Um Estudo da Economia Tibiana


A Economia do Tibia pode ser considerada por muitos ridícula, fraca, e em alguns casos, ignorante. A economia no Tibia reflete de maneira abrangente as leis de oferta e demanda, onde o produtor pode vender o quanto quiser de X o consumidor X pode comprar o tanto de X que precisar – no entanto, o que realmente importa é o que é usado. Neste artigo, você será capaz de ver diversos elementos-chave importantes que Tibia envolve e também explorar possíveis alternativas.

Nós devemos declarar primeiro qual das quatro economias é a tibiana. Há um livre mercado, um comando, uma tradicional, e uma economia de mercado misturada. De acordo com o dicinário de Oxford, Tibia é uma economia de livre mercado (ou capitalista).

O que é uma economia de livre mercado?
Um sistema econômico no qual preços são determinados por competições irrestritas entre empresas privadas.

Falando de maneira geral, a economia está do jeito que está por causa do modo que os jogadores decidiram estabelecer os princípios econômicos. Obviamente, esses padrões não foram impostos voluntariamente mas por causa da escassez de itens, suprimentos, e outros itens. Se Tibia tivesse sido uma economia de comando, os preços seriam todos controlados por NPCs, que comercializariam seus itens a um preço fixo. Infelizmente, a economia de Tibia não funcionaria devidamente com esse mercado porque então haveria um excesso de dinheiro. Em 2007, havia 24.7 milhões de gold coins (24.7kk) introduzidos em uma semana no jogo.

Um Problema em Andamento

O problema atual que Tibia enfrenta tem afastado muitos jogadores do jogo. Apesar de nunca ter existido um número concreto exposto pela CipSoft, afirmações de jogadores dizem que pessoas saem do jogo por causa da falta de atenção em um mercado ruim. Alguns chamam isso de recessão, outros de Grande Depressão. Diversas tentativas da CipSoft tem sido feitas para estabelecer uma delimitação sobre como itens baixos podem ser vendidos e comprados usando NPCs como intermediários. Por isso que Djinns e Rashid possuem um grande papel a respeito da venda de loot.

Clique para ampliar

Um problema ainda maior são as pessoas que compram e vendem dinheiro na vida real. Sim, muitos consideram isso como um grande negócio e pode até mesmo ser uma grande fonte de renda – mas a verdade é que isso destrói o balanço de dinheiro em um servidor. Uma coisa é ter em nota que um servidor tem muito dinheiro – a questão aqui é quem tem tanto dinheiro e como? Nós vemos jogadores pelos diversos servidores com 30-80kk tentando comprar itens raros. O maior exemplo foi quando foi dado aos Gamemasters um item raro de uma lista a qual eles podiam escolher. Alguém notou quão altas eram as quantias de dinheiro sendo oferecidas? Como!?

Devido a certos proteções, inflação basicamente nunca ocorreu nos mundos tibianos. Em compensação, equipamentos tendem a tornar-se cada vez mais baratos com o tempo enquanto equipamentos mais e mais fortes são obtidos em loots de criaturas, enquanto o valor das runas mantém-se estáticos de algum modo (um pequeno aumento no preço pode ser visto em mundos muito antigos).

Marcas Históricas e Medidas Tomadas

No Verão Europeu de 2005, CipSoft decidiu que a abundância de druid farms (grandes amontoados de druids runando Ultimate Healing Runes ao mesmo tempo pela mesma pessoa) devia parar. Medidas como soul points foram implementadas. Sim, você ouviu direito. Soul Points foram implementados como uma parte da estratégia econômica para evitar que os preços das runas caíssem. Junto a isso, o processo de pesca também teve que mudar devido às fazendas de macro que estavam sendo alimentados pela “pesca livre,” a qual não é mais possível. A implementação de minhocas trouxe um fim ao problema de alimentação. Apesar disso ter resolvido o problema por um período determinado de tempo – não resolveu o problema permanentemente. Isso porque a CipSoft intensificou além do necessário e foi mais longe mudando todo o sistema de magia assim como o sistema de poções no Update de Natal de 2005.

