Artigo Oficial: Sistema de Denúncias – Algo melhorou?


Quase um ano já se foi desde que apresentamos a você nossa nova visão da aplicação das regras em Tibia. No ano passado, demos sólidos passos em busca de nosso objetivo: tornar os jogadores capazes de denunciarem violações de regras diretamente para o customer support.

O feedback da comunidade que nós recebemos sobre essas mudanças foi misto. Enquanto muitos jogadores as consideram como um passo na direção certa, os mesmos jogadores também deixaram claro que o novo sistema ainda precisa de melhoras. Perguntas que apareceram frequentemente foram: “Com o novo reporting system e todas as mudanças que vocês fizeram nas regras e em sua aplicação, vocês obtém resultados melhores do que antes? Ficaram mais perto de sua visão de aplicação das regras?

Nós estamos convencidos de que nós de fato chegamos mais perto da nossa visão de como executar as regras e que agora oferecemos um sistema melhor e que rende mais resultados do que antes. No entanto, nem tudo são flores mesmo assim e ainda existem coisas que precisam ser melhoradas. Então por que nós consideramos o novo sistema de report e todas as mudanças uma alternativa melhor ainda?

Para explicar nossa avaliação melhor, nós queremos refletir um pouco sobre as mudanças e responder as questões trazidas por jogadores.

Permita-nos começar com uma pequena recapitulação do que nós fizemos até agora para aumentar a capacidade de todos os jogadores denunciarem violações nas regras. Em março de 2010, nós começamos tornando possível que todos os jogadores pudessem reportar nomes. Um mês depois, o primeiro upgrade do sistema de reports trouxe a função de reportar bots e declarações. Com o update de verão, adicionamos a possibilidade de reportar declarações também em canais privados. Pouco depois, tornamos possível os jogadores reportarem os comments no perfil dos jogadores. Levando em conta que a maioria das violações que poderiam antes ser reportadas a gamemasters no passado foram encobertas pelo novo sistema de report naquele ponto, chegou a hora de dizer adeus aos gamemasters que nos ajudaram diligentemente na difícil tarefa de aplicar as leis no jogo durante anos. Em setembro, o sistema de report foi atualizado mais uma vez ao passar a permitir os jogadores a denunciar informações ilegais em guilds. Como o ano chegou a fim, nós reformamos as regras de Tibia. Por exemplo, permitimos os jogadores a postar links para outros sites e a falar em seu idioma nativo na maioria dos canais do jogo e nos fóruns. Também removemos a regra de abuso de fraqueza do jogo e implementamos tecnicamente alguns recursos no jogo para atacar problemas de fraquezas do jogo como o luring de criaturas.

Essas mudanças foram bem significativas e todas aconteceram em questão de meses. Por isso, depois de anos de uso do velho sistema, estava claro que muitos jogadores iriam considerer as mudanças bem radicais e consequentemente saúda-las com pensamentos variados de preocupações e dúvidas. Estavamos cientes de nem todos iriam aceitar as mudanças imediatamente a pesar de que as falhas do antigo sistema tinham se tornado o foco de críticas maior na comunidade.

Um de nossos principais objetivos foi lidar com as falhas do antigo sistema, reestruturando o sistema de report e aplicação de regra. Com nosso novo sistema, pudemos encontrar importantes critérios e oferecer melhores alternativas que antes:

  • Todos os reports são agora tratados pela nossa equipe interna, para garantir que as decisões sobre punições são imparciais e com base nos mesmos critérios.
  • Se o jogador se sente incomodado pelo comportamento de outro jogador, ele pode agora denunciar violações de regras diretamente. Além disso, os reports ficaram ativos até serem processados, ou seja, eles não somem se o jogador sai do jogo. Além disso, o novo sistema abrange todos os servidores.
  • O novo sistema nos permite trabalhar com mais eficiência. Cerca de 100.000 reports de violação são processados pelo customer support por mês – um número que era impossível de se lidar anos atrás.

