[Artigo Oficial] Mundos de Previews!


Alguns de vocês provavelmente já ouviram falar sobre os planos da CipSoft de criar um tipo de servidor de desenvolvimento para testar e afinar os recursos que ainda não foram lançados. Isso já foi comentado com os participantes do PvP focus group para saber o que eles pensavam sobre isso. Desde que os planos começaram a tomar mais forma, a CipSoft decidiu apresentar e explicar o conceito para todos, fornecer algumas informações sobre as razões por trás da ideia, e informá-lo sobre o que você pode esperar, e quando.

Qual é a atual situação?

Normalmente, os updates importantes são precedidos por um teste privado com um grupo de jogadores selecionados, por exemplo, tutores, e depois com um teste público maior. Muitos jogadores desfrutam destes testes, uma vez que eles têm a chance de experimentar novos conteúdos e funcionalidades antes de seu lançamento. Eles já têm uma primeira impressão sobre o que os aguardam após o próximo update ou patch.

Especialmente durante o teste privado, jogadores dedicados ajudam a identificar bugs ou desequilíbrios que não foram identificados durante os testes internos. Eles fornecem um valioso feedback sobre questões técnicas, e sobre questões de design relacionados com as novas características de jogo ou conteúdos.

No entanto, devido à natureza voluntária e bastante desfocada dos testes privados e públicos, a sua duração limitada e com o ambiente de teste artificial, eles são geralmente menos satisfatórios quando se trata de prever os efeitos a longo prazo e fornecer feedbacks extensos sobre controversos recursos e dinâmicas do jogo tais como PvP ou balanceamento de vocações, temas sobre os quais muitas vezes as opiniões diferem amplamente ou às vezes até colidem diretamente.

Durante os testes públicos, muitas vezes há um conflito de interesses entre os jogadores que gostariam de testar os novos conteúdos e funcionalidades sem ser interrompido, e aqueles que estão olhando principalmente para as lutas PvP e diversão. Além disso, existem certos aspectos complexos que não podem ser simulados suficientemente em testes, porque eles só existem em servidores reais, por exemplo, o sistema de casas ou o sistema de guildas. Se você já participou de um teste uma vez, você pode ter visto que muitos jogadores também estão dispostos a assumir mais riscos, pois você dificilmente perderá qualquer coisa lá em caso de morte. Perda de experiência e skills é considerado algo secundário, uma vez que não afeta os seus personagens reais, e os test server assistants fornecem todo o dinheiro necessário. Além disso, você pode encontrar muitos itens raros espalhados pelas cidades, uma vez que eles não têm praticamente nenhum valor. Tendo em vista estes aspectos, o comportamento dos jogadores durante os testes, obviamente, difere dos servidores reais, e assim, não é realmente representativo em maior escala.

Além disso, a aproximação da CipSoft até agora limitou consideravelmente o possível espaço de ajustes à aperfeiçoamentos de alguns detalhes, enquanto as características gerais permaneceram mais ou menos intacta. A CipSoft passa muito tempo no desenvolvimento de recursos antes de permitir que os jogadores teste-os. Naquele tempo, porém, grandes ajustes foram quase possíveis sem grandes esforços.

Naturalmente, a CipSoft procura considerar todos os diferentes grupos de interesses, possíveis lacunas e efeitos colaterais durante a criação de um conceito consistente e desenvolvê-lo em um recurso. No entanto, o que parece bom e funciona bem na teoria, não se aplica necessariamente na prática. Julgamentos sobre o valor de um conceito abstrato pode variar bastante de julgamentos com base em experiências em primeira mão nos testes, que também pode variar drasticamente de julgamentos com base na experiência de jogo em servidores reais. A implementação de um recurso promissor para resolver um problema pode levar a mais problemas do que resolver, tornam-se diferentes em servidores reais ou simplesmente deixam de fornecer uma experiência envolvente. O último significa: está no jogo mas os jogadores não gostam, e assim, não usam.

Como resolver esta situação?

A fim de diminuir os problemas dos testes privados e públicos, a CipSoft precisa de algo que preencha suas lacunas: um servidor real, um sistema vivo com toda a complexidade, componentes e desafios assim como nos mundos normais. Precisa de um mundo com uma vibrante comunidade crescendo lá, onde os jogadores se preocupem com seus personagens assim como em mundos normais.

Tal ambiente permitiria à CipSoft executar testes mais longos antes dos lançamentos e avaliar melhor os efeitos a longo prazo. Ao mesmo tempo, a comunidade poderia fornecer feedbacks sobre as suas experiências, o que gostam e o que não gostam. Seria capaz de experimentar e ajustar novos recursos, bem como soluções diferentes, mais suficientemente e cuidadosamente antes de liberá-las para todos os servidores. Poderia até implementar os recursos de uma forma, deixá-los funcionando por um tempo antes de mudá-lo para outra forma, e assim ver qual forma é melhor recebida pela comunidade antes de tomar uma decisão final sobre se deseja ou não implementá-la, e se sim, de que forma.

