Dicas & Artigos

TibiaNews entrevista Excessus!

Antes de existir o TibiaNews, havia apenas uma idéia. Uma faísca nos olhos de um jovem homem; um sonho, uma paixão pelas novidades diárias, e um amor pela comunidade. Antes de existir o TibiaNews – havia Excessus. Um dos mais respeitados gamemasters e moderadores de Tibia que ainda é uma grande influência no jogo e no TibiaNews hoje.

Muito obrigado por separar um tempo em seu horário ocupado para reviver algumas memórias conosco, Excessus! Faz algum tempo desde a última vez que lhe entrevistamos (2006), como você esteve desde então?

Oh, muitas coisas aconteceram desde então… Eu tive a idéia de escrever um romance em meu tempo livre (o tempo que eu tipicamente dedicava para jogar Tibia) e ele foi publicado há pouco em 2009. Agora é parte de uma trilogia e tem sido um grande sucesso – ele até foi traduzido para inglês e será publicado nos EUA, Reino Unido e Canadá, então eu estou muito excitado com o futuro e como as coisas estão indo! :)

Você tem estado bem ocupado desde que abandonou a nós e ao jogo! Falando no seu romance,o que o fez escrever sobre zumbis em seu novo romance, “Los Caminantes,” e sua sequência, “Los Caminantes Necropolis”?

Clique para ampliar

O conceito de zumbi é uma desculpa para trazer uma enorme quantidade de diferentes situações para qualquer linha de história. Ele aumenta o drama, terror, ação intensa, e suspense em como os sobreviventes tentam entender o que está acontecendo, e como eles supostamente tem que viver nesse ambiente hostil pelo resto de suas vidas. Meus livros são sobre pessoas, e como elas se sentem em cenários tão estressantes, mais do que os zumbis em si. O zumbi é um ícone de filme, e esses filmes focam nas cenas sangrentas e visuais esplêndidos;em vez disso,eu tentei mover o leitor para o climax em como os sobreviventes se desenvolvem em suas novas situações. É muito excitante escrever sobre essas coisas.

Oh, wow! Isso é muito mais profundo do que eu estava prevendo, sendo sincero! Como você deve saber, TibiaNews está fazendo 7 anos em Abril, e atualmente – esse é o porque dessa entrevista ser tão especial para nós. Nós viemos por um longo caminho tentando mantê-lo em mente. Mesmo na página da nossa equipe atual, você pode ler “Trabalhando em memória de Excessus, o Editor original e inspiração para tudo que você vê hoje.” O update do site e seu conteúdo, alguma coisa que você teria imaginado que o TibiaNews seria?

Oh de verdade? Wow… Estou sem palavras, sério… parabéns por estarem no barco por tanto tempo! É realmente uma conquista para um site operado por fãs, e sobrevivendo mesmo com eles perdendo interesse no jogo ou seguindo em frente em outras coisas porque a vida é assim. :) Eu acho que o novo se adaptou muito bem ao estilo de gráficos dos aspectos do jogo atualmente. É muito “audaz” e colorido e acolhe bem os visitantes com uma visão muito confortável.

Obrigado! Então, o que o fez querer começar o TibiaNews?

O ambiente de convívio, claro. Mesmo se eu estivesse caçando sozinho em Hellsgate, esperando por uma certa spider dar respawn, eu me sentia especial, sabendo que um mundo vivo estava sobre mim e ao meu redor. Havia pessoas tendo suas vidas, planejando caçadas, vivendo um romance ou um certo ódio por outros jogadores por causa desse ou daquele motivo. Eu queria ser capaz de ler sobre as histórias anônimas. O fórum estava OK, mas se eu pudesse envolver aquelas novidades como alguma coisa um pouco mais bonita de ler, eu ficaria mais feliz. E então o TibiaNews nasceu, originalmente como um site de notícias apenas para Antica, já que era o único servidor na época – foi preciso se adaptar depois a múltiplos servidores e uma enorme quantidade de eventos todos os dias, e mais tarde depois incluindo referências a itens, enciclopédia, etc. Foi muito divertido aprimorar cada seção dia após dia, por menor que fosse. Um pouco todo dia.

A velha equipe do TibiaNews é algo difícil de falar, não importa quantos fansites existam, mesmo hoje. Como vocês eram capaz de administrar e encontrar um grupo tão incrivelmente original? (Borr, Wilfred, Avianna, Dazetih, Erig…desculpe se me esqueci de alguém!

