Artigo Oficial: Riqueza em detalhes


Quando falamos sobre Tibia, normalmente nos concentramos em grandes tópicos e discussões quentes. Mas além de todos os assuntos importantes, há muito mais que torna Tibia o jogo que ele é. Não damos bola a pequenos detalhes e circunstâncias porque se acostumamos a eles ao longo do tempo, ou porque simplesmente não parece aquela coisa espetacular de deixar de boca aberta. Mas prestando bem atenção, você vai perceber que certas coisas podem ser interessantes e úteis dentro do jogo, ou até para si mesmo.

Então, no artigo desse mês, vamos estudar alguns detalhes para ver quais associações eles provocam e o que pode ser feito com eles.

Eu andaria 500 squares

Você sabia que todo o mapa do Tibia, incluindo todos os andares, atualmente consiste em 17, 854,464 squares*? Naturalmente, não é possível andar em cada um deles, já que alguns são, por exemplo, preenchidos com água ou não podem ser alcançados por causa de um obstáculo. De qualquer forma, ainda é um número bastante grande. Então, brincamos um pouco com ele para melhorara a idéia desta grandeza.

Vamos dizer que um square no Tibia corresponde a um metro quadrado na vida real. Se você alinhar todos os quadrados em uma sequência, seria cerca de 17,854 km de comprimento. É quase três vezes maior que a distância entre a costa oeste à costa leste dos Estados Unidos. Tendo como base algumas fórmulas encontradas em fansites, se esta sequência de quadrados fosse uma rua pavimentada, onde a velocidade dentro do Tibia é máxima, levaria para um personagem de level 20 quase três meses para atravessar de uma ponta a outra, sendo que ele anda aproximadamente 9 km/h, sem usar nenhum aumento adicional de velocidade. Um level 200 levaria somente cinco semanas andando em 22 km/h.

No entanto, muitos jogadores tem pressa para chegar de um ponto ao outro. Se você precisa atravessar o mar para alcançar o seu destino, usar um navio ou tapete mágico parece natural, mas que tal andar entre lugares no mesmo continente? Se você está em Thais e quer ir para Venore, você vai andando ou usa o navio? Leva alguns segundos para chegar a Venore por navio, mas ir andando levaria um tempo, e é uma experiência totalmente diferente. Andar faz você conhecer o ambiente de uma forma muito especial, e ao invés de “rushar” de um lugar para outro, é legal fazer uma viagem devagar e tranquila, curtindo o momento.

* Square é cada quadrado do jogo com 32 px.

Sons do silêncio

 

O silêncio é outro detalhe que faz do Tibia especial. Sim, Tibia não tem som. Pelo menos não à primeira vista, ou melhor, no primeiro ouvir. Mesmo com a falta de uma trilha sonora e efeitos de som, Tibia não é tão silencioso quanto parece. Na realidade, Tibia é cheio de sons imaginários.

Por exemplo, há uma variedade impressionante de instrumentos musicais em Tibia e notas musicais de diferentes cores aparecem quando você os toca. E se você prestar atenção irá ouvir uma distante e fraca melodia. Alguns jogadores até formam bandas e realizam concertos, encantando seu público com canções de todos os tipos de gêneros. Então, se você ver notas musicais, como elas soam para você? É com você imaginar ouvir uma canção popular ou uma canção de rock.
Ou pense em todas aquelas criaturas ferozes gritando e rosnando em sua cabeça se você der liberdade a sua criatividade. Você já ouviu a batida do seu coração enquanto você enfrenta uma criatura perigosa? Ao mesmo tempo, a respiração suspensa em situações emocionantes, quando seu personagem está à beira da morte. Em seguida, gritos de alegria se você conseguiu sair vivo ou gritos de raiva ou decepção ao ler as palavras: “Alas! Brave adventurer…”.

Uma trilha sonora e efeitos de sons poderiam ser legais, mas não oferecem a mesma liberdade de escolha ao silêncio. Cabe a você decidir quando quer jogar Tibia com sua música de escolha de fundo, ou quiser ficar no som do silêncio.

