[Artigo Oficial] 2011 – Uma Retrospectiva!


Lentamente, 2011 está acabando. Hora de sentarmos e darmos uma olhada no que aconteceu no decorrer deste ano, um ano com seus altos e baixos, um ano cheio de eventos que trouxe muitas mudanças ao Tibia.

No começo do ano, nossos dois famosos tibianos da realeza, Queen Eloise de Carlin e King Tibianus de Thais, decidiram colocar novas pinturas em seus castelos. Os dois artistas, Vad Inchi e Lou Toose, quase perderam suas cabeças nesta competição, mas foram salvos pelos criativos tibianos que ajudaram essas duas pobres almas com suas ideias através do Royal Painting contest, o qual foi levado adiante por muitos dos supportedpromoted fansites, rendendo duas pinturas incríveis as quais podem ser admiradas nos castelos de Thais e Carlin hoje em dia.

Enquanto Vad Inchi e Lou Toose esperavam desesperadamente por inspiração, as terras tibianas enfrentaram outras crises, nas quais mais uma vez, tibianos bravos e dedicados deram uma mão. As bruxas de Green Claw Swamp precisaram de ajuda para proteger seu caldeirão e coletar ingredientes para preparar uma poderosa mistura para prevenção contra espíritos malignos. 29 servidores obtiveram sucesso no primeiros “Bewitched“, evento em Janeiro de 2011.
Então, em Janeiro, a maior parte dos tibianos estiveram bem ocupados salvando vidas, salvando o mundo, e também dominando world tasks como “Last Creep Standing” ou “A Pirate’s Death to Me“. Em adição a isso, Janeiro também foi o mês do nascimento do war horse e do crystal wolf. Essas montarias foram as mais votadas em uma enquete no final de Janeiro, e eles ganharam vida mais tarde neste ano.

Depois de todo esse trabalho árduo em Janeiro, Fevereiro apareceu com uma luz diferente. O divertido evento “A Piece of Cake” aconteceu pela primeira vez. Neste evento, cake golems invadiram Tibia. Então ao invés de lutar contra horríveis criaturas e terminar coberto de sangue, os tibianos lutaram contra doces monstros bolos neste evento, acabando cobertos de açúcar. Além disso, estufar-se de bolo até não poder mais é parte deste evento. Então provavelmente alguns tibianos ainda sentem náuseas quando veem bolo, mesmo hoje em dia.

Fevereiro também foi um mês de muita sorte para alguns tibianos. Na loteria oficial, Fevereiro Fabuloso, 50 vencedores sortudos ganharam um ano inteiro de premium time de graça!

Depois de tanto jogar e mastigar bolo, era hora de trabalhar mais a sério novamente. Em Março, o Flash client mostrou sua face pela primeira vez. Para esta fase de teste inicial, 371 jogadores de Tibia foram escolhidos para experimentar as novas ferramentas do Flash client em primeira mão. Durante o teste, mais de 1.800 postagens foram feitas no fórum interno de testes. Foram recebidos feedbacks bem úteis que ajudaram muito a levar o Flash client ao estágio no qual poderia posteriormente ser lançado em sua forma beta. O teste e o desenvolvimento do Beta Flash client ainda está ativado hoje, e a CipSoft aprecia muito a ajuda e o feedback dos jogadores sobre ele!

Vocês lembram do CM Ogrey? Ele chocou o mundo tibiano ao anunciar sua resignação no primeiro de Abril. Apesar de muitos jogadores estarem convencidos de ser uma brincadeira de Primeiro de Abril (dia da mentira) – não era. Ogrey abandonou a Cip em Abril, antes do patch de primavera sair.

patch de primeira trouxe muitas mudanças estruturais, principalmente no preparo do Flash client. A maior parte destas mudanças estruturais passaram despercebidas pelos tibianos, exceto por uma, que que irritou a muitos. Os slots das mãos e de munição passaram a ter restrições.

