Artigo Oficial: Retrospectiva 2010


Janeiro

Em Janeiro, mais um passo foi tomado na luta contra cheaters. Mais de 16.000 contas foram banidas em um único golpe. Além disso, final warnings foram impostos em caso de graves violações de regras.
Estamos cientes de que estas medidas, entre outras que se seguiram mais tarde, não resolveram o problema do cheating ainda, mas ajudou a fazer progressos. É claro que a luta vai continuar!

Fevereiro

Mudança de sexo, mudança de nome e account name, além de outros serviços extras, foram adicionados em Fevereiro. Esses serviços foram aprovados pela comunidade até agora, o que é ótimo de ver.
No mesmo mês, fizemos um featured article experimental, onde pedimos para você compartilhar suas lembranças mais engraçadas no Tibia com a comunidade. Mais de 1.000 memórias foram postadas em um tópico, e 32 delas fizeram parte do artigo que continua disponível no arquivo de notícias. Não perca esta leitura divertida!

Ei, o que é esse agradável morango? 🙂

Março

Uma nova visão da aplicação de regras foi apresentada a você em Março. Mais opções de reportar para todos os jogadores, um melhor processamento de reports e uma aplicação mais objetiva das regras são as chaves para essa visão. Ao longo de 2010, várias medidas foram tomadas para colocar nossos planos em prática.
Também em Março, foi introduzido um novo formato de notícia que chamamos de “sneak peek”. Definição: uma oportunidade de ver algo antes de seu lançamento, ainda em fase de desenvolvimento. O primeiro sneak peek foi uma visão do client em Flash, exibindo um nevoeiro cobrindo o cemitério de Thais. Nós ainda estamos trabalhando no client em Flash. Seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2011.
O patch de primavera foi lançado em 17 de Março, trazendo o report de nome para todos os jogadores, “stamina baixa, sem loot” e também a extensão da “happy hour” (os 50% a mais de exp durante 2 horas) para jogadores premium, por exemplo.

Abril

Abril começou com uma brincadeira no Dia da Mentira. Você se lembra de nós tentando encontrar um artista gráfico? Bem, a maioria de vocês descobriu muito rápido que estávamos apenas brincando, certo?
Mas o verdadeiro ‘big bang’ em Abril foi, certamente, a loteria de Páscoa onde foram sorteados incríveis 50 anos de premium time. 50 anos, dá para acreditar?! Claro que elas foram divididas entre 50 ganhadores.
No featured article de Abril, nós lhe fornecemos um pequeno preview do que estava para vir no final de Maio: o primeiro Chill and Grill. Você poderia fazer suas perguntas mais pressionantes aos gerentes de produto da CipSoft.
Também em Abril, o sistema de report foi estendido, liberando o report de botters e declarações públicas.

PvP Focus Group, lutas justas, etc...

Maio

Maio foi o mês que iniciou a série de melhorias no PvP que continuam até hoje. Como resultado da coleta de feedback, o primeiro PvP Focus Group foi formado, que imediatamente iniciou seus trabalhos em um fórum de discussão privado. Lá, meios foram elaborados para melhorar o sistema de PvP e ajustá-lo às necessidades dos jogadores. Este processo ainda não acabou.
Ainda em Maio, o chef Jean Pierre estava contratando alguns verdadeiros gourmets da comunidade – e ele teve a sorte de encontrar quatro excelentes ajudantes para esse trabalho. Suas refeições extraordinárias foram adicionadas ao jogo mais tarde: Coconut Shrimp Bake, Blackjack, Demonic Candy Balls e Sweet Mangonaise Elixir. Essas refeições podem ser preparadas pelos jogadores durante o evento anual em Agosto.
Outro grande evento foi o lançamento das nossas páginas no Facebook e Twitter. No Facebook, mais de 30.000 pessoas têm pressionado o botão “Curtir” para Tibia, o que é incrível. Muito obrigado pelo seu apoio!

Junho

Junho inteiro foi caracterizado pela primeira e única Copa do Mundo da FIFA 2010. Devemos chamar de soccer ou football? Que droga! Ao redor de todo o mundo, pessoas se vestiram em suas cores nacionais e assistiram os jogos ao vivo. O mesmo fizeram os Tibianos. Nós podemos claramente ver isso ao verificar nossos registros internos. Na nossa página no Facebook, nós publicamos uma screenshot um tanto quanto engraçada.
Claro, nosso grande update de verão foi implementado em junho também. Nós liberamos a região norte de Zao, tornamos as runas e potions ‘empilháveis’, finalmente removemos algumas coisas obsoletas como keyrings (sim, nós sabemos que foi complicado para alguns de vocês) e adicionamos o sistema de achievements ao Tibia.

