Chill & Grill com a equipe de conteúdo – Parte 4


Essa é a quarta e última parte do Chill & Grill com a equipe de conteúdo.

Pergunta 16: É possível adicionar alguns esportes (como futebol/futebol americano), mas com regras? Tipo, jogar 3 vs. 3 com contagem de gols, e fazendo torneios oficiais a cada semana com um estádio de futebol fechado ou algo assim.

Lionet: Nós conversamos sobre um conceito muito semelhante no ano passado e é certamente uma idéia interessante. Com a introdução das world quests, chegamos a um passo mais perto para a inclusão técnica de grandes eventos oficiais ou até mesmo concursos. Eles poderiam ser baseados em uma variedade de elementos, incluindo um sistema dedicado de regras. Entretanto, a mecânica do Tibia não é obviamente projetada para suportar um jogo de futebol de maneira completa. Sendo assim, atualmente não há planos específicos para incluir torneios esportivos com regras.

Pergunta 17: Alguns anos atrás, quando vocês implementaram os novos outfits, vocês também criaram uma grande quantidade de addons e quests envolvendo outfits. Os novos outfits que vocês liberam hoje são obtidos através da história principal de uma nova área (como Zao, por exemplo), e são honestamente chatos porque quase todos conseguem em pouco tempo. Vocês pretendem adicionar novos outfits com o mesmo tipo de quest, como por exemplo, do barbarian outfit?

Chayenne: Sim. Pergunta respondida. 🙂 Não, sério, nós adoraríamos fazer isso. Para ser completamente honesta, desbloquear um outfit após completar uma quest principal sempre tem sido uma boa maneira de implementar uma recompensa que agrada a maioria dos jogadores, onde geralmente o desenvolvimento de equipamentos ou outras recompensas são muito mais difíceis e levam a discussões controversas em nossa comunidade, porque nós simplesmente não somos capazes de deixar todos felizes com isso. Concordo que não é a maneira mais interessante e desafiadora de trazer novos outfits para o jogo, mas o que gostamos nisso é que, permite vários jogadores a possibilidade de obter um outfit que eles gostam, e cria uma diversidade entre vários deles. Até mesmo mais outfits, alguns fáceis e outros mais difíceis de ganhar seria o melhor caminho, mas é também uma questão de tempo.
Criar um novo outfit leva vários dias de trabalho para o departamento gráfico e criar uma boa quest depende do departamento de conteúdo. Já que trabalhamos em um update por cerca de 4 meses, seria possível implementar uns 8 outfits e suas quests, mas outros conteúdos como novos áreas, criaturas, eventos e itens seriam sacrificados a favor dos novos outfits. Isso geralmente leva jogadores a perguntar “e onde está o update em si??”, especialmente aqueles que não gostam de outfits. Assim no passado tentamos criar um update recheado com diferentes elementos, de modo que cada jogador possa escolher o que gosta, ao invés de focar em um tema especial como apenas outfits. No entanto, para o próximo update você pode esperar por algumas mudanças interessantes sobre o tema “outfits”.

Pergunta 18: Vocês somente criam novas criaturas e lugares para jogadores fortes… vocês não poderiam criar outros mais fáceis?

Count Tofifti: Quando eu joguei Tibia pela primeira vez eu tive um pensamento semelhante. Eu tentei resolver uma quest e fui morto com um único hit de uma criatura. Naquela época eu desanimei porque morrer no Tibia sai caro. Em outros MMOs, há muito mais orientações sobre criaturas que você enfrenta, e geralmente você não enfrenta criaturas que você conseguirá derrotar. No Tibia, você sempre deve tomar cuidado quando você é novo em um determinado lugar. Esta é uma característica distintiva do Tibia. No entanto, estamos atualmente trabalhando em um conceito para tornar locais de caça mais balanceados. Mas provavelmente não ficará pronto até o update de inverno. Nós tentamos oferecer novidades para a maior quantidade de jogadores possível e sim, queremos projetar um “começo” mais intuitivo para novatos, mas também manter o espírito de Tibia.

Pergunta 19: Vocês podem revelar alguma coisa sobre a Serpentine Tower Quest?

