Artigo Oficial: Uma visita a Venore


Venore, a cidade do comércio, está localizada na pantanosa área na costa leste do continente tibiano.

História

Fundada como uma colônia nos tempos em que os Nightmare Knights colocaram os pés em Plains of Havoc, Venore sempre tem sido uma parte do Reino de Thais. Com o intuito de reforçar sua defesa contra criaturas selvagens, os primeiros colonizadores montaram suas barracas com paus sobre o pantanoso brejo ali. Tentados por promessas e benefícios especiais, mais colonos vieram e Venore começou a crescer, especialmente após os druids e sorcerers conseguirem expulsar as criaturas venenosas.

Venore também foi uma das principais fontes de madeira na época. Condenados eram enviados para a área ao sul de Venore como trabalhadores forçados a cortar madeira e ajudar a construir a catedral lá. Devido a um intenso terremoto, no entanto, a catedral foi destruída e a construção foi abandonada. Apesar disso, alguns personagens duvidosos ficaram lá e fundaram um Outlaw Camp. Algumas fontes históricas afirmam que alguns desses criminosos trabalharam de maneira não oficial para Venore por muito pouco dinheiro o que significa que a cidade teve uma fonte constante de empregados baratos.

Foi a descoberta da Spiceweed, contudo, uma erva do pântano especial usada para cozinhar, que levou a um constante fluxo de vindas e que ajudou Venore a florescer. A prosperidade econômica mudou a rapidamente crescente cidade significamente, e logo construções de pedra e pontes sólidas dominaram a paisagem urbana. Venore também obteve uma reputação difundida por seu estaleiro e atividades comerciais as quais mais tarde aumentaram a riqueza e influência da cidade.

Com o passar do tempo, muitos comerciantes fizeram uma considerável fortuna em Venore. Uma nobreza endinheirada emergeu e progressivamente assumiu a administração municipal. Sua fortuna e poder os permitiram assumir privilégios importantes de Thais a qual estava politicamente e militarmente enfraquecida devido às numerosas guerras e tiveram que enfrentar diversas crises. Consequentemente, Thais estava mais ou menos dependente de Venore e a recíproca não era verdadeira. Deste modo, as casas mercantis de Venore foram capazes de ganhar e sustentar considerável auto-suficiência e influência. Dependentes da situação financeira de Thais e da determinação de seu respectivo governante, a orientação de Venore sempre teve um impacto importante na política de Thais.

A anexação de Liberty Bay, por exemplo, foi principalmente um resultado da instigação de Venore. Os abastados comerciantes estavam ansiosos para colocar suas mãos nos recursos da militarmente fraca ilha. Eles prepararam uma situação de emergência, e os agitadores leais de Venore imploraram a Thais por assistência militar contra rebeldes e anarquistas. Venore recorreu ao rei de Thais para intervir e “generosamente” ofereceu o número necessário de soldados mercenários. Após Liberty Bay ter sido controlada com sucesso, os mercenários não mais foram pagos. Logo, alguns deles decidiram se tornar piratas mas são oficialmente considerados membros da resistência colonizadora por Venore. De fato, alguns dos mercenários ainda servem a Venore como piratas e dão suporte ao seu império comercial atacando navios de competidores.

Privilégios como o acordo de livre comércio com o reino de Thais incluindo certos direitos de monopólio, e a licença exclusiva para jogos tem ajudado a assegurar a contínua riqueza e status de Venore desde então.

Venore Hoje

Hoje, os afortunados e poderosos comerciantes ainda controlam e administram os afazeres municipais de Venore. A família Slim, dona da loja Useful Things, a família Ironeye, dona da loja Ironhouse, assim como os banqueiros são a principal força por trás das atividades de Venore, e influenciam consideravelmente outros comerciantes que estão mais preocupados com seu bem estar pessoal e lucro do que com política. Especialmente Carlin, é um incômodo para os comerciantes de Venore. Eles gostariam de vê-la controlada por Thais novamente, e com isso, dentro da sua esfera de influência. É principalmente um resultado dos esforços de Venore que há dificilmente alguma reconciliação entre Carlin e Thais. Sem surpresa, o relacionamento entre Carlin e Venore é deveras frio. Ainda assim, Venore finge ser um leal vassalo de Thais, e disfarça seus próprios interesses como interesses do reino de Thais. Sem muita dúvida, Venore teria sido capaz de ganhar independência facilