Artigo Oficial: Conheça os Administradores de Sistema


O artigo oficial de junho introduziu diversos funcionários e departamentos da CipSoft, mas acabou deixando de fora um departamento muito importante. É o departamento que assegura que Tibia e outros jogos estão em execução, e que todos os funcionários da CipSoft tenham um computador seguro e funcionando bem. Nós estamos falando dos administradores de sistema. Eles sempre estão em segundo plano, mas sem eles, nada funcionaria.

Os administradores de sistema da CipSoft sempre estão alegres, e sempre compartilham seu bolo anual que recebem pelo Dia do Administrador de Sistema, na última sexta-feira de julho. Os community managers sentaram-se para bater um papo com o líder da equipe, que compartilhou informações internas com eles. O personagem que ele usa para trabalhar chama-se Angarvazar. Você pode ter a sorte de encontrar ele online em seu mundo, provavelmente verificando se tudo está funcionando bem e como planejado.

Estrutura da Equipe

Primeiro de tudo, Angarvazar falou sobre sua equipe. A administração de sistema da CipSoft consiste em quatro funcionários. O dia de trabalho é dividido em duas diferentes partes. Uma parte diz respeito as responsabilidades dentro do escritório. Por exemplo, certificando-se que todos os funcionários têm computadores seguros para trabalhar, fazer a manutenção da rede interna da CipSoft, atualização de software, e assim por diante. Parte dessa responsabilidade é também oferecer suporte para todos os funcionários. Por exemplo, se os community managers se depararem com um problema em seus computadores, os administradores são chamados para ajudar. Um dos quatro administradores é responsável por esta parte do trabalho, no entanto, todos os outros podem ajudar, se necessário.
Os outros três são responsáveis por trabalhar em conjunto com os data centres (centros de dados), fazendo manutenção e configurando os servidores. Eles são especializados em diferentes servidores, no entanto, eles são qualificados em todos os campos.
O que é importante dizer é que eles não são atribuídos a um produto específico da CipSoft. Eles trabalham para os três produtos. Podemos dizer que eles são como um provedor de serviços pequeno especialmente direcionado a CipSoft.

Tarefas

As tarefas habituais dos administradores de sistema podem ser divididas em três categorias. Primeiro de tudo, há as tarefas diárias. Por exemplo, fazer backups, obter uma visão geral do status atual dos servidores, verificar se todo o hardware está funcionando como planejado e monitorar tudo que está acontecendo nos servidores.
A segunda categoria consiste das tarefas mais delicadas: lidar com problemas urgentes. A variedade de problemas que podem ocorrer é enorme. Há falhas de hardware, bugs de software, problemas de rede, etc. Tudo que aparece e interfere o funcionamento dos servidores deve ser tratado imediatamente. Há alguns problemas que a equipe pode resolver por si próprios, mas muitos problemas são da responsabilidade de terceiros, sobre os quais eles praticamente não têm qualquer influência. Por exemplo, problemas com o provedor de serviço. Também, outros problemas de rede que acontecem completamente fora do data centre pode influenciar os serviços da CipSoft de forma negativa.
A terceira categoria são projetos. Os administradores de sistema estão constantemente tentando melhorar as configurações de software e hardware. Por exemplo, quando é hora de instalar um novo hardware em um servidor, eles vão começar um novo projeto que é dividido em etapas menores de trabalho. Algo como isso:

  • Passo 1: Verificar ofertas existentes, comparando e avaliando para descobrir qual produto é mais adequado para as necessidades atuais;
  • Passo 2: Comprar o hardware;
  • Passo 3: Testar o hardware e configurar o servidor;
  • Passo 4: Implementar o servidor e levá-lo ao data centre.

Os jogadores normalmente não percebem nada sobre este trabalho. É feito totalmente em segundo plano. Somente quando o novo servidor está sendo utilizado, os jogadores podem ver algumas consequências disso.
Projetos só podem ser trabalhados quando não houver problemas urgentes e que precisam ser tratados em primeiro lugar e todas as tarefas diárias sejam concluídas. Por isso muitos projetos são adiados. A manutenção do serviço é sempre mais importante do que quaisquer mudanças futuras.