A Flutuação de Preços no Mercado

Em 2004, uma sword of valor, um stonecutter’s axe, ou uma demon armor em Secura, valiam 4,000,000 gold coins (4kk). Em 2005, seus preços caíram para 2,000,000 (2kk). Em 2006, seus preços caíram para 1,000,000 (1kk). Por 2007, seus preços haviam caído significativamente devido à grande quantia de jogadores acima do nível 100. Esse é um exemplo perfeito das leis de oferta e demanda. Se a oferta (os diversos níveis 100+), ultrapassam a demanda (os jogadores querendo esses itens),então o preço cai significativamente.

Em um livre mercado, o que entra deve sair de um jeito ou outro. Se um jogador fabrica runas ou compra poções para caçar, o jogador irá obter uma quantia X de loot seja em grana ou itens, e irá portanto criar um “comércio”.

Clique para ampliar

Nessa imagem, somos capazes de ver a correlação de como as coisas acontecem no Tibia. Um jogador coexiste com a natureza e outro com comerciantes. Comércio é a chave para obter sucesso no Tibia. Manter seus itens com você ao invés de vendê-los irá eventualmente levá-lo a um declínio econômico sem fonte de renda.

Comerciantes possuem duas opções: venda por dinheiro, ou escambo. Escambo é a troca de itens por outros itens sem moeda envolvida, e tem provado ser um sucesso quando o consumidor e o produtor conseguem trocar posições respectivamente.

A Economia…

… em servidores Optional PvP
Conforme descrito acima, fazer dinheiro em um servidor Optional PvP é mais fácil do que em qualquer outro servidor. Por que? Toda vocação pode caçar deliberadamente sem o medo de ser morta por outro jogador. O único inimigo nesse tipo de servidor são as criaturas.Claro, jogando nesse tipo de servidor pode ser de certa forma irritante se você gosta de vingar-se de alguém por roubar seu loot, ou pegar a experiência de seus monstros (KS), mas muitos dos jogadores que jogam em servidores Optional PvP descrevem isso como tolerância.

… em servidores PvP
Esse é o nível médio de todos os servidores – matar ou não matar – essa é a grande questão. Matar outro jogadores é um grande foco sobre medidas econômicas porque adiciona um nível de ameaça para os consumidores. Se não há consumidores, a produção cessa sua existência. Essa é a razão de porque consumidores e produtores devem aprender a coexistir.

… em servidores Hardcore PvP
Matar jogadores é divertido, mas ser morto não é divertido.” disse Matt Firor, game designer e produtor de MMORPGs. Ganhar dinheiro em um servidor Hardcore PvP é muito mais difícil do que em um servidor Optional PvP. Por que? Bem, mages podem facilmente esperar sua mana encher e serem rune makers, knights e paladins podem caçar deliberadamente sem medo de um ataque de um PK aleatório.

Propostas Recentes Para Alterar as Atividades Econômicas

Propostas recentes para alterar o mercado do jogo incluem:
NOVA MOEDA: DIAMOND COIN!
Nova Função: Recibo Bancário!
Preços de Itens: Razões e Soluções

A verdade é, todos nos servidores reclamam sobre existir muito dinheiro – porém ninguém fez uma proposta ainda sobre isso – ao menos não na CM Proposal Collection. Então qual é o grande problema aqui? O que nós precisamos é dar um jeito na quantia de dinheiro à solta nos servidores. Com o sistema de transferência de mundos, é quase impossível saber quanto dinheiro um servidor possui agora. E você, possui algum troco para dar?

Você pode conferir a matéria original no TibiaNews clicando aqui. 😀
Agradecimentos a Sanosuke’Matheus pela tradução das imagens! :mrgreen:

  • Lord Argos

    Otimo … Mto Bom

    • Dark Nightmare

      FUUUUUUUUUUUUUU!! Vc é ninja, eu nao tinha visto seu post

  • Dark Nightmare

    Primeiro comentario xD.
    Esse do Diamond Coin q o cara sugeriu é bacana.

    • Farrel

      affe, eu já havia pensado nisso antes, e outros também. Na minha opinião a cip já recebeu tal proposta, mas se vier a implantar será apenas por pensar uma segunda vez entende?

      • Dark Nightmare

        Sim, mais não é que é uma boa ideia? xD

  • Gabriel

    Muito obrigado pessoal do Portal Tibia. Nos forum do TibiaBR a galera tava reclamando por causa de eles não traduzirem, eles acham que todos são obrigados a ter dominio do ingles.