Além desta decisão polêmica de design, o patch de primavera também ajudou a prevenir um pouco do spam que ocorria no fórum oficial, com o level mínimo para postagens de jogadores que nunca tiveram uma premium time ou pagaram por um serviço extra como troca de nome ou servidor sendo aumentado para 21. Também houve a extenção do sistema de denúncias, agora incluindo denúncias de assinaturas e de postagens no fórum oficial.

Enquanto nós dizíamos “adeus” para um CM em Abril, nós dissemos “olá” para outro CM em Maio. Tjured se uniu à equipe de CMs e fez sua primeira aparição no Auditorium.

Maio, sendo o mês da primavera no hemisfério norte, implicando o renascimento da natureza e de todas as formas de vida, combina muito bem para outro evento totalmente novo este ano. Em “Demon’s Lullaby” mesmo os mais fortes guerreiros tiveram que mostrar algumas habilidades mais suaves enquanto tomavam conta e cuidavam de um bebê demônio.

No final de Maio, o Flash client fez outra aparição em um beta test aberto. Devido a algumas dificuldade inesperadas com o desenvolvimento, foi anunciada a decisão que o Flash client seria lançado primeiramente em versão beta, que no fim aconteceu rapidamente após o segundo teste, no começo de Junho.

Junho foi um mês de celebração. Foi o aniversário de 10 anos da Cipsoft, que foram celebrados com todos os tibianos. No artigo mensal de Junho, nós conhecemos diversos funcionários da Cip, vimos suas mesas e fomos convidados a participarmos em um tópico no Auditorium. Para celebrar uma década de existência da CipSoft, a Cip patrocinou cem anos de premium time, e os espalhou entre os jogadores que entraram no jogo nessa época. 100 ganhadores sortudos ganharam um premium time voucher, obtendo status premium de graça por um ano inteiro.

Também em Junho, as contas detectadas pelo sistema automático passaram a deletar botters ao invés de apenas bani-los, uma medida que foi solicitada por muitos jogadores. Entretanto, a luta contra os trapaceiros ainda está em andamento já que a situação não é satisfatória, ainda.

Julho começou muito bem com o update de verão. Ele trouxe um aspecto totalmente novo para o Tibia: World Changes. Agora está parcialmente em suas mãos moldar seu servidor. Em uma enquete os jogadores disseram quais foram suas world changes favoritas, e as três mais votadas foram: Horse StationsDemon Wars, e Swamp Fever. É provavelmente seguro dizer que no futuro do Tibia ainda mais world changes passarão a existir.

 

Infelizmente, o update de verão também veio com dois bugs que causaram muitas discussões, suor e rodadas de conserto de bugs para os funcionários da CipSoft: Do nada, um dos fansite itemssimplesmente ficou dando spawn no templo de Thais, e não levou muito tempo para que o anteriormente raros Dread Dolls passassem a ser possuídos por muitos jogadores.

Imagem Postada

O outro bug permitiu os jogadores a receberem ilegalmente pontos de experiência. Mesmo um recuo dos servidores podendo ser prevenido, a palavra “recuo” foi provavelmente a palavra mais dominante nos fórum oficial nesta época.

Também em Julho, uma nova função foi implementada no Beta Flash client. Mapas do stand-alone client poderiam finalmente ser importados.

Agosto foi um dos mais calmos meses em 2011. Isso não significa entretanto que nada de especial aconteceu. Por exemplo, em Agosto foi momento de cozinhar, de ajudar Jean Pierre a preparar deliciosos pratos. Além disso, o Tibia Movie Awards ocorreu nessa época, o qual foi organizado pelo Tibiopedia.pl, com o apoio de diversos outros fansites.

