[Artigo Oficial] Ajudando os Outros!


Ajudar outros é recompensador e significativo. Ao dividir seu conhecimento e dar uma mão amiga você faz uma diferença positiva. Ao providenciar conselhos e suporte você constrói valores, e fortalece os laços da comunidade. Você sente uma sensação de afeto, e enriquece sua própria vida ao socializar-se com outras pessoas.

Tibia é um grande lugar para encontrar outras pessoas e muitas novas amizades começaram a florescer aqui. Um dos notáveis atributos que define a comunidade tibiana é a compaixão e boa vontade em ajudar outros.
No Tibia, sempre há jogadores ajudando outros de diversas maneiras. De volta a 2003, o primeiro sistema de tutores foi introduzido como um novo modo de dar suporte e encorajá-los. Desde então, um número considerável de jogadores tem se unido aos ranks de tutores. Naturalmente, nós também temos experimentado flutuações no número de tutores.
Nós não devemos esquecer que ajudar outros não é obrigação para a posição de tutor. Nem todos os jogadores que gostam de ajudar se tornam tutores. Do mesmo modo, nem todos os tutores seguindo o código de conduta de tutores e torna-se um bom ajudante.
Devido a evoluções necessárias e desafios, o sistema de tutores também tem sofrido mudanças desde sua implementação para lidar com novas circunstâncias. Para promover e enfatizar a ideia que ajudar outros pode ser uma experiência divertida e beneficial para todos, recentemente ele foi modificado em larga escala.

Uma das ferramentas-chave do novo sistema de tutores é a possibilidade de recompensar alguém que deu uma resposta útil com um obrigado, “Thank You!“. Esses “Thank You!’s” são entendidos como um incentivo; nós queremos encorajar mais jogadores a serem ativos nos canais de ajuda e fóruns de suporte ao providenciar reconhecimento por seus esforços. Se você alcançar uma certa quantia de “Thank you!’s” em um espaço de tempo específico junto a alguns outros requerimentos menores, você automaticamente se tornará um tutor ao invés de ter que passar pelo teste de tutores. Dependendo do número de “Thank you!’s” que um tutor tenha recebido um certo número de estrelas é mostrado abaixo de seu nome no fórum.

É importante constar que a posição de tutor não lhe dá nenhum poder ou vantagem especial no jogo. Claro, não há vergonha em ser um orgulhoso ajudante e demonstrar seu status para que outros possam o reconhecer como um tutor.

Há também jogadores que são grandes ajudantes mas não querem mostrar suas estrelas de tutor ou que não estão na posição de tutor ainda. Afinal, muitos jogadores não precisam ser recompensados por ajudar outros para fazê-lo valer a pena porque o ato é recompensador por si só. É um sentimento bom quando você pode iluminar o dia de alguém, resolver um problema, e mudar a experiência de jogo dele ou dela para melhor. Como muitos ajudantes dedicados apontaram em resposta ao novo sistema de tutores, eles não querem contar “Thank you!’s”, e não esperam nem mesmo pedirem a outros para dá-los um “Thank you!” em troca da dica.

Por outro lado, se alguém deu uma resposta útil, você pode dar a essa pessoa algum tipo de reconhecimento com o novo sistema de “Thank you!”. É como um tapa virtual nas costas para encorajar alguém a manter o bom trabalho e recomendá-lo a outros – mesmo se aquela pessoa não esperar ou querer algo em troca pela ajuda. Ser capaz de agradecer a alguém por uma colocação de qualidade, uma resposta útil ou que abra os olhos é um gesto pequeno porém legal de mostrar a apreciação e valorizar a contribuição de outros.

Há alguns lugares bem conhecidos onde os jogadores pedem por ajuda, sendo os mais proeminentes o canal de ajuda no jogo e as seções de suporte público no fórum. Então se você gostaria de ajudar a outros, usar ativamente o help channel é um bom modo de providenciar dicas para o melhor do seu conhecimento, e também aprender coisas novas sobre Tibia, a comunidade, e talvez até sobre si próprio.
As seções de suporte no fórum do Tibia cobrem áreas diferentes nas quais os jogadores podem se encontrar com um problema ou situação levantando perguntas sobre problemas de pagamentos, dificuldades técnicas, ou problemas relacionados ao jogo.
Uma resposta útil nesses lugares públicos não atingirão apenas o jogador que fez a pergunta mas também aqueles que simplesmente acompanharam o channel ou leram o decorrer do tópico. Pode haver até mesmo jogadores que podem adicionar mais informação, ajudar com explicação ou tradução.

