[TibiaVenezuela] Deixar de Existir


Hauopa Tibianos e Tibianas,

Nossos hermanos do TibiaVenezuela nos deram permissão para fazer a tradução oficial de seu último artigo!

Convido a todos para uma reflexão sobre a evolução do Tibia.


 Deixar de Existir

Se você se preocupa com sua conta, certamente há uma palavra que você teme mais do que o bicho papão, um encontro internacional de PKs ou um gigantesco lag que te faz perder 18 níveis enquanto caçava Beho …Bonelords. Uma palavra que poderia fazer você ficar de cabelos em pé e se sentir muito mal só por vê-la na tela ao logar, ao invés de encontrar o seu char dormindo pacificamente em sua cama.

tibiavenezuela_novembro

Deletado

Contudo, mesmo sendo difícil de acreditar, há jogadores que nem hesitam ao ouvir esta palavra. Eles apenas fecham o Tibia e “outros aplicativos” e abrem novamente no dia seguinte. Estes são os cheaters.

No Tibia, uma batalha é travada todos os dias. É uma batalha silenciosa, que vai além de notícias de fusões de mundo e atualizações de sprites. A guerra nos bastidores entre as pessoas que amam este jogo mais do que ninguém e aqueles que nem se preocupam com isso.

No Tibia existem regras. Devem existir regras em um jogo onde tantas pessoas estão reunidas, garantindo um ambiente igualmente justo e bom para todos os jogadores. No Tibia, há jogadores que respeitam essas regras – somos a grande maioria. Mas infelizmente, também existe uma minoria de jogadores que querem ser mais “espertos” que os outros, sem se importar com essas regras. Devido a isso, a forma de aplicar tais regras foram diversas.

Em primeiro lugar, por causa da pequena comunidade, as regras eram diferentes. O jogo em si era diferente, mas, basicamente, por causa da pequena quantidade de jogadores, bastava ter alguns GMs, que ficavam de olho sobre a aplicação das regras. Regras que também foram reforçadas e aplicadas por todos os jogadores de tal forma que, quando alguém queria quebrá-las, era imediatamente identificado e removido do jogo. Estas regras incluíam coisas que hoje parecem normais, como a grande quantidade de PKs, por exemplo.

No entanto, o jogo evoluiu e cresceu e, com esse crescimento, vieram coisas positivas, como um maior incentivo para a CipSoft desenvolver novas áreas e cidades. Porém, há também o lado negativo que é a crescente dificuldade em fazer as regras serem respeitadas.

No exemplo de PKs, houve um momento em que os poucos GMs que existiam naquela época não eram o suficiente para interromper esse fenômeno, que pouco a pouco estava cada vez mais negligenciado, simplesmente por causa da redução da capacidade de respostas à esse problema. Então chegou a hora da aplicação de um sistema automatizado para a solução deste problema: foi a origem do Sistema de Skulls.

tibiavenezuela_novembro2

E essa não foi a única coisa que foi automatizada.

Cada vez mais e mais jogadores queriam todo o poder que um personagem de nível mais elevado poderia oferecer, sem ter a responsabilidade de conseguir todos os níveis exigidos por meio de seu próprio esforço. E assim, os programas de computadores para “ajudar” nesta tarefa começaram a vir à tona. Eles ajudaram de tal forma, que ter nível 100 não era mais uma conquista. Haviam tantos…

Nos tempos antigos do Tibia, ter um grande número de “jogadores” que “não jogavam” era impensável. O jogo era pequeno o suficiente para evitá-los. Os jogadores se conheciam. Os GMs conheciam os jogadores. A ideia não era necessária porque o ambiente era menos competitivo. Ninguém queria “dominar” o servidor. Porém, o tempo foi passando e, com a chegada de mais e mais pessoas, bem como a criação de novos servidores, essa atmosfera começou a mudar. Tornou-se necessário aplicar as regras com uma força ainda maior.

Durante a minha época como GM, tive a responsabilidade e a honra de fazer parte de um sistema de regras do Tibia. Um sistema que você só aprende a amar e apreciar enquanto jogador, quando seus efeitos não são mais tão evidentes. Quando, por bem ou mal, os GMs são substituídos por ferramentas automatizadas. Nós podemos dizer que um problema de automatização foi atacado com outro. E nós passamos do “por favor, dance”, o comando que dávamos a certos grupos de jogadores suspeitos de usar múltiplos clientes, para o “por favor revisem seus métodos de detecção de botting“, porque ainda vemos em primeira mão como os locais de caça ainda estão cheios de bots mesmo semanas após mass deletes.

tibiavenezuela_novembro3

“Por que a CipSoft se importa se eu jogo ou uma máquina joga no meu lugar?” Os botters devem perguntar a si mesmos. A resposta não soa bem com a arrogância deles: eles acham que o jogo foi feito para eles, e que o jogo tem que se adaptar ao que eles querem. E não poderia estar mais longe da verdade. Quando 20.000 pessoas de todo o mundo se conectam em um mesmo lugar para trocar experiências e interagir, é necessário ter ordem. É necessário que a entidade responsável, no caso, a CipSoft, mude a forma de aplicação das regras de acordo com o problema apresentado. Em minha opinião, com a quantidade de uso de softwares não oficiais e as consequências que eles trazem, seria melhor tentar prevenir a utilização dos bots, ou evitar que os botters ganhem tantas vantagens, aumentando a eficácia dos métodos de detecção.

