Entrevista com Eudocia!


For english version, click here!

Neste ano, o Tibia Wiki entrevistou a líder da equipe de conteúdo da CipSoft, Eudocia.

Tenha uma excelente leitura!
 
Tibia Wiki: Quem é Eudocia? Nos conte brevemente sobre você, seus hobbies, sua vida e, principalmente, sobre seu trabalho na CipSoft e como o Tibia entrou em sua vida.
Eudocia: Tenho 37 anos. Eu gosto de jogos RPG, seja no computador, larp ou caneta e papel. Eu também adoro todos os tipos de quadrinhos. Eu sou uma mãe de dois filhos, e meu filho mais velho fica realmente atrás de mim. Sua atividade de lazer favorita é jogar seu XBox 360.
Uma vez que os jogos sempre estiveram na minha vida, eu simplesmente tive que me candidatar quando vi uma oferta de emprego na CipSoft em 2014. Eu consegui o trabalho e estou trabalhando na equipe de conteúdo do Tibia desde então. Quando o Count Tofifti deixou a CipSoft, eu assumi sua posição como líder da equipe.

Tibia Wiki: Você joga Tibia? Qual a sua vocação e seu level?
Eudocia: Eu jogo Tibia no meu tempo livre, no entanto, bastante esporadicamente. Então, meu paladin ainda está abaixo do mágico level 100. Devido ao meu trabalho na equipe de conteúdo, eu jogo em personagens de todas as vocações e leveis. Um servidor de testes e magias dos Deuses é muito útil às vezes também… 😉

Tibia Wiki: Qual mudança você acha que provocou o maior impacto na economia tibiana?
Eudocia: Não tenho certeza do que você está se referindo aqui. De modo como eu entendi a pergunta, eu diria que quando foram introduzidos os Premium Scrolls, ou mais recentemente, a introdução dos Tibia Coins. De uma perspectiva da equipe de conteúdo, porém, estou bastante curiosa sobre o impacto que o sistema de imbuing terá sobre a economia, uma vez que produtos de criatura são necessários para isso. Estou curiosa sobre como tudo isso vai ficar ao longo prazo.

Tibia Wiki: Na sua opinião, você acha que a economia do jogo está ruim?
Eudocia: “Ruim” não é um termo muito específico. A situação da economia do Tibia não pode ser analisada em apenas uma ou duas frases. Talvez eu não esteja qualificada para dar uma resposta profunda a essa pergunta. Assistimos ao desenvolvimento da economia do Tibia e interferimos quando sentimos que é realmente necessário.

Tibia Wiki: Você acha que os Tibia Coins foi um avanço positivo para a economia?
Eudocia: Em geral eu diria “sim”.

Tibia Wiki: Como o mercado negro existente hoje influencia na economia do jogo?
Eudocia: Este assunto sobre economia não é realmente minha área. O mercado negro no Tibia não é diferente de qualquer outro mercado negro, eu suponho. Parece óbvio que há uma correlação entre os preços no jogo e os preços no mercado negro, então parece haver uma influência.

Tibia Wiki: Hoje em dia temos muito leveis altos no jogo e está muito mais fácil conseguir alguns itens antes considerados raros, você acha que isso tem relação? A grande quantidade de leveis alto no jogo é algo negativo?
Eudocia: Sim, eu diria que há uma relação. Os itens mais raros estão no jogo, e quanto mais pessoas com leveis elevados, mais destes itens raros estarão no jogo. Isso é um desenvolvimento bastante natural.

Tibia Wiki: Existe algum planejamento para dificultar os jogadores de pegarem leveis e diminuir a quantidade de leveis altos no jogo?
Eudocia: A princípio, a quantidade de leveis altos em um jogo não é uma coisa negativa. Os jogadores jogam o jogo e ganham mais leveis. É uma das características do Tibia realmente não ter fim. O desenvolvimento de leveis tem de ser considerado ao criar conteúdo para o Tibia. Eu não estou ciente de quaisquer planos para tornar mais difícil para as pessoas subirem de level, ou de diminuir a quantidade de leveis altos de alguma forma.

Tibia Wiki: Atualmente temos muito itens e quests para jogadores até level 250, Tibia é um jogo para jogadores mid-leveis? Você acha que o jogo perde a graça para jogadores de leveis mais altos, acima de 400?
Eudocia: Ao desenvolver um conteúdo, nós nos concentramos nas faixas de leveis que a maioria dos jogadores estão atualmente, tentando não negligenciar as outras faixas de level. Então Tibia oferece quests e conteúdos para todos os leveis. Leveis baixos, leveis médio e leveis altos. Eu ficaria um pouco surpresa se um jogador acima do level 400 realmente não encontrasse uma única coisa para fazer no Tibia que fosse divertida ou desafiadora.

Tibia Wiki: Qual a dificuldade de criar conteúdo para leveis muito alto?
Eudocia: Hmm… Eu diria que conectar as quests com a história do Tibia. Você tem que ter certeza que você não estará deixando uma parte importante da história longe da maioria dos jogadores. Isso é realmente perigoso quando você cria conteúdo para jogadores de level muito alto. Você não pode ter certeza de que a maioria das pessoas vai chegar nesse level. Assim, eles podem perder uma parte importante da história que você está contando.

