Dicas & Artigos

Entrevista com Fansites

Você leu recentemente sobre a visão da Cipsoft sobre o programa de fansites, mas e o lado dos administradores? É hora da história deles através dessa entrevista feita pelo TibiaNews!

Onde a comunidade Tibiana estaria hoje sem os fansites? Com mais de 28 sites diferentes oferecendo conteúdos diversos – de portais como o TibiaSpace a enciclopédias como o TibiaWiki, fansites multilíngues como o TibiaML, role players como o TibiaRP, e até nós, TibiaNews, oferecendo notícias diariamente de todos os seus servidores. Por trás de cada bom fansite há um bom administrador. Sem os administradores, a equipe adequada e a comunidade, o site iria ficar para trás. Nós reservamos um tempo para fazer algumas perguntas aos administradores sobre eles e seus sites para que possamos ter uma pequena ideia de onde eles se encontram dentro do programa de fansites e de suas comunidades.

TibiaNews: Para você, o que é ser um administrador de fansite?

Fox Mc Cloud (Tibia ML, Exhiti): Eu gosto de ter um website, portanto eu amo administrar o TibiaML e o Exhiti. O TibiaML especialmente, já que lá temos vários usuários ativos que nos dão feedback sobre as mudanças que fazemos e fazem propostas para melhorarmos. É realmente uma boa sensação saber que as pessoas se importam com as coisas em que você gasta seu tempo e isso me motiva a continuar. Nós estamos atualmente trabalhando em um grande update para o site, com um redesign completo, e a cada passo que damos tentamos coletar feedback da comunidade sem a qual o TibiaML não seria nada!

Romano The Knight (TibioPedia, FunTibia): Primeiramente, eu tenho orgulho da posição de administrador de fansite. Então sim… é algo muito importante para mim. Talvez porque eu gosto de administrar e de Tibia, logo ser um administradorde um fansite me permite combinar as duas coisas e me divertir. Quando era noob, eu admirava todos os fansites, usei quase todos eles e sonhava com o meu próprio Quando seus sonhos se tornam realidade, você se sente realmente animado – o mesmo acontece aqui. Por último, eu amo desafios, e ele é como se fosse um.

Luthor Mithos (TibiaPic): Ser um administradorde fansite é um tanto trabalho como entretenimento. Ele vem com algumas responsabilidades, mas te dá a chance de conhecer pessoas maravilhosas, fazer amizades e melhorar algumas habilidades, como o seu inglês ou sua capacidade de administrar um grupo.

Rico Pasa (TibiaTr): É parte da minha vida, já que tem sido assim já há alguns anos. Isso me faz sentir especial mesmo tomando a maior parte do meu tempo. Você sempre tem que pensar em como torná-lo melhor e também deve mantê-lo atualizado. Você sabe, grandes cargos trazem grandes responsabilidades então de qualquer jeito eu não posso reclamar.

Alguns fansites existiam muitos anos antes de entrar para o programa de fansites, ou até mesmo antes dele existir. Perguntamo-nos o que exatamente eles estavam pensando quando fizeram um.

Etien (TibiaVenezuela): Nós sabemos que Tibia é um excelente jogo, mas o que o faz excelente é o fato de que ser “jogo social”, mesmo comparado a outros MMORPGs Tibia se destaca por causa dessa questão. A comunidade em Tibia é destaque tanto em gameplay quanto no cenário que o cerca. É por isso que ser um administrador de fansite é um trabalho importante, já que fansites são o elo de ligação e ponto de encontro para o cenário de uma comunidade Tibiana particular, nesse caso a Venezuelana.

Um administrador de fansite é ligado ao conceito de fansite, todas as características e vantagens de um fansite também são aplicados para o administrador, porque ele é o responsável pela direção que o fansite irá tomar. Nós tentamos reunir nossa comunidade e refletir sua essência em nosso fansite, mas nosso fansite também influencia a comunidade, tudo isso com o objetivo de nos aperfeiçoar todos os dias e aproveitar o Tibia de diferentes formas, não apenas jogando.

 

TibiaNews: O que levou você a fazer seu próprio fansite? O que faz o seu fansite se distinguir dos demais?