O objetivo da CipSoft é melhorar a qualidade do design, desenvolvimento e dos testes de novos recursos, especialmente aqueles de natureza controversa. Um ambiente como esse iria ajudar muito no desenvolvimento interativo do Tibia. Portanto, a CipSoft procurou uma maneira de conseguir isso, e veio com a ideia de criar um novo tipo de servidor com condições especiais, chamados de mundos de previews.

Mundos de Previews – O que esperar?

O plano da CipSoft é colocar dois mundos de previews em um futuro próximo, um localizado no centro de dados europeu, e o outro no centro de dados americano. Estes dois novos mundos serão, inicialmente, como servidores Open PvP normais, mas com duas grandes diferenças:

Transferir personagens não será possível, os jogadores não serão capazes de transferir para lá ou de lá para outros servidores.
Além disso, experiência e skills em dobro serão ativados permanentemente lá.

Com exceção dessas duas diferenças, estes mundos serão exatamente como todos os outros mundos. Porém, assim que ele entram numa fase de previews, mais uma outra condição se aplica a eles: Devido ao fato de que ele foi planejado para executar previews de recursos que ainda não foram lançados, que ainda estão em desenvolvimento, a CipSoft não pode garantir a funcionalidade constante. Assim, estes mundos podem estar sujeitos a resets se necessário durante as fases de previews.
No entanto, isso não significa que resets ocorrerão diariamente em mundos de previews. Enquanto eles não estiverem em fase de previews, eles não serão diferentes dos outros mundos nesse aspecto. Além disso, a fase de previews é temporária, não é uma fase permanente. O que isto significa é que, uma vez em fase de preview, a CipSoft pode ter que resetar esses mundos para o início dessa fase. Assim, os jogadores não terão de começar do zero novamente no caso de um reset. Além disso, a CipSoft pretende evitar resetar, se possível, e não pretende colocar os recursos lá sem que eles tenham sido testados internamente. A CipSoft sabe também que os principais problemas que exigem um reset, normalmente são descobertos dentro de horas ou dias no máximo, o que significa que os progressos que os jogadores vão perder provavelmente não vão exceder um ou dois dias.

A CipSoft ainda pretende continuar a testar novos conteúdos, principalmente em testes privados e públicos assim como agora, mas ela quer usar os mundos de previews para testar grandes recursos, especialmente os polêmicos. Isso permite-os testarem essas características durante a fase de desenvolvimento separados dos ciclos de udpdates.
Claro, sempre que uma preview for lançada em um mundo de previews, os jogadores serão informados sobre o assunto com antecedência. Além disso, a CipSoft apontará explicitamente as condições especiais dos mundos de previews quando um jogador for criar um personagem lá.

A CipSoft espera obter feedbacks dos jogadores sobre os recursos pré-visualizados nos respectivos world boards destes servidores, mas ela não vai depender apenas dos feedbacks, mas também vai coletar dados medindo os efeitos dos ajustes e adaptações durante uma fase de previews. No entanto, a CipSoft também considera esses dois novos world boards um canal promissor para a troca direta entre os desenvolvedores e os jogadores de vez em quando. Assim, os desenvolvedores também podem abrir tópicos para feedbacks por lá e trocar opiniões com os jogadores sobre os recursos em questão, ou outras coisas que eles gostariam de colocar em discussão.

O que temos na programação daqui em diante?

Embora a CipSoft não possa dar uma data concreta ainda, ela pretende definir os novos mundos em algum momento no final deste mês. Além disso, ela espera ser capaz de lançar o primeiro preview num futuro próximo: a proposta de um conjunto de regras alternativo para o PvP. Este conceito evoluiu internamente e foi inspirado por todos os tópicos, problemas e sugestões que surgiram em várias discussões aprofundadas com o focus group. Membros dedicados do grupo também ajudaram a ajustá-lo ainda mais e uma vez que não encontraram um local comum em todos os aspectos, os mundos de previews são uma excelente oportunidade para experimentar diferentes soluções e ver seus efeitos.

Além disso a CipSoft já apresentou o plano de criar os mundos de previews para o focus group há um tempo atrás, quando ainda era chamado de servidor de desenvolvimento. Opiniões e comentários diferiram bastante. Enquanto alguns jogadores saudaram a introdução e o plano, outros manifestaram dúvidas e preocupações. Por exemplo, eles preveem que os jogadores vão estar lutando pelo controle sobre esses mundos e, portanto, que o caos irá acontecer por lá. No entanto, a partir do momento que a primeira prévia vai ser sobre PvP, será necessário tudo isso: lutas, guildas em guerra, luta pelo poder, etc. No final, a CipSoft poderá chegar com uma justa mas emocionante e desafiadora solução para ambos os lados, governantes e governados, predadores e presas, opressores, oprimidos e neutros, e se houver um ambiente PvP autêntico, a CipSoft poderá analisar.