Ao fundo

Talvez as lixeiras sejam enormes tubos que vão para dentro da terra, conectados a um centro de reciclagem construído e mantido por anões. Eles escravizaram criaturas como orcs e goblins que agoram trabalham lá, reciclando tudo que é jogado nas lixeiras e criando novos itens a partir deste material. Com seu bom faro para negócios, os anões vendem equipamentos e acessórios brilhantes para criaturas em todo o Tibia para lutar contra aventureiros curiosos e corajosos, invadindo suas casas todos os dias. Se eles forem mortos por um Tibiano, eles irão dropar as coisas como loot de novo e alguns itens podem acabar em lixeiras novamente. Um ciclo interminável. Talvez a capa que você está usando é parcialmente feita de botas que foram acidentalmente jogadas numa lixeira semanas atrás? E o sistema de tubulação de reciclagem subterrânea pelo menos explica porque lixeiras não podem ser movidas.

E obrigado por todas as cadeiras!

Sejamos honestos: Você já roubou alguma coisa da casa de um NPC? Uma cadeira? Uma faca? Sua cesta de flores favorita? Quando falta dinheiro, mas a mobiliária básica é necessária, alguns Tibianos recorrem ao roubo. Para manter o risco baixo, NPCs são as principais vítimas. No geral, os NPCs são bastante confiantes: Muitos deles deixam a porta de sua casa aberta, permitindo a entrada de qualquer um, e nós como convidados, como agradecemos a hospitalidade? Pegamos um par de facas e garfos de seus preciosos talheres. Pegamos emprestada uma mesa para nunca mais devolver. Levamos um candelabro para decorar nossa própria casa. E na maioria das vezes, nem com a consciência pesada ficamos, já que os NPCs reabastecem suas coisas perdidas. Eles compram uma nova cadeira, substituem a planta roubada – somente para ser roubada novamente. Se algum deles quiser vingança, entrar na sua casa e pegar um item, você vai continuar roubando os itens deles?

Essas reflexões nos levam a grande questão de como podemos ver e compreender NPCs em Tibia, como nós tratamos eles no jogo? Você conversa com eles e trata-os como outra pessoa ou um pedaço de código? Para iniciar uma conversa com um NPC, você deve falar “hi” ou “hello”. Mas você também se despede ou simplesmente vai embora, já que você adquiriu a informação necessária?

Imagine!

Veja que, pequenos detalhes muitas vezes levam a interessantes questões e a uma outra percepção revelando algo sobre você mesmo e que não sabia. Com essas idéias, esperamos incentivá-lo a mudar suas perspectivas a cada momento, e em seguida, tomar foco em coisas que parecem insignificantes a primeira vista. Deixe seus pensamentos voarem e pergunte a si mesmo ou a seus amigos algo incomum. Seja criativo ao respondê-las, em vez de concentrar em respostas óbvias e sem inspiração como “porque foi programado dessa maneira”. Seja criativo!

O que você mais gosta de fazer no Tibia e acha diferente?

Quando falamos sobre Tibia, normalmente nos concentramos em grandes tópicos e discussões quentes. Mas além de todos os assuntos importantes, há muito mais que torna Tibia o jogo que ele é. Não damos bola a pequenos detalhes e circunstâncias porque se acostumamos a eles ao longo do tempo, ou porque simplesmente não parece aquela coisa espetacular de deixar de boca aberta. Mas prestando bem atenção, você vai perceber que certas coisas podem ser interessantes e úteis dentro do jogo, ou até para si mesmo.

  • Anisio junior

    Dahora, as vezes nao percebemos os minimos detalhes q aki estao xD

    • esse topico verdadeiramente aborda temas inimaginaveis temas que axu eu que ninguem pensaria em se quer pensar kkkkkkkkkkk
      otimo
      otimo
      flw
      lady joinsamera
      gogo lvl 45

      • Tem gente que pensa nisso sim, nós roleplayers.