Fox Mc Cloud (TibiaCity, Tibia ML, Exhiti): O Tibiacity era originalmente um site de uma guild que evoluiu muito e se tornou um fansite de Tibia muito popular. Depois, eu planejava fazer um fansite de Tibia em holandês, mas fiquei pensando em fazer em mais idiomas, não apenas holandês. Depois, parecia que o local tinha se tornado um sucesso, e comecei a investir mais tempo nele e ele evoluiu para o que é hoje. Como a gente se distingue dos demais? Eu acho que é porque nós temos um monte de pessoas ativas em nosso site e assim temos um feedback imediato sobre as coisas que fazemos. Nossa missão é também trazer informações para usuários no próprio idioma, para que possam lê-lo sem problemas de linguagem. Também vamos focar isso ainda mais com o nosso novo site.

Atualizações do Tibiacity para o que ele é agora (Clique para ampliar)

Romano The Knight (TibioPedia, FunTibia): Devemos começar com o fato de que fiz um fansite devido à ajuda de MastroDaro, especialmente com o seu apoio. Eu fiz isso porque eu sempre tento alcançar meus objetivos e como eu disse, eu gosto de desafios, então eu quis tentar. Eu também sou um dos administradores do Tibiopedia mas se você quer saber por que foi criado este fansite – basta perguntar ao Daro. Eu só posso te dizer o que o distingue de outros fansites.
FunTibia – bem, é um fansite dedicado apenas para o divertimento – uma atualização está vindo em breve com o nosso novo layout e funcionalidades que vai distinguir ainda mais.
Tibiopedia – temos algumas ferramentas muito interessantes como um Decorator, Outfiter, e uma calculadora. É difícil comparar a comunidade e atividade, mas os usuários são amigáveis​​, você dificilmente irá encontrar qualquer agressão, a equipe trabalha duro para manter tudo atualizado… e temos o FERU <3

Luthor Mithos (TibiaPic): Bem, na verdade eu não fiz o nosso fansite. O TibiaHispano foi feito por três administradores, Makin, Success e Gok. Eles criaram dois sites, TibiaHispano e TibiaPic, mas eu estive na equipe por um tempo tão longo que eu sinto que uma pequena parte dele é minha (eu quero mencionar aqui o meu velho amigo Dark Link, que tem sido um dos nossos pilares desde o início do site). O nosso fansite não é muito diferente dos outros, no entanto, nossa enorme coleção de guias, fotos, artigos, nossa biblioteca atualizada e bem redigida e a seção de quests e nossa comunidade enorme o torna especial.

Etien (TibiaVenezuela): Na Venezuela, Tibia é um jogo muito popular, mas nós notamos que nossos jogadores precisavam de orientação e um lugar para se unirem e dividirem experiências. A comunidade venezuelana é muito pequena, mas eles precisam das ferramentas para estarem juntos.
Achamos que nosso fansite é muito diferente, nós promovemos uma grande quantidade de RPG do Tibia, e sempre tentamos manter os visitantes entretidos com muitos eventos, surpresas, artigos de alta qualidade e traduções precisas e rápidas, estamos sempre trabalhando em novas idéias no nosso fansite, nós nunca descansamos. O que define o TibiaVenezuela é a qualidade, nós não usamos e até desprezamos o uso do tradutor do Google, por exemplo, e também o uso excessivo ou inapropriado de publicidade, mesmo que seja permitido pela Cipsoft, as vezes, ficamos horrorizados com a publicidade que vemos em certos fansites. Nós somos diferentes com isso e nunca vamos nos vender para um projeto comercial ou colocar outros jogos ou anúncios inapropriados para menores de idade. Nós fazemos isso por nosso amor aos venezuelanos e os jogadores latinos em geral.

Rico Pasa (TibiaTr): Na verdade, temos uma história interessante. O nome do criador do TibiaTR era Polathanem, ele foi um dos mais antigos caras na Turquia que jogou Tibia. Todo mundo estava fazendo perguntas a ele. Então, ao invés de responder as mesmas perguntas sempre, ele decidiu criar este site. Eu era membro normal lá e depois de trabalhar duro, eu me tornei o administrador do TibiaTR e eu me inscrevi para o programa de fansite depois de alguns anos. Isso é como nós começamos.

