador. Esperamos que isso incentive, novamente, mais batalhas espontâneas, no impulso, sem premeditação.

CM: E como este sistema se articulará com o conjunto de regras PvP em vigor desde junho de 2013?

EvonaryQuando lançamos o novo conjunto de regras PvP em 2013, queríamos tornar o PVP mais transparente e proporcionar aos jogadores a possibilidade de escolha do tipo de combate mais adequado para reagir adequadamente cada situação específica de PvP. Fomos capazes de aproveitar este conjunto de regras e nos basear nele para desenvolver mais ainda o sistema no sentido de torná-lo mais justo e mais fácil de entender. Um exemplo de transparência será o novo display, ele permitirá que o jogador acompanhe a progressão do status para pegar red/black skull e também acompanhar o período de tempo de duração da skull. 

Craban: Bem, a reformulação do sistema de mortes injustificadas e outras medidas não seriam possíveis sem a base proporcionada pela regra do PvP definida ano passado. Como mencionado anteriormente, esta nova atualização dependerá da mensuração e avaliação da participação de cada um dos envolvidos. Sem a existência do conjunto de regras, nosso sistema simplesmente não seria capaz de mensurar qualquer participação, exceto as que causassem dano. Então, ele foi realmente essencial para que pudéssemos desenvolver a reformulação.

CM: Vocês levaram em consideração os feedbacks recebidos desde o lançamento das novas regras PvP? Um dos pontos mais criticados foi que o novo sistema PvP é muito complexo e complicado ao invés de facilitar a compreensão e ser auto-explicativo. Este seria uma dos motivos da reformulação, ou seja, incentivar o PvP dinâmico e emocionante ao invés de impedi-lo.

Craban: Sim, boa parte dos projetos de design estão voltados para as questões levantadas neste feedback. O novo sistema virá com uma predefinição em que os jogadores utilizarão apenas um simples switch. As 4 + 2 opções ainda estarão lá, nós não iremos removê-las pois cada uma representa a forma de funcionamento do sistema PvP no Tibia. Pensamos muito sobre isso e concluímos que estas opções poderiam ser movidas para um expert mode, apenas aqueles que realmente estão em PvP precisarão usar.

EvonaryExato. Trabalhamos nesta questão e apresentamos uma nova solução que manterá a possibilidade de reagir a uma situação PvP da forma exata que o jogador deseje mas, ao mesmo tempo que seja simples. Haverá um easy mode com as duas combinações mais necessárias as situações de PvP e apenas um expert mode, onde o jogador encontrará todas as opções PvP existentes hoje.

Craban: O easy mode será basicamente o modo white hand e a única opção de ajuste disponível será manter o secure mode ativo ou não. Desta forma todos podem defender automaticamente a si mesmos ou membros do grupo. Se o jogador quiser atacar alguém tudo o que precisa fazer é desativar o secure mode e atacar.

Os outros modos são realmente para PvPlayers que desejam realizar ataques furtivos em grupos ou caçar jogadores com skulls em grande escala. Esperamos que este tipo de jogadores, por serem tão ativos no PvP utilizando estas práticas, estejam prontos para aprender e lidar com essas quatro configurações.

EvonaryEm resumo, o easy mode será a melhor opção para os jogadores que desejam apenas um pouco de ação PvP rápida e ocasional, sem precisar saber cada combinação das configurações de combate. Já, no expert mode o jogador pode continuar a usar os modos de combate e combiná-los da forma que preferir como já é feito hoje. 

CM: Em relação as novas regras PvP, os jogadores também manifestaram sua preocupação e insatisfação a respeito da impossibilidades de formas e meios adequados para desafiar o domínio de guildas dominantes ou mesmo de ter uma chance contra elas. Vocês consideraram esta crítica? Este questionamento influenciou de alguma forma a reformulação do sistema de morte injustificada com o objetivo de resolver o problema?

Craban: Bem, esta questão ainda é muito difícil de ser avaliada.Todas as restrições definidas na nova regra PvP se aplicam a todos, por isso tanto os jogadores que querem desafiar a guilda dominante recebem skulls por bloquear ou trapar quanto os jogadores da guilda dominante. Normalmente, guildas dominantes tem este status, pois tem entre seus membros uma grande quantidade de jogadores em níveis intermediários e altos. Estatisticamente, Isso significa que, uma equipe menor que os desafiar, receberá entorno de 20 punições pelo sistema de morte injustificada do que se desafiados por uma equipe maior. Ou seja, assim que começarem as batalhas começam as sanções, limitadas a 20 personagens mortos, as equipes com mais membros tem menor risco do que as equipes com quantidade inferior a 20 membros.