  • Flyr Heigon

    vdd, eu sempre fico pensando nessas coisa, e eu sempre imagino meu sorc soltando aquelas magias fortes e fazendo movimentos para se esquivar d dos ataques

    tibia eh massa

  • Girl Fluffy

    …Pior que e mesmo… ninguem nunca se preocupa com nada… e o tibia sempre foi feito para ser “explorado” … imagine uma pessoa que conhessa quase 100% de todos lugares do tibia … quase todos querem apenas andar … ou passar por onde e de seu intere-se… e assim nunca se e explorado nada .. ou descuberto novas hunts
    Exenplo: infernatil… ninguem sabe se existe (tambem ninguem procura)

  • Eu acho a maior viagem este artigo. Eu sou um free acount e jogo tibia a faz um tempo. Sempre andei de uma cidade a outra pra fazer o sejá o que tivesse que fazer, fosse pra caçar, comprar ou vender itens, etc. Comecei desde 2004 a jogar, me lembro a muito tempo atrás, que tinha minha internet discada, tive o desgosto de ser hackeado naquela época, onde eu nem usava antivirus, hoje em dia é impossivel ser hackeado, já que agora sou um técnico. Mas enfim agora espero que algum dia aja muitas mudanças, inclusive será que o Tibia poderia ser em 3D algum dia? Sei que ele é XD, mas sonhar nunca fez mal pra ninguem né?

    • Aera Galtalean =]

      eu acho q não será em 3d nunca hahahaha… assim como o tibia veio para os q gostavam daqueles rpgs de telnet (eita trosso velho eihn… desenterrei xD), já vieram outros rpgs tentar os roleplayers do tibia… o bom do 2d é a imaginação fluir como strenght of war, mas com uma certa forcinha…. meio termo entre o rpgzão escrito e esses de ultima geração q só falta vc precisar correr na frente da tela xD…. hail entusiastas

  • Ren

    Não sou roleplayer, mas ao menos eu digo “bye” para os NPCs, lol.

  • O artigo que mais gostei até hoje. Ele toca num ponto muito importante que é a parte
    da imaginação. Isso faz muita diferença. sadiuhsad
    Como o Ren eu digo Bye para o NPC, e gosto de ler as historias das quests saber
    sobre a origem de cada um. Gosto do jeito rude da Maryza de kazordoon :$;
    E o som neh, eu imagino o som da fire wave do dragão. a explosão da hells core.
    Efim eu sou um jogador que amo essa jogabilidade que Tibia tem.
    Parabéns pelo artigo CipSoft ;D

  • muito bom xD

  • Archer’Spectre

    Ótimo artigo! Quem nunca se fez perguntas sem lógica nem uma sobre uma coisa que todos falam que é apenas um jogo, sera?
    Sempre me fiz perguntas:
    Por que sera que mesmo matando criaturas milhares de vezes elas sempre voltam prontos para uma nova batalha? sera que as poucas batalhas que eles vences já da motivação?
    Sera que o mundo e Tibia e redondo?
    Envelhecemos?
    Temos tomar fôlego para gritar e pra correr não cansamos nunca?
    Perguntas sem lógica que não teriam resposta?

  • Sion Barzahd

    bom toque o artigo, talvez mexa um pouco com os powergames, espero ao menos.

    mas o sistema de lixo é uma brisa desgraçada.

    haja sqm.

    • Imagine Sion, eu nunca imaginaria isso ai, confesso – Brisa =x

  • Kaoz

    Eu gostei muito do artigo e eu concordo com o mestre das maquinas sobre ler as historias do tibia das quests criaturas npc e esse artigo nos ensina um pouco sobre tudo isso

    Obs:eu tbm falo bye para os npcs ;D

  • Wyrm of Death

    Ótimo artigo!