O mês seguinte providenciou mais ação e mais novidades novamente, no entanto. Setembro começou com “Rise of Devovorga“. 72 servidores completaram este evento com sucesso em 2011.
Mais a frente, em Setembro os server saves diários foram sincronizados e o patch de outono com atualizações em Grizzly Adams foi introduzido, algo que tem estado na lista de desejos de muitos jogadores por muito tempo. Este patch também trouxe o game play board que, de acordo com uma enquete, é interessante a aproximadamente três quartos de todos os jogadores.

Além disso, nossos três magos Furb of Fun, Feiz of Power e Fern of Nature competiram mais uma vez este ano para saber quem possuía mais seguidores, no evento “Colours of Magic“.
Setembro terminou com a campanha Grab a Draptor! – uma campanha criticada por alguns, e amada por outros. Amada principalmente por aqueles que agora montam felizes durante o pôr do sol em seus Shadow Draptors.

Outubro começou com o evento “Annual Autumn Vintage“. Neste evento, você tem que obter e processar Winterberries para a Combined Magical Winterberry Society. 13 servidores obtiveram sucesso neste evento em 2011, e por isso ganharam um aprimoramento temporário nos efeitos de seus health e mana potions.

Em 20 de Outubro, um novo sistema de tutores foi introduzido. Agora é possível dar “Thank you” para respostas úteis de outros jogadores. Com “Thank you!s” o suficiente, você se tornará um tutor, e estrelas aparecerão perto do nome de seu personagem no fórum oficial, refletindo sua natureza colaborativa.

Outubro também é o mês do Halloween, então o Halloween Hare e o Mutated Pumpkin completaram este mês, infelizmente tendo uma surpresa não muito agradável pronta para os tibianos: uma limitação de mortes que não estava lá no ano anterior. A CipSoft gostaria de pedir desculpas novamente por desapontar muitos dos jogadores com este evento.

Em Novembro, após a mudança do horário de verão na Alemanha, por lá você pode sentir os dias ficando menores e as noites maiores, temperaturas caindo e a vida parecer estar congelando. Esse mês é perfeito para o evento Lightbearer . Em 2011, esse evento ocorreu pela terceira vez, e 40 servidores obtiveram sucesso em manter as chamas sagradas queimando por quatro dias seguidos.

Além deste evento, os community managers se divertiram muito no escritório com o Concurso de Legendas. Houve algumas legendas muito boas para a imagem que eles criaram. Os CMs agradecem aos jogadores por os fazerem rir durante épocas tão agitadas.

Agora é Dezembro, e como todo ano, Dezembro trará o update de inverno! Espera-se que todos os jogadores estejam curtindo os teasers que já foram publicados e que o presente de natal embrulhado pela Cip seja agradável a todos neste update!


Esta foi a rápida revisão de 2011. Claro, é quase impossível incluir todas as pequenas partes e pedaços de um ano inteiro em um artigo. Sem mais, esperamos que vocês tenham gostado dessa pequena jornada ao passado com a gente.

Gostaríamos de dizer “Obrigado” a todos que têm dado suporte em 2011, que não se cansam de dar seu feedback de novo e de novo. A Cip esforça-se para melhorar, em todos os tópicos em aberto – seja na luta contra trapaceiros, balanceamento de vocações e PvP, e a ajuda e feedback de todo jogador é importante para isso. Obrigado por estarem por aqui com a gente!

No final deste ano, agora que você leu estas recordações, qual seria sua impressão mais memorável de 2011? Do que você mais gostou neste ano?

Junte-se a nós e lembre-se de seu 2011!
Seus Community Managers

Nós do PortalTibia convidamos os jogadores a compartilharem também aqui conosco suas mais importantes lembranças deste ano que se encerra!  😀

  • author image
    Bruno
    dez 5, 2011 @ 11:41 am

    foi um ano diferente, creio que tibia ta com uma cara nova, mas precisa crescer mais essas novas caracteristicas…

    • author image
      Sem Nome
      dez 5, 2011 @ 12:26 pm

      sem deixar o bom e velho tibia pra trás.