Estamos convencidos que a qualidade da aplicação de regras aumentou consideravelmente. Em agosto de 2010, uma enquete perguntou a satisfação da comunidade com os reports, e seus resultados mostraram que muitos jogadores também consideram as mudanças um passo na direção certa. Então vamos agora abordar os pontos de críticas que foram identificados através dessa enquete e canais de feedback:

Rejeição de reports válidos, tempo de processamento e limite de reports

Para que possamos agir corretamente perante um report recebido, nosso suporte ao cliente precisa entendê-lo. Sendo assim, se um report não está claro o suficiente ou se não há evidência o suficiente de que uma regra foi quebrada, é muito provável que será rejeitado. Em adição a isso, alguns reports em línguas estrangeiras também são um desafio. Mesmo que nosso suporte ao cliente seja capaz de lidar com diversas línguas, nós não podemos lidar com todas elas. É claro, nós estamos trabalhando duro para melhorar o nosso serviço, como por exemplo, contratamos pessoas que falam nativamente determinadas línguas, ou seja, nasceram nos locais onde tal língua é falada normalmente.

O processamento de um report demora tempo demais de acordo com os jogadores, e nós concordamos com eles. Nós faremos o nosso melhor para optimizar o tempo de resposta às denúncias e trabalhar com mais eficiência no futuro. Reduzir o tempo que demora para que um report aberto seja processado também irá amenizar os efeitos que eles tem sobre o limite de reports de cada conta.

Naturalmente, é necessário que exista restrições para evitar que reports sejam feitos em exagero. Aumentar o limite de denúncias possíveis, como alguns jogadores sugeriram, não é nosso plano no momento. Nós entendemos que os jogadores não precisam denunciar toda e qualquer violação de regra que eles testemunham. De fato, os jogadores também podem fazer uso da função “ignorar”, ninguém é obrigado a reportar uma violação das regras.
Contudo, alguns jogadores atingem rapidamente o limite imposto devido ao tempo que demora para que uma denúncia aberta seja processado e devido a rejeição de alguns reports em línguas estrangeiras que eram válidos. Como mencionado acima, nós faremos o nosso melhor para otimizar todo o processo de avaliação de reports para que essas questões sejam resolvidas.

Influência de reports de conversas privadas em alguns canais

Os jogadores nos disseram que a possibilidade de reportar conversas, especialmente as particulares, influenciou negativamente as conversas e aumentou o medo das pessoas de serem banidas por “nada”. Eles estão preocupados que alguns jogadores estejam procurando por falas que possam ser reportadas para conseguir punir seus inimigos no jogo.

O sistema de denúncias é um meio para os jogadores informarem o nosso suporte ao cliente caso se sintam incomodados com algo que foi dito. Não é um meio de tentar fazer com que outra pessoa seja punida. Em adição a isso, um report não necessariamente levará a uma punição. Pequenas violações de regra, em geral, podem ser ignoradas e não há necessidade de um jogador ou do suporte ao cliente de tomar nenhuma outra medida com relação às mesmas. Nos últimos anos, a CipSoft tornou-se menos severa quanto às pequenas violações de regras.

Por outro lado, talvez ajude se você manter em mente que alguns tipos de comportamentos ou uso da linguagem podem não ser ofensivos para você mas podem ter um efeito completamente diferente para outras pessoas. Se algo que você disse ofenderia outra pessoa na vida real, as chances são de que também vá ofender alguém no mundo do Tibia.

Pouca transparência

Alguns jogadores consideram que o medo de ser punido por uma trivialidade existe, por ser consequência da falta de transparência a respeito da aplicação das regras. Eles sugerem que tenhamos orientações mais claras e específicas para as denúncias, assim como informações sobre as respectivas punições,com a finalidade de esclarecer quais os tipos de sentenças são irregulares, devendo ser reportadas, e quais não são.
As Regras de Tibia já são um guia do que é denunciável em Tibia. Elas precisam ser curtas o suficiente para serem úteis. Um conjunto público de regras que exaustivamente cobre todos os casos seria muito grande e dificilmente lido por alguém, especialmente porque Tibia é um jogo para diversão e entretenimento. Vamos enfatizar novamente que os jogadores devem denunciar somente quando estiverem incomodados e ignorar a ofensa não for uma opção. Nós preferimos encorajar os jogadores a pegarem leve com pequenas infrações, ao invés de procurar denunciar qualquer violação de regras, só para manter o jogo dentro delas.