Julho

Julho começou com um artigo bem interessante entitulado “Riqueza em detalhes”, onde nós apresentamos algumas coisas totalmente incomuns presentes no nosso querido Tibia. Nós juntamos alguns detalhes que tornam Tibia único: os 17,854,464 quadrados que formam o mapa, sons do silêncio, um centro secreto de reciclagem profundamente abaixo do continente principal e outras coisas. O artigo é certamente uma leitura interessante para você.
Oh, nós também não podemos nos esquecer do lançamento do primeiríssimo cliente de alta resolução para o TibiaME, nosso MMO para celulares. Isso aconteceu em Julho também!

Agosto

Com base no trabalho do PvP Focus Group e algumas amplas discussões internas, nós chegamos a um acordo sobre uma nova direção para o PvP no Tibia em Agosto. No artigo oficial “PvP on Trial” nós explicamos nosso raciocínio por trás dessa nova direção, começando com uma definição do PvP, seguido de uma análise da situação atual, metas para o desenvolvimento futuro e uma visão geral das primeiras medidas.
Uma nova página de boas-vindas enfeita o website desde Agosto também. Em adição, o processo de criação de accounts foi simplificado para levar os novos jogadores “pela mão” quando começarem sua jornada Tibiana.
No final do mês, alguns feiticeiros da costa de um remoto reino cheio de cavernas e dragões apareceram repentinamente nas terras Tibiana. Daquele dia em diante, beholders passaram a se chamar bonelords. Louco, não?
O evento mais emocionante de Agosto – ou praticamente do ano inteiro – foi provavelmente o adeus de nosso valioso time de gamemasters. Com uma carta aberta para os gamemasters nós lhe prestamos homenagens por seu excelente trabalho. Equipes de fansites e outros jogadores organizaram eventos especiais de despedida no jogo onde as capas azuis dos gamemasters puderam ser vistas pela última vez. Obrigado, GMs! Foi um grande prazer e privilégio trabalhar com vocês.

Setembro

Na primeira semana de Setembro, a poderosa Devovorga se levantou das profundezas de Vengoth. Isso foi o tiro inicial para o novo world quest system que nós implementamos antes. Oh, todos aqueles portais… “mas não tem por que chorar por cada erro, apenas continue tentando até acabar seu bolo.” (Jonathan Coulton). No final, 71 mundos conseguiram derrotar essa impiedosa criatura. Parabéns!
No final de Setembro, o patch de outono trouxe algumas modificações no PvP que “asfaltaram o caminho” para futuros ajustes no war system.
Além disso, novos achievements e outra atualização no nosso sistema de reports foram liberadas.

Outubro

Outubro começou com outra rodada do Chill and Grill. Dessa vez, a equipe de conteúdo respondeu algumas questões que foram enviadas por jogadores. No entanto, para grande tristeza da comunidade, o misterioso Knightmare não revelou nenhuma informação sobre muitas quests misteriosas no Tibia. Danado!
Pouco depois, lançamos a série Tibia City Guide. Uma coleção de artigos oficiais dedicados aos lugares mais famosos de Tibia. O primeiro foi todo sobre Carlin. Sua tensa relação com Thais, as influencias druídicas, o serviço secreto local C.G.B bem como as várias vistas interessantes são merecedores de uma visita. Se você gostou, ouça! Existem mais guias de cidades vindo, o próximo já em Janeiro. Então lembre-se de dar uma olhada!
Lembra do nosso concurso “Look Who’s Talking”? Aconteceu em Outubro também. Em quatro dias mais de 2.500 ideias de conversas engraçadas foram postadas no tópico do concurso. Entretanto, apenas três jogadores puderam vencer , e esses foram recompensados com 180 dias de premium time, um CM Token – e uma banana cada. Sortudos!
Então veio o primeiro teaser do client Flash. Foi anunciado como teaser de uma função (deixe-nos repetir isso: teaser de uma função!) com uma interface do usuário ainda com gráficos faltando. Há! Quem imaginaria que aquela falta de elementos gráficos teria tal impacto no feedback da comunidade?! De qualquer forma, enquanto a atitude geral em relação ao Flash client parecia ser muito boa, a maioria dos posts foram mais ou menos. Nós diríamos que aprendemos a lição: nunca mais mostrar uma screenshoot de aparência estranha! Fique sossegado, o Flash client terá um visual magnífico quando terminado.
Com um pequeno intervalo de Halloween – a caça ao Halloween Hare feita pela equipe CipSoft – Outubro chegou a um fim.