EvonaryÉ por este motivo que queremos dar aos jogadores a possibilidade de se reunirem em equipes de tamanho equivalentes a fim de derrubarem adversários mais fortes sem serem punidos de forma rigorosa. Assim, com o novo sistema de morte injustificada, grandes grupos de jogadores não serão punidos de forma tão severa como são agora por matar uma vítima. Contudo, como afirmou Craban, as regras valem para os dois lados, as grandes guildas dominantes também receberão menos punições se recrutarem um grande número de jogadores para caçar alguém. No entanto, gostaríamos de ver se o 5 unjust system ajudará mais nesta questão do que o de 20.

CM: Em junho de 2013, já foi anunciado que o novo conjunto de regras foi apenas um primeiro passo e que era necessário como uma base para trabalhar em outras melhorias no PvP, como redesenhar o sistema de morte injustificada. Por que demorou até agora para seguir com este plano?

EvonaryEm junho de 2013, eu tinha acabado de entrar na empresa, por isso, antes de tudo eu precisava aprender muito sobre o PvP do Tibia em geral. Algumas semanas depois, quando os pesados ataques DDoS ​​atingiram o Tibia, muitos projetos (e o PvP estava entre eles) tiveram que ser colocados em espera para nos concentrarmos em fazer os servidores jogáveis novamente.

Craban: Sim, os ataques DDoS e suas consequências no verão de 2013 (inverno no Brasil) foram realmente lamentáveis tanto para a comunidade quanto para nós. Após o lançamento do novo sistema de PvP e a atualização de verão, já tínhamos começado a trabalhar no sistema de morte injustificada quando os ataques DDoS nos atingiu. Isso manteve as pessoas-chave na equipe ocupadas por quase o resto do ano. Além disso, tivemos uma série de mudanças na equipe desde o último verão e novas pessoas precisaram de um tempo para ficarem prontas e eficientes. Duas das novas pessoas-chave foram apresentadas recentemente para a comunidade, Evonary sendo uma delas, mas há alguns novos desenvolvedores também. Agora, em 2014, com alguns meses, estamos ganhando força novamente, o que finalmente nos permite pegar temas como o PvP novamente.

CM: Vamos voltar para o próximo preview: O que vocês esperam dessa fase preview?

Craban: Muitos feedbacks sobre a usabilidade do sistema de PvP e, claro, sobre os efeitos da nova medida de mortes injustificadas. Vai demorar um pouco antes de podermos ver o efeito real porque é relevante para quando você pega uma caveira vermelha, então demorará pelo menos um mês antes de uma mudança no comportamento PvP global devido ao novo sistema poder mostrar uma tendência confiável para longo prazo. Então nós esperamos que nas primeiras semanas, o feedback se concentrará na interface e opções enquanto posteriormente haverá mais feedback e sintonização do verdadeiro impacto que as ações PvP tem no nível de injustificadas.

EvonaryEu não espero um determinado resultado desse preview. Eu gostaria de ver como a comunidade reage a este novo sistema de mortes injustificadas e como ele é visto. Estou curiosa para ouvir quais aspectos eles vão gostar ou não e por qual razão.

CM: Como os jogadores podem dar feedbacks durante o preview? E que tipo de feedbacks vocês esperam?

Craban: Teremos tópicos de feedbacks novamente como no ano passado. Todo feedback é bem-vindo, incluindo discussões sobre valores e limites. Nós, obviamente, esperamos feedbacks construtivos nas áreas mencionadas, mas estamos abertos para todos os outros comentários também.

EvonarySim, feedbacks construtivos é a melhor maneira de nos ajudar a detectar e corrigir eventuais falhas com este novo sistema. Queremos oferecer um sistema de PvP melhorado e vamos precisar de sua opinião, a fim de viver de acordo com essa tarefa. Então, dê-lhe uma chance e teste-o. Compare o novo sistema com o sistema de PvP que temos atualmente e tente anotar exatamente porque você gosta e não gosta de certos aspectos sobre o assunto.

battleready_pvp.png

CM: Uma pequena pergunta: Muitos jogadores pediram para a CipSoft, por anos, para voltar ao antigo sistema “2 unjusts”. Por que esse pedido ou a proposta para testá-lo foi rejeitada?