Uma grande dificuldade sobre montar um servidor é que só você pode testar seu trabalho com a infraestrutura dada. Como você provavelmente pode imaginar, nós não temos nossos datacenters clonados aqui no escritório em Regensburg. Então sempre há um pequeno risco quando um novo servidor ganha vida, por exemplo. Se ele estiver for testado internamente e funcionar bem, ele tem então que funcionar propriamente na infraestrutura do datacenter, também.

No entanto, não só a infraestrutura é diferente, mas as condições também. Quando um novo servidor é testado internamente, você não pode simular centenas de jogadores jogando, jogadores que são criativos e que experimentam todos os tipos de coisas que ninguém poderia antecipar. Então obviamente erros podem ocorrer, mesmo que nossa equipe esteja tentando prevenir que eles aconteçam na melhor das possibilidades.

Como todos os funcionários da CipSoft, os administradores de sistema também possuem horário de trabalho regular. Porém, parte de seu trabalho também é um serviço de emergência que está disponível 24/7. Um monitoramento automático de nossos servidores avisa quando nosso serviço está perturbado, ou não funciona propriamente. Esse dispositivo notificará então um dos administradores de sistema que precisará checar a denúncia do erro quanto antes, seja noite ou dia, dia útil, fim de semana ou feriado.

Como você já deve saber, personagens como Lokana Aldora são parte desse sistema automático de monitoramento. Eles checam a cada par de minutos se todos os mundos estão funcionando de acordo. Se o login de um personagem não funciona, é muito provável que os jogadores estejam passando por problemas também. Se é notado que Lokana não consegue logar corretamente, um administrador de sistema começa sua procura pelo problema. O erro precisa ser claramente identificado, já que um problema de login pode ter diversos motivos. Apenas quando nós sabemos com certeza o que causou o problema e quais consequências ele causou aos jogadores, que nós começamos a informar a comunidade.

Os quatro deles dividem turnos sobre a responsabilidade por esse serviço de emergência. Então se algo extremamente errado ocorrer, um dos nossos administradores de sistema será o primeiro a saber. Pode ser um fato interessante que até o ano de 2009, Guido, Stephan, Steve e Durin ainda dividiam turnos entre si para oferecer esse serviço de emergência.

A Estrutura Técnica de Tibia

No total, nós temos por volta de 150 servidores que estão sob o cuidado de nossos quatro administradores de sistema. A maior parte são os 77 mundos de Tibia. Então há aproximadamente 12 servidores usados pelo TibiaME. Além dos servidores de Tibia e TibiaME, há também por volta de 10 servidores de web, 2 servidores de email, 9 servidores de database, 5 servidores de login só para o Tibia, 5-6 servidores de teste para todos os produtos (para o Tibia você os conhece como Testa e Testera), e alguns servidores de substituição.

Nós trabalhamos com uma filosofia sobre falhas. Isso significa que nós sempre temos alguns servidores prontos para uso, caso um servidor quebre ou não possa ser consertado imediatamente. Isso nos dá tempo suficiente para consertar um servidor quebrado. Você precisa saber que consertar um servidor pode levar muitos dias, por exemplo se uma substituição necessária não puder ser entregue quanto antes.

O hardware restante é formado por interruptores e firewalls, por exemplo. Sua configuração também é parte do trabalho de nossos administradores de sistema. Firewalls de hardware filtram tráfico de network e providenciam proteção contra muitos ataques DDoS. Você deve saber que a maioria dos ataques DDoS não afeta os jogadores no fim, principalmente devido a esses firewalls. Infelizmente, alguns ataques atingem os servidores, no entanto. Em um caso assim, a cooperação com nosso provedor de serviços é necessária. Tal ataque precisa ser analisado profundamente para identificar medidas de prevenção para impedi-los no futuro.

A CipSoft usa datacenters na Alemanha e nos Estados Unidos. Alguns anos atrás nós tínhamos testado usar um datacenter no Brasil com a esperança de um serviço mais livre de lag para nossos jogadores brasileiros, porém, a conexão de rede não era boa o suficiente, infelizmente, e não ajudou muito a melhorar a situação para nossos jogadores do Brasil.

Como você provavelmente pode imaginar, nossos administradores de sistema não estão de viagem para os Estados Unidos toda semana para fazer a manutenção nos servidores de lá. Trabalhar junto com o datacenter de fora funciona remotamente. Quanto mais perto o datacenter é de nosso escritório, maior é a chance de nossos administradores de sistema irem lá eles próprios. Então eles podem cuidar de muitas tarefas pessoalmente no datacenter na Alemanha.

