Chill & Grill com a equipe de conteúdo – Parte 3


Vamos para a terceira semana de respostas do Chill and Grill com a equipe de conteúdo. E o cara feio na imagem ao lado é o Count Tofifti.

Pergunta 11: E sobre novas magias ou runas? Faz uns 4 ou 5 updates desde a última vez que vocês adicionaram alguma.

Count Tofifti: Tibia cresceu enormemente nos últimos anos e cada mudança traz impactos ao balanceamento do jogo. Nos fóruns oficiais, você pode encontrar muitos jogadores exigindo um rebalanceamento – e eles estão certos. A média de level e skills, por exemplo, aumentou  muito e temos que nos adaptar com esta situação. Agora mesmo estamos reavaliando o sistema de magias de Tibia que é uma questão bastante complexa. Quando terminarmos com isso, é muito provável que vamos adicionar novas magias. Não me pergunte uma data para isso. De qualquer forma novas magias estão em nossa agenda, então eu acho que é uma perspectiva promissora, não é?

Pergunta 12: O addon 3 irá aparecer no futuro? Se sim, poderá afetar a hp ou mana, fazer correr mais rápido ou aumentar stats?

Lionet: O terceiro addon é um conceito no qual continuamos a trabalhar de tempos em tempos. Uma das dificuldades que enfrentamos ao lidar com um addon adicional é a questão técnica. Por exemplo, não é possível melhorar os stats de um jogador ou atributos como hp ou força através de addons, já que eles são apenas efeitos gráficos. Outra coisa é que a camada de um novo addon iria deformar os dois existentes. Isso significa que qualquer gráfico deveria se ajustar perfeitamente sobre cada um dos dois addons que já existem para cada outfit. Se criarmos um outro addon no estilo dos addons atuais, ele deveria expandir cada um dos outros dois, mas não cobrir completamente ou interferir eles. Possíveis alternativas seria um estilo completamente novo de addon ou um muito grande ou muito pequeno. Nós ainda não decidimos qual caminho queremos seguir com o terceiro addon para outfits, mas atualmente estamos trabalhando em algo que vai num sentido semelhante.

Pergunta 13: Alguns anos atrás notei que o mapa do Tibia se parece com o mapa-múndi, mas girado em 45º (Svargrond = pólo Norte e PH + Ankh + Darashia = linha do Equador). Sabendo disso, eu fui capaz de especular o tema da próxima cidade (Nordeste = China – Zao). Será isto verdade ou apenas coincidência?

Chayenne: Esta é uma observação muito interessante, mas sinceramente apenas uma coincidência. Nós nunca, nunca olhamos para o mapa da vida real ao criar nossas áreas e temas. Entretanto, pensamos em zonas de temperatura – frio à noroeste, mais quente no sudeste – mas elas não são, pelo menos não intencionalmente, nada semelhante ao que existe no mundo real.
Com Zao, nós também não copiamos um tema Asiático existente, mas em vez disso tentamos criar a nossa própria mistura que contém vários elementos usados frequentemente em temas Asiáticos, mas também um monte de outras coisas para dar um contraste e torná-lo menos clichê.
Em todo o caso [profunda voz narrativa]: O layout do mapa do Tibia é fictício. Qualquer semelhança com qualquer outro mapa seja na Terra (antes ou depois de terraformação) ou em planetas alienígenas é mera coincidência. 😉

Pergunta 14: Antes do update de Ankrahmun, o mapa do Tibia tinha um design com cavernas muito aleatórias e lugares sem propósitos claros, spawns em locais estranhos e surpreendentes mudanças de ambiente. Isso era muito legal e agradável de explorar. A partir de Ankrahmun, as expansões foram sempre temáticas. Além disso, tudo criado tem um propósito. Por que isso? Eu gosto da natureza aleatória do continente principal, e não gosto da sensação de “parque temático”.