      • author image
        dez 7, 2011 @ 12:56 pm

        ²

      • author image
        Fábio
        dez 17, 2011 @ 19:17 pm

        Cara, o Tibia já deixou de ser bom a muito tempo…

        • author image
          Neno
          dez 30, 2011 @ 22:54 pm

          Concordo

  • author image
    Matheuz
    dez 5, 2011 @ 12:20 pm

    Pra mim o jogo ta ruim , pra mim o melhor update seria retroceder viu ;x . O pvp do 7.6 , a jogabilidade (pvp sem ninguem usa hotkey éra coisa mais fera que tinha) e até mesmos os graficos (sem tira , eu curto muito mais os graficos do 7.6 do que qualquer um atual, nao eram perfeitos,mais foram os que mais se encaixaram no jogo ) , Hoje em dia tem muita coisa mais sei lá , tibia é um jogo em 2D , entao ou deixa o inteiro jogo caprichado ou nao fica bom , tipo as areas novas os graficos sao legais , mais que adianta esquece da area free , o jogo tem que manter o msm grafico , antes edron que era p.a mantia o msm grafico que tudo, e msm assim a cidade era linda . Mas Enfim a cip é cabeça , inves de deixa o tibia na sua epoca de ouro , prefere fica cada ves mais com menos players

    • author image
      Leonardo
      dez 6, 2011 @ 8:52 am

      Verdade poderia voltar o pvp era mt mt bom…

      • author image
        Gui
        dez 19, 2011 @ 19:48 pm

        lol pvp sem hotkey? vc usa [ops!]?

  • author image
    Kikaichuu
    dez 5, 2011 @ 14:10 pm

    Update sux!

    • author image
      Vinicius Medeiros
      dez 5, 2011 @ 15:22 pm

      Demente… aqui é retrospectiva panaca… vai reclama na casa do chapel!

  • author image
    Felipe
    dez 5, 2011 @ 14:14 pm

    Na minha opnião, acho que a cada uptade, tibia esta cada vez mais distante do que era antes.
    Antigamente pareçe que tudo tinha mais graça,tinha mais vontade de upar e talz, hoje nao,pareçe que a cada uptade,tibia perde um pouco de sua historia,por mais que esses updates sejam interessantes,eles estao acabando c/ verdadeiro tibia de antigamente.
    Por favor CIPSOFT, atenda aos apelos de milhares de jogadores e nao deixe nosso velho tibia se dissolver.
    Quem concorda cmg,posta ae ;D
    old times never back

    • author image
      Farrel
      dez 5, 2011 @ 21:03 pm

      parece é com “c” e não com “ç”.

      Na minha opinião, o maior problema realmente são os cheaters. Fora isso, a coisa esta melhorando ao meu ver.

      😀

      • author image
        Marechal Hawk
        dez 8, 2011 @ 7:12 am

        Concordo com os dois, tibia tem sim que mudar, como está acontecendo, porem eles poderiam manter oque tinha de bom antigamente, né? ;x

    • author image
      luca
      dez 15, 2011 @ 10:34 am

      todos vocÊs , ❗ quem vive de passado é muzeu , a tendencia é que o jogo melhore a jogabilidade os graficos e etc … voces querem que o jogo para no tempo e fique essa bosta de grafico prA SEMPRE? 👿 tibia ta chato pq voces ja tão de saco cheio de joga essa [ops!] –´ ai vem pro forum fala [ops!] do jogo 😡

    • author image
      luca
      dez 15, 2011 @ 10:36 am

      :mrgreen: se ta de saco cheio de tibia , faz igual a , EU compra um ps3 e seja feliz e para d falar mau da [ops!] do jogo

  • author image
    strikerduh
    dez 5, 2011 @ 16:07 pm

    Uma coisa que estou achando estranho, nada de informações ainda sobre o Test Server para premmys ;x

    • author image
      dez 5, 2011 @ 16:09 pm

      Sinal que precisam ajeitar tudo no Test Server ainda, já que quando liberam pro povo… Vira aquela zona e não dá pra testar nada.

