[Artigo Oficial] A maioria em Tibia!


Durante os últimos três meses, os community managers recolheram alguns feedbacks dos jogadores sobre o que gostavam e não gostavam no Tibia.
Primeiramente, eles gostariam de agradecer a todos que preencheram os formulários de feedbacks. Eles ficaram realmente impressionados com a qualidades dos feedbacks, onde a maioria ficou dentro do tema tratado e não tiveram muitas agressividade, o que era esperado.

Alguns jogadores declararam que foi um desafio resumir suas opiniões e pensamentos de forma que coubessem no espaço limitado disponível no formulário de feedbacks. A CipSoft explica que com cerca de 3000 participantes por pesquisa, seria impossível lerem todos os feedbacks se não houvesse esse limite. Além disso, ter de ser conciso faz os jogadores pensarem mais sobre um tema e, geralmente, a qualidade do feedback é muito melhor.

Feedback: “O que você mais gosta no Tibia?”

Ler os feedbacks do formulário “O que você mais gosta no Tibia?” deixou os CMs bem alegres. Eles tiveram uma sensação ótima em ouvir que aquilo que eles gastam muito tempo, é apreciado e realmente tem um significado para alguém. Os CMs coletaram alguns dos agradáveis feedbacks e, de certa forma, declarações típicas dos jogadores no formulário de feedback que gostariam de citar aqui anonimamente, e deixá-los falar por si próprios:

…”O fato de que o Tibia é uma sociedade real, contendo monstros, guerras, espadas, magia e assim por diante. Tibia cria a amizade, cria inimigos, cria emoção e cria RPG. Isso tudo acrescenta-se ao valor de entretenimento deste jogo. Os mapas do Tibia são enormes e isso torna a exploração muito emocionante. Eu jogo este jogo porque me faz esquecer os problemas da vida real e porque me dá a sensação de que eu quero dizer alguma coisa. No geral, eu jogo este jogo para se divertir. A amizade e lealdade em guildas torna este jogo o mais especial.“…

…”Tibia porque foi meu primeiro jogo que eu joguei no meu computador. Voltando no tempo, quando havia 56k modems, foi um inferno de um divertimento caçar giant spiders até que alguém chamava você na vida real e você era expulso da internet porque o telefone tocava. Lembro-me dos dias quando Knightmare foi correndo por Thais e guardando os dogs. Portanto, esta foi a minha primeira tentativa de RPG. Hoje em dia, eu gosto do jogo por sua simplicidade. Ele é ‘quase’ o mesmo como quando Ferumbras estava atacando Thais. Apenas ‘algumas’ mudanças, algumas boas – algumas más. Ainda assim, ele vai ser o jogo em que eu vou voltar agora e depois.“…

…”Eu gosto do Tibia, eu gosto da CipSoft, mas por quê? Okay, eu lhe digo, Tibia para mim é minha segunda casa e a CipSoft é a minha família e os jogadores são meus irmãos. Gosto de caçar em equipe com meus irmãos e amigos e a CipSoft também cuida de nós. Eles atualizam novas área de caça para nos tornar mais felizes e corrigem problemas para nós, a fim de dar-nos o melhor jogo. Explorar uma nova área no Tibia é como uma grande aventura, eu sinto que estou dentro do jogo usando minha tocha em busca de novas missões e áreas, isso não é tudo. Eu gosto de treinar com os amigos enquanto conversamos, negociar e pvp são incríveis, eu gostaria de dizer que Tibia é a melhor casa.“…

Para extrair os feedbacks dos formulários de feedback, os CMs leram e categorizaram as declarações individuais em suas apresentações. No final, tiveram cerca de 60 diferentes categorias de coisas positivas sobre o Tibia que foram todas mencionadas pelos jogadores, aqueles que sabem melhor do jogo. Os CMs prepararam uma lista das top 10 categorias. Na tabela abaixo, você vai ver o nome da categoria e algumas declarações típicas que foram ditas para a categoria.

Esta tabela resume as características distintivas do Tibia muito bem, não é? Ela também mostra que é principalmente a comunidade que faz este jogo tão especial. Vocês são todos parte de seu sucesso e sem você, Tibia não seria Tibia!