"Flash está triste"

Novembro/Dezembro

E que tal Novembro? Bom, depois do estudo corajoso sobre rotworms de Amaro, 29 mundos passaram com sucesso os desafios do Lightbearer event desse ano, o que infelizmente não foi fácil para todos os Tibianos. Porém, os mesmos novamente mostraram seu bom trabalho em equipe e dedicação que impressionou todos nós.
Enquanto escrevemos essa retrospectiva, os teasers do update de inverno estão sendo publicados um por um. Você vê, vários novos recursos e conteúdo virão ao Tibia em breve. Em Dezembro, é hora de update de inverno!

É isso. Esquecemos alguma coisa? Claro que sim. É simplesmente impossível mencionar tudo o que aconteceu durante um ano inteiro. Porém, esperamos que você tenha gostado da nossa pequena retrospetciva. Deixe-nos concluir esse artigo com um grande “Obrigado” a todos vocês que jogaram Tibia nos últimas meses, a quem nos apoiou, a quem forneceu feedback nos fóruns, e por último mas não menos importante a todos que simplesmente gastaram algum tempo conosco e a comunidade. É bom ter você aqui!

Seus Community Managers e Equipe Portal Tibia

  • hauahuah

    Eu ri da foto do flash D:

    Realmente são boas lembranças… Não sei os outros, mais eu gostei de quase tudo o que a Cip fez xD
    É isso ai, esperando o cliente em flash D:

    E que a Cip melhore o Tibia em 2011 também /o/

    #first

  • deco

    first
    legal…

    • Kyo Paladin

      First?

  • Andreh

    First?
    hehe, muitas mudanças neh? nem lembra mais de algumas coisas… mais valeu, eu axo q tibia evolui esse ano, e tende a evoluir mais ainda, eu jogo desde a versão 7.5 e estou gostando das mudanças 🙂

  • Pancada Seca

    gogo tibia.
    ta ficando massa….montarias sempre quiz ter uma!
    to gostando de ver…

  • Apesar de incentivar discussões sobre várias coisas como flash client e pvp por exemplo, acho que foi um ano muito bom, onde várias novidades foram implementadas.

    Que o ano que vem seja melhor ainda!

  • Marcelo

    Não vai ter mais teasers ??? =( Se for só isso o Update será muito pequeno.

    Digo isso porque eles costumam lançar teaser as quintas e bem de cedo.Até agora nada.

  • RETI

    [2]

  • Gustavo-.-

    raxei do “ei bonito morango” uehuehuhueheu e do flash tb

  • pakkun

    ^^

  • Guilherme Willian

    2010 foi ótimo, meu primeiro ano no Tibia e tive uma ótima impressão do jogo que pretendo carregar pro resto dos anos porque vou continuar jogando… GoGo cada vez melhorar !

    • flavinho

      se achou 2010 bom devia ter visto em versoes antigas la pra 7.x isso sim que era tibia 😀

      • Guilherme Willian

        Pois é, o pessoal fala tão bem dessa época, eu queria ter já jogado, pena que nessa época meus olhos eram só para Playstaton 2 e GunBound .

        • Samuel

          Perdeu o melhor… ta pegando um ano de mt mudança mais se nem vai notar…
          só quem nota eh quem joga a mt tempo… tibia era melhor…
          ta virando clichê!

          • André

            “virando cliche”
            Virando cliche pq é verdade!
            tibia era melhor sim, era muito mais balanceado que hoje em dia.
            a cip tem uma preocupação mto grande em impedir lurer, em nerfar sorcerer, em fazer knight TANKER, mais nao se preocupa mais com as SURPRESAS, cara o dia mais emocionante do tibia meu, foi lvl 15, sorcerer em tenebra quando eu fui passar a ponte de thais e vi um orc berseker… tempos dpois me disseram que volta e meia luravam GS pra lah… cara eu passava com o @# na mão toda veiz com medo de trombar com uma Gs..
            hoje naum, eh soh entrar num site, ver o spoil, tem lah tudo mastigadinhu, nem precisa de bot, eh soh clicar no “portaltibia.com” e ver como faiz tudo… tem até guia de como upar teu char… já pensaram! COMO UPAR TEU CHAR… sabe o que acontece? vc olha pro lado e vê um clone teu.
            todos mundo ateh lvl 40 tah fazendo task de tarantula, (na msma cave) tdo mundo ateh lvl 90 tah matando elemental, ou mutated rat (nas msmas caves), antigamente, vc jogava tibia com um mapa escurecido sem saber o que teria na próxima curva… eu morri pra DL sem saber que ali teria dl… morri pra banshee pq achei um buraco de pick em thais.
            Enfim, Acho que tibia está melhorando mais que piorando, porém sinto saldades de algumas coisas que garantia a diversão 😀

