O Curioso Caso de Px: Mais uma Lenda Tibiana?


Essa semana um antigo jogador de Tibia nos procurou para contar sua história. Ele nos prometeu que seria uma das mais incríveis que já aconteceram no jogo!

Uma história muito inusitada, que aconteceu em meados do ano de 2003, no servidor de Eternia. Muitos de nós não jogavam neste período ou simplesmente não nos lembramos. Quem participou jura que é verdade, mas não podemos dizer com certeza se é fato ou mito.

Para homenagear às avessas um amigo, que odiava o Tibia, certo jogador criou o personagem Px, uma alusão a “Peixe”, apelido do tal amigo. Ele jogou algum tempo tranquilamente, sempre em companhia dos amigos da lan house. Na época, início dos anos 2000, internet era artigo de luxo e só existia a famosa discada, por isso, as lan houses estavam em seu auge.

Um belo dia, Px foi conversar com um colega e, sem querer, mandou a saudação no antigo Trade Channel. “Ae”, foi o que ele disse e, para sua surpresa, no mesmo momento recebeu três mensagens privadas com um conteúdo um tanto quanto inesperado: três account names e suas respectivas senhas. Num primeiro momento ele não deu tanta importância, mas depois de conferir que as contas realmente existiam no site, ele entendeu que poderia tirar algum proveito da situação.

É importante recordar que nessa época, itens que hoje consideramos comuns eram raríssimos e valiosíssimos. Um Crown Set, por exemplo, era um sonho! Golden Set, ou ao menos legs e armor, era de tirar o fôlego de qualquer um! Magic Plate Armor, minha nossa, praticamente impossível! Até mesmo um simples Plate Set era algo que poucos poderiam ostentar! O próprio Px, certa vez, emprestou uma Clerical Mace de um amigo e quase levou uma surra por demorar um pouco mais para devolver. Cidade pequena, sabe como é, todos se conheciam e o Tibia era um dos jogos preferidos, perdendo apenas para Cs.

Depois de receber as accounts e senhas e conferir sua veracidade, Px resolveu entrar na contas in game. Obviamente, ele pegou todos os itens, mas nada realmente valioso de início. Apenas na última conta de um jogador level 45, que possuía uma casinha em Ab’Dendriel, ele encontrou coisas bacanas: Crown Legs, Golden Armor e Skull Staf.

px-1.jpg

Não demorou para ele relacionar o “Ae” com o fato de ter recebido as contas. Então foi que tudo começou. Mais um “Ae” e cinco novas contas. E assim, durante alguns meses, Px se tornou a sensação da molecada da cidade. Na Lan, todo mundo parava para ver ele “hackear”. Na verdade, este não é bem o melhor termo para definir isso, mas com o char “bugado” ele conseguia invadir várias accounts todos os dias.

Na primeira vez que ele encontrou uma MPA, a galera foi ao delírio e um dos garotos, de família rica e importante da cidade, ofereceu um celular com tela colorida em troca da armadura. Detalhe que este celular era o lançamento do momento e só havia um em toda sua cidade.

px-4.png

Ele passou a invadir os personagens e vender os itens entre seus amigos, até mesmo por dinheiro rl. Durante o tempo em que ele fez isso, conseguiu juntar uma quantidade relativa de dinheiro, que precisava esconder de sua mãe.

Não se sabe ao certo o que havia de tão especial naquele char, mas provavelmente o que provocava toda a magia era o fato de seu nome ser formado apenas por consoantes. No Trade ele mandava apenas vogais e as contas hackeadas sempre possuíam um personagem “hidden”.

Depois de mais de 1.000 contas hackeadas, segundo o jogador, a Cip começou a desconfiar que havia algo de errado. Eternia chegou a ser resetada uma vez, devido ao grande número de hacks. E, pra finalizar, seu melhor amigo na época acabou lhe reportando para um Gamemaster.  Aí o sonho foi chegando ao fim.

Px-2.png

Primeiro Px foi banido e, quando voltou, a quantidade de contas que ele recebia diminuiu drasticamente. Veio outro ban e um namelock. A Cip mudou as regras de nome e passou a proibir chars apenas com consoantes. Em um derradeiro suspiro, um amigo se ofereceu para comprar o personagem, que então se chamava Genioushar e já não possuía o bug, mas pouco tempo após a venda, o char foi deletado.

Px-3.png

E esta foi a saga de Px, um dos varios hackers a caminhar pelas terras tibianas, mas um hacker quase acidental!