O que faz o nosso fansite se distinguir de qualquer outro? Bem, estamos focando sobretudo a comunidade turca, mas também estamos oferecendo diferentes opções de idiomas no nosso fansite. Eu pessoalmente acho que há uma razão para se concentrar em outras línguas porque temos um fansites realmente bom nesse tipo de linguagens. Então eu acho que quando alguém visita meu fansite, eles devem encontrar o que deseja, sem problema de linguagem. Isso é minha opinião.

Logo do TibiaBR ao longo dos anos (Clique para ampliar)

TibiaNews: Qual o impacto ou influência, se for o caso, você acha que o seu fansite detém sobre a comunidade? Com isso dito, o quão grande é a sua comunidade ativa?

Fox Mc Cloud (TibiaCity, Tibia ML, Exhiti): Com a nossa atualização queremos ser uma plataforma de comunicação para os jogadores de Tibia. Queremos nos concentrar mais no aspecto social de jogar Tibia e dar às pessoas a chance de descobrir o que os outros estão fazendo, bem como compartilhar o que eles estão fazendo. Nós temos uma comunidade muito grande e ativa, mas nada comparado a gigantes como o TibiaBR.

Romano The Knight (TibioPedia, FunTibia): Uhmm… o FunTibia está concentrado em fazer as pessoas felizes, então eu acho que é um impacto muito positivo Tibiopedia é um fansite que mostra que você não precisa se ater a seus hábitos, mas tentar algo novo que possa vir a ser uma melhor escolha. Nossa comunidade está constantemente aumentando de tamanho, então eu acho que a nossa “qualidade” atrai mais e mais pessoas, ou apenas os nossos antigos usuários que convidam novos. Então este é um tipo de influência sobre a comunidade…

TibioPedia antes e depois. (Clique para ampliar)

Luthor Mithos (TibiaHispano): O nosso fansite teve uma influência muito grande entre a comunidade hispânica. Toneladas de novos jogadores fizeram suas primeiras etapas no Tibia graças a nós. Nós realizamos convenções e eventos roleplay no jogo por anos. Por último mas não menos importante, existem algumas comunidades hispânicas em mundos diferentes que nasceram nos nossos fóruns. É ótimo ver como graças ao nosso fórum jogadores se conhecem uns aos outros e formam equipes.
A nossa comunidade tem cerca de 40k membros e 50k tópicos.

Rico Pasa (TibiaTr): Bem, não temos uma comunidade muito grande como a Polônia e os fansites brasileiros por causa que o Tibia não é muito popular na Turquia. Ainda assim a nossa comunidade é grande o suficiente para nós.

Etien (TibiaVenezuela): Nossa comunidade é grande, a Venezuela é uma das principais comunidades no Tibia, muito particular e sem qualquer dúvida, com uma identidade grande, tentamos influenciar a nossa comunidade promovendo o jogo limpo, o RPG, a aplicação das regras do Tibia, o comportamento correto e a cooperação.

TibiaNews: Você acha que você tem responsabilidades que vêm junto com o título de ser um administrador de fansite? Se sim, quais?

Etien (TibiaVenezuela): Sim, como dissemos antes, estamos direcionando o capitão do navio, e nós dizemos onde será chefiado e que tipo de festa será celebrada enquanto viajamos. Tentamos estudar a nossa comunidade de modo a refletir as suas preocupações e pensamentos, para trazer a alegria de Tibia não só jogando, mas partilhando as nossas experiências em conjunto, fazendo eventos, concursos, prêmios e fazer da comunidade um papel ativo no fansite. Nossas responsabilidades são constantemente relembrar isso e inovar tanto quanto pudermos, Hail TibiaVenezuela e todos os jogadores latino-americanos!

Dragon Khax do TibiaVenezuela!

Fox Mc Cloud (TibiaCity, Tibia ML, Exhiti): Sim, eu acho que como um administrador de fansite você deve manter seus visitantes informados sobre possíveis problemas de segurança e deve fazer o seu melhor para impedir que eles sejam hackeados. Além disso, você também deve tomar cuidado com os visitantes mais jovens e se certificar que seu conteúdo é apropriado para eles também. Isto são apenas algumas das responsabilidades como administrador, há muito mais.