Datacenters e diversos fornecedores de servidores também oferecem diferentes serviços e suporte. Então nosso administrador de sistema não precisa estar no local sempre que um harddrive parar de funcionar propriamente, por exemplo. Alguém trabalhando no datacenter pode substituí-lo para nós, também.

Então após toda essa conversa de negócios com Angarvazar, nós fizemos uma última pergunta que é em geral interessante para os jogadores de Tibia. Os administradores de sistema da CipSoft jogam Tibia? A resposta é sim. Angarvazar orgulhosamente anunciou que o personagem tibiano mais forte da equipe de administração do sistema é level 56!

Nós community managers esperamos que você tenha apreciado toda a informação que Angarvazar tão prontamente dividiu com a gente. Nós com certeza achamos impressionante descobrir como tudo isso funciona internamente e o que administradores de sistema fazem o dia inteiro.

Jogue com segurança!
Seus Community Managers

Artigo traduzido por Strenght of War e Sion Barzahd

  • Todos os ultimoS updates foram totalmente comerciais, o jogo esta perdendo a essência que o mestre Knightmare implantou a anos atrás.
    Os jogadores novos não sabem o que é lutar uma guerra realmente emocionante tendo em vista que elas já não existem mais.
    Quando o numero de ‘INJUSTS’ por pessoa morta era de apenas 2 (dois) as pessoas conseguiam fazer OPEN BATTLES sem WARMODE e sem PARTY, perdiam uma quantia significante em blessings e uma quantidade de exp razoável.
    Hoje em dia tudo o que passamos anos aprendendo sobre TRAPS esta extinto, a CIP nos obrigou a abusar de BUGS em WAR tendo em vista que quando as pessoas te atacam você pode ridiculamente trocar de lugar com qualquer pessoa a sua voltar que não tenha uma YELLOW SKULL. (VIROU NORMAL OUVIR EM UMA WAR UM AMIGO DIZER PARA O OUTRO ‘ME ATKR PARA EU TROCAR DE LUGAR’)

    Resumindo:
    Por pura ganância por dinheiro eles acabaram com PVP.
    Quando você escolhe jogar em um mundo PVP você esta sabendo que pode morrer para outro jogador e ser penalizado por isso.

    *Swapping
    *Twist of Fate
    *20 Injusts para matar um só player
    *Orange Skull
    Todos os itens acima fizeram com que guerra deixassem de arrepiar de medo os Tibianos, e que suas mortes fossem facilmente recuperadas, que o dinheiro reservado para blessings não saísse mais do seu personagem e que as famosas PRICE LIST não fossem mais respeitadas.
    Chamam agora server NO-PVP de OPTIONAL PVP.
    CALMA AE… O-P-T-I-O-N-A-L?

    VOCÊ TEM A OPÇÃO DE QUERER PVP OU NÃO?
    DIGAMOS QUE VOCÊ ACEITOU ESSA OPÇÃO E QUE VOCÊ QUER, E O SEU INIMIGO NÃO QUER , PORTANTO VOCÊ NÃO VAI TER A OPÇÃO PVP DEIXANDO ASSIM DE SER ‘OPCIONAL’ E SE TORNANDO ‘NO-PVP’.
    Todos jogadores de PVP pedem para eles que voltem ao modo antigo de guerra, e eles simplesmente nos ignoram para que os novatos consigam jogar sem penalização.

    O respeito por HIGH LEVL deixa de existir e com o respeito vai junto a economia tendo em vista que nenhum membro possa fazer uma PRICE LIST para ser respeitada!

    ps:eu adoraria uma matéria sobre o que os jogadores de mundo PVP pensam sobre as profissões e updates! tendo em vista que muitos intrometidos de mundo NO-PVP vão dar palpite em tópicos sobre PVP o que deveria ser proibido.

    • Lucas

      LOL cara kkk vc escreveu um artigo dentro de outro artigo kkkk mo massa zuera kkkkk

    • Victor

      paaarçero tu falo tudo :O PORRADA NELES SEU GUVERNADOR o/

      • ALGUÉM

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, raxei o bico aki !

    • Se você respira tanto PVP e War, por que não parte para um server Enforced, senhor bolas de ferro?