  • uilliam

    kara ae tah a prova q tibia cada vez fico mais facil… matarao aos poucos rpg maniaco q vc murria perdia 2 leveis q era o cao chupando manga de recupera… kara update sai mais coisa facilitandoa vida dos jogares…
    com esses novos ekips ate skill sua de ruim vai a otimo do nada…
    tibia tah morrendo e a cip n ve isso e pior de td q tah ajudando a matar !

    otima materia Gratz ae pro karinha

    • ….

      mataram o rpg e vc matando o português…

      ótima matéria 🙂

    • Dorgadão

      cara em primeiro lugar implantar algo diferente no tibia nãe é necessáriamente ruim, o diferente pode ser bom ou péssimo por isso temos de testar, e hoje em dia mesmo estando mais fácil de conseguir lvl, itens e etc; Tibia não está chato de jogar e mesmo assim você tem que suar para conseguir algo útil.

    • Dark Nightmare

      Cara, antigamente tirava 10% de toda a sua exp GERAL e vc perdia TUDO se morrece

      • Nowing

        Só que nessa época era raro ver um lv 100…

  • kyo

    pudia quem é fw pudia troka de mundo pq ta fodaa

  • Vitor Caique

    bem interessante 😀

  • Draco

    Affff!!Essa Diamonds ajuda muito.Mais pra q vo querreer ela, minha grana nunca passou de 10.000 golds!!
    Eles podiam é colocar diamonds no jogo e trocar por golds. XP
    hhehhheheheeh.
    Gostei da matéria!!

    • Mas a ideia não foi dada para melhorar o seu personagem, e sim o jogo, a sua pode não passar de 10k, mas a de muitos passam de 10kk.

      • Dark Nightmare

        Sanosuke’Matheus owno o Draco agora vei. OWNED

  • Lhenz

    mt bom

    parabéns 😀

  • Em dias de crises econômicas a fragilidade do mercado deve ser restaurada com a imposição de medidas inflacionárias…

    Mas ao aumento do PIB (produto interno bruto) em qualquer país é uma dádiva de mercado, vamos reclamar de produtos desflacionados (essa palavra não sei se existe) mas se você comprou um fusca a 15 anos atraz hoje ele vale 90% a menos pois é a lei da durabilidade.

    Por isso saem novos carros para suprir a demanda que foi desalocada pelo fusca 15 anos depois.

    em outras palavras: Quando um item não é mais raro, adiciona-se outro melhor para equilibrar o mercado.

    Mesmo assim teriamos a lei do mais forte, sempre o mais forte terá o mesmo item… CAPITALISMO *entendam!!!

  • M

    Matéria muito podre em detalhes, tendo em vista o título do artigo. Qualquer um com um pouco de noção de economia real não escreveria de forma tão clichê.
    Duas das três propostas citadas na matéria não mudariam nada no mercado do jogo.
    Infelizmente, quem escreveu o artigo não sabe realmente o significado do livre mercado. Nenhuma economia pode ser dita de livre mercado com a explicação dada pelo autor.
    Toda economia do mundo é controlada(PONTO). O que as diferenciam é o grau de interferência do governo no mercado.
    Eu poderia escrever muito mais sobre isso, porém tenho certeza que poucas cabeças entenderiam o sentido das palavras.
    Não comentei esse artigo no sentido de criticar o autor e sim para alertar os leitores que Economia não é Comprar e Vender.

    Atenciosamente,
    M.

    • Guil~

      Ah, para leigos o texto até que dá um posicionamento legal.
      Sem contar que no Tibia os NPCs sempre possuem estoque, não há impostos ou imposição do governo (por exemplo, taxação ou proibição de itens do Rei Tibianus)…

      No fim, de verdade, a economia fica na mão dos jogadores só quase. NPCs mal servem para determinar um preço mínimo nas coisas e darem estoque infinito de runas.
      É quase utópico.