Romano The Knight (TibioPedia, FunTibia): Definitivamente eu tenho responsabilidades. Na minha opinião, administradores de fansites são como os professores/parentes que lhe mostram o caminho, dizer o que fazer quando você tem problemas ou apenas te proteger em caso de perigo. Pode parecer engraçado, mas é o que eu sinto… sendo assim – Luke, eu sou seu pai! OK, agora sério – temos que detectar todos os perigos em nosso fansite e eliminá-los o mais rapidamente possível. Devemos promover o jogo legal e divertido, fazer o nosso melhor para manter os usuários informados sobre tudo o que está relacionado ao Tibia. Há muito mais questões que podemos citar – talvez outros administradores irão citar

Luthor Mithos (TibiaHispano): Eu não sinto como estar tendo responsabilidades por ser um administrador, porque eu estive fazendo o meu melhor colocando todos os meus esforços no meu trabalho. De qualquer forma, é claro que eu tenho algumas regras “auto-impostas”: tratar todos da mesma forma, tentar ser o mais justo que eu puder e respeitar a todos. Estou sempre aberto para gastar algum tempo conversando com meus visitantes, ou dando-lhes conselhos – até mesmo algumas vezes é cansativo – porque se não para os nossos usuários, por que estamos fazendo todo esse esforço?

Rico Pasa (TibiaTr): A maioria dos jogadores estão usando nosso fansite porque estão jogando Tibia, mas pessoalmente eu só jogo Tibia porque eu tenho um fansite. Como os jogadores estão fazendo um monte de perguntas, eu tenho que saber as respostas. Você saber manter o site atualizado, etc, são nossas outras responsabilidades.


Sem a diversidade entre todos os fansites, Tibia iria ser sem sentido e entediante. São momentos como este, onde as pessoas vão para as comunidades de um fansite e mostram a necessidade de cada fansite. Existe uma classificação interna de todos os 28 fansites, mostrando quem tem a maior comunidade. Normalmente, os três primeiros não mudam, mas não temos a permissão para publicá-los, apesar de estarmos certos que vocês podem adivinhar quem são. No entanto, em terceiro lugar nós temos o TibiaML, uma das maiores comunidades baseadas em fãs do Tibia hoje. Com o recurso extraordinário de mapas e sua escolha de diferentes idiomas, TibiaML demonstra que é um dos fansites mais únicos por aí. TibiaNews, que costumava estar no top cinco, se moveu lentamente em direção aos de cima, no último mês (Março) chegando a 16 dos 28 sites (isso é uma melhoria, acredite!)

Não faz muito tempo que não haviam tantos fansites – Tibia.de e TibiaNews sendo uns dos poucos que as pessoas visitavam. Foi em Fevereiro de 2005 quando fizemos um artigo pela primeira vez sobre o programa de fansites sendo anunciado – sim, antes de haverem “promoted fansites” – apenas supported.

“Os fansites são importantes para os tibianos. Muitos de nós aprendemos com os fansites como o World of Tibia de Ralgar e Axel, buscando lá toda a informação vital que estava faltando no site oficial. Fansites voltados para a comunidade também são vitais para aquelas sub-comunidades dentro do Tibia: os poloneses, suecos, espanhóis, brasileiros… todos eles sabem onde ir quando se trata de verificar suas notícias tibianas diárias em sua própria língua.Para continuar a melhorar a qualidade e segurança destes fansites, nas últimas semanas a CipSoft esteve trabalhando em um novo programa de fansites, junto com alguns administradores de fansites, que foi lançado hoje. A intenção é de fornecer suporte a estes fansites que se qualificam para seu programa seguindo algumas regras. Essas regras foram concebidas para proteger os jogadores de conteúdo errôneo ou impróprio, downloads hostis, programas ilegais e outros problemas. Os “fansites aprovados” serão listados no site oficial do Tibia e espera-se que eles exibam um emblema especial os identificando como tal – mas isso não pôde ser confirmado no momento da publicação.