Apesar de você só poder receber “Thank you!’s!” devido a respostas úteis nos já citados canais de comunicação, pode ser recompensador para você pessoalmente ajudar outros através de mensagens privadas, guild channelsgame chat, e por aí vai. Você também pode ajudar outros através de ações positivas ou contribuindo com a comunidade de um modo reforçado e suportado: organizar um evento, entrar na equipe de um fansite, ser criativo em um concurso, etc. Mesmo coisas simples como dar alguns itens, ou curar alguém que precise são grandes modos de ajudar outros. Ao dar um bom exemplo, você pode inspirar e influenciar outros. Há muitas maneiras de espalhar o espírito da doação e ajuda a outros.

Às vezes, você pode passar por jogadores que deem informação incorreta no help channel ou nas seções de suporte. De fato, isso é uma preocupação dividida por muitos ajudantes. Se você é um jogador com experiência, no entanto, e vê alguém que dá uma resposta errada ou incompleta, você pode, obviamente, contribuir com seu conhecimento e deixar as coisas claras. Todos precisam de alguma ajuda de vez em quando e não saber tudo não torna alguém um ajudante ruim.

Além disso, jogadores que só querem receber “Thank you!’s” devido a razões de vaidade ainda podem ser recursos valiosos para a comunidade e para ajudar outros. Como Grimrath, o membro de suporte ao cliente que está no momento em contato pessoal com tutores, coloca: “Talvez alguns deles se tornem em longo prazo ajudantes muito legais no fim.” Então não se deixe irritar-se com os caçadores de “Thank you!”. Há motivações diferentes por trás da tentativa de tornar-se um tutor, e Grimrath adiciona que “sempre haverá jogadores que tentam abusar do sistema e nós não seremos capazes de mudar o comportamento deles.” Então ao invés de questionar as intenções de outros jogadores, nos deixe ao invés disso focar nas coisas positivas que podemos fazer. Por exemplo, você pode promover a experiência beneficial de ajudar a encorajar outros a darem uma mão amiga. Podem haver jogadores que achem que eles não tem o que seja necessário para ser um bom ajudante. Encorajar esses jogadores para dá-los uma chance é provavelmente muito mais satisfatório do que preocupar-se sobre aqueles que não ligam.

Você não precisa ser um tutor para ser capaz de ajudar outros, claro, mas ser parte da equipe de tutores é uma grande experiência. Tutelar também pode ser um modo de fundir novas amizades, e promover um senso de pertencer e identificar similaridades com outras sub-comunidades ou grupos menores como guilds, por exemplo. Há muitos tutores que irão lhe cobrir, oferecer dicas e conforto. O suporte valioso que eles podem lhe dar através de situações difíceis, por exemplo quando um jogador não está satisfeito com uma resposta ou quando não é capaz de resolver um problema. Além disso, Grimrath possui olhos, orelhas e coração abertos para seus anseios na seção privada de tutores no fórum. Ele ajuda tutores com questões difíceis, e providencia liderança. Claro, você também pode se divertir com outros tutores, tanto em jogo quanto nas seções privadas.

De qualquer maneira, nós gostaríamos de agradecer a todos vocês que tem gasto seu tempo e esforço em ajudar outros. Fosse respondendo uma pergunta, dando dicas, doando algo, ou ajudando alguém da forma que pudesse não importa quão pequena fosse a ajuda – você faz uma diferença importante nas vidas de outros, não importa se você é um tutor ou não. Há muitas coisas que tornam o Tibia único. Uma delas é a grande comunidade cheia de jogadores entusiasmados que ajudam e seu esforços contínuos para alcançar e ajudar. Obrigado!

Você criou memórias, momentos mágicos ou engraçados, experiências interessantes em ajudar outros que gostaria de dividir conosco? Há algumas pessoas em especial que lhe ajudaram muito no Tibia? Nós adoraríamos ouvir suas histórias em nosso tópico de feedback.

Faça a diferença!
Seus Community Managers

Nós do PortalTibia também convidamos vocês a dividirem suas histórias conosco.  😀

  • Farrel

    Eu queria ser tutor, mas esta porcaria deste novo sistema, qualquer noob pode ser tutor. prefiro a prova que tem de ser feita de dois em dois meses se errar alguma questão. Agora a pessoa pedir para alguém dar um “thank you”, em um dia vira tutor, e nem é preciso nada mais que isso.