Quando ouvi essa história toda, confesso que me senti bastante perplexa. Nunca ouvi relatos de nada parecido antes. Mas a história aconteceu à 12 anos atrás, nos primórdios do Tibia, seria natural que poucos se lembrassem. Além disso, Px manteve tudo em sigilo até agora.

 

O que você achou dessa louca história?

Verdade ou mito?

A Cip deixaria um bug tão sinistro assim passar despercebido?

E você? Reportaria o bug ou também se aproveitaria?

Deixe aqui sua opinião!

E lembre-se: se você tiver uma história interessante que viveu no Tibia, conte pra nós!

  • Daniel

    Isso explicaria diversos casos de “hack”…

  • amigo r

    ta na moda da moral pra cheater??? cateroide só entrevista bot fracassado que se acha …agora o portal com essa..

  • VPO

    Com certeza é verdade… e acho que, apesar de não ser a favor de forma alguma, ele só aproveitou-se de um bug.
    Bom… como já faz muito tempo, o que podemos fazer é rir… principalmente eu, que já perdi algumas Acc e até hj não sabia como… rsrsrsrsrsrsrs
    Um forte abraço ao Feitor desta proeza!!!!

  • Pedro

    Não poderia esperar do Portal Tibia uma alusão ao uso de hacker in game.

    Em nenhum momento se questionou de forma ética as atitudes do tal Px. Quantos jogadores foram também prejudicados? Quantos jogadores perderam seus itens por causa de um suposto Bug (e que de forma vergonhosa foi explorada por outro jogador)?

    O que está em jogo aqui já não é mais a veracidade do fato, mas sim a falta da moral. Esse é o Heroi de nossos tempos!

    Parabéns Portal Tibia por incentivar o uso de hacker; a velha ‘malandragem’ brasileira. Afinal, se me dão a senha de uma account, por que não Hackea-la? “Achado não é roubado”.

    Além de Itens, ganharei fama pelas minhas atitudes desonestas. Ganharei até a admiração de um dito site oficial.

    Sinto vergonha por vocês; se houver alguma justiça, vocês deveriam ser punidos pela falta de ‘caráter’ dessa notícia. Vocês claramente estão incentivando nessa matéria o ‘jogo da trapaça’, o ‘jogo do aproveitamento’.

    Se fosse os dados da Account de vocês a ser revelada para outrem, seria bom que perdessem aquilo que conquistaram de forma desonesta? Apoiariam a atitude como apoiam nessa matéria?

    • Jean

      Não vi uma alusão ao uso de hacks e mais, este portal cria artigos e não pede sua opinião para colocar em tal… Então já sabe né? 😉

  • @Pedro: Seu acéfalo subdesenvolvido, ninguém ‘hackiou’ ninguém. Não houve em o si o’hacking’.
    Era BUG. Não existe nenhum meio para HACK com o Px. Era BUG. Leia a matéria antes de criticar.

  • Christian

    Muito blá blá blá, garanto que se fosse vc @Pedro faria a msm coisa!

  • amigo r

    concordo com pedro … nao e so o portal que da essa moral pra cheater não.. cateroide também só entrevista bot acc sharer acc buyer e chama de lenda tibiana…. brasileiro gosta e disso ! pra min é mentirosa a história mas e vergonhoso da moral pra isso e chamar de lenda.. ha! piada

  • Aldrin Chol

    Jogo desde 2001 e nunca ouvi falar desse bug e de tal jogador de Eternia e olha que conheço vários olds de lá. Com certeza é fake.

  • Jean

    O Cateroide entrevistou o Lord’Paulistinha e o mesmo conformou que alcançou o top Tibia na mão
    Agora também não creio a uma entrevista signifique ‘dar moral’… Então se eu entrevistar um traficante estou dando moral ao bandido? Pessoas subdesenvolvidas kkkkkkkk

  • conan

    Aiai…nem ia comenta nada mas n aguento cara…..eu jogava ja a 2 anos no servidor quando deu essa invasao de hack. Embora no começo a maior parte era sim de lá,outros servidores tb foram afetados o que de CARA ja tira a lógica da história. E ele foi deletado quando comprovaram q ele era simplesmente o servidor de um dos poucos ots q existiam na época, que era tosco demais mas era legal pra fica zuando de fazer um char e fingir ser igual o seu pra fica se matando. Nessa que ele canto as acc com simpless keylogger. Como sei disso? tb fui hackiado 1 dia depois de loga no tal ot do cara. Fica a dica,pesquisa com outros da época e não com qq maluco que se diz ser ou que conhecia e acredito em historinha da caroxinha

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!