    • VIxe

      Muito bom oq tu disse kra, e o outro kra ali vem falar de pvp enforced

      A gente ja tava acustumado em jogar pvp pegando pk(correndo riscos de morte) nao queremos ir pra enforced e outra nos ja temos nossos chars em pvps, e antigamente quem era bom em pvp tinha fama hj em dia qual quer um se trapa sai passando por dentro do otro

      Realmente Gostaria tbm de ver um topico sobre isso

      E eu me pergunto… PQ A CIP MUDA OQ OS PLAYERS NAO PEDEM?

  • André

    legal até a materia. 🙂

  • Striker skazy

    Muito legal o artigo!

  • Noster, Nosteralien, Noster Rick, Nosterali

    Os cara tem que trabalhar muito… E depois não damos valor a eles.

  • Akkanns

    @Psikin Avatar

    Cara, muita gente iria gostar se você passasse isso tudo pro inglês e postasse no fórum oficial. Sério mesmo, ainda podia deixar o link aqui q tenho ctz q muita gente iria lá assinar embaixo…

    @topic
    bela matéria, gostei muito de saber como funciona toda essa estrutura q envolve nosso querido tibia.

  • Willian’Layander

    Arrazou!!!

  • Mozart Nascimento

    Meus caros amigos,

    Estimulado pelo post de Psikin Avatar eu escrevi um em inglês no forum oficial, algumas coisas eu traduzi do post daqui e outras eu pus.

    eis o link http://forum.tibia.com/forum/?action=thread&threadid=3495196

  • @Sion Barzahd

    Novato, é exatamente sobre isso que estou falando, se o mundo é PVP não deveria precisar ir para Enforced para matar alguem.

    @Akkanns

    Eu já fiz isso varias vezes, até no grupo de focu em pvp, porém o que os Tibianos pensam não parece ser importante, você lembra quando 80% dos jogadores ficaram offline em sinal de protesto durante um dia inteiro e nada mudou?

    Eu gostaria que o PortalTibia desse um espaço para esse assunto ser discutido!

    • Respeito ao novato que joga desde a 7.1, aye?
      E não disse que é necessário ir pra Enforced pra matar alguém, mas pra quem exalta tanto wars, traps, open battles e reclama de skulls…
      PVP era pra ser civilizado, um random PK aqui ou ali, uma war ou outra, mas é isso que rola?
      Não, guilds dominantes impõe normas e hunteds simplesmente pra sair do tédio. Há grupos de jogadores que usam seus noobchars para ficarem dando traps em jogadores que só querem curtir o jogo apenas pra rir da desgraça alheia e, caso a coisa fique séria, surgem com seus main lvl 200+ alegando “U KILL MY FRIEND HUNTED 4EVER”.

      Então, se não sabe lidar com as tentativas da Cip de equilibrar o jogo entre os maníacos de war que não tem culhão pra ir enforced e os tibianos que só querem curtir o jogo e terem o direito de defenderem seu próprio espaço… Vai ter que acabar escolhendo um lado. Aprender a jogar feito um civilizado ou assumir a barbárie e partir para um enforced.
      Aí vai ter war e trap e a vontade pra você.
      😉

      • Que papinho babaca de ‘curtir o jogo’ quem disse que curtir o jogo não é matar e morrer também?

        GENTE CIVILIZADA? Muleque em que mundo você vive, em que pessoas que matam outras nos jogos não são civilizadas.

        Não existe um servidor que não esteja rolando uma guerra para ver quem sera os novos liders, ou que já passaram por guerras para decidir isso.

        Tibia sempre fez tanto sucesso por você poder escolher se caminho, ‘RPG’, ‘PVP’, ‘POWER LEVEL’ etc… Agora se você realmente acredita que pessoas que fazem war para dominar um servidor não são civilizadas procure um médico.

        • Quando uma pessoa mata simplesmente por sacanagem outro jogador, eu que preciso de médico?

          Desde quando ser sádico com outras pessoas é sinal de saúde?

          E se vocês são sadomasoquistas, novamente, eu que preciso de médico?

          E em geral, quem domina um server são jogadores e guilds justas, que lutam para manter paz no servidor? Não, são um bando de egocêntricos que querem poder matar a vontade os outros habitantes, terem seu respawn privado pra largarem seus chars no bot e limitarem o jogo de outros jogadores simplesmente porque estão sem o que fazer.