Tibia Wiki: Como vão os avanços em relação ao balanceamento de vocações?
Eudocia: Atualmente, não existem planos concretos para trabalhar ativamente no balanceamento de vocações. Eu não esperaria nada nesse assunto a médio prazo.

Tibia Wiki: Em 2014 um novo conceito de vocações foi apresentado aos jogadores, vocês ainda trabalham com esse projeto ou ele já foi abandonado?
Eudocia: Suponho que você esteja se referindo às definições de vocações que foram apresentadas para discussão em uma Dev Note naquela época. Atualmente, não estamos trabalhando nisso. No entanto, eu não posso dizer que este tópico nunca virá a tona outra vez. No entanto, não está no nosso foco no momento.

Tibia Wiki: Já faz algum tempo que os jogadores pedem uma revisão nas vocações e muito já foi prometido mas até o momento não tivemos nada a respeito, qual o motivo que dificulta tanto trabalhar nessa área?
Eudocia: O Tibia vem crescendo há 20 anos – e com ele, as vocações, a complexidade do jogo e os jogadores que também se acostumaram com seus personagens. Se você quiser mudar alguma coisa, você tem que ter muito cuidado. Você não quer estragar nada para os jogadores, e você simplesmente não pode arriscar estragar algo no jogo em si. A crescente complexidade é a maior dificuldade, eu diria.

Tibia Wiki: O que podemos esperar para o futuro das vocações? Existe alguma dev note ou algo que possa compartilhar? Podemos esperar novidades nesse assunto em 2017?
Eudocia: Eu acho que não. Para o primeiro semestre de 2017, eu posso com certeza dizer não. Para a segunda metade, eu continuo duvidando muito também. Mas não sou eu quem toma as decisões. O product manager do Tibia decide quais projetos serão trabalhados.

Tibia Wiki: Existe algum planejamento de revisar antigas criaturas? Podemos esperar uma volta do Council Board?
Eudocia: Não há nenhum plano para um retorno do Council Board, eu não o descartaria categoricamente, no entanto. Sobre a revisão de antigas criaturas, eu não ouvi falar de planos definidos. Assim, no futuro mais próximo, isso provavelmente não deve acontecer.

Tibia Wiki: Qual foi a ideia por trás da Ferumbras’ Ascendant Quest? Você acredita que isso possa diminuir a raridade de um boss antes exclusivo de invasões? Existe planos para criar quests para outros bosses famosos?
Eudocia: Ferumbras Ascendant é uma missão desafiadora, eu consideraria esse conteúdo para leveis altos. A ideia por trás disso era desenvolver um tópico lendário um pouco mais, para continuar contando uma história de suspense. Eu não acho que esta nova quest diminui o valor de Ferumbras ou a importância de Ferumbras para o Tibia. A quest é uma extensão da história, e não uma desvalorização. É realmente possível que algo semelhante possa acontecer com outros bosses famosos no futuro.

Tibia Wiki: Na sua opinião, os desafios que existiam antigamente na hora de matar bosses acabou? Sabemos que os jogadores estão mais fortes e com isso conseguem matar mais rápido, existe algum plano de revisar as magias de criaturas, como com a IA, para deixar essas batalhas mais difíceis?
Eudocia: Nós realmente tentamos continuar deixando o Tibia desafiador, por exemplo, adicionando novas magias para as criaturas. Ao longo do passado do Tibia, e atualmente também, criaturas receberam atualizações em suas maneiras de tornar a vida dos jogadores mais difícil. Aconteceu com esta atualização de inverno também.

Tibia Wiki: Muitos funcionários já compartilharam o desejo de criar um craft-system no Tibia, você acha que estamos próximos disso ou ainda estamos muito longe?
Eudocia: A atualização de inverno trouxe o sistema de imbuing para o Tibia. Um sistema de crafting real no sentido de criar itens completamente novos combinando matérias-primas diferentes é algo muito distante, eu diria. Alguns argumentam que atividades como fazer um bolo, por exemplo, é um pouco de crafting no Tibia. 😉

Tibia Wiki: Quanto tempo leva para que uma ideia seja discutida e inserida no jogo? Por quais etapas essa ideia deve passar?
Eudocia: Isso pode realmente levar muito tempo, dependendo do tema da ideia. Às vezes, muitas pesquisas precisam ser feitas, os riscos precisam ser analisados e avaliados. Para dar-lhe uma estimativa geral, porém, uma ideia pode ser adicionada no jogo em apenas um ciclo de atualização. Digamos que planejamos implementar uma nova área. Discutimos a ideia, então é decidido, ela é construída, ela é testada, bugs corrigidos, ela vai online. Isso poderia acontecer durante cerca de meio ano.

Tibia Wiki: Você acredita que um novo cliente pode ser a solução para o botters?
Eudocia: A solução para o problema de bots não pode vir de um único elemento, na minha opinião. Além disso, o Tibia 11 não foi construído com o foco em resolver o problema de bots. Foi construído para deixar o Tibia apto para o futuro.

Tibia Wiki: Para finalizar, deixe algum recado para todos os brasileiros e para os leitores dessa entrevista!
Eudocia: Espero que todos estejam gostando do conteúdo do Tibia! Obrigado pelo seu interesse, e uma feliz temporada de férias para o Brasil! Que 2017 seja um grande ano!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!