Knightmare: Isso não é apenas uma questão de design, mas também de recursos. No passado não tínhamos nem quests nem novos gráficos à disposição. Um update era apenas uma atualização de mapa onde a maioria dos gráficos velhos foram utilizados. Portanto, poderíamos dizer que áreas velhas tinham o “tema de lama e grama”, que muitas vezes incluíram partes já existentes do mapa. Em updates recentes nós podemos mostrar graficamente o que queremos ao invés de recorrer a improvisações pesadas. Alguém que se lembra da velha Ab’Dendriel com certeza vai entender o que estou falando.
Por outro lado, é compreensível que pequenas adições aqui e ali poderiam melhorar o impacto de uma área para o jogador. Áreas antigas foram melhoradas no passado e, claro, nem todos os futuros updates vão focar na ampliação do mapa. Alguns updates com certeza vão revisitar áreas mais antigas e adicionar novos conteúdos, onde é mais necessário. Eu acho que a impressão que isso mudou está apenas sendo induzido de forma errada pelo enorme conteúdo novo que é adicionado em cada update. É fácil negligenciar as pequenas coisas quando você está distraído com as partes mais proeminentes de updates “modernos”.

Pergunta 15: A equipe de conteúdo joga Tibia regularmente em personagens secretos para descobrir o que é necessário ser balanceado através de uma experiência real? Ou no geral, é só ler os fóruns e escutar a comunidade? E se vocês têm personagens secretos, é difícil não ser influenciado por certas coisas?

Chayenne: Nós atualmente fazemos ambos, e acho que ambas as partes são igualmente importantes porque nos dão diferentes formas de percepção. Os community managers nos enviam periodicamente o feedback e propostas que nos ajudam a identificar e remover problemas. No board de test server público nós também discutimos questões de balanceamento de novos itens ou criaturas com os testers e ajustamos um monte de coisas de acordo com as respostas deles. Grandes grupos de jogadores também agem de forma diferente em determinadas situações e, assim, revelam problemas que não teríamos pensado por nós mesmos – mesmo que tenhamos desenvolvido um “okay, a quest está concluída, agora vamos tentar arruinar completamente e abusar dela criando o pior cenário possível ;)” ao longo dos anos.
Em adição disso, nós também jogamos, não todos os dias, mas regularmente. É muito diferente fazer uma quest nos servidores atuais do que apenas testá-la em nossos servidores internos, porque de repente você está enfrentando problemas que simplesmente não ocorrem em servidores de teste, por exemplo, uma cave que você precisa entrar para pegar um item de quest que está bloqueada por um jogador high level caçando lá, e que não vai deixar você passar – o que é realmente frustrante, EU SEI, e às vezes eu gostaria de gritar “EU CONSTRUÍ ESTA COISA então deixa eu entrar em MINHA cave!!” – mas é claro, eu não faço isso e me conformo como todo mundo. (Mas então eu considero refazer qualquer parte daquela dungeon ou da quest). Jogar também é muito útil para questões de balanceamento, por exemplo, aconteceu comigo algumas vezes onde eu fiz uma quest que era suposta a um certo level, e me encontrei presa na metade dela porque eu era muito fraca para pegar o item necessário, e assim por diante. Eu geralmente acabo mudando coisas se eu realmente não gosto delas durante minha experiência ao jogar.
Eu não diria que sou “influenciada”, mas é claro que tenho muito conhecimento sobre onde ir e o que fazer, então a “emoção” de pular em um buraco e não saber o que me espera já se foi há muito tempo. Infelizmente, já se foi também a emoção de tentar resolver enigmas e não saber onde a solução está – jogar é muito mais divertido quando certas coisas ainda estão cobertas por mistério, então, sério, aproveite o fato que você não sabe TUDO. 😉