Count Tofifti: Ei, eu recentemente dei uma olhada naquela torre e…
Knightmare (olhar sério): SECRETO!
Count Tofifti: Bem. Uhm. Sim, provavelmente.
Lionet: Apesar que eu dúvido que alguém já teve a idéia de aplicar…
Knightmare: Você se importa se eu lhe engasgar como o Homer Simpson faz com o Bart?
Lionet: Oh. Ah. Eu só queria…
Knightmare (olhar sério)
Lionet (suspira): … calar minha boca e ficar em silêncio!
Knightmare: Magnífico! Quanto a uma resposta… bem… como abordar de uma forma diplomática. Vamos lá: Alguns lugares que atualmente vemos no jogo podem desempenhar um papel importante em uma quest mais cedo ou mais tarde. Outros lugares estão apenas lá para dar um “sabor”. Outros podem fazer parte de algo que ainda não foi descoberto. Como você não pode interagir de maneira completa com cada objeto, você não pode interagir com cada tema. Se existem quests que não foram encontradas ainda, é improvável que alguma coisa sobre elas serão reveladas para forçar a sua descoberta, especialmente é improvável que tais informações não seriam reveladas no jogo.
Lionet (sussurrando): Mas você poderia pelo menos me dizer se…
Knightmare (sorrindo docemente): Mas é claro que eu poderia! (voz ficando malígna) Mas então eu teria que matá-lo!
Lionet (rindo nervosamente): Você está brincando né?
Lionet (procurando por Count Tofifti): Ele está brincando, não está? Count? COUNT?! Onde ele foi…?

Pergunta 20: Porque os Tibianos não podem usar cadeiras e relaxar?

Chayenne: Eu gostaria de explicar em detalhes o que questões gráficas e técnicas realmente são. Como você deve saber, os gráficos do Tibia são baseados em pixel sprites em 2D e não em modelos poligonais como em 3D. Isso significa que o client do Tibia precisa da informação sobre a ordem em qual “pintar” os sprites para serem exibidos corretamente, semelhante à pintura de uma paisagem em uma tela. Por exemplo, se você desenhar a figura humana por último, ela irá sobrepor árvores e parecer “infestada”.
Mas o que isso tem a ver com as cadeiras? A maioria das cadeiras têm encostos e às vezes descanso para os braços, e se um personagem sentar nela e você vê-lo de frente, você espera que o personagem fique desenhado sobre a cadeira. Entretanto, se você ver pela parte de trás, a cadeira iria sobrepor o personagem. Olhando de lado, provavelmente parte do personagem ficaria desenhada sob o descanso para os braços, mas a cabeça ficaria desenhada sobre o resto das costas, e assim por diante, então o client não saberia a ordem de “pintar” esses objetos. O que torna as coisas piores é que cadeiras não são padronizadas de nenhuma forma – portanto se você tem cinco cadeiras, você tem cinco diferentes dimensões e localizações de áreas para sentar, o que torna difícil dizer ao client do Tibia “se um personagem ‘senta’, mude o seu sprite para o pixel xy sendo assim colocado-o na área certa” porque é sempre diferente.
E o que torna as coisas AINDA mais piores é que temos muitos outfits e addons, e todos eles devem ser redesenhados em posição sentada, garantindo que se o personagem usa o primeiro, o segundo ou ambos os addons, TODOS eles são exibidos corretamente sobre ou sob a cadeira em cada sentido. E uma vez que provavelmente não daria certo para cada cadeira, banco ou sofá, um monte de móveis seriam redesenhados também. “Sentando em cadeiras” é um projeto muito grande envolvendo programação e design gráfico com muito pouco benefício, exceto pelo lado RPGístico que sempre foi abandonado em favor de outras características, apesar que sempre discutimos sobre isso e muitos de nós, inclusive eu, somos grandes fãs dessa idéia. Por outro lado, se nós realmente implementarmos isso, já posso imaginar uma grande multidão enfurecida de jogadores gritando “SENTAR?!, por que vocês não corrigem os reais problemas primeiro? Que tal o balanceamento de vocações? Ou sobre anti-cheating?” – então realmente, é tudo sobre prós e contras, mas eu definitivamente não diria que nós NUNCA vamos implementar essa função. Eu não quero dar spoil, mas nós demos um primeiro passo nesse sentido e estou curiosa para ver o que vocês vão pensar após o lançamento. 🙂

O Chill & Grill com a equipe de conteúdo acaba aqui. Esperamos que vocês tenham gostado!

  • gui

    shdiusahduihudai
    massa pow, qro soh ver se vai vir addons e outfits q nem no update que saiu todos eles, vai ficar massa pow

  • Brunolas

    Será que sairá os 3° addons?

    • lukavi

      axo q n
      mas seria bom

    • Mastertritu

      no chill e grill anterior ele fala que não

  • Gogogo news addons!!!!

  • Mastertritu

    “…exceto pelo lado RPGístico que sempre foi abandonado em favor de outras características…”

    hahahahaha

    Se até Chayenne admite que a Cip deixou o rrg de lado, como espera que o pessoal não seja só power gamer se não há desafios “mentais” em Tibia?