  • sorczinhuu

    olha, eu sou o sorczinhuu do fórum do tibiabr, e gostei bastante da matéria, mas não pude deixar de notar a semelhança do seu segundo desenho e do meu desenho no tópico do tibiabr, aqui vai o link:

    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=421325

    não estou dizendo nada, só que se foi em alguma parte baseado nele poderiam citar isso no final do artigo.

    se foi só uma semelhança me desculpe, espero uma resposta.

    até mais.

    • Foi só uma pequena semelhança, o artigo foi escrito pelo Tibia News, creio que dificilmente ele visitaria um fórum em português para plagiar/pegar de exemplo.

      • sorczinhuu

        hmm, não tinha reparado que foi feito pelo tibianews, de qualquer jeito tinha achado semelhando, mas whatever 😛

        obrigado pela resposta.

  • Luaan

    é a mesma coisa que a vida real, poucos tem muito , e muitos tem pouco.
    é a vida , so nos resta trabalhar e conseguir um lugarzinho no Sol , (so imagino quanto hl deve ter lido esse artigo e falado “haah, fodase , eu sou rico , ops , pera que o bot do money maker apitou :3) UITHAWUITHAWI
    *:

  • gabriel

    olha pior que isso dos loots e verdade a uns 5 anos atras era uns 4kk e agr a mto barato ficando o jogo sem graça um pouco 😕

  • Todos os ultimso updates foram totalmente comerciais, o jogo esta perdendo a essência que o mestre Knightmare implantou a anos atrás.
    Os jogadores novos não sabem o que é lutar uma guerra realmente emocionante tendo em vista que elas já não existem mais.
    Quando o numero de ‘INJUSTS’ por pessoa morta era de apenas 2 (dois) as pessoas conseguiam fazer OPEN BATTLES sem WARMODE e sem PARTY, perdiam uma quantia significante em blessings e uma quantidade de exp razoável.
    Hoje em dia tudo o que passamos anos aprendendo sobre TRAPS esta extinto, a CIP nos obrigou a abusar de BUGS em WAR tendo em vista que quando as pessoas te atacam você pode ridiculamente trocar de lugar com qualquer pessoa a sua voltar que não tenha uma YELLOW SKULL.
    Resumindo:
    Por pura ganância por dinheiro eles acabaram com PVP.
    Quando você escolhe jogar em um mundo PVP você esta sabendo que pode morrer para outro jogador e ser penalizado por isso.

    *Swapping
    *Twist of Fate
    *20 Injusts para matar um só player
    *Orange Skull
    Todos os itens acima fizeram com que guerra deixassem de arrepiar de medo os Tibianos, e que suas mortes fossem facilmente recuperadas, que o dinheiro reservado para blessings não saísse mais do seu personagem e que as famosas PRICE LIST não fossem mais respeitadas.
    Chamam agora server NO-PVP de OPTIONAL PVP.
    CALMA AE… O-P-T-I-O-N-A-L?

    VOCÊ TEM A OPÇÃO DE QUERER PVP OU NÃO?
    DIGAMOS QUE VOCÊ ACEITOU ESSA OPÇÃO E QUE VOCÊ QUER, E O SEU INIMIGO NÃO QUER , PORTANTO VOCÊ NÃO VAI TER A OPÇÃO PVP DEIXANDO ASSIM DE SER ‘OPCIONAL’ E SE TORNANDO ‘NO-PVP’.
    Todos jogadores de PVP pedem para eles que voltem ao modo antigo de guerra, e eles simplesmente nos ignoram para que os novatos consigam jogar sem penalização.

    O respeito por HIGH LEVL deixa de existir e com o respeito vai junto a economia tendo em vista que nenhum membro possa fazer uma PRICE LIST para ser respeitada!

    ps:eu adoraria uma matéria sobre o que os jogadores de mundo PVP pensam sobre as profissões e updates! tendo em vista que muitos intrometidos de mundo NO-PVP vão dar palpite em tópicos sobre PVP o que deveria ser proibido…

    • Quando eu digo que a CIP nos obrigou a abusar de BUG e por que já se tornou normal ouvir em wars, um jogador falar para outro do seu proprio time ‘ME ATK PARA EU TROCAR DE LUGAR COM ELE’

      ATENCIOSAMENTE,
      -PSIKO;*

  • Só não é possivel fazer a troca de lugar com uma pessoa que te ve com uma YELLOW SKULL.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!