Os “Fansites Aprovados” terão então alguns benefícios especiais tais como uma pessoa de contato dentro da CipSoft que vai oferecer, periodicamente, informações privilegiadas que vão manter os jogadores informados sobre o que está rolando no Tibia. “É aqui precisamente onde a grande sacada para os jogadores comuns está e a razão porque estou tão animado com essa iniciativa”, disse nosso editor GM Excessus, “Isso pode soar normal para a maioria dos recém-chegados, mas àqueles que jogaram Tibia de volta ao ano 2000 estarão esfregando os olhos freneticamente :)”. “

 

O artigo terminava com um “Ainda não se sabe quando o programa de fansites vai começar a ser notado pelos jogadores, mas “em breve” é pelo menos a melhor palavra-chave.” Isso foi um eufemismo para dizer o mínimo, agora. Grandes eventos ocorrem nos fansites que ganham popularidade a cada segundo. Os eventos dos fansites atualmente são:

Host-An-Event Contest e Smuggler Spring Contest no TibiaML.
Masters of Fun no FunTibia.
Birthday Spectacular no TibiaNews.

Mas, não importa se é um fansite popular ou apenas se decide deixar o programa ou não, mais fansites do mesmo tema irão surgir. Erig.net costumava ser um dos únicos fansites que forneciam estatísticas e calculadoras para a comunidade tibiana, agora você tem Tibia-Stats, ExHiTi, e até mesmo TibiaStats!

Esses fansites não podiam e não existiriam sem a ajuda de vocês, da comunidade. Os laços entre os administradores de fansites e sua paixão com o seu site nunca seria tanto como é se ele não tivesse uma comunidade tão apaixonada.

Mas, TibiaNews, como eu faço o meu próprio fansite e o torno supported ou promoted?

Com muita paciência e bastante tempo e esforços – qualquer um é capaz de conseguir um supported fansite. Como mencionado no atual artigo da CipSoft por Etien: “Tente fazer as coisas direito, se você fizer um fansite, faça isso por amor ao jogo e para ajudar a comunidade. Ele vai funcionar se você trabalhar duro para isso. Consiga um bom grupo de pessoas para trabalhar junto com você”.

Você pode ver uma lista completa dos supported e promoted fansites no site oficial do Tibia, apenas para ver o que você está perdendo.

Traduzido por: Neorooker e Sanosuke’Matheus
Revisado por: Sanosuke’Matheus
Entrevista oficial no TibiaNews.

Tags: ,

Categorias:

Gostou deste post?

Sobre Epaminondas

Epaminondas é o Taverneiro da Vila Scapula, cidade do Portal Tibia. É conhecido por seu famoso Hidromel, uma bebida quente cuja receita é um mistério até hoje. No Tibia, alguns possuem um boneco feito em sua homenagem: o Epaminondas Doll.

Ver todos os posts de Epaminondas →

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Dark Black Magician -

    Mencionaram o Tibiabr ali na entrevista,hum.
    Muito boa a entrevista,agora fiquei meio curioso para saber sobre essa frase:

    ‘Os “Fansites Aprovados” terão então alguns benefícios especiais tais como uma pessoa de contato dentro da CipSoft que vai oferecer, periodicamente, informações privilegiadas que vão manter os jogadores informados sobre o que está rolando no Tibia.’

    • Tafs -

      Quando querem dizer “informações privilegiadas” geralmente se referem a velocidade na qual as notícias são entregues para os fansites. Por exemplo: os artigos oficiais são entregues de 3 a 2 dias antes para os fansites, para que a tradução possa ser feita, e só então é postada no tibia.com, seguido dos administradores postando em seus respectivos fansites.

      A pessoa de contato dentro da CipSoft é uma Community Manager, ou seja: Mirade ou Rejana, que são as responsáveis pelos artigos oficiais, gestão da comunidade e consequentemente das informações que vazam para a mesma, levando-as a serem também responsáveis pelo contato com os fansites.

      :)

  2. Eh Uma Cilada Bino -

    È impressão minha..Ou no tibiaTr..era pra ser Tibiabr ? .-….tanto q na parte ali do TibiaTr…apareceu o logo do tibiaBr. :D

Comentários estão fechados.