    Muitas vezes esses pequenos detalhes, passam despercebidos pelos jogadores tibianos, que bom que a Cip criou este artigo, para quem pensa só em upar, que agora passe a ver o jogo com outros olhos 😛

  • Júnior Medeiros

    “No artigo oficial de julho, vamos olhar de perto alguns detalhes do Tibia. Vamos refletir sobre coisas que parecem insignificantes à primeira vista ou coisas que se acostumamos com o passar do tempo.”

    eu acho que o SE ACOSTUMAMOS está errado. ehAUIEHOAUHEAIHea ;p

  • Deer Streght adorei achei rico em detalhes parabens
    muito bom trabalho espero que escreva mais sobre estorias e essencias do tibia
    ^^
    muitos jogam por joga outros nem sabem jogar hehe

    em fim

    espero poder ler mais artigos seu
    abraçao =*

  • Vera Lux

    Eu odeio quando a NPC do banco de Svargrond grita ” AND GOOD BYE FOR YOU TOO” quando esquecemos de dizer bye. Este trecho ” Thais e quer ir para Venore, você vai andando ou usa o navio? Leva alguns segundos para chegar a Venore por navio, mas ir andando levaria um tempo, e é uma experiência totalmente diferente. Andar faz você conhecer o ambiente de uma forma muito especial, e ao invés de “rushar” de um lugar para outro, é legal fazer uma viagem devagar e tranquila, curtindo o momento ” ´e bem interessante, mas no meu mundo fazer isto é pedir para morrer por PK. rsrsrsrsrsr

  • Dee

    Nunca imaginei que poderia levar tanto tempo para um level 20 atravessar todos os SQMs colocados um na frente do outro. Entretanto, muito enteressante o artigo, ele nos faz refletir sobre como os desenvolvedores do Tibia dão importancia aos detalhes.

  • Spike (Radio Tibia)

    Bom, acho que esse artigo mostra a verdadeira essencia do tibia, onde imaginar é necessario pra sobreviver em um local onde voce tem que matar dragões e demonios para poder ser o melhor, ou ate mesmo sobreviver seja por dinheiro ou mesmo comida. Jogo tibia desde a versão 7.4 e desde então nunca mudei minha opnião de se jogar. Meus amigos olham o DP do meu char de agora e veem diversos livros, comidas, utensilhos e perguntam, pra que esse lixo todo? aff.. e respondo na tranquilidade.. Isso é tibia meu irmão. Quem nunca imitou um som apos comer por exemplo uma Ham.. ou nunca imitou o som que um dragon faz.. “Groooooar!!”, como diz mc tibiano.. “Tibiano é assim, assim que é..”

  • Lukavi

    por isso que repito que tibia eh o melhor jogo de rpg pois n “se importa” muito com o grafico mas s com a jogabilidade em si, cada um joga do jeito que quer, se quer apenas upar e ficar forte, ou tambem explorar o imenso mundo do tibia

  • Uma coisa que me incomoda no tibia atualmente são os gráficos muito densos, ou seja, carregados de sobreamento e de informações, e graficos desproporcionais. Isto pra mim tira o brilho dos gráficos em 2D. Além disso, os gráficos estão ficando muito pesados e não rolam com naturalidade. Se melhorarem isso, tibia volta a ser mt legal.

  • edenildo

    eu só premium mais ando as vezes pelas cidade pra ver o que aconteçe

  • Oaksam

    isso foi profundo,vou pensa sobre isso

  • Coyote Mui Male

    Realmente adoro ficar descobrindo detalhes no jogo, apreciar suas belezas, as conversas com os NPC, etc.
    E tem cada tirada de alguns NPCs: O NPC Hairycicles te chamar de forma perjorativa “filho de um Lizard” é ótima, o NPC Aldo se despede de você dizendo “isto é música para os meus ouvidos”, os NPCs dos djins dizendo “até que enfim” quando você se despede, a capitã do barco de Yalahar que te responde dizendo que “meu tempo é dinheiro” e o mais interessante para mim, HL, em Outlaw, que não responde a character feminino.
    Os detalhes das paisagens então, são ótimos. A começar pela brincadeira com os nomes dos túmulos do cemitério de Thais, pela miragem no deserto de Darama( para mim o melhor), passando pelos mapas de países vistos no jogo (já vi do Brasil, Itália e Córeia do Sul) até a detalhes pornográficos(hehehehehehehehehehehehehe). Vale a pena ligar sua antena na próxima vez que entrar no jogo.
    Aprecie sem moderação que você vai descobrir um outro lado do jogo deslumbrante.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!