          É, de fato eu preciso de um médico, meu bom senso tá muito em alta. 🙁

          • VIxe

            Mano tu ta por fora se o pobre coitado quer jogar “uma vidinha de princesa” caçando e caçando sem sofrer de pks

            Vai la pro non pvp que é onde tu joga mermao

            se o mlk escolhe pvp esta aceitando tomar pk a qual quer momento

            Temos servers diferentes e sempre tivemos nao precisava misturar essas coisas, mais a cip tem q misturar neh

      • Qual nome do seu main char? para eu ver quantas guerras você já lutou desde o 7.1 e para querer dar tanto palpite sobre PVP.

        No aguardo 🙄

        • O char atualmente está pseudo rookado e de server trocado e nome trocado, mas busque se informar sobre a Dark Purple Faster Turtles e o domínio dos poloneses em Arcania. 🙂

          E quem é você para dar palpite sobre PVP mesmo?

          Ah, mais um jogador, igual eu?

          Ah tá… Baixa o topete que tá tampando a visão, meu chapa.

  • bom axo q não temos tanta segurança pois ja fui hackeado mais de 2x e tem mta gente q ja foi hackedo mais nem fala nada mais axo que devia ter mais ainda segurança … 🙁

  • Character Information
    Name: Sion Barzahd
    Sex: male
    Vocation: Druid
    Level: 10
    Achievement Points: 0
    World: Mythera
    Residence: Venore
    Last login: Aug 11 2010, 23:29:30 CEST
    Account Status: Free Account

    Não tem problema eu busco pelo tibia ring, quero ver seu histórico de PVP e eu não sou um jogador igual a você, pode ter certeza!

    Eu sou falo sobre coisas que tenho propriedades para falar, não sou como você que quero dar opinião sobre coisas que desconheço

    • @Sion~

      Não quero nome de guild, quero nome do seu personagem, se ele estiver rookado etc não tem problema, eu busco pelo tibiaring.

      • Alguém começou a levar pro pessoal… e ainda errou na lição de casa.
        Tenta o google que vai ter mais sorte, eu acho.

        • Pessoal? Nunca amor, eu so quero saber o nome do ser personagem, pq pra mim um level 10 não conhece sobre PVP pra vir falar sobre o assunto aqui.

          • VIxe

            Realmente esse Sion é apenas mais um jogadorzinho de non-pvp

            Pois aceitar tal feito da cip só pode ser de non pvp

            Ou claro algum lvl 50- que nao liga nada pra esse tipo de coisa

          • E alguém que tá tão interessado no char dos outros precisa muito de uma ocupação. ):

  • @Sion Barzahd

    Pornto provado, você não tem nenhum char, nunca lutou uma guerra e quer vir aqui falar sobre o que não sabe, já dei mais atenção para você do que realmente merecia.

    NÃO VOU RESPONDER, OU DISCUTIR SOBRE PVP, ATÉ VOCÊ APRESENTAR O NOME DO SEU PERSONAGEM.

    Troll low level auhuaauhau

    • Eu só tava lhe dando o que fazer, mas já que tem gente que puxa briga, alega ser o pesquisador milenar e depois fica pedindo informação, brinque no google com os nomes mestre sion barzahd e mestre cloud strife.

      Cya, trollzinho arretado. 😉

  • Cara você era level 50, dps virou level 10 era top fist? pqp seu nome é GUILHERMO! muito perdedor… Vem falar sobre PVP cmg não cara, EK level 50… você não atira nem magic wall.

    Flw ae perdedor

    • Sua amnésia recente sobre o fato de eu falar que fui pseudo rookado e mudei de server é algo que te torna especial, parabéns meu filho. :mrgreen:

      Faço sua inscrição para a paraolimpíada tibiana ou você consegue fazer isso sozinho?

      • Além de tudo é mentiroso… CARA VOCÊ DEFINITIVAMENTE É UM FOREVER ALONE QUE NEM NO TIBIA CONSEGUIU SER ALGUMA COISA.

        Tá mentindo contando loratinha? Você vem discutir de PVP aqui, sendo que seus chars não passam de makers e depois ainda vem contar mentiras sobre ser rookado,

        Tibia Ring prova que você é um coitado :p

        http://www.tibiaring.com/Char.php?Lang=PT&C=mestre+sion+barzahd
        http://www.tibiaring.com/Char.php?Lang=PT&C=mestre+cloud+strife

        • Certo, vamos analisar os pontos.

          – O 2° link mostra bem claro que o char foi semi rookado até o lvl 50 e mudado de server, mas você deve ter dislexia para ter notado isso;
          – Também deixa de lado o ano em que isso ocorreu, época que lvl 100+ ainda era considerado alguma coisa;
          – Você acompanha viciadamente os comentários e tenta ao máximo provar que eu sou um coitado e perdedor ao invés de usar de argumentos para provar seus pontos no assunto;
          – Você fica stalkeando pessoas que discordam de você só para tentar provar que sua opinião vale mais;
          – Você leva discussões de comentários em um fansite de Tibia ao ponto pessoal e parte para ofensa e tentativa de humilhação ao invés de manter o assunto e tentar discutir feito gente civilizada (cê me chamou de perdedor por causa do meu nome, que raio de lógica é essa?).

          É, preciso rever meus conceitos sobre discussão e o que é ser “forever alone”, de fato.

          Passar bem, filho.

  • Você precisar é parar de querer aparecer, mais argumentos do que eu dei, é impossivel.

    Todos concordaram menos você pq é um foreveralone =p

    antes era rookado, agora é ‘semi-rookado’

    Vai fazer amigos no chat da uol vai meu querido,

    bjs não me liga

    • Na verdade antes era pseudo, mas eu não lembrava do termo.

      E bem, se você é tão senhor da razão, vai lá no forum de propostas discutir isso no tibia.com, sr serious business.
      Com sorte consegue algo, mas conforme já dito, sistema de War tá aí, mas o povo não tem culhão de usar, e o sistema de pvp antigo era falho porque muitos abusavam das traps em jogadores que só queriam defender sua honra sem ter que [ops!] de high levels.

      Mas é mais gostoso ser egocêntrico e fazer mimimi pra tudo ao invés de se adaptar, né?

      • Pelo o que vi, seu char era level 100 a anos atrás, na epoca era realmente o feito legal.
        Hoje em dia, não se se você tem lutado wars, com esse novo PVP, se estivesse estaria creio que não estaria satisfeito, estaria reclamando com os 80% dos jogadores.

        E sobre warmode, realmente não são todos que tem coragem pra usar eu mesmo so tive oportunidade de usar ele 3x

        Lembre-se de que o warmode pode ser cancelado a qualquer momento, e que ele não é obrigatório para guild que estiver perdendo… Não tem a ver com abusar de neutrals e low level tem q ver com não conseguir deixar os inimigos hunteds.

        • Gostei de ver, agora sim argumentou legal. :mrgreen:

          Enfim, respondendo, o swap foi colocado sim para impedir o abuso de traps que rolava tanto de noobchars de nego level 300+ que, caso a trap falhasse, ia com o main char dar hunted no cara, quanto de power abuse descarado onde o cara não tinha culhão de matar (mas deixava nego trapado e mandando PAY ARMOR)

          E de fato, são poucas as guilds que topam realizar war com o warsystem, mas ao mesmo tempo são esses que reclamam de swap e do unjust de 20 pessoas que correm do warsystem como o diabo foge da cruz, e depois ficam só reclamando sem pensar nos motivos que levaram até o sistema de PVP atual. Não digo necessariamente que você é assim, mas se vc parar pra ler o tibia.com nas propostas, vê que a maioria é assim… É triste.

          Aceitar o warsystem ou negá-lo pode ser estratégico, mas se o nega, por consequencia é necessário aceitar os 20 unjusts e o swapping. O problema é quando uma guild quer e outra não. O certo seria haver um sistema de “aceitação automática” quando são detectadas X mortes de uma guild pela outra, por exemplo.

          Assim ele é imposto, não há swapping, não há 20 unjusts, e ainda é possível dar a possibilidade das traps de powerabusing não possuírem 100% de chance de sucesso.

  • Já deram essa ideia, sobre ‘aceitação automatica’ e ela esta sendo discutida, eu também não concordo com o ‘power abuser’ de pay items porém, não admito que algum neutral não saia da cave quando eu pedir.

    A maioria joga tibia pra ficar forte e ter poder, se limitam o poder dos high levels você fica sem ter o porque upar, assim como no mundo o tibia é dos fortes, ou ao menos deveria ser.

    Não estou dizendo que sou a favor do ‘PAY ITEM’ mais o hunted com pagamento por outras coisas errada que os neutrals vem fazendo eu acho totalmente justo.