    Esse sistema não me agradou, e recebi uma ingratidão enorme de um noob por ajudar.

    No mais, um bom artigo.

    u.u

    • Arkshi

      As repostas da prova poderiam ser facilmente encontradas pesquisando na internet (segundo CM), e qualquer um que trapacear no teste poderia ser tutor, com a maior facilidade.

      Agora, com o novo sistema, também é possível trapacear – mas isso levaria mais tempo. Há um limite de quantos Thank You!’s uma conta pode receber durante um certo período, e um jogador precisa de 40 destes em 90 dias para se tornar tutor.

      Portanto, aqueles que preferem trapacear e abusar do sistema, levarão mais tempo para ganhar privilégios de tutor nesse novo sistema do que no antigo. Além disso, o novo sistema incentiva os jogadores a estarem mais presentes nas support boards e no help channel.

  • Striker skazy

    AHUheauHEuehAHEAUheahEUHAE
    Um amigo meu foi na guild dele (cerca de 120 players) é mandou todo mundo dar thank you! nele é virou tutor… ‘-‘

    • espero q tenha um lugar guardado no inferno pra esse seu amigo ‘-‘ (zoa), se ele for mesmo um player q ajude os outros e q faça valer o posto de tutor, então é tibianus em thais e nois na terra ‘-‘

  • putaqparil… que besta esse sistema…
    mas por outro lado… a gente pode vira tutor fácil
    😈 😈 😈 😈

    • aposto q vai ter gente virando tutor so pra pegar mulher 8)

  • Acho que o pessoal tá tendo uma ideia muito ruim disso tudo, todos os tópicos que se lançam se fala de bots, tudo que se faz de novo se fala de trapaceiros.
    GENTE! VAMO ACORDA?
    Deixa o trapaceiro pra lá, ele joga o jogo dele e você joga o seu honestamente, quando ele chegar em um lvl 200, lvl 300, que graça, que mérito, qual vão ser as histórias dele? que ele deixou de bot o dia todo durante 3 meses e conseguiu o seu grande lvl 300?
    Gente, vamos parar de dar bola pra esse bando de idiota, embora tenha sido feita pesquisas aqui dizendo que pelo menos 40% dos players do tibia são botters, isso significa que ainda existe 60% das pessoas honestas, 60% jogam de verdade, e se esses 60% pararem de dar bola pros bots o jogo anda, vamos opinar mais, apenas esqueçam que os maditos bots existem, porque na verdade eles não existem, só fazem volume.
    Embora todo mundo ache que bot atrapalha mais seu jogo do que o dele, vocês vão ver que no fim quem não vai ter amor ao char, quem não vai ter histórias divertidas e engraçadas, não vão ser vocês, vão ser eles.

    Enfim, voltando ao tópico, achei muito legal a iniciativa, mas acredito que algumas mudanças cruciais deviam estar sendo postas na mesa nesse momento, uma delas é uma animação para o ataque dos knights, o jogo anda evoluindo e os hits continuam saindo de lugar nenhum.
    Gostaria de escrever alguns artigos para o Portal Tibia, gostaria de saber como faz para ser da Equipe?
    Obrigado, tenham um bom dia =D

    • Para fazer parte da equipe, você deve começar contribuindo para o Portal Tibia, a melhor maneira é pelo nosso fórum, o TibiaFórum, os admins sempre estão acompanhando as contribuições dos visitantes e convidando para a equipe.

  • inovador

    err,uma coisa boa,e interessante,bem melhor que a provinha de tutor,mas voltando ao assunto,prefiro mais esse sistema novo,pois assim o povo escolhe seus “Lideres ou oficiais”mas seria lgl tbm se pudesse retirar o poder de tutor da pessoas(nao sei se isto pode ser efetuado,nao li o topico inteiro mals ae gente)
    flws continuem aprimorando esses sistemas cip que eles dao futuro

  • foi-se o dia em q tutor era o mano q podia te ajudar de qlquer forma independente de como voce precisasse, agora basta ser famosinho, nao importa se é noob, se é burro, ou se é bot (no fim nao faz muita diferença ‘-‘)

  • naum gostei muito por que sao poucas pessoas que utilizam aquele forum para sanar duvidas ai fica dificil ade receber tank u 😀 na minha piniao 😀

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!