[Tibiopedia.pl] Entrevista com Lionet!


Tibiopedia: Olá Lionet, que bom te conhecer! Já que você é o mais experiente da equipe de conteúdo, que tal começar falando sobre você? – qual o seu nome, quantos anos você tem, o que você estudou?

Lionet: Olá! Pois bem, irei começar me introduzindo: Eu tenho 31 anos e estudei sistemas de informação.

Tibiopedia: Como você conheceu a CipSoft e como você conseguiu o emprego? Como que foi a sua entrevista de emprego?

Lionet: Eu estava procurando por um emprego na indústria de jogos e achei um anúncio de um emprego vindo da CipSoft, o jogo em questão era o Tibia. Eu joguei um pouco e quis saber mais sobre a empresa. O perfil pareceu interessante e já que a CipSoft se localiza na Alemanha, eu apliquei no mesmo instante para o emprego.

Tibiopedia: Por que você escolheu este nickname? Você gosta de leões?

Lionet: Bem, para mim os leões sempre foram um símbolo de força. É claro que eles também foram comparados com os banners de reis e cavaleiros por toda a história medieval e também é uma criatura conectada com vários mitos e lendas. É também o nome de um dos meus personagens favoritos de videogame. Eu achei que este seria um bom nome para o meu personagem no Tibia.

Tibiopedia: Vamos falar sobre o que você chama de “a sua tarefa favorita até então na CipSoft”. É claro que eu quis dizer sobre o mundo dos Deeplings. Primeiro de tudo, o que te inspirou em criar a ilha de Quirefang e as raças de Deeplings e Hive Born?

Lionet: Eu introduzi os Deeplings na world change “Awash”, onde a raça scout habitava um posto, uma caverna afundada em um território de dwarves. Eu também construí a história e as lendas em torno dela, a maioria delas não se encaixaram no jogo. Então eu queria dar à eles uma caça, um propósito e uma história.
No update de inverno, nós fizemos a ilha de Quirefang, na qual é dividia entre duas raças, é claro que no meu primeiro impulso eu queria dedicar uma parte para os Deeplings – e lá estão eles. No entanto, quem criou a raça Hive Born foi o Knightmare.

Tibiopedia: Como foi o processo de criação do alfabeto dos Deeplings?

Lionet: Bem, no começo eu olhei para a sua história e para todas as culturas que eu criei em torno deles. A raça é realmente muito velha, é lógico que a linguagem deles deveria ser arcaico e simples, mas ao mesmo tempo complexa. Eu escrevi alguns textos básicos em inglês para obter uma sensação da forma de como eles se expressariam e de seus conhecimentos.
Eu então comecei a criar o alfabeto, baseado no nosso alfabeto composto por 26 letras, eu queria que os jogadores fossem capazes de traduzi-las depois, eu tinha uma ideia clara do que eu queria escrever, é claro que o alfabeto e suas características tinham que fazer sentido e também tinham que trabalhar no jogo, nos livros e até mesmo nas conversas. O vocabulário é baseado em umas regras primitivas de palavras compostas e similares (estrutura e significado) são escritas. Isto significa que algumas letras terão que ser escritas em um estilo específico. E também tem os números e sinais.
Eu tenho que manter tudo isso em mente sempre que eu tentar adicionar um novo vocabulário para a língua, se o trabalho entre os updates permitir, eu vou tentar adicionar alguns livros e traduções na biblioteca de vez em quando. Mantenha-se atento para alguns livros novos que eu adicionei no último patch de primavera, por falar nisso, você pode ficar surpreso de como a história pode se desdobrar.

Tibiopedia: Os livros que você encontra em Quirefang contem ótimas histórias, mas talvez só 1% dos jogadores tenham lido elas… às vezes você não tem a sensação de que todos os seus trabalhos em criar livros, histórias, etc foi em vão?