Desde que trata-se de um tema muito interessante e controverso, os CMs também gostariam de apresentar-lhe a categoria de feedbacks número 11 para esta pesquisa. 2,7% de todas as declarações falaram que a alta pena de morte no Tibia é uma característica muito importante. Muitas vezes, esse recurso é criticado e você também vai ver isso mais tarde, na apresentação dos resultados do outro formulário de feedback. Estatisticamente falando, existem jogadores que valorizam a pena de morte elevada como existem jogadores que realmente não gostam dela.
De acordo com os defensores da pena de morte alta, o medo da morte no Tibia é a razão que da um significado a tudo no jogo. Caçar torna-se uma emoção, e só de ir do depot para sua casa pode ser perigoso, pelo menos em servidores Open e Hardcore PvP. Como você verá na seção de resultados do outro formulário de feedback, muitos jogadores ainda criticou que a pena de morte tornou-se muito baixa, especialmente em situações de PvP, porque os outros jogadores não teria mais medo da morte e simplesmente riem se eles forem mortos.

Parece que alguns jogadores realmente gostam da adrenalina, enquanto outros realmente preferem sem ela. Você provavelmente concordaria que a combinação desses dois grupos, a fim de agradar a todos é uma tarefa bastante difícil.

Mas agora, depois de todos os elogios para o Tibia, vamos também ter um olhar mais atento para as coisas que os jogadores não gostam.

Feedback: “O que você não gosta no Tibia?”

As críticas que foram expressadas neste formulário de feedback foram muito apreciadas pelos CMs e, infelizmente, a maioria dos comentários realmente não foram uma surpresa. Além disso, os CMs concordam com os jogadores em muitos pontos e, naturalmente, se esforçam para melhorar.

Neste formulário de feedback, havia mais de uma centena de categorias diferentes de todas as declarações classificadas. Veremos as top 10 coisas que os jogadores não gostam no Tibia:

Os CMs também coletaram algumas citações desse questionário que representa típicas declarações, e gostariam de citá-las para vocês também, já que elas descrevem os sentimentos que provavelmente muitos de vocês compartilham.
…”Na minha opinião, botters e abuso de poder são alguns dos problemas mais sérios no Tibia. Eu e meus amigos gostaríamos de voltar a jogar Tibia, mas nós simplesmente não podemos porque as guerras estão cheias de macros, as cavernas cheias de botters… isso é muito injusto, nós estudamos, trabalhamos então é impossível competir com esse tipo de “jogadores”. E o abuso de poder, alguns mundos você simplesmente não pode ter um mago de level 45+, porque você é “perigoso”… Mundos onde você tem que pagar para jogar em paz… Então eu acho que isso deveria ser mudado“…

…”Eu realmente só tenho um problema com o Tibia, eu gosto da direção que o jogo está indo, mas há um problema para mim. O problema que eu estou falando é os jogadores interagindo uns com os outros. Alguns anos atrás era um jogo amigável, praticamente todo mundo se conhecia e respeitava uns aos outros, como jogadores. Você poderia abrir game-chat e ter uma conversa instantaneamente amigável, fazer novos amigos, compartilhar piadas, etc. Eu acho que por causa de recursos como o mercado, as pessoas não precisam falar mais nada. Também acho que as pessoas estão com medo de falar por causa de pessoas reportando a outra.“…

…”Como um jogador que tem jogado desde 1999, posso dizer com confiança que o jogo costumava ser muito mais difícil, e possuía muito mais de um sentido de comunidade. Algumas das características implementadas para limitar os abusos reduziram a influência que a comunidade pode ter sobre si mesmo e danificou a sensação do jogo. A twist of fate é um exemplo.“…

A primeira reação dos gerentes de produto do Tibia aos formulários de feedback

Em um antigo formulário de feedback, os jogadores disseram para os CMs que realmente apreciariam ter mais informações sobre o que acontece com o feedback dado, como os gerentes de produto reagem a isto. Pensando nisso, os CMs pediram a um dos gerentes de produto do Tibia a sua primeira impressão sobre esses dois formulários de feedback e aos feedbacks que foram enviados, e ele não quis perder a oportunidade de compartilhar seus pensamentos. Aqui está a declaração do Craban, depois que foi apresentado os resultados de ambos os formulários de feedback para ele:

De modo geral, estamos muito gratos pelo valioso feedback que tivemos através dos dois questionários. É importante para nós continuar a receber este tipo de feedback de vocês para que possamos saber quais são as questões mais urgentes, as chances e os problemas que precisamos trabalhar e como priorizá-los.