Na próxima sexta-feira tem mais Chill & Grill! 😀

  • Lost Squeeze

    Nice Chill & Grill,estou esperando novas magias para knights por que tá tenso caçar free só com exura :S!
    “EU CONSTRUÍ ESTA COISA então deixa eu entrar em MINHA cave!!” AHUUAUAuhu trinquei muito disso.
    Acho que se algum dia a CIP voltar algumas coisas como antigamente(roleplaying) iria ser ótimo,essas disputas para Top de exp,skills é muito chato,entrar em um cast e ver as pessoas só passando de nível é chato de mais.Só queria ver alguém no cast tentar resolver alguma quest na mão sem spoil(já tentei e já consegui,vale a pena tentar).Vejo livros jogados no chão,bibliotecas em que ninguém vai lá para ler os livros e outras coisas.
    Saudades de quando eu era low level e explorava(as vezes ficava preso num buraco sem corda mais sempre gritava para alguém me salvar :D)caves.
    Hoje eu tenho raiva de ver HL’s caçando que nem aloprado e vendo Tibia como um jogo de power level!
    Hail 7.6!

  • Pancada Seca

    Sempre teremos quue nos adaptar as mudanças…
    mais algumas magias ou melhorias pra kina seria otimo …

  • Macumbero da Noite

    Muito bom, só espero que não façam nem uma besteira com os Mage’s, por que estão dizendo nos forums que sorcerer é muito forte. Só que apenas uns 19% dos top experiencia são sorcerer, uns 11% druid, e o resto são knight e paladins, e outra, um mage para upar 1 lvl gasta 100X mais que um knight ou paladin, sem falar que tem que voltar varias fazes ao depot para deixar o loot, por que não carrega uma grande quantidade.
    É isso, espero que não abaixem o poder de atack dos mages ^^

    • Mastertritu

      Até porque um kina hitar 500+ no pvp é tri normal né…

      • Tom Stifler

        Mastertritu

        Olha cara acho q é completamente normal um mage da um hit 500+ por toda a dificuldade dos mages a upar e pegal lvl e quanto se gasta pra upar um mage

        Paladins e knight não tem esses gastos e dificuldades , depois q um knight ou um paly pega skill 85+ já era da pra fazer boas hunts

        Um mage ipoteticamente lvl baixo com ml alto não faiz essas hunts boas e quase sem wast q nem paly e kinas

        • Placido

          Claro que da pra fazer boas hunts, pois caçamos bixos faceis pelo simples fato de se tentarmos algo mais forte, será waste na certa. E o que mage nao faz com low lvl compensa High Level. É absurdo mage fazendo 600k/h em Soul Eater e ainda saindo com lucro. E nao me vem com essa de que nao sai no lucro, vejo direto fotos de hunts com HORRORES de loot.

          “Ah, mas mimimi, kina faz dinheiro mais facil”. Chama-se paciencia e lootbag. Mage tambem pode fazer. Mais especificadamente, chama-se Energy Elemental para vocês.

          • Markinhus

            Cara sorc tem powergame, mais o cara tem que ter um kina pra sustentar, se axa ke sorc consegue se manter sozinho?

            kina eh vocação pra fazer dinheiro
            Sorc e Druid – pra upar
            e pally serv pros 2.. so ke eh mais complicado de upar e naum junta muita grana pela cap etc..

            axo ke esta balaceado..

          • lokki

            Só um rápido off na discussão pois faz tempo q ñ jogo Tibia… Hoje em dia tá assim eh? Kina serve pra fazer dinheiro e mage pra upar?!? usahusahhusahusauhasuhasuh (chega a ser engraçado =P)

        • bulldog

          quase sempre q vou hunt com meu druid lvl 104, fico beirando waste, pq o gasto com potions é grande. já um kina vai no d lair de dara e gasta bem menos q um mage comum, e ainda lucra bem mais

  • Asioma

    Pois eh tomara q saia novas magias para todas as vocaçoes porem q seja bem elaborado, pq hj em dia a muitos lvl’s alto q ja sao power abuser imagine entao um HL power abuser com uma magia nova mto forte para o lvl dele Oo se acha q ai ele nao vai dar mais abuser ainda, isso tem q ser bem bolado e bem pensado para nao deixar os HL’s com mais uma ferramenta disponivel para dar power abuser,

