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Entrevista com Luciano do Boa Compra

O BoaCompra.com começou suas atividades em 2004 como resultado da grande demanda de  brasileiros usuários do jogo alemão Tibia, tornando-se a primeira revendedora oficial do jogo na América Latina. Após a entrada do BoaCompra.com no mercado o número de jogadores pagantes do Tibia cresceu substancialmente, já que antes os usuários latino americanos estavam limitados pela burocracia das formas internacionais de pagamento.

Desde então, o BoaCompra.com tem expandido cada vez mais seu mercado no comércio eletrônico, contando com mais de 50 serviços online, entre lojas e sistemas de pagamento. As parcerias do BoaCompra se extendem a mais de 60 jogos, lançando até mesmo jogos que não tinham mercado e que conseguiu mais de 100 mil jogadores em apenas um mês. Atualmente o número de clientes cadastrados no site do BoaCompra.com supera a casa dos 220 mil.

O Luciano Carneiro Ribeiro, um dos sócios da empresa, participou de uma entrevista aberta e contou um pouco sobre a implantação do BoaCompra no Brasil e quais dificuldades foram enfrentadas.

De onde surgiu a ideia de fazer uma empresa que vendesse premium de Tibia, numa época em que o mercado não parecia muito favorável a isso?

Não creio que o mercado não era favorável, do contrário não teríamos crescido tanto [risos]. Tudo começou quando eu e meu irmão Christian jogávamos Tibia entre amigos e só a gente conseguia comprar a conta premium porque só nós tínhamos cartão de crédito internacional para comprar direto da CipSoft. Foi quando começamos a comprar para os nossos amigos e vimos que isso poderia ser um negócio lucrativo.

Foi difícil popularizar o serviço?

Muita gente preferia jogar gratuitamente e nós mostramos que comprando P.A. o jogo se torna mais divertido e isso influencia no upgrade do jogo. Então, na verdade, o Tibia se popularizou no Brasil após nossa entrada no mercado. Antes a P.A. era cara, mas quando nos tornamos revendedores oficiais da CipSoft conseguimos baratear muito o preço, o que também ajudou na popularização do jogo. Outra questão interessante é que o sistema de revendas da CipSoft foi criado especificamente para o BoaCompra após várias visitas que fizemos à Alemanha. Esse sistema facilitou muito a comercialização do jogo.

Qual foi a maior dificuldade que vocês enfrentaram nesses anos todos?

Claro que no começo não foi nada fácil. A gente tinha uma ideia e um sonho, mas não pudemos contar com a ajuda de ninguém. Muitas empresas se recusaram a fazer consultoria, bancos fechavam as portas quando viam que nossa empresa “mexia com jogos”, poucos nos levaram a sério. A maior dificuldade, sem dúvidas, era conseguir disponibilizar formas de pagamento on-line para facilitar a compra dos nossos produtos. Hoje o cliente dispõe de várias formas de pagamento, e ele escolhe a que preferir, como cartão de crédito, boleto, depósito em conta, débito on-line e até mesmo formas de pagamento específicas para clientes da Argentina, Chile, México e Portugal que pagam direto para o BoaCompra, nada de pagamento em conta pessoal como acontece por aí.

Lidar com clientes geralmente é bastante complicado e exige paciência, principalmente com os fãs de games, que costumam ser um público bastante exigente. Os atendentes recebem alguma instrução especial pra lidar com determinadas situações?

Não é só gamer não, quem compra reclama [risos]. Mas no nosso caso específico, por ser todas compras via web, a situação é um pouco mais delicada. Muitos clientes fazem a compra e já querem a entrega imediata do produto, acham que só tem o pedido dele para ser ativado. O treinamento dos nossos atendentes é focado exatamente nisso: tentar explicar para o cliente todo o processo pelo qual o pedido passa até que seja entregue. Assim o gamer fica mais tranquilo e seguro de que o pedido vai ser ativado. Só para citar um exemplo, nas compras por cartão de crédito a gente tem que fazer a transação de cada pedido junto da operadora do cartão, depois conferir se os dados do cadastro são compatíveis com o sistema da receita federal e, se for preciso, confirmar a compra por telefone com o titular do cartão. São todos procedimentos para preservar a segurança dos clientes e que pode tardar um pouco a entrega, mas sempre a compra é entregue com um dia útil.

O BoaCompra começou com o Tibia, mas talvez o mercado não estivesse tão firme se não fosse pela inclusão posterior de outros jogos no menu. Desses outros, qual é o mais importante? Qual vocês recomendariam para os jogadores de Tibia?