      • author image
        Strikerduh
        dez 6, 2011 @ 6:03 am

        Meu medo são apareçer bugs como no último update, fora isso o update vai ser rox :mrgreen:

  • author image
    dez 7, 2011 @ 12:58 pm

    curti a retrospectiva e tals, tibia mudou bastante, mas pelo menos nao perdeu a essencia do tibia classico, porem minha duvida é outra, na imagem q aparece uns kras dizendo “your time has come”, akele outfit do rosto totalmente coberto poderia ser inplementado, ja vi em outros tipos de foto, mas é so uma especie de outfit para testes e imagens, por que a cip nao coloca ele ? é bem irado na minha opniao ‘-‘

    • author image
      dez 7, 2011 @ 13:32 pm

      Ta falando do Afflicted Outfits?

      • author image
        dez 8, 2011 @ 11:40 am

        noobei geral agora, é q nao me acostumei com o outfit por nao costumar ver eles 🙄

  • author image
    kininha
    dez 8, 2011 @ 9:43 am

    Tudo evolui..e Tibia esta indo para o futuro….adoro cada novidades…
    Quem quer ficar na mesmice ?? Eu que nao ..quero sempre maissss
    Parabens Cip.

  • author image
    Zath Dark
    dez 9, 2011 @ 18:08 pm

    Pra mim a cip ta certo em colocar coisas novas pq senao o jogo fica muito repetitivo e acaba enjoando.

  • author image
    Hmmm
    dez 11, 2011 @ 11:28 am

    kkkkkkkk tbm 😀

  • author image
    Shaka
    dez 13, 2011 @ 13:08 pm

    Na minha opnião foram bons updates este ano… maas…

    Acabar com os Botters é o princial, se a Cip tomar uma atitude de verdade e não essas farsas que protegem os botter P.A. e os P.A. que tem botters em outras contas Tibia melhoraria muuito, e voltaria a ter novos entrantes. É essa praga que não deixa os iniciantes continuarem ou mesmo evoluirem no Tibia, e então desistem do jogo. Eles vivem sendo Pks pq não temem morrem, afinal eles tem os botters para financiar suas brigas e caçadas, e se morrem eles upam sozinhos… ou seja, não tem nada a perder…

    Aaaa… Tibia a muito perdeu o foco no tema classico medieval, que é a essencia do Tibia. Já passou da hora de voltar as origens… 😉

  • author image
    Lorde Nescau
    dez 14, 2011 @ 8:36 am

    Parem de ser assim… todo jogo evolui, Tibia evoluiu, e para melhor!

    Vocês sabem porque o Tibia perdeu a graça pra vocês? não é pelo jogo ter ficado ruim, e sim porque ele ja não tem mais aquela mágica e mistério de quando começamos a jogá-lo lá na época do 7.6, quando ele aínda só dava seus primeiros passos em direção ao sucesso…
    Em outras palavras, ele continua com toda essa mágica e mistério, porém não pra quem ja conhece o jogo de cabo a rabo como alguns de nós… 😉

  • author image
    Hugo
    dez 14, 2011 @ 8:40 am

    O tibia realmente mudou muito estou jogando a muitos anos acho que peguei o tibia em suas primeiras verções. onde o mundo se resumia em carlin venore thais. Com o tempo Mudou tudo, ganhou novas cidades, Roupas. Tudo ficou mais caro.

    Porem a jogabilidade mudou. Pareceram as teclas de atalho onde antes era tudo direto da BP. Porem de uma determinada verçao para as de Hoje em dia o tibia aposta apenas para um lado do jogo, o lado premmy. A muitos anos a area free não sofre uma alteração que mereça ser comentada. Magias antes usada pelos free e premmy agora so quase nenhuma. Colocam uma caverninha com 2 bixos dentro um respawn de lobos e ja estao contentes.. e no mundo premmy criam ilhas dezenas de respaws.

