Entrevista com Admin do Portal Tibia: Imperador Azo!


Lucas Batista, ou melhor… Azo, é o atual administrador do Portal Tibia e Tibia Fórum. Conhecendo o Tibia em 2006 e se cadastrando no Tibia Fórum em 2008, Azo já passou pelos cargos de colaborador, repórter e guarda, antes de chegar na administração do site. Nessa entrevista ele conta pra gente um pouco de sua história e conhecimento, não apenas do Portal, mas também do jogo.

linha_divioris.png?1495699624

Alquimista Mike: Antes de mais nada, gostaria de contar um pouco mais sobre quem é o Azo por detrás do Portal Tibia?
AzoOpa! Por detrás dos domínios de Scapula existe uma pessoa com uma cabeça cheia de ideias entrepostas em um emaranhado bem maluco, como uma teia de aranha (as quais odeio, por sinal), que nem sempre saem da caixola. Me chamo Lucas, tenho 22 anos e moro em uma cidadezinha pacata do interior de São Paulo, local em que atualmente sou assessor de comunicação da prefeitura… Como muitos dizem, a cidade aqui é um “ovo” de tão pequena.
Os três amores da minha vida são: Eu mesmo, games e academia.
Sempre procuro dividir o meu tempo entre meus deveres e hobbies, mas ultimamente têm sido difícil! haha
Enfim, creio ser uma boa pessoa. 🙂

Alquimista Mike: Quando foi que você criou interesse pela comunidade, em especial pelo Portal/Fórum?
AzoRapaz, comecei a jogar Tibia no fim de 2006. Não sabia bulhufas de um MMORPG com a mecânica que o Tibia possui. Para resolver isso decidi me aventurar em sites e fóruns sobre o jogo. O primeiro contato que tive com uma comunidade tibiana, por incrível que pareça, foi com a turma do TibiaBR, onde fui usuário com uma boa atividade por algum tempo. Em 2008 alguns amigos me mostraram um site que publicava notícias de invasões de bosses, o que na época era algo MUITO maneiro! Este era o Portal Tibia, site este que à partir daí passei a acompanhar assiduamente, sendo apenas uma questão de poucos dias para criar minha conta no fórum.
Com a conta feita, vi que a equipe era formada por membros da própria comunidade. Fiquei instigado em colaborar com a publicação de notícias, mesmo que escrevendo porcamente na época. Falando nisso… acho que posso dizer que a área que trabalho hoje foi fortemente influenciada por esta “paixão” que havia surgido em mim. Escrever notícias.

Alquimista Mike: Como foi receber o convite para fazer parte da colaboração/equipe pela primeira vez?
AzoMinha reação? AEEEE %#**@!!
Entrei para a colaboração praticamente quando tal cargo foi inaugurado. Fiquei feliz demais! Contei para todos meus amigos tibianos e até mesmo alguns fora do jogo.
Quando o @[member=”Mestre Nardi”] e o @[member=”Strength of War”] me convidaram para fazer parte da equipe, como repórter, só faltou que eu soltasse rojões aqui em casa! Se estivessem próximos fisicamente daria um beijo nestes lindos.

azo.png?1495698989

Imperador Azo em sua camisa mais apertada e extremamente sexy

Alquimista Mike: O que te fez permanecer no fórum, mesmo em idas e voltas, após tantos anos?
AzoEssa posso responder com poucas palavras:
É a minha segunda casa! 🙂

Alquimista Mike: Como foi se tornar um guarda do Tibia Fórum? Já estava nos seus planos?
AzoAo sair da equipe pela primeira vez, pouco tempo depois desenvolvi um certo interesse em fazer parte da moderação. Cheguei a conversar com um antigo guarda, o @[member=”Magrinho Loko”], mas ele me disse que eu não tinha o perfil para isso na época, e realmente não contava com jeito pra isso (acho que até hoje não tenho)… mas o interesse era real, e então muito tempo depois fui convidado pelo @[member=Sanosuke Matheus’] para assumir o cargo de guarda.
Penso que no quesito “gestão” da comunidade eu continuo aprendendo a cada dia, com o objetivo de sempre ser melhor.

Alquimista Mike: Como foi se tornar Imperador do Portal Tibia? Poderia contar pra gente os bastidores dessa mudança?
AzoFoi e continua sendo uma experiência desafiadora! Quando você se torna o responsável por alguma coisa, qualquer que seja, você acaba recebendo pressões por todos os lados. Requer um certo tempo para que uma pessoa se adapte a tal posição além de, claro, uma boa equipe para auxiliar… nem preciso dizer o quanto confio na atual equipe, né?
Quanto aos bastidores da mudança imperial, bem… é uma história longa, mas de forma bem resumida: Nosso antigo cavaleiro, Sanosuke, estava com as botas já muito gastas e decidiu que era hora de um descanso, afinal foram mais de 7 anos dedicados ao Portal Tibia e Tibia Wiki. Nardi, por sua vez, já não estava muito ativo nos fansites e em uma conversa com ele ficou decidido que o cargo seria passado para mim, pois era o “segundo” cavaleiro. Após as tratativas, cá estou como atual imperador de Scapula.