Vocês claramente especificaram em seus feedbacks que as coisas que são mais importantes no Tibia são tudo o que tem a ver com a interação com outros jogadores e a comunidade como um todo. Logo depois que classifica a jogabilidade bem diferente no Tibia com a parte mais importante sendo o PvP. Você gosta de poder jogar da maneira que você gosta, com as pessoas que você quer jogar e que você é capaz de definir o seu Tibia bastante livremente com apenas pequenas restrições. Nós estamos contentes de ouvir isso e estamos dispostos a se concentrar em preservar essas coisas no Tibia e, onde possivel, expandi-las.

No outro formulário de feedback, vocês voltaram a salientar que o principal problema no Tibia é cheating. Logo depois que você notou problemas mais específicos com partes do jogo que você tanto gosta, principalmente coisas relacionadas ao sistema de PvP e o balanceamento das vocações. Além disso, muitos de vocês apontaram que ainda temos muito espaço para melhorias no serviço que oferecemos, principalmente sobre a aplicação da regra. Não estamos felizes, é claro, sobre o fato de que esses ainda são os principais problemas, mas estamos contentes de que temos todos eles em nossa agenda e estamos trabalhando em planos mais concretos para melhorar as coisas para vocês em todas essas áreas.”

Agora, os CMs estão curiosos para saber: Você concorda com as 10 melhores categorias dos formulários de feedback? O que você acha sobre o fato de que a categoria “comunidade” está entre o top 10 em ambos os formulários de feedback? Você concorda com o vento de mudança que alguns jogadores têm sentido? Você olha para o desenvolvimento da comunidade com olhos críticos também? Ou você prefere concordar com os jogadores que dizem que a comunidade do Tibia é claramente impressionante?

A CipSoft gostaria de convidá-lo para compartilhar seus pensamentos com todos e discuti-los com outros jogadores no Auditorium!

Continue dando feedbacks!

  • author image
    rafaek
    set 3, 2012 @ 14:37 pm

    poise, free (druid/sorc) nao upam… nao tem skill boa, principalmente druid, sorc ainda tem os beam, ja druid, só terra hur e frigo hur qe são uma porcaria…. muita desvantagem de free pra premmy, free não tem onde i hunt, em todos os lvs, tanto pra low, medium e “high” free low, lotado, cyc tudo cheio de botters, medium, DC, POH tudo lotado, high (digamos 100+) D Lair Demona, caramba a 4, lotado de bots kina

    ou seja. não tem como joga isso, ta cada dia pior, cada dia melhoram uma vocação pra piora de vez a otra. tudo isso começo quando saiu o 7.5, tinha qe te lv,ml era mto mais facil quando nao se precisava de lv pra runa, sd era 1 carga mas era 220 de mana, kina era mais fraco, tinha qe leva 200 UH mais pra vive por ai, exori vis/flam/mort/ nao tinha target, era fica na frente pra pode acerta, nao se tinha hotkeys, tempo qe o melhor “BOT” Era um tibia Luz pra pode encherga o mapa

    traduzindo… cada update piora o jogo

    • author image
      Oriente - Vagbundo Também Ama
      set 3, 2012 @ 16:17 pm

      COncordo Plenamente !

  • author image
    desantos
    set 3, 2012 @ 18:48 pm

    Muito bom o artigo, retrata muito bem a sociedade tibiana!

  • author image
    Rafael
    set 3, 2012 @ 18:54 pm

    Legal, eu acho que a unica coisa que estraga o tibia são os botters =x os update não tao acompanhando o lvl alto dos jogadores mas msmo assim da emoção =D

  • author image
    Anonimo
    set 3, 2012 @ 19:49 pm

    Free não upa e p.a tbm, nem compensa coloca premium em amera.

  • author image
    Raiovak
    set 4, 2012 @ 6:11 am

    gostei mto

  • author image
    MrZekaFox
    set 4, 2012 @ 13:14 pm

    eu participei de um, nem sei qual foi haha

  • author image
    Endrio
    set 6, 2012 @ 8:02 am

    O que noto é o seguinte, como todo bom brasileiro, ta acostumado a reclamar, mas nunca pára de jogar!!!
    Vamo para de olhar os lados ruins das coisas e começar a focar no lado bom que é o trabalho desses caras, caso alguem ache que minha declaração pode ser “sem noção” faça um teste, procure ser GOD em algum OT, pois lá verás como não é facil comandar um negócio desses. Acho que a CIP ta de parabéns!!

    Lembrando que o encomodado que se retire.

    E também, gostaria de frizar que a únia coisa que eu tantaria rever é o sistema anti-bot, pois isso realmente, algo que é feito por jogadores do tibia, SIM, atrapalha e bastante o divertimento do jogo.