De maneira geral, as decisões sobre aplicação de regras são baseadas na ideia de uma aplicação restrita que permite ao suporte ao cliente agir com maior leviandade ou severidade, dependendo da regra e do contexto. Isso não quer dizer que eles decidem arbitrariamente e caprichosamente ao processar denúncias. Ao contrário, eles seguem diretrizes e critérios internos. Quando as denúncias enviadas forem revisadas, nem todas vão resultar em ações tomadas contra o jogador reportado. A decisão de impor ou não uma punição cabeà equipe de suporte ao cliente. Nós planejamos também modificar o processo dedenúncia para que o jogador possa ver apenas a informação”processado” após o report ter sido resolvido, não importando seaceito ou rejeitado. Se uma denúncia ocasionar em uma punição, ela será transparente apenas ao jogador punido, mas não será para os demais jogadores, em especial não para o denunciante. Informações sobre punição e registros de violação não devem ser abertos para discussão ou interesse públicos.

Punições desproporcionais

Temos recebido muitos comentários indicando que punições para violações menores ainda podem ter um impacto negativo significativo sobre o criminal record de um jogador enquanto que violações como trapaças não são punidas com severidade suficiente. Então, frequentemente as punições são consideradas desproporcionais às transgressões. Portanto, uma revisão de toda progressão das penas, a natureza destas e como elas são somadas está em nossa agenda para este ano.

Além disso, os jogadores reclamam que ainda existem muitos banimentos injustificados ou decisões erradas. Apesar de alguns jogadores insistirem que robôs estão cuidando de seus reports, há seres humanos do outro lado da linha. Então, é claro, erros acontecem. Considerando o alto número de reports que nós recebemos mensalmente, no entanto, erros e banimentos injustos são exceções. Se um jogador considera que uma punição foi injusta ele pode contatar a nossa equipe de suporte ao cliente (customer support), que terá todoo prazer em olhar o caso novamente e verificar se a decisão foi correta ou não.

O nosso artigo agora chega ao fim. Esperamos ter conseguido lançar alguma luz nas questões que foram levantadas nos últimos meses e explicar a nossa posição sobre as preocupações de vocês.

Então, já realizamos todos os nossos objetivos? Já chegamos lá? Não, mas estamos chegando, estamos no caminho e não é um “highway to hell”. Ainda há falhas importantes que precisam ser abordadas e temos mais passos rumo à nossa visão de aplicação das regras pela frente. Permitir que todos os jogadores reportem mensagens e tópicos em nosso fórum é apenas um exemplo. A revisão da progressão de infrações mencionada acima é outro. Além disso, nós planejamos simplificar o sistema de reclamações. Finalmente, queremos enfatizar novamente que as regras do Tibia não se destinam a tornar a vida mais difícil no jogo, mas para ajudar a proteger os nossos jogadores do comportamento destrutivo de outros.

Tradução por Neorooker e Comerciante Ambulante
Revisão por Strenght of War

  • Aleksander

    dependendo do ponto de vista ficou bom esse sistema , mas qualquer coisa q eu falo ja me reportam ¬¬’

  • Under Miller

    Fail

  • Renan

    não gostei do sistema cara não pode chinga que ja fica no criminal record -.-

    • Felipe

      Pq a vida de vcs é chingar né?

      • Bulldog

        num é isso, é como disseram na reportagem: o ‘inimigo’ vai procurar qualquer coisa errada q vc diga ou faça so pra te reportar, ou seja, vc num fica seguro de modo nenhum, e temq tomar cuidado com oq fala pq o seu maior amigo pode ser seu inimigo a qualquer hora.

  • Xellux

    No meu ponto de vista falta o fator humano que os antigos GM proporcionavam…
    Isso se levarmos em conta que por tras de um char existe um jogador…
    Espero que o sistema deles funcione…

    Xellux ®

  • Maucoimbra

    As denuncias de desrespeito e nomes pode ate estar funcionando mas denuncia de booter não funciona e nunca vai funcionar.

    De que adianta te dar opção de denunciar se essa denuncia não vai surgir efeito nenhum?