Outros membros do focus group apontaram que muitos jogadores só estariam interessados em obter personagens com level alto e não iriam se preocupar em dar um feedback valioso. Como mencionado anteriormente, a CipSoft não vai depender apenas de informações escritas, mas também vai coletar dados. Além disso, se você estiver preocupado com a qualidade dos comentários, tome isso como mais um incentivo para começar um personagem lá e contribuir com um feedback construtivo. Se você acha que não tem tempo suficiente para começar outro personagem além daqueles que já desempenha ativamente, apenas dar-lhe uma chance. Mesmo que você só possa jogar de vez em quando nos mundos de previews, a experiência e skills em dobro permanentemente certamente vai ajudá-lo a obter um level decente rapidamente para testar novas funcionalidades.

Ao todo, a CipSoft precisa de uma comunidade adequada nos mundos do previews antes de poder lançar uma pré-visualização. A fim de prosseguir com o plano, precisa ter jogadores suficientes para iniciar um personagem e jogar lá. Então, ela realmente precisa de você! Precisa do seu retorno, seus conhecimentos, sua paixão!
Se você estiver procurando por um novo começo, como tentar coisas novas e enfrentar novos desafios, os mundos de previews podem ser o ideal para você! Mas mesmo se você tiver dúvidas sobre eles e como as coisas vão evoluir, faça um personagem e compartilhe a sua opinião e experiências com a CipSoft. Ela precisa de sua colaboração e do seu feedback honesto para melhorar o Tibia junto com você!

Agora que todos já conhecem o plano dos mundos de previews, nos diga, o que você pensa sobre essa ideia?

  • author image
    maio 4, 2012 @ 10:24 am

    Muito boa a iniciativa…eu sempre me perguntava como fazer uma análise do balanceamento de vocações se os test server’s são um caos!Com esses mundos previews fica muito melhor…se bem que tem gente que só vai jogar lá…uhauhauhaa!

  • author image
    Krieger Soldier
    maio 4, 2012 @ 12:17 pm

    Otima iniciativa, a tempos eu estava esperando servers novos, é sempre muito emocionante. Alem disso, esses servidores nao terao Transfer oq pra mim é perfeito. Realmente ideal, ainda mais 2x exp pra mim que soh jogo de vez em quando. Fatalmente irei criar um char la se a ideia for pra frente.

  • author image
    curioso
    maio 4, 2012 @ 12:45 pm

    free accounts poderao jogar
    nesses servers novos?

  • author image
    Jean Fox
    maio 4, 2012 @ 12:55 pm

    Quero muito criar um char lá, pelo q entendi ñ vai demorar muito pra lançarem, adorei a idéia ;p

  • author image
    paulo
    maio 4, 2012 @ 13:31 pm

    boa ideia gostei

  • author image
    Mestre Nardi
    maio 4, 2012 @ 13:47 pm

    Gostei da iniciativa!

  • author image
    Evandro
    maio 4, 2012 @ 16:55 pm

    seria massa testar as coisas que vão estar no proximo update, por um periodo de tempo bem maior.

  • author image
    taurina
    maio 4, 2012 @ 19:02 pm

    otima ideia mais vai haver spoiler sobre as proximas novidades que vao ser acrescentadas nos futuros update

  • author image
    Azo
    maio 5, 2012 @ 9:08 am

    Isso parece ser uma boa proposta pra quem quer testar as novidades, mas nem sempre acabam sendo convidados para test servers privados por não serem integrantes de fansites/tutores… Enfim, espero que dê muito certo. Aliás, provavelmente criarei um personagem nesse servidor de previews.

  • author image
    LEx
    maio 5, 2012 @ 11:38 am

    Mais term q upar tudo pra depois testa ou vai passa char para como os test serv. como antigamente?

    • author image
      maio 5, 2012 @ 12:51 pm

      Será como em uma servidor normal, você cria um char e upa ele do zero, conseguindo todos os itens de novo. Ai quando tiver algo para testar, a Cip colocará lá. Mas lá terá exp e skill em dobro sempre, o que facilita o up.

  • author image
    maio 5, 2012 @ 20:38 pm

    bem interessante

  • author image
    Iorek
    maio 6, 2012 @ 10:44 am

    Concerteza estarei la para testar as coisas =)

  • author image
    haQ
    maio 11, 2012 @ 12:02 pm

    Deviam deixar xp e skill normal. Que além de ser um server para teste, seria um server muito procurado.

  • author image
    Neotwo
    maio 16, 2012 @ 9:33 am

    Gostei da ideia e fico esperando o servidor sair.
    Vou criar char para ambas funções. Upar . PvP . Teste 😀

  • author image
    Yan
    maio 17, 2012 @ 21:38 pm

    o server sera pvp? bom acredito que muita gente ira largar os serve normal pra jogar nesse…e bem provavel que os bot iram junto pra esse serve o que vai incomodar muito

    e o sistema pvp sera um poco ruim na minha opniao pois logo terá gente dominando o serve

    mas a ideia é muito boa!

    • author image
      maio 17, 2012 @ 22:04 pm

      De inicio ele será Open PvP, mas no futuro ele poderá mudar para Optional ou para Hardcore PvP, conforme o testes necessitem.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!