Lionet: Não, eu não tenho esta sensação. É claro que eu tento manter a quantidade de trabalho que eu coloco nos livros e informações o mais razoável possível. A maior parte do meu trabalho vai para quests e locais de caça. Estas são as coisas que todos os jogadores irão experimentar e eles tem feito isso muito bem. Livros e sabedoria são sempre uma coisa que uma pessoa se interessa, enquanto o outro só quer descobrir onde que ele/ela deve ir para completar a quest. No entanto, se somente 1% dos jogadores leram os livros que eu fiz, nada foi em vão.

Tibiopedia: Terminando o último tópico do update – Isto foi um outro update com 2 raças de combate. Não é um mal conceito?

Lionet: O mundo do Tibia já viu (e vê) muitos conflitos e é muito natural que algumas raças briguem entre elas. Às vezes é apenas a luta que mantém a parte do mundo em si interessante. No entanto, nós já temos algumas guerras de facções e não devemos exagerar nisso.
Nós usualmente não fazemos a mesma coisa duas vezes nos update, então é pouco provável que iremos fazer uma ilha com duas raças brigando entre si.

Tibiopedia: Agora por favor, nos conte, o que você achou do update de verão de 2011? Os jogadores não estavam realmente felizes com as world changes. Eu irei dar alguns exemplos – Shadowthorn está queimando todos os dias em quase todos os mundos optional-pvp, demora em torno de 4 horas para achar o Mad Mage, o Steamship é acessível uma vez por mês… O que você acha sobre reformulá-las?

Lionet: Isto é com certeza um tópico interessante, nós já analisamos este feedback da comunidade. É a parte do jogo que tentaremos melhorar no próximos updates. Eu designei Shadowthorn e fiz os jogadores encararem o Mad Mage, então é claro que eu tenho pensado nestas quests. Se você olhar para os updates e patches após as alterações que foram feitas, você irá encontrar um monte de mudanças pequenas que foram feitas para ajustar a mecânica e os resultados de quests. No entanto, uma reforma completa irá ter que ser muito bem pensada, leva muito tempo e recursos para o conteúdo que já existe enquanto nós estamos constantemente discutindo tópicos como este, nós estamos focando em trazer para os jogadores novos conteúdos enquanto aprendem as experiências do passado.

Tibiopedia: Vamos ir para o 15º aniversário do Tibia. Como você planejou isso? De quem foi a ideia de celebrar desta forma? Não foi divertido assistir à você mesmo sendo morto por vários jogadores?

Lionet: Ah sim, foi realmente divertido, vários de nós também estávamos nos nossos personagens privado somente participando desses eventos de pessoas do outro departamento – e caçar os monstros equivalentes ao seu personagem, é claro. A ideia veio de reuniões de brainstorming e várias pessoas estavam envolvidas, então a ideia não foi exatamente de uma pessoa. Mas quando este tema foi levantado, nós éramos basicamente todos em uma mente. 😉

Tibiopedia: A famosa Chayenne’s magical key… Você pode falar alguma coisa sobre ela? Nós sabemos que não temos chance para um spoiler completo, mas talvez fale se é só um item de decoração ou tem algo a mais…

Lionet: Bem, é a chave mágica da Chayenne, então é óbvio que eu não sou autorizado a falar alguma coisa sobre ela.

Tibiopedia: Agora a pergunta padrão. Você joga Tibia? Se sim, qual é o seu level?

Lionet: Nestes tempos em que cada vez cresce mais os números de jogadores de level acima do que 200 e contando que eu sou um jogador de level baixo, você não iria nem mesmo se importar se eu estivesse entrando em uma briga em PVP. 😉

Tibiopedia: Nós sabemos que essa é a principal tarefa da Rejana, mas você visita algum fansite? Talvez nós temos você como visitante no Tibiopedia?

Lionet: Sim, eu visito, eu tenho lido vários artigos de vários fansites, para ter uma visão diferente das coisas que nós fizemos e queremos fazer no Tibia. Mas é claro que eu não faço uma visita tão frequentemente, já que eu praticamente sou a fonte de informação do Tibia, então eu já visitei o seu site, e por falar nisso, um ponto bom é que ele oferece conteúdos em inglês. Eu lembro que demorava muito para carregar o site, mais eu sempre gostei do design – mais do que uma biblioteca, o que eu realmente aprecio.