    Eu e muitos que conheço nunca conseguiram banir um booter que tenha denunciado, eles riem da CIP na cara dura e se proliferam em muito maior numero do que são punidos, os mesmos booters que denuncio todo mês estão firmes e fortes e upando todos os dias nos mesmos lugares de sempre e se a maioria dos jogadores sabem onde eles ficam e quem são porque so a CIP se faz de cega? parece que vivemos em mundos diferentes. A CIP tinha que fazer algo muito além de figir remediar o problema dos booters, ela tinha que achar uma forma de evitar booters. É uma pena que mais da metade do tibia hoje só joga com booters, e pior, não adianta ela fazer qualquer coisa para punir booters, porque se banir um booter ele cria outro char e continua no booter, ela tinha que dar um jeito de não deixar booters entrarem no jogo, sei que muitos vão dizer que isso é impossível e eu vou concordar, porque financeiramente se ela fizer isso perde metade da sua receita, mas tecnicamente é possível sim, eu já joguei outros jogos onde não se vê booters tão facilmente como no tibia e já dei inclusive dicas no forum oficial de como eles evitam isso.

    Eu acho que eles deviam ter vergonha de ficar dizendo que melhoraram alguma coisa a esse respeito.

    T+

    • lord levenhagen

      Totally signed!

    • Felipe

      Tem jeito de nao deixar os botters entrarem, tem muitos jogos que tem firewall ke impede de vc modificar o cliente de qualquer maneira, como o bot se infiltra no client pra fazer tudo por vc o firewall nao deixa, claro que tem gente que consegue burlar esse firewall, mas ficaria mto mais dificil

      • Renato Ribeiro

        Felipe, um sistema no qual você citou aumentaria drasticamente o tamanho do tibia em bytes. No entanto seria uma facada no peito da cipsoft pois a maioria dos tibianos opitam pelo jogo pelo simples fato de ele ser leve.

        Então este realmente não é um bom caminho para a cipsoft.

        Se você parasse pra pensar um pouquinho, é óbvio que eles já pensaram nisto, são uma empresa na qual existem CENTENAS de integrantes trabalhando constantemente. São CENTENAS de mentes pensando e olha que eles pensam no tibia quase sempre pois é o trabalho deles.

        Os sistemas implementados para evitar botters são muito mais complexos de se fazer do que você imagina, colocar um firewall seria mais fácil, é claro.

  • Eu concordo com Maucoimbra.

    O sistema nos permite denunciar todo tipo de quebra de regras? Sim
    Mas acontece alguma coisa? Não

    De que me adianta pagar cerca de R$20,00 todo santo mês, e descobrir que não vou conseguir desfrutar dos beneficios que eu pago porque muitos estão realmente rindo da cara da CIP bem debaixo de seus narizes. Eu tenho respeito pelos antigos GMs, embora nunca me encontrei com nenhum e não jogo Tibia a tanto tempo. Tenho respeito pelos funcionarios da CIP realmente talentosos como Nigthmare, o que mais contribuiu para as historias RPGisticas e muito para o RPG contido no Tibia. Pelos produtores de conteudo e tal. Mas pela parte administrativa, não tenho lá muito porque hoje realmente pensam apenas em lucrar. Tenho amigos que já me disseram:
    -Você joga Tibia? Eu joguei Tibia quando ele estava no auge.
    Ai perguntei com era, e me disse:
    -As regras nunca foram respeitadas, mas eram severamente punidas. Tinha uns jogadores que tentavam se beneficiar com erros (bugs), e tudo o que eles tinham era apagado. Ai teve uns jogadores que começaram a usar um programa lá que upava sozinho e tal, ai perdeu a graça.
    Hoje ele joga coisas do tipo Ragnarok, The Duel (the duel eu gosto), mas diz que não vai jogar mais tibia porque não é tao bom quanto era antigamente.

    Eu já reporteu um sujeito que me mandou tomar no **, e o que aconteceu a ele? Nada.
    Reportei uns trocentos Bots, o que aconteceu a eles? Nada.

    Agora, quando fui hakeado, e o haker colocou no trade: SELL PREMIUN ACCOUNT.
    Adivinha o que me aconteceu? BANIMENTO.

    A CIP tem um esquema retardado de punição, cheio de falhas e que fazem os jogadores (os que querem jogar e se divertir), terem medo de tudo, desde hakers (mas no caso de hakers realmente não podemos culpas a CIP), até ter medo de escolher o nome do personagem.