  • author image
    set 6, 2012 @ 9:44 am

    Eu gosto mesmo é de gravar vídeos. A Cipsoft deveria criar um soft ou implantar no proprio cliente um record e player semelhante ao antigo bynacam, onde gravaria vídeos muitos leve que seria reproduzidos no próprio cliente como era o bynacam, um novo formato exp.: .cam e .rec.

  • author image
    João
    set 6, 2012 @ 19:24 pm

    Espero que eles revejam a porcaria que eles fizeram com o PvP

  • author image
    eduardo regis
    set 7, 2012 @ 2:58 am

    acho o seguinte tem muito bot por ai fazendo oq quer atrapalhando os otros em hunts e tacando lixo em cima do depot isso é chato demais.. principalmente se é um lote rare ou semi rare .. imagina se solando um orshaba~~ e os cara joga monte de lixo em cima ..e ainda mais no depot os cara roba muita coisa dos outros .. pede pra mostrar itens e taca lixo.. ficam horas ali tacando usando boot ..até o cara desistir ou ter que sair algo do tipo e depois de 10-15 minutos elas tira tudoooo que tacaro e pega o iten do coitado .. que nao aguento ficar horas ali e teve que sair por algum motivo..em relaçao a pvp tem muito power abuse.. nao se pode criar mage.. que ja a hunted.. os cara mata de maker de bot em trap fais de tudo pra vc morer ou vc pegar um red pra TENTAR sair do trap .. que sempre acaba morendo.. tem que rever isso .. as guilds domina o server e quer mandar na gente mais que nossa propria mae ..nao da assim perde o tesao de jogar tibia namoral..tem o limite de pk etc~~ mais vo sitar um exemplo vc é um lvl 44 druida ou sorce.. derepente fais amizade com alguem e esse alguem chama vc pra algum lugar…tá ai me aparece 15 cara entre lvl 6-7-8-10-15 e uns 50-60 e tudo começa te atacar..se entra en desespero pega red tentando sair pois alguns nao estao pk.. ai morre perde TUDOOO .. ai vc dezanima toma um HUNTED MALUCO pois nao feis nada a niguem.. e enquanto isso nada acontece com niguem vc é o unico prejudicado ! fim.. moral da historia.. esses mesmo caras que te mato ou sao da guild dominate ou sao time pk.. mais garanto que jogar assim niguem gosta.. muita preçao. é muita liberdade pois esses traps sao feitos so com boots e mc ..com certeza.. =/ e todo dia tem isso todo dia .. (tragico)

  • author image
    Jonas
    set 9, 2012 @ 18:29 pm

    Jogabilidade. Tenho saudades dos tempos que os mages pra tacarem uma SD no kina era muito difícil pois ele ficava sambando e você só via as fumacinhas.
    Também tenho saudade do pvp. hoje em dia não existe hunted: os hunteds botteiam um EK 200 sem guild em soil ou wyrm ou dia inteiro e já fazem uma semana inteira de estragos e dor de cabeça (twist of fate).

  • author image
    Sah
    set 9, 2012 @ 18:55 pm

    Esperando pelo dia que consigam acabar com os botters, maior problema da comunidade tibiana

  • author image
    Felipe
    set 23, 2012 @ 0:46 am

    Eu acho que o Tibia ultimamente morreu, a cada updated mudando o pvp do jogo. Fizeram muitas mudanças no que estava perfeito, hoje em dia ninguém mais liga para um Hunted e nem da aquele valor mais para o char, com esse sistema de transferir char’s e blessing para pvp. Me lembro das minhas aventuras no meu mage lvl 26 pela montanha de thais, lembro no lvl 20 eu indo pegar minha GS para duelar, tempos bons que não voltam. Hoje em dia so vejo dp’s vazios onde antigamente eram lotados, vejo casas enormes vazias onde antigamente pra você ter uma dessa era preciso ter muito dinheiro e ficar atento para dar BID. Essa decaida de Players é so um reflexo de que alguma coisa que eles fizeram deu errada. È triste, mais bem que eles poderiam da um ” RESET ” em tudo e voltar ao bom e velho tibia. Eu mesmo voltaria a jogar com louvor.

  • author image
    Guilherme
    set 25, 2012 @ 21:11 pm

    Grande trabalho. Haiiil!

  • author image
    Nicolas
    set 29, 2012 @ 19:23 pm

    O maior problema é dos bot’s e a CIP não resolve…

  • author image
    Duff
    out 3, 2012 @ 4:59 am

    o tibia tah cada vez mais facil
    era raro um lvl 100
    nas antigas

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!