Tibiopedia: Você está envolvido na cooperação com os jogadores nos test servers? O que você acha sobre isso?

Lionet: Sim, eu estou! O tempo em que o test server estava online antes do update de inverno foi incrível e de muita ajuda. É claro que nós tentamos ficar online lá frequentemente mas também é geralmente a fase mais difícil antes de um update. Durante o último test server eu tive a chance de olhar como que os jogadores resolvem as minhas quests, de receber feedback diretamente sobre dinâmicas, monstros e loot. Estes feedbacks geralmente são de valor muito grande para polir o conteúdo e oferecer um update melhor no final.

Tibiopedia: Terminando o tópico sobre o Tibia, para você como é trabalhar nessa posição? Como você se sente nela?

Lionet: Eu gosto do meu trabalho e gosto de designar quests e ambientes. Por exemplo, eu sou um grande fan dos antigos RPGs isométricos e minha parte favorita do update dos Deeplings, além de criar a minha própria língua, foi de designar as profundezas em que essas criaturas habitam. Com os gráficos detalhados que o Tibia possuí, as possibilidades de novas áreas são infinitas.
Atualmente eu estou trabalhando na criação do mapa de novas quests e áreas de caças no próximo update – mal posso esperar para os jogadores verem isso 😉

Tibiopedia: Obrigado por responder as questões relacionadas ao Tibia, agora vamos falar sobre os seus hobbies! Você tem algum?

Lionet: Eu sou absolutamente interessado em todos os tipos de videogames. Eu venho jogando videogames desde que eu tinha 7 ou 8 anos ou… na verdade, até antes, então vamos apenas dizer que eu também lembro de escutar as músicas de vídeo game e fazer minhas próprias músicas. Eu também gosto de mergulhas nos livros que façam sobre jogos – de preferência sobre mundos dos jogos ou mundos que deve ser convertidos em videogames… mas geralmente eu leio sci-fi, steampunk, ou novelas góticas clássicas como Dr. Jekyll e My. Hyde ou The Island of Doctor Moreau. Eu também me interesso em histórias de quadrinhos, certos filmes selecionados (a maioria dos anos 80) e eu gosto de nadar, férias e grandes cidades.

Tibiopedia: Que tipo de música você escuta? Você toca algum instrumento musical?

Lionet: Além de músicas de videogame, eu gosto de ouvir electro, electro rock, heavy metal, drum’n bass, músicas clássica, neurofunk, jazz e às vezes eu ouço reggae, dança de salão ou jungle. Eu toco piano e descaradamente abuso desse conhecimento para criar uma variedade de música eletrônica.

Tibiopedia: Agora poucas palavras sobre a Polônia. O que você acha sobre a Polônia e o povo polonês?

LionetBem, eu nunca fui à Polônia, mas eu já conversei com outros desenvolvedores da Polônia e eles eram pessoas boas. Eu também acho que tem muito talento em geral. Vários ótimos jogos vem da Polônia e se você olhar para a arte e saber o quão envolvente é, você irá ter ótimos olhos para detalhes e também para dedicação.

Tibiopedia: E você planeja visitar a Polônia durante a Euro 2012?

Lionet: Bem, eu planejo seguí-la como eu gosto de jogos internacionais mais do que partidas de futebol regionais – mas eu não sou exatamente o que você chama de um fã verdadeiro, então, não há visitas para os estádios neste ano.

Tibiopedia: Obrigado por todas as suas respostas para as perguntas da equipe do Tibiopedia.pl. E agora temos algumas perguntas dos nossos usuários!

Tibiopedia: Por quê o acesso à ilha de Calcanea foi bloqueado e vocês planejam mudar isso no futuro?

Clique para ampliar!

Lionet: Questões sobre essa ilha foram feitas a algum tempo atrás. Infelizmente as circunstâncias que levaram à retirada da passagem, foi perdida nas névoas do tempo.