    Claro muitos sao premmy que aqui falaram. mais uma hora ou outra ficamos sem e passamos um tempo sem por.. Poderia melhoras ambos os lados. Mais tirando a visao futuristica que esta dendo agora. Pois o jogo esta ficando sofisticado e pouco atraente.. lembro quando o tibia batia 60 mil pessoas no FDS hoje em dia se ve 37 mil on…

    Bem varias outras coisas mais deixo ai pra todos se lembrarem. pelo menos os da minha epoca. (Tibia 3.1)

  • author image
    paulinho rola
    dez 15, 2011 @ 7:44 am

    😀 to gostando,e axo que não tinha que volta como era antigamente não, ta muito rox e os [ops!] que ta reclamando,vai joga mini game que é melhor..

  • author image
    lord vortex
    dez 15, 2011 @ 7:47 am

    to adorando 🙂

  • author image
    Diogo
    dez 15, 2011 @ 8:43 am

    Na Minha Opinião, eu Gosto do Tibia jogo desde os 12 anos, atualmente tenho 19, Porem não gostei dos “Colldown’s ” Veio a Atrapalahr-me Muito pois eu Jogo Muito de Knight e Mage, e Upava Usando Magias de Ar ea, então.. Gostei das Montarias, mas Pra mim até os tempos de Hoje deveria Voltar a ser como Era na epoca do 8.0, mas isso é praticamente impossivel, pelo menos tirassem os Colldown’s .
    ;D

    • author image
      Mano Doido
      dez 20, 2011 @ 15:52 pm

      Eu axo q os Colldown’s são uma forma de balancear um pouco no pvp e deixar mais dificil o up msm =)

  • author image
    pedro
    dez 16, 2011 @ 23:09 pm

    QUANDO O WIKI VOLTA?

  • author image
    dez 17, 2011 @ 11:16 am

    cara cade o tibiawiki.com.br?

  • author image
    Cold
    dez 18, 2011 @ 20:43 pm

    Pq não hospeda o tibiawikiabr, em um servidor que preste? ai não vai mais ter esse problema

  • author image
    TioJohson
    dez 20, 2011 @ 15:49 pm

    Eu concordo que o tibia deve evoluir mais e mais =) o jogo vai deixando de ser repetitivo, vai ganhando mais coisas para se fazer, por que antigamente tinha só o demon como foda e agora temos uns milhões ae para matar e outras milhões de coisas para fazer.
    Mas tbm axo que perdeu um pouco da enssencia, mas isso era logico que iria acontecer com o tempo.Eu continuo curtindo o 7,6 a roupinha de knight, sem addons, sd qualquer lvl =), pala dificil e tinha q pegar espada para ir na moral, itens sem lvl e sem restrição de classe, chegar na cidade ter que dar um jeito para arrumar as coisas e sair descubrindo as coisas pelo jogo. Era mt foda isso td … mas se foi e nunka mais vai voltar D:
    Temos que nos contentar com as evoluções 8)

  • author image
    Kalvin Diego
    dez 25, 2011 @ 17:35 pm

    Olha pessoal, na minha opinião, eu acho que o tibia evoluiu muito, cresceu muito desde que eu começei a jogar ( começei com 9, tenho 16 agora) eu acho que o único modo do tibia ir pra frente é: arrumar os gráficos do jogo pra um otro modo ( por exemplo, em 3d, algo assim) ou eles melhorarem o flash pra que não tenha mais bots, na minha opinião o flash ele ta ÓTIMO só que tem alguma coisa ali que ta meio difícil (quem sabe as hotkeys e o lag ?) não sei, vai de cada um, cada um tem uma opinião, mais eu acho que o tíbia tinha que parar com essa porcaria de eles quererem arrumar os gráficos do jogo e se preocuparem mais com a jogabilidade, e com os bots, mais lugares na área free e quem sabe novas opições pra jogadores mais profissionais com level 400+ por exemplo.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!