 

Era como um relacionamento de verdade na vida real. Eu suponho que estava sempre do lado dos “bons garotos”, e as pessoas com bom coração e talento foi o que escolhi como amigos. Borr, Wilfred… todas essas pessoas que você mencionou eram verdadeiras jóias e várias se tornaram Gamemasters também. Elas vieram até mim, tudo foi muito natural… Eu apenas tive que dizer “por que, claro!” e eles estavam trabalhando e contribuindo para montar o Tibianews. Aqueles foram dias incríveis. :)

Com certeza foram! Em um post de Outubro de 2008, você declarou que se você tivesse tempo, você iria querer trabalhar para o TibiaNews novamente de baixo para cima. Você também mencionou ter algo como um wiki, permitindo ao jogadores realizar upload de conteúdo, mas sem a sensação de “wiki”. De que formas você acha que ainda pode alcançar isso hoje?

A internet mudou bastante desde então. Ela já havia mudado quando eu propus aquilo, e ela mudou ainda mais agora. Coisas como Redes Social são mais importantes e as pessoas investem mais tempo escondendo-se em coisas como Facebook. Boas páginas da comunidade são participativas. Não há razão em ter um cara ou um pequeno grupo de pessoas implementando as seções de enciclopédia que sempre mudam, por exemplo. Em vez disso, permita as pessoas a fazerem isso. Pessoas adoram apontar defeitos – elas também irão gostar de mudar informações incorretas se você permiti-las fazerem com uma ferramenta não muito diferente do Wiki padrão. Vamos apenas lembrar que isso é um jogo e por isso, visual também é importante, seria necessário uma skin própria para a informação presente. Permiti-los postar notícias por si só e colocar um sistema de votação onde as mais votadas newsbits vão automaticamente para a página inicial. A equipe estaria lá para ter certeza que tudo está indo tranquilamente, não escrevendo diretamente – isso é tão 2005. :) Enfim, eu tiraria vantagem de coisas como Twitter e Facebook. Tenho certeza que a maioria dos seus leitores possuem coisas como aparelhos Android ou iPhone e amariam ter uma stream constante sobre as coisas que estão acontecendo. Esses são meus 2 centavos.

Ainda no mesmo post, você mencionou que iria adicionar alguns add-ons para o mapa em flash (desabilitado no momento devido a bugs nele) … Em quais add-ons você estaria pensando?

O mapa começou com uma idéia básica, mas tinha potencial para muitas outras coisas. Você poderia, por exemplo, explorar as cavernas e os níveis mais altos com um sistema de navegação, adicionar marcas, dividir a localização com um sistema URL(acho que eu já fiz isso de algum jeito?) e claro, relacionar pequenas notícias com o mapa, para que você pudesse falar de um evento em algum lugar ao leste de Thais e atualmente colocar um link para o mapa. Novamente, um sistema de contribuição seria perfeito. Eu até iria mais longe ao ponto de criar uma mídia relacionada ao mapa, como o Imagem do Dia, então você saberia onde no jogo a pintura foi tirada no caso de você querer ir lá e conferir.

Notamos que você ainda lê fóruns de Tibia em algumas ocasiões. A comunidade atual do Tibia é algo que você esperava ao ter saído em 2006?

 

Oh.. não. Desculpe dizer que é uma visão triste. Eu nem entendo a maior parte dos tópicos. Muitos são escritos em um estilo de mensagem de texto (sms) a qual é difícil acompanhar. Eu acho que a população atual é muito muito mais nova do que a média de jogadores que tínhamos antigamente. Boas iniciativas e posts pensativos são a exceção agora. Era o inverso quando eu jogava. Não há traço do antigo aroma de roleplaying que muitos tópicos destilavam. O board de Secura, por exemplo, foi dominado por uma gangue de loucos chamados Nasty Kids (Crianças Desagradáveis) ou algo do tipo que eu teria imediatamente obliterado nos dias em que nós atuávamos como Gamemasters, e eu tenho certeza que teria a aprovação de muitos GMs e SGMs.

E sobre o jogo em geral, seu conteúdo e os updates? Nós sabemos que você realmente não joga muito ou sequer joga de verdade, mas julgando sobre o você leu e viu no site do Tibia em geral, é algo que você estava antecipando?

Cresceu bastante, não? Eu vejo o mapa e a área do jogo tem ido completamente selvagem. Isso é uma coisa boa. Mais lugares para explorar e ter aventuras, é uma coisa boa. De um ponto de vista pessoal eu iria me manter explorando a mitologia que Knightmare propôs… agora parece com um parque temático. Você tem a área de piratas, a área de múmias… é como ir ao Disneyworld. Mas eu tenho certeza que muitos muitos jogadores apreciam isso e eu concluo que foi um movimento lógico. Se você está farto de orcs e minos você pode ir para qualquer lugar e curtir o ambiente que escolher. Por sinal, qual é a das pessoas protestando contra o cliente em Flash? Para iniciantes ele permite pessoas com OSX a jogarem Tibia novamente, e ele está funcionando de uma maneira esplêndida! :)

Haha, bem vamos esperar após nossas notícias publicadas que haverá ainda um cliente normal, muitos ficarão mais felizes agora! Você pode ou não saber, que os visitantes do TibiaNews caíram drasticamente desde quando você saiu em 2006. Cinco anos depois, nós estamos tentando atrair nossa comunidade ativa devolta aos nossos fóruns. Você tem alguma sugestão sobre o que nós seríamos capazes de fazer, ou algumas idéias de por que isso aconteceu?