        • flavinho

          vou explicar pq muita gente fala bem do tibia na versao 7.x
          O jogo era dificel porem ao mesmo tempo emocionante n existiram potions naquela epoca , quer dizer existia mas era só health e mana potion n tinha strong, great , etc e as potions eram chamadas de fluids.Nao tinha level para usar tal magia ou criar tal runa, era só voce ter a mana necessaria para utiliza-la e pronto.Como eu citei acima n tinha potions entao com o que os kina curavam???simples, com as UH e IH que druids faziam e vendiam para eles.Runas nao dependiam do ml para poder hitar ou curar bem, portanto era facil voce ver um kina usando GFB ou um pala na SD. Nao exitiam bots( ou eram bem poucos) e o pessoal nao somente pensava em upar e upar eles se organizavam faziam eventos etc.Para obter algum item decente o jogador tinha que rancar suor para pegar um grana e comprar ,hoje em dia é so a pessoa fazer umas 20 task de tarantula e ja tem demon shield e MPA.Bom existia varias outras coisas que agora nao vou me lembrar se alguem souber de + coisas me falem por favor.
          Bom resumindo tibia antigamente era dificel porem mt legal e emocionante hoje em dia é facil chato e sem nenhuma emoçao
          Bm creio que eu ja ta dei uma ideia de como era 😀

          • Guilherme Willian

            Agora sim ficou claro =]

        • marcelo

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • André

        Lol… Concordo 😀 sou da versão 7.4… o TIBIA era dificil cara… mto dificil! era essa molesa toda de pot naum… + de forma geral curti esse update! montarias no final vao ser soh mais um outfit, (e eh claro movment speed), e os cooldowns, soh acho que a cip tah a cada update reduzindo o poder de atk das classes magicas e nao fazendo nada com os knights…
        OS MALUCOS TEM UMA POT QUE HEALA D+ e agora colocam skill de cura tbm?
        com 1 minuto para dar Ultimate, me explica como um sorcerer mata um knight?

      • Lenardo F.P

        ai sim hein melhores tempos akeles muitos que começaram jogar esse ano
        axam ki o tibia e legal i pa isso pq eles n viram as velhas versoes (Y)

  • Tibia esta Ficando Bom Em algumas coisas!
    Mas esse lance de ataka 1 hit mas vis e ter que espera quace 1 minuto para da outro ?
    me esplica oque vai ajuda ..
    Retired Tibia pelo Update

    • Eduardo

      cara, pensa bem sobre o mas vis!
      pense no RPG. Sendo uma das duas magias finais de um sorcerer não tem como ele usar toda hora ela. e por ser forte ela precisa de um tempo de preparação. Reunir energias e tal.
      Pense na diversão que o jogo proporciona e esqueça essa mania de querer só upar. Faça amigos, quests, explore partes do mapa que você ainda não foi, não compre itens de addon que você poderia pegar por si próprio.
      Divirta-se e deixe preocupações para coisas sérias como estudo e trabalho.
      fui-me

  • esse ano foi muito bom, pena que esse update de dezembro simplesmente acabou com tudo

    • André

      hehe, de todos os comentarios que li, esse foi o mais preconceituoso.
      tem pontos positivos assim como negativos… se você souber balancear vai poder explorar os pontos positivos e driblar os negativos!

  • Roberson

    Muito Bom Tirando so … ultimo upd muito ruim :p nao tem o que fazer … faz areas novas de caça não mexe no que ta bom

  • marcelo

    eu gostei das magias mas eu prefiria como era antigamente dificil de upa e talz .
    é respondeno a pergunta do amigo a cima sorcerer mata o kina dependeno de play que tiver jogano no char ser for noob dead se souber jogar kina deita o sorcerer !!!1

    abç e fiquem na paz de deus !!!

  • Bob Marly

    Alguem sabe mim falar se vai trocar os nomes das magias?
    pq eu tava vendo aki no wiki as novas magias vi uma maia que tira o envenenamento so que
    ja tem uma que exana pox alguem sabe mim enforma alguma coisa a respeito disso!!!

  • Lenardo F.P

    2010 pior ano do tibia

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!