Os botters estão sendo banidos. Deletados. Recebendo a punição suprema do Tibia: a cessação de sua existência. Alguns choram. Outros recorrem ao bot novamente. Pouco a pouco podemos ver, embora um pouco tarde, a verdade simples e lógica de uma empresa que vende jogos multiplayer: interessam-lhes ter vários jogadores felizes, em vez de apenas alguns que usam o jogo como comércio. Algumas pessoas desonestas preferiam ver os servidores vazios, cheios de automáticos subordinados aos seus cliques.

Não. Não hoje. Nem hoje ou em mil anos. Se quisermos, como jogadores, que o Tibia floresça, que ele se torne novamente aquele jogo que nos cativou pela primeira vez quando jogamos com nosso primeiro personagem e matamos os ratos em Rookgaard, devemos entender que o uso de bot é prejudicial ao Tibia. O fato de que há a possibilidade de conseguir o nível 700 em um mês e intimidar todos os outros jogadores só por ser “mais forte” não significa que seja aconselhável ou digno. Os jogos podem, e devem, ter regras. Porque um jogo multiplayer é aproveitado melhor quando você ainda vê novatos fazendo a Paradox Quest sem serem caçados. Quando a Pits of Inferno é um desafio, e não um negócio. Quando a Annihilator é um objetivo, e não um procedimento burocrático para conseguir um suvenir.

Quando entendemos, na vida real, no Tibia e outros jogos, que nossos direitos terminam onde o das outras pessoas começa, nós teremos uma vida, e um Tibia, e jogos mais vivos, agradáveis e duradouros. E enquanto isso não for entendido, enquanto ainda existirem pessoas que acham que usar bot é um atalho infinitamente superior, teremos os mass deletes. Afinal, a melhor coisa que pode acontecer com um personagem sem alma, automatizado e robotizado é isso… Deixar de existir.


 

  • SemDivulgar

    Que texto massa hein! Quase chorei (SEM IRONIA!!!)

    Somente verdades estão escritas ai…

  • NoNickname

    Muito bom mesmo o texto, parabéns! Realmente só li verdades.

  • DeCarvalho

    Hoje em dia isso é um devaneio… fato.. não apoio o uso de bot, mas seu uso ja virou algo banal, lembro em 2001 quando comeceu a jogar em valoria, lembro em 2008 quando comecei em balera.. dava tesão jogar.. hoje em dia, e de tempos atrás, tibia virou negócio..
    Sonhar não paga imposto e não nos levará a lugar algum.. todos jogadores sérios conhecem ‘n’ meios que seriam mais efetivos contra os bots do que esse sistema automatizado… mas a cip se preocupa?
    Sim, é um texto bonito.. devaneio de algm que deseja que o tibia volte a ser o que era, mas assim como a vida real tem sua fase …o tibia tbm esta em sua fase.. a fase de bots
    tudo evolui para o bem ou para o mal, basta a nós nos adequarmos..
    há tempos que os bots dominam o jogo, houve em algum momento algo significativo? ‘não’, o que há são somente respostas infundadas e ‘infames’ da cipsoft sobre estarem ciente e estarem trabalhando ‘nisso’

    mais de 6 anos de bot e não houve um movimento expressivo na luta contra.. tenho conhecidos que fazem mais de 50kk por dia com bot e ganham moh grana vendendo para sites de revenda de gold…

    Tibia virou isso.. temos que deixar de sermos ingenuos e acreditar que a cip vai fazer algo, que a cip deseja nos ver felizes..

    a cip eh uma empresa GMBH não é voltada a filantropia .. visam lucros.. bot da lucro. Mesmo que seja comprando scroll no jogo (algm comprou scroll por dinheiro para vender) seja comprando por dinheiro…

    Infenuidade acreditar que todo jogador acima do level 500 jamais usou bot ou é sharer…

    O dia que as pessoas que jogam deixarem de serem ‘ingnorantes’ sobre o assunto e souberem conviver com isso o jogo se tornara um pouco menos dramáticod e se jogar..

    Como disse, não apoio.. mas se a própria empresa não liga para isso realmente, pq eu vou perder meu tempo com isso.. perder tempo se preocupando com botter não da xp, não melhora minha interação com meus amigos no jogo e etc…

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!