TibiaNews foi o primeiríssimo site a ser considerado “sério” ou “grande”, apesar do Tibia.de a qual era incrível na época e tinha uma quantidade enorme de visitas. Nós praticamente movemos a CipSoft para considerar o programa de fansites e eles ficaram mais envolvidos em nos fornecer informação privilegiada, o que era legal. Hoje nós temos dezenas de sites cobrindo grande parte dos tópicos. Muitos desses sites tiram vantagem da maior falha do TibiaNews, e então eles cresceram nessa fraqueza, absorvendo essa porcentagem de visitantes. Essa fraqueza, claro, é a falta de updates. Eu não tenho certeza se, nesse ponto do dia e hora, já foi alterado, mas a maior parte das seções estavam desatualizadas há algum tempo. Enfim, atrasos ao entregar as há tempos prometidas renovações contribuídas pelas pessoas perdendo sua fé e seguindo em frente. Eu não entendo bem porque os artigos antigos não estão inclusos… teles eram a alma do TibiaNews e seriam hoje um bom modo de aprender sobre o passado.

Nós estamos atualmente trabalhando em mover todos os artigos antigos para sistema novo! :) O que você acha decisão de removerem os Gamemasters?

 

Eu acho que foi um passo estranho… inesperado, eu deveria dizer, mas eu entendo que eles tinham que fazê-lo. Muitas experiências ruins ao longo da história do Tibia – eu suponho que esse passo estava em seus planos há anos e estava apenas no aguardo do momento certo para executá-lo, apesar da qualidade de muitos membros dos voluntários.

Você se vê algum dia voltando ao Tibia?

Eu gostaria… Amei muito o Tibia, foi uma experiência fantástica… mas em algum momento eu estava dedicando um pouco de tempo em demasia. Eu tenho que ser cuidado comigo mesmo. Eu tendo a me viciar muito rapidamente e eu preciso de tempo para escrever, trabalhar, família, etc. Eu me vejo jogando toneladas de Tibia na aposentadoria, no entanto.. :D

Do que você sente mais falta no TibiaNews?

Fazer alguns ajustes menores aqui e ali. Eu sempre estava fazendo mudanças pequenas e aprimoramentos e vendo como isso afetava a base de visiitantes. Pessoas não gostam de mudanças… Estudos mostram que um “completo redesign” tem tradicionalmente feito comunidades inteiras fugirem… mas se você fazer pequenas mudanças, coisas que eles podem controlar rápido, então funciona. Eu gostava dessa parte.

Como era para você conduzir o TibiaNews? Era um hobby, era divertido, era tedioso e chato?

Sempre era divertido pela maior parte do tempo, apesar de algumas vezes eu “tinha” que atualizá-lo com um artigo ou alguma coisa e minha mente estava vazia. Nesses casos eu estava um pouco como um “não-não”, mas claro que isso acontece com tudo. Eu tinha uma cota de páginas para escrever todos os dias mas algumas vezes eu apenas me sentia querendo ver TV e não fazer nada. A mente precisa de momentos mortos também. É normal.

Você declarou recentemente nos fóruns:

“Eu acho que a idade dos jogadores tibianos diminuiu. Eu não tenho certeza sobre os motivos que levaram a isso, mas nós podemos concordar que é um fato. Qualquer que seja a razão, os fóruns tem uma visão triste nesses dias. Eu tenho navegado por diversas páginas nos boards de Antica e Secura, e todos aqueles tópicos estão cheios de pessoas com um inglês extremamente quebrado e sem nenhum real conteúdo. Certamente não é como nos nossos dias… fazer as velhas intrigas de Tibia, drama e briga de gato parecerem como tratados shakespearianos. Se o resto do mundo é algo parecido com a Espanha, a qualidade da educação de nossos jovens caiu por inteira, o que é meio triste, mas é também um fato. A velha Risings Dragons teria muito pouco espaço no Tibia de hoje, mesmo quando os membros original do capítulo original,o Antica one, não estava aceso 100%, eheh.”