Trabalhamos com tantos jogos que fica até difícil indicar um, mas os que estão crescendo bastante são os chamados “jogos casuais”, aqueles jogados dentro de sites de relacionamento, como o Street Racer. Para quem gosta de browser de estratégia, o Desert Operation é bem legal. Tem o DevilFightII para quem gosta de lutas e quem gosta de shooters, o Crime Craft é fantástico. Acessando nossa página tem todos os jogos que trabalhamos, também tem nosso canal no youtube onde estamos fazendo o review de alguns jogos.

Há planos para futuramente trabalhar com outros jogos de maior expressão no mercado mundial?

Não só há planos, como já o fazemos. Estamos sempre participando de feiras de games por todo o mundo, como Games Convention e Casual Connection que fomos este ano, para sempre trazer novidades e novas parcerias para o mercado nacional. No site tem links dos vídeos com a nossa participação nessas feiras. Para dezembro estamos trabalhando para que seja lançada a versão em português do CrimeCraft, um jogo com um potencial enorme de sucesso entre os brasileiros. Com certeza será um dos nossos títulos mais famosos.

Os funcionários do BoaCompra jogam Tibia ou algum outro game vendido pela empresa?

Ninguém é obrigado [risos], mas quem trabalha no BoaCompra trabalha porque gosta de jogos e cada lançamento é uma festa. Claro que não tem como jogar todos, mas o Tibia já é um clássico da casa.

Somente para efeito de estatísticas, aproximadamente quantas premium já foram sorteadas em concursos?

Nossa! Muitas. Não tem como saber exatamente, mas foram mais de 4 mil, desde 2004, e sempre vamos fazer novas promoções e concursos.

Para trabalhar bem, é necessário ter metas e focar seus esforços em determinados pontos. Desses, qual é a virtude que vocês mais prezam no atendimento do BoaCompra?

Não tem segredo, a melhor maneira de satisfazer o cliente é entregando o pedido dele o mais rápido possível, e todos nossos esforços se concentram nessa meta. Além disso nós temos atendimento pelo chat on-line, por telefone e por e-mail para que todas as dúvidas sejam sanadas o mais rápido possível.

O BoaCompra já atende em 5 países: Brasil, Argentina, Chile, México, e Portugal. Vocês pretendem expandir para outros países? Nos conte mais sobre a atuação do BoaCompra no exterior.

Para estes países nós disponibilizamos formas próprias de pagamento, mas a abrangência do BoaCompra, por ser uma loja virtual, pode chegar a qualquer parte do mundo que tenha acesso à internet. Nós já vendemos para Alemanha, Bulgária, Estados Unidos, Espanha, França, enfim, qualquer estrangeiro que tenha um cartão internacional pode comprar com a gente. E como nossa moeda é mais barata em relação à moeda desses países, principalmente os europeus, fica bem barato comprar conosco.

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Sobre Mestre Nardi

Mestre Nardi é administrador e co-fundador do Portal Tibia desde 2002. No Tibia é Roleplayer e colecionador de itens raros.

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15 Comentários

  1. Antonio -

    Não gosto do boa compra. Por que eles só pensam em dinheiro e não com o gamer. Antigamente eles batiam até 30 reais em cima na premy de 3 meses. Se você tiver conta bancaria ou alguem que conheça é só solicitar o seu cartão internacional q sua premy é liberado na mesma hora.

    • Algustos -

      VocÊ não é obrigado a comprar no boa compra, maas hoje em dia é 1 real de diferença do tibia.com e tem muitas formas de pagamentos, suporte on line (sempre entro la ). MUITO melhor.. so uso boa compra, não so em tibia, nos outros jogos tbm :D

      BoaCompra ROX !

  2. Rafael -

    Parabéns pra eles. Eu mesmo só compro premmy no boa compra.
    Até hj não atrasaram, espero q continuem assim :P.

  3. Trionis -

    Tbm só compro com eles, não tem do que reclamar, é uma forma facil para quem não tem cartão internacional, nem todo mundo é bem de vida, ou conhece pessoas com cartões internacionais, mesmo com a leve demora de 1 dia util no minimo para a entrega, o boa compra nunca atrasa mais do que isso, e sempre entrega o produto, trazendo tranquilidade, e confiança ao cliente.

    Muito boa sorte para eles! :D

    • Dragom Lorde -

      Por que no Boa Compra você tem a comodidade de poder pagar por boleto bancário, transferência bancária, cartão de crédito e conta com um suporte online de prontidão para tirar suas dúvidas.

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