    Pois eh , como diz o pessoal da Chill & Grill, areas antigas eram mto mais emocionantes por serem aleatores sem um padronizaçao de parque tematico onde vc ja imagina o q possa haver :/, era mto legal explorar sem ter noçao se quer do q poderia haver ali de fato

    mais com essas reportagens a gente ve msmo, o proprio membro da cip dizendo em um char test q se ver um HL abusando de uma cave ele teria q abaixar a cabeça como todos fazem, de fato a propria CIP sabe q nao tem como combater POWER ABUSER,

    A cada dia q passa cada novidade vamus tendo certeza o TIBIA jogo rpg (roleplaying) acabou e esta sendo esquecido pela propria cip, hj eh soh rusher msmo e war :/

  • Mastertritu

    Hail CIp. Já fizeram tanta besteira que tentam dizer que faz parte do mistério… E dizem que algum dia vão fazer o que é aclamado pela nação tibiana… Até lá, enchemos seus bolsos de dinheiro…

  • Flavinho

    “Count Tofifti: Tibia cresceu enormemente nos últimos anos”
    tem certeza que cresceu mesmo????só se foi em caves e bichos por que em player vem caindo violentamente.Apenas 2 anos atras era 60k on hoje em dia fica em media 25k on entao sera mesmo que o tibia ” cresceu enormemente nos últimos anos”

    • Tyrael

      Essa diminuiçao nos numeros foi por causa dos contantes banimentos dos botters durante os ultimos anos, quem usava bot e foi pego teve sua conta deletada e provavelmente desanimou do jogo…

  • Guilherme Willian

    É, esse Chill & Grill, dá pra conhecer bastante dos problemas atuais do jogo.

    Sobre updates, o que eu mais quero mesmo é melhorias para Kina em termos de magias ( Qual é, guerreiros podem usar mais magias ! ) e também espero que tragam novos elementos para colaborar com o Roleplaying. Também pego livros largados no chão e visito Bibliotecas, e faço tudo que tem direito quando não se trata de upar. Mesmo que seja quase impossível tentarem isso agora, eu torço.

  • guittss

    se nao gostou vaza é facil lol team antica é noiz:D

  • Raphaell

    CIPSOFT ADD LOGO ADDON 3 =p !!

  • Jordan

    sempre pensei nisso… Os funcionarios importantes da cip sabem todos os misterios…
    Nossa, deve ser muito chato vc entrar num jogo e ja saber tudo dele… vc saber onde tah a excalibug e n poder ir la pegar; e msm se pegar n terá graça nenhuma…….
    Eh triste trabalhar na cip hein UAHAUhUAH

  • Murilo

    Affe,eu li esse artigo por causa do addon 3 e nd =(
    mas o importante eh q eles tão trabalhando nisso(esperança…)
    e povo :n precisa vir respondendo meu comentário com “se n gosto vaza nb”,ja enjoei disso =/

    • Mano Yoka

      SE NÃO GOSTO VAZA!! kkkk
      zoa, axei muito bom esse artigo….
      ABRAÇOS

  • bulldog

    lol, deve ser muito tenso alguem da cip construir uma cave e não poder entrar nela pq um jogador tá no caminho deles o.o

  • Leo

    O prioritario e que a CIF crie novas magias para os personagems principalmente (knight’s)
    pois um kina upa free com exura so e muinto foda !!! e deveria dar uma balanceada nos
    skills dos personagens, juntamente com novos tipos de armas assesiveis para todos!!

  • Rafael

    Sobre o 3 addon o mais viavel seria, não poder usar os 3 ao mesmo tempo, ai ele seria apenas uma opçao de addon diferente para mesmo outfit, 3 addon com combonaçoes diferentes.

    • Rafael

      Combinaçoes*

  • Mario

    addon 3 deveria ser mais viavel seria, não poder usar os 3 ao mesmo tempo

  • Mario

    :X

  • Mario

    E tambem kina upa so com exura free é fods…nao enche quase nada :X

  • Alexandre

    velho se agent for olhar,tudo deveria ser reorganizado,refazer tudo,olhar com outros olhos,assim veriamos um jogo muito melhor
    mais eu me contento com o tibia de hoje em dia.
    😛

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