    • Viktor

      Eu acho que na verdade o lado RPGistico abandonado é mais nessa parte que não afeta muito o jogo e não tem outra utilidade. O RPG depende mais dos jogadores na minha opinião.

      Agora fiquei curioso pra saber sobre esse ‘passo’ qu ela disse.

    • Henrique

      Olha, Eu n so sópower Gaming eu gosto é de me aventurar e descobrir novas quests e items.

  • Nadinux

    Esses updates serao revolucionarios
    e em questao do 3º addon… omg como isso?pense no barbarian outfit, oq mais teria pra implantar nele?

    • Sizon

      Pois é , Barbarian Outfit já é bem completo , imagina com uma coisa a mais ainda? Mal daria para ver o personagem :S

      • Henrique

        Sim, no entento tem vários addons como o citzen outfit ou hunter oufit até mesmo warrior outfit pensem nisso. Pderam acrescentar algo neles nao acha?

    • Dark Black Magician

      poderiam por uma arma ao lado do sca,pra ficarem cruzados

  • Brunolas

    É, mas ja pensou o pirate com 1 papagaio no ombro?
    kkkk’

    • andre

      rsrsrsr
      seria mt loko…..

      • Akann

        o.0 cara ia ficar roxx demaissss hahaha

  • Marcelo

    queria saber pq a sword e muito apelativo

    assim ele ganha 4 do anel 2 da armor e 3 do shield=9
    sendo q por ex; a arma de axe e tal rara de cai do boss q vale no meu mundo 5kk
    entao resumindo nunca vou ter ela pq a sword sempre ganha dos outras armas
    gostaria de saber se vc pretetender fazer algo sobre isso obrigado ç)

    • Jotun

      Olá Marcelo, obrigado pela sua pergunta, eu e minha equipe já haviamos pensado nisto. E realmente, devido as atuais circunstâncias, uma médida se faz necessário.

      Deste modo pretendo tomar como medida de correção a parada imediata de treino em Axe e começar o treino em Sword.

      Espero ter sanado sua dúvida. Qualquer outra dúvida, por favor entre em contato conosco.


      Att.,
      Jotun from YouAreDumb

  • Guilherme Willian

    Ansioso para as mudanças, mas que sejam pra melhor. Go Go Go !

  • Joao coca cola

    sei lah eles jah criaram a china agora eles vão criar a africa
    o seu outfit vai ser negro e usar apenas um shorts.

  • Marcelo

    ^

    Mas que

  • Dom Aang

    Essa entrevista me deixa muito desanimado, quando Um MEMBRO DE CONTEUDO DIZENDO ” Sentando em cadeiras é um projeto muito grande envolvendo programação e design gráfico com muito pouco benefício, exceto pelo lado RPGístico que sempre foi abandonado em favor de outras características.”
    O próprio membro da cip dizendo que o lado RPGistico está abandonado em favor de outras caracterisitcas que eles preferem implantar.
    A resposta está ai, não é atoa que “todos” player hoje preferem ganhar lvl do que ficar fazer quest ou descobrindo novas. Nem a CIP se preocupa com isso.

    DESANIMADORRRR

    • Jotun

      Vale ressaltar que de acordo com o contexto, ele afirma que o lado RPGistico foi abandonado pelos jogadores, que priorizam outras coisas.

    • Henrique

      Sim, eu nao estou nem ai para lado de só caçar upar,upar,upar e ganhar items. Eu quero mesmo me aventurar descobrir novas quests e raças desconhecidas armas tambem.

  • Elite

    Bom,só queria que com esses update o Tibia não perdesse a história de antes e praticamente com esses updates o tibia está mudando(pra pior)
    como no caso das quest de pegar item de bicho raro como demodras, tiquanda entre outros

  • Jotun

    Sou puto com essa galera que fica falando que o jogo muda pra pior, faz o seguinte então, pega um OT da primeira versão do Tibia. Pronto, vai ter o jogo sem nenhuma mudança.

    • Henrique

      Sim. Se n sabe joga tibia vai joga ot. Vai ver se n gosta pq pra vc deve ser dificil faze quest ou upa

  • Henrique

    Cara, cai na real e fis a world quest la q tinha q mata a devovorga em 5 horas aki no jogo original

  • Nusss… outfits, serpentine tower, sentar…
    Claro que a curiosidade maior é sobre sentar, mas de aproveitamento mesmo no jogo é sobre os outfits, terceiro addon etc,
    A serpentine tower pode ter relação com muita coisa geniosa, mas com o que especificamente não dá pra deduzir na resposta do Lionet =(
    Lionet: Apesar que eu dúvido que alguém já teve a idéia de aplicar…

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!