Tibiopedia: Por quê não temos mais novos níveis de desafios na arena de Svargrond? A quarta porta está lá desde o começo…

Lionet: Bom, a porta certamente foi adicionada por um motivo, no entanto, isso é absolutamente tudo o que eu posso dizer neste momento.

Tibiopedia: Vocês planejam introduzir em um futuro próximo, novas invasões, boss mais fortes, como Apocalypse, Bazir, Infernatil?

Clique para ampliar!

Lionet: Nós pensamos sobre a adição de bosses maiores recentemente. Não necessariamente em forma de invasão, mas como boss relacionados a quests e/ou em cavernas especiais por exemplo. É claro que isso sempre depende de que tipos de quests nós fazemos, o que nós queremos que os jogadores experiencie e quão difícil deve ser. Um monte de inimigos e desafios irão chegar com o próximo update, por falar nisso. 😉

Tibiopedia: Eu sei que os rookers nunca foram favorecidos por razões óbvias, mas vocês nunca irão tomar uma decisão sobre a roupa de casamento em Rook? Eu sei que a magia do amor é forte e você pode usar o outfit se rookado, mas eu não acho que é justo para o resto dos jogadores, que começaram a jogar antes de introduzirem o outfit. Então, vocês irão removê-las ou dar permissão ao CipFried para fazer casamentos?

Lionet: Bem, esta é uma questão interessante, a magia do amor parece que é forte em Rookgaard 😉 Mh, eu já falei que eu não sou quem faz ou fala sobre essas decisões, mas parece improvável que isso nunca aconteça.

Tibiopedia: Jogadores roleplayers estão sofrendo atualmente. É possível adicionar novos, difíceis e solucionáveis mistérios? Os antigos não são interessantes para os jogadores, principalmente porque eles tem becos sem saídas ou são insolúveis.

Lionet: Ah, claro, isso é certamente considerado como os elementos centrais do roleplay no tíbia e sempre serão uma parte vital do jogo. Nós estamos constantemente trabalhando em quests mais clássicas e encontros para o próximo update. Eu comecei a melhorar isso no próximo update por unir as raças de Deepling e adicionar um monte de conhecimento e uma família de boss dedicada para a raça. No entanto, desde que Quirefang foi feita como uma área de mudança com certas dependências sobre o estado de território de cada raça, a quest e task eram diferentes da nossa abordagem habitual. Enquanto nós tentamos fazer algo novo em cada update, nós também repassamos seu feedback que irá ajudar a incorporar uma quest clássica para o próximo update

Tibiopedia: Muito obrigado por esta entrevista, nós sabemos que é difícil para você achar um tempo para nós, principalmente porque fizemos esta entrevista durante um ataque de DDoS, obrigado mais uma vez!


Essa entrevista foi feita pelo promoted fansite Tibiopedia.pl, a versão original pode ser vista, em inglês, aqui.

  • Narguille

    Muito boa a entrevista,finalmente um polones q parece ser gente boa
    ^^

    • Emerson

      Você visivelmente não leu a entrevista…

  • Lukas

    gostei da entrevista bem legal e sobre shadowthorn poderia fazer tipo uma guerra entre firestarter e os elfs e que ajudasse a colocar fogo na shadowthorn ganharia o lobão de fogo lá 😛

  • curioso

    gostei da entrevista

  • Iorek

    adorei essa entrevista, ele eh mto simpatico no jogo mesmo, tive algumas poucas oportunidades de conversar com ele e eh bem competente no que faz. Tomara que essas criaturas e quests novas que ele falou sejam realmente empolgantes

  • Karla

    Mto boa entrevista 😉

  • Scrholl

    Entrevista bem diferente. Legal.

  • Bruna

    legal (:

  • Val’Mukka

    muito bom ! :))

  • Jean Fox

    nossa, achava que era só eu que queria as quests clássicas de novo, fiquei feliz com essa ultima colocação dele… yalahar, zao, deeplings…. abandonaram a excência do tibia, tomara q resgatem isso, q voltem um pouco do passado pelo menos 🙂

  • Jonas

    muito legal

  • WOW! belo artigo. Obrigado por compartilhar
    relação

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!