    Veja bem, me denunciaram por estar usando mensagem repetitivas, não me lembro agora qual o nome diso, é quele treco que podemos denunciar se falarmos a mesma coisa diversas vezes, so que tem que me denunciaram no trade, onde so posso falar a cada 2 minutos, e o pior, levei advertencia… PUTZ GRILA.

    Sinto falta dos GMs por causa dos botters. Gosto de upa em uma cave abaixo do Mont Sternun, onde tem muitos mortoss vivos, mas la tem muito level 80, 90 ou maior, usando botter e matando tudo. Matam e pegam a exp que poderia ser minha, me fazem perder tempo tentando disputar um espaço que com certeza vou ganhar pouco, e o que é pior, pegam todos os loot, bebem poções e usam magias. Eu acho que como sou azarado, se eu usasse bot eu seria banido.

    Não vejo sentido em existir a ferramewnte de denunciamente de botters, e não vi na entrevista algo que realmente dê certo para combater. A CIP não se preocupa com o que realmente quebra as regras e deixa os jogadores insatisfeitos. Trazer de volta os GMs, seria otimo, mas como a CIP quer ter apenas seus funcionarios agindo no jogo, devem ter em todos os servers um funcionario (ou varios), que agissem como os GMs, banindo os booter e tal, ei, achei esta minha ideia boa, acho que vou mandar isso para a CIP, mas não sei se dara resultados, hoje fico em duvida de a CIP realmente se importa com os jogadores.

  • rafael

    Cara vou ser sincero com a cipsoft, ñ gostei do sistema ñ , tomei ban de 7 dias segunda feira por flar ”Foda-Se”o cara não respeeitava meu respwn, alem disso nunca tinha tomado um ban na minha vida em todos esses anos de tibia… agora os bot tao lá upando numa boa <: tem um tal de knight maralis ele pegava 15 milhoes de xp no dia td caçando mutated tiger, e eu ia na cave as vezes ele tava sempre lá, ele so perdia xp pro crowfox que e o top de pacera , que e lv 480e perdia por pouco, ja reportei ele e nada!

  • Matheus

    Existem falhas q são complicadas de serem detectadas, mais por ex a dos botters q estão cada vez mais inteligentes eh nogocio eh não denunciar pq dificilmente vai resolver e negocio eh tirar ela la da onde tiver se é q mim entendem. -.-

    quanto ao resto eh procurar melhorar e esperar isso enquanto não melhora conviver com isso. ¬¬

  • “FICO UM SACO”
    a cip ta fazendo o jogo e fica mais ruim
    FAIL
    🙁

  • Encanect

    Epoca dos GMs dinovo plxxx

  • ELder pacera

    poxa, eu não gostei muito disso, a poucos dias, tive minha account banido e futuramente deletado pela seguinte frase ( SE COMPRO CHAR ) a empressa entedeu q eu disse, ( fulano de tal , se quer compra o char??? ), sendo q essa frase significa ( eu sei que o char que vc ta , se compro ), e por esse motivo ia perde meu char 192, de besteira, mandei email para a empressa, e falaram q n iam remover , mandei segundo email, falando da irresponsabilidade da empressa , na hora de traduzir, e que ia entra com 1 processo contra a empressa deles, por irresponsabilidade…. seguida, recebi email, deles tendo havaliado, e que eu estava certo e eles errado, tiraram da minha ficha no site, e me deram 8 dias de p.a…………………… ai me pergunto, eu tenho na minha account FINAL WARNING, por utilizar bot, porem faz tempo, ban ia sair, em 3 dias, quando a cip resolveu q n iriam + remover, ai me pergunto, tenho char com fw, n posso jogar sem medo, pq 1 houra ou outra, eu vou acaba falando alguma coisa, q via pode ser considerado 1 ofensa, e vou pra roça novamente, eu acho q a empressa deveria por novamente os game master, e tira essa palhaçada de jogador reporta jogador, pq é triste, vc ta la falando com alguem, sem quere escapa e sai no default, 1 frase q vc ia falar zoando para seu amigo, e alguem vem de mal gosto e ja era……….. eu acho q a cip, deveria melhor a penalidade por bot, pois usei 1 ano bot, nunca fui pego, quando começei jogar no kina no bot, fui pego, pra jamais utilizar, ai q agora, me arrependo, e n posso fazer nda, a n ser jogar em modo de ignora all…….porem, jogando dessa forma, vai ser possivel alguem, vir e falar, q eu n falo com ninguem e uso macro…. espero q a cip melhore esse processo, pq esta tenso………. abraços =D

  • Mateus Moreira

    Achei esse sistema uma merda! estou tomando Notation.. por coisas que falo sem maldade.. sem julgar ou ofender niguem em uma conversa normal, tibia não pode falar mas nada, daqui apoco vamos ser prezos no Tibia tbm!
    jogo ta ficando de viado fato!