O que você faria para mudar a comunidade, de qualquer forma, para tentar fazê-la parecida como nos velhos dias? VocÊ acha que há esperança para o futuro da comunidade do Tibia?

Eu estava te dizendo isso na pergunta anterior! Eu não sei qual tipo de magia você precisa usar para mudar de uma comunidade para outra – caso contrário eu estaria voando para a America como Assessor para a Blizzard, Eve Online e muitas outras. :) Eu suponho que Tibia evoluiu e atraiu um tipo de público. Podem ser as mudanças estéticas, a jogabilidade, o atraso da Cipsoft endereçando botters e cheaters que motivaram muitas crianças preguiçosas que gostam de sucesso instantâneo ao invés de trabalharem em seus chars como nós fizemos no passado. Eu não sei. Isso é algo que a Cipsoft tem que estudar, e eu tenho certeza que eles estão fazendo isso com os dados que eles tem.
Outro fato que eu apontei, e eu sei como isso pode soar extremamente rude e impopular, mas é que o Tibia se tornou MUITO popular em países com diferentes níveis de educação e moral do que a comunidade de 1998-2001, a qual era baseada principalmente em alemães, norte-europeus, jogadores americanos. Eu mesmo sou espanhol e eu sei como as coisas são diferentes aqui comparadas com a Alemanha. Nós temos muito o que aprender, assim como tempos muito o que aprender das pessoas japonesas e seus modos civilizados de encarar a catástrofe que estão vivendo agora. Isso teve um impacto. Também é verdade que nossos jovens em todo o mundo estão mudando. Ao menos na Espanha é assim… velhos valores antigos como família, respeito… estão desaparecendo. Tempos estão mudando, e a culpa não cabe a Cipsoft.

Clique para ampliar

Você acha que há alguma esperança para o futuro da comunidade tibiana?

Quem sabe. Imagino eles se livrando completamento dos problemas de cheaters, por exemplo. Muitos desses super-heróis nível 500 serão banidos em uma porcentagem que você não ousaria sonhar. Verdadeiros jogadores ganharão mais campo para jogarem no caminho certo, e Tibia será mais agradável para eles. Eles não sofrerão bullying, etc. Eles não farão tanto powerlevel, eles irão gostar de passar o tempo conversando com amigos e organizando atividades em muitos cenários que o mapa permita. Você lembra das seções inteiras que nós passamos apenas conversando na porta da minha casa, fazendo runas. Esses jogadores irão recomendar o jogo para outros jogadores como eles. Isso pode acontecer.

Você irá algum dia nos abençoar com sua presença no TibiaNews novamente?

Nesse momento é completamente impossível… já há muitas coisas para fazer, mas quem sabe o que o futuro pode trazer? Você nunca pode dizer nunca novamente.

Muito obrigado por nos dar a oportunidade de entrevistar uma lenda como você.

Obrigado pela oportunidade de discutir sobre os velhos tempos – não é todo dia que um velho fóssil como eu tem a chance de falar tanto! :)

 

Tags: ,

Categorias:

Gostou deste post?

Sobre Epaminondas

Epaminondas é o Taverneiro da Vila Scapula, cidade do Portal Tibia. É conhecido por seu famoso Hidromel, uma bebida quente cuja receita é um mistério até hoje. No Tibia, alguns possuem um boneco feito em sua homenagem: o Epaminondas Doll.

Ver todos os posts de Epaminondas →

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Elite Crazzy -

    Ah Saudades do “Old Times” , não jogo desde 2009 , porém tenho uma vontade gigantesca de jogar vendo essas entrevistas com lendas do passado.

  2. Marine Ranger -

    Nossa, joguei muito em secura, anos, Excessus legend, excelente GM, old times são inesqueciveis nao jogo desde inicio de 2010, a magia do jogo se foi, infelizmente, e hj n tenho tempo, o engraçado q hoje é forte qm antes sempre tomou p.a. ou não consiguia ser alguém no jogo, tenho ctz que 10% do pessoal q jogava nos old jogam hoje, muito fácil. Que pena, mas enfim tudo evolui, não teria sim que se expandir o jogo, mas não tanto…

  3. Bulldog -

    quando ele disse q os tempos tao mudando e num é culpa da cip, tirei o chapeu pra ele. oq eles podem fazer pra evitar isso? eles tem q se adaptar tmb no game neh =/ ai virou o game q conhecemos hj, sem roleplay, cheio de cheaters, com powerlevel pra c*ralho. ainda tenho esperanças q a cip consiga pelo menos resolver este problema ingame (ja q fora do game isso é impossivel de resolver) e consiga manter o tibia nesse estilo de diversão, que os players procuram curtir o game, e nao de ‘obrigação’, onde os players so pensam em up e esquecem do resto.

Comentários estão fechados.