Craban: Entendemos por que este pedido está lá. Na verdade, esse novo sistema deve trazer essa parte de “2 unjusts” de volta, que é a razão para este pedido. Nós não voltamos a esse sistema, pois apesar de sabermos o que era bom nele, ele também tinha algumas falhas importantes que não estavam prontas para voltar. Em vez disso, com este novo sistema, nosso objetivo é oferecer algo que lhe dá o que estava lá naquela época, mas ainda elimina as principais falhas que tivemos.
O bom foi que as pessoas podiam simplesmente sair e lutar sem ter que pensar muito sobre quantas mortes injustificadas iriam arriscar. Os 2 unjusts de alguma forma distribuída entre a equipe ao longo de várias mortes, realmente não limitava-os. A falha era que aqueles que não obtinham um dos 2 unjusts não tinha nenhuma sanção.
Atualmente, um inimigo morto pode custar aos atacantes até 20 mortes injustificadas. Isto significa que matar um level alto terá uma punição muito maior do que um level baixo, porque você precisa de muitos atacantes para fazer isso. No novo sistema, o máximo é 5 mortes injustificadas como já referi anteriormente, mesmo se você vier com 100 personagens para matar esse knight level 400. Essas 5 mortes injustificadas, no entanto, serão distribuídas para todos os atacantes, mesmo que seja 100 deles. Dessa forma, um grupo não tem que pensar em contar as mortes injustificadas, mas ainda temos a garantia de que ninguém escapa sem punição. Nós pensamos que este é o melhor dos dois sistemas, o “2 unjusts” e os “20 unjusts”.

CM: Assim o novo sistema de mortes injustificadas é uma tentativa de encontrar um terreno comum entre os jogadores que gostavam do sistema “2 unjusts” e aqueles que não gostavam dele?

Craban: Sim, é entendido como o melhor compromisso entre defensores e opositores do sistema “2 unjusts”. Esperamos que ele una apenas as coisas que cada grupo gosta do sistema que eles suportam, a liberdade dos “2 unjusts” e a segurança de abuso dos “20 unjusts”.

CM: Vocês pretendem continuar com este novo sistema, não importando como ele será recebido pela comunidade?

Craban: Vamos considerar as críticas, é claro, e também estamos abertos para mudar o sistema ou não liberá-lo se ele realmente não funcionar. No entanto, estamos convencidos de que ele não será rejeitado por toda a comunidade. Haverá sempre grupos que gostam dele e outros que não. Este também foi o caso no ano passado. Este preview irá abordar uma série de críticas em relação ao novo conjunto de regras de PvP, por isso, esperamos que ele vai realmente ser recebido de forma mais positiva do que a versão do ano passado.

EvonaryEu só posso enfatizar o que Craban disse: Nós sempre temos que ver todo o lote de nossos jogadores e as suas opiniões. Com base em tudo isso, devemos decidir se vamos continuar com esta atualização e que mudanças serão feitas. Portanto, eu gostaria de incentivar os jogadores novamente para ter certeza de escrever-nos por que eles gostam ou não gostam de alguns aspectos para que possamos nos relacionar melhor com seus pontos de vista.

O que vocês acham, Tibianos? Estão curiosos com o próximo preview? Vocês estão interessados em dar a esse novo sistema uma tentativa? Compartilhe a sua opinião com a CipSoft no tópico de feedbacks! A CipSoft irá compartilhar novas informações sobre o preview assim que chegar a hora!

Fiquem atentos!

  • Leonardo

    7.1 tempo q n volta +

  • brutinhoz ANONYMUS

    pela primeira vez gostei do que li :O
    Essa mué veio pra mudar o tibia mesmo
    GG CIP

  • Junior

    com issu o antigo sistema 2 unjusts volta a funcionar novamente claro se souberem utiliza-lo mais issu ja e uma grande vantagemd e apenas os 5 que causarem mais danos pegaram o unjust assim 20 pessoas podera pegar pk e atacar novamente sem correr o risco de os 20 pegarem unjust.gostei!

    • Nazz

      os 20 vão pegar punição equivalente a 5 injust’s mas que sera equivalente ao quanto participaram no assassinato que vai valer a punição

  • roberto

    vai joga lollipop
    cada vez o pvp fica mais lixo
    jogo virando coisa de mulherzinha nao gostei de nada

  • S3M N0M3

    Eles sempre falam a mesma coisa, ” vamos considerar a opinião de nossos jogadores ” , mas me diz ai, com a enquete do ano passado, a maioria votou para não mudar o PvP, e eles mudaram.. Eles só jogam as ideias que eles tem, e funciona mais ou menos assim: quem gostou, ótimo!, quem não gostou se acostume, pois não vamos mudar, ou pare de jogar.

    Cada vez mais estão piorando mais o sistema de PvP desse jogo. Bom que, quem deixa de arrecadar dinheiro com o jogo não sou eu. FLWS CIP, ASSADA FULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  • Joao

    A CIP deveria rever a pena de morte do jogo.. Tem kina Lv 180 wyrm Pq tem medo de morter

    Um Lv 200+ perde tanta exp mesmo com bless que desanima jogar.. O cara demora 2~3 dias pra upa e perde td.
    .. Pq não eh todo mundo Q tem tempo pra jogar.. Tipo eu que jogo duas horas por dia.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!