  • Cloister

    Na epoca de GMs tambem não tinha só coisa boa, existiam as conversas de GM favorecendo antigos amigos, GM vazando informação sobre quests novas, etc.

    Fora que não é porque o cara virou GM que ele não possa estar escondendo o mal carater dele. No mundo que eu jogava o top paladin de la era senior tutor… ele se fazia de bom moço nos chats mas usava cheat, compartilhava conta, abusava de poder e usava a influencia dele pra reportar players das guilds inimigas na war.

    Como diz a frase: “A gente só conhece a pessoa quando da poder a ela”, eu pefiro ficar na mão dos funcionarios da cip que estão la trabalhando, que tiram o salario do mes apenas daquela tarefa, e não em players que se tornam GMs.

    Sobre o que o Maucoimbra disse.

    Infelizmente eu cheguei a seguinte conclusão: Não é viavel $$$ pra CIP acabar com os botters porque mais da metade dos atuais High Levels iriam pro espaço (e eles são em grande maioria quem sempre estão renovando premium). E eu só falei dos botters, se for adicionar as pessoas que ja venderam a conta pode ter certeza que o top 300 de experiencia vai voltar uns 2 ou 3 anos no tempo depois da limpa.

    Hoje em dia qualquer mmorpg de 5ª categoria tem um anti-cheat que abre sozinho antes do jogo (logico que até podem ser burlados, mas ja servem de barreira pra maioria dos cheats)… Mas no tbia o que a gente tem? Nada, o sistema deles pra detectar alterações no jogo não existe.

    Qualquer zé ninguem que não sabe usar a internet direito entra no google e baixa um cheat pra jogar com os amiguinhos da lan house, sem nada pra impedir eles.

    Claramente a CIP esta acomodada com a situação, que não é de hoje.

  • seilor

    Eu tomei um ban RIDICULO pq tava em party chanell com umas 15 pessoas numa inqui service, e dei mole de xingar as “tetas da mãe demon”. O cara que denunciou falou q era contra ele….enfim,MUITO a se melhorar,sem noção o sistema.

  • Hárley

    ai eu não gostei muito naum
    vo la reporto um bot ai o report so leva andamento dps de 2 dias
    e q ta havendo um grande numero de bot e linguem faz nda

  • é uma palhaçada isso eu ja reportei uns dois botters,
    e não acomnteceu nada…. i eu posso dize ki era bot ele tava caçando matando e a xp n subia!, quando eu fui no site… no tibia.com tava la ki tinha sido negado.. o meu report…

  • Lol

    legal

  • Bruno

    pra mim esse jogo não passa de 2012, com esses update escrotos!

    minha opnião.

  • Jhonata

    Aleksander disse:
    3 de fevereiro de 2011 às 22:20
    dependendo do ponto de vista ficou bom esse sistema , mas qualquer coisa q eu falo ja me reportam ¬¬’

    são coisas assim que muitos tibianos se frustram numa ocorrencia criminal q tomam atoa, tinha q ver o motivo correto antes de toma uma atitude q leva o jogador corre atras depois do seu direito pra se mostra inocente q talvez nem tinha motivos suficiente pra uma ocorrencia griminal

  • Dennis

    Ultimamente se tornou ridiculo jogar no mundo d Danera graças a uma guild conhecida que possui bot para todos os jogadores. Bots q caçam, vendem item, compram pot tudo isso com o jogador afk. Alguns lugares ja não se pode caçar, pois se tornaram áreas particulares. Como reportar um personagem de uma guilda com mais de 100 pessoas (média d lvl dos char é de 180) e ainda sim jogar no mesmo mundo? Impossível. Ou a cip libera o bot pra todos, o q torna o jogo idiota e justo, ou acaba com os botters de uma vez por todas tornando o jogo realmente empolgante e competitivo.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!