Alquimista Mike: Como Imperador, quais seus planos para o Portal Tibia e o Fórum? Você tem alguma meta pessoal pra cá? Qual seu método atual de gestão?
AzoO principal plano de quem administra algo é, sem dúvida alguma, tornar o que administra o melhor de sua área. É o que busco! Apesar de contratempos, quero tornar o Portal Tibia o maior fansite deste jogo no Brasil, imagino que não esteja longe disso. 🙂
Procuro promover uma administração transparente e eficaz. Fazendo o que tem de ser feito, na hora que precisa ser feito, onde precisar ser feito. Alguns podem não gostar, mas o mundo não é um arco-íris. Meta pessoal? Dar Ferumbras’ Hat para cada membro do fórum!

Alquimista Mike: Como é gerenciar uma equipe de tibianos, dar ordens e ser o exemplo?
AzoNão gosto da palavra “ordem”. Não sou superior a nenhum de meus companheiros de equipe. Procuro fazer pedidos aos meus parceiros da staff, aliás, devo agradecer e muito a @[member=Jess] por todo apoio que tem prestado nos últimos dias. Cuidar dessa galerinha é muito gratificante… não mencionando que muitas vezes eles que cuidam de mim. haha
Quanto a ser exemplo… então… “faça o que eu digo e não o que eu faço” me parece uma boa frase.

Alquimista Mike:  Com o crescente número de fansites que existem por aí, como você acha que o Portal Tibia se destaca no meio a essa “multidão”?

AzoO Portal Tibia possui uma bagagem de peso. Ao longo dos anos as pessoas que por aqui passaram construíram um verdadeiro acervo da “cultura” tibiana! Nosso jeito de elaboração de conteúdo e tradução veloz e eficiente de matérias oficiais é nosso ponto forte. A página do Portal Tibia no Facebook também vem mostrando ser uma das principais ferramentas de interação com a comunidade, crescendo cada dia mais!

azo1.png?1495699161
Alquimista Mike: Qual você acha que é seu principal diferencial comparado aos outros antigos imperadores/cavaleiros do Portal?
AzoNão julgo meus antecessores, cada pessoa tem a sua forma de cuidar das coisas. Quanto a mim, acredito ser uma pessoa transparente. Boto para fora o que penso e como vejo o que está ao meu redor.

Alquimista Mike: Agora falando um pouco sobre Tibia, o que você acha do jogo nos tempos atuais?
Azo: Como diria um amigo meu: Tirando o que é ruim, é bom! O Tibia atual consegue ser um jogo bacana para passar o tempo. É a forma que o vejo no momento, um passatempo e nada mais.

Alquimista Mike: Qual a coisa mais marcante que aconteceu com você dentro do jogo?
AzoNão brinque com meus sentimentos, menino Mike… haha!

Alquimista Mike: O que mais gosta e menos gosta de fazer, quais locais você caça, qual foi o seu maior desafio dentro do jogo?
Azo: Gosto de matar criaturas, não necessariamente upar… Destruir monstros mesmo. Adoro juntar vários bichos e acertá-los com um bom Exori Gran! Costumo caçar em Banuta e Wyrm Hell, em meu Knight. Este segundo em especial, pois me considero um jogador “solo” e consigo fazer uma boa quantidade de experiência lá.
Meu maior desafio até o momento foi fazer o dreamwarden outfit. Fiz questão de fazer praticamente toda a quest deste outifit solo, levando mais de 6 horas para completá-la.

Alquimista Mike: Você tem alguma meta pessoal, como ser o top, ou ter algum item que ninguém tenha?
Azo: Minha única meta é terminar minha coleção de backpacks, faltam apenas 2 modelos. Ser o top de algo está totalmente fora de cogitação, afinal, o jogo se tornou apenas um passatempo para mim. Ter um item único? Adoraria!

Alquimista Mike: Atualmente você joga em Menera, um mundo no-pvp dominado por uma guild e inclusive está “hunted”. Como é jogar nessa situação?
AzoA guild dominante de lá não larga do meu pé! haha. Mas tem sido uma experiência interessante e tenho aprendido muito nas últimas semanas. É triste saber que outros jogadores na mesma situação (hunted) não tenham a paciência que tenho para aguentar uma pessoa atrás de você a todo momento.
É a forma deles de jogar e infelizmente não podemos fazer nada contra isso. Resta aguardar alguma mudança de regras pela CipSoft.

Alquimista Mike: Seu maior ódio
Azo: Ficar sem stamina bônus

Alquimista Mike: Um ídolo
AzoAstronis

Alquimista Mike: Um sonho
Azo: Ferumbras’ hat

Alquimista Mike: Um paradoxo
AzoTibia Paradox

Alquimista Mike: Uma mensagem final e clichê para quem ler essa entrevista
AzoNão usem bot. Respeitem seus coleguinhas e continuem acessando o Portal Tibia!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!