    • “não admito que algum neutral não saia da cave quando eu pedir.” Ou seja, é a favor do power abuse.
      Pessoalmente sou contra esse comportamento, se houvesse respeito das filas e respawns, não importa se é guild dominante ou neutro, não haveria tanta war desnecessária, é esse power abuse desnecessário que gera war que gera power abuse e, bem, o ciclo continua.

      Power abuse necessário é matar, fazer pagar ou deixar hunted nego que não respeitou price list, deu random pk, deu power abuse, foi folgado, ofendeu, largou no bot… Pra esses motivos é totalmente uma justa causa matar, mesmo que pelo power abuse.

      Mas matar porque você quer o respawn? Isso é meio… desnecessário. Quando a guild é respeitada, o povo concorda em deixar o respawn, basta ter moral e tomar atitudes corretas no server, a boa fama gera respeito por merecimento, ao invés do medo, e todos concordam com a guild dominante devido a isso. Caso não deixe, simplesmente respeite as filas, como qualquer outro. Poder não devia corromper e causar problemas, devia ajudar a resolver os problemas.

      Não é para você, mas fica a idéia. Para mim quem precisa de respawn privado é botter com medo de ser morto por neutros. E esses, sinceramente, merecem morrer mesmo. 😉

  • Você tem razão quando fala que uma guild respeitada não precisa pedir pra neutro sair do resp, realmente por muito tempo eu só precisava chegar no TP de banuta que já saiam deixando até as medusas para trás e perguntavam quanto tempo eu ia ficar, e devido a todos esses updates isso não acontece mais.

    Uma guild que luta para DOMINAR um servidor provavelmente não se importa com neutrals, nunca se importou e provavelmente não vai se importar. Existe algumas exeções.

    Guerra é a maior diversão do jogo cara, para muitos é a maior diversão.
    E mundo PVP sempre foi a lei do mais forte, e todos que escolhem esses mundos para jogar sabem disso.

    Hoje os neutrals perderam o respeito pq deram modificaram as penalidades quebrando toda aquela beleza do jogo onde quando você morria, era algo que realmente te importaria.

    Apenas minha opnião e de 80% dos jogadores de mundo PVP.
    Os novos updates sobre PVP é uma piada para o jogo.

    • Bom saber que você já foi do tipo que era respeitado e não controlava pelo medo, aprecio. :mrgreen:

      Exceções são o que salvam nos dias de cara, em meio a tanto botter e power abusing… É isso que salva a essência do jogo. Não digo que é de lei se importar com neutros, mas saber lidar com eles sem precisar de ameaças ou enfiar a porrada neles sem necessidade, já conta muito.

      Bom, nunca saquei a diversão de Wars, de fato. Eu pego o ponto de vista de lutar para defender algo, seja para tirar uma guild corrupta do poder, para defender a própria honra ou de amigos, para ter direitos dentro do servidor, coisa assim.
      Para os masoquistas do PVP (não falo de maneira pejorativa, sério), se lutam apenas para se divertir mesmo, o war system é válido cara…
      O problema é que sempre uma das guilds se acovarda, mas aí não tem como a Cip dar coragem aos jogadores de enfrentar War sem medo, só dá pra fazer o war system ser efetivado automático, eu acho, como já falamos lá em cima.

      Não posso negar, nerfaram muito e os riscos do jogo e da morte para PVP. A Twist of Fate deveria ser melhor vista, para que só tivesse efeito em caso de traps ou Power Abusing excessivo. O swapping é ótimo, já que dá a possibilidade de fugar de traps com noobchars (que quando contraatacados, vem com o mainchar), e se o war system fosse forçado seria resolvido o problema.

      As coisas só chegaram até onde estão hoje (PVP nerfado) por causa do feedback dos jogadores, ou seja, uma porrada de gente que tomava power abusing de graça enquanto alguns poucos faziam a festa. A galera esquece que o jogo é pra ser divertido pra todo mundo, não só pra elite high level.
      Mas quando você para pra pensar e ver as possíveis soluções, não é difícil, ao menos não no papel, já não tenho certeza pela parte de programação da Cip…

      O PVP de agora, comparado com os tempos antigos (agora com mira, blessing, swapping caso n usem war system), está muito mais fácil, mas só chegou nisso porque MUITOS abusavam do poder. Por causa desses poucos que atrapalhavam o jogo de muitos, o jogo chegou aonde está. Então eu só culpo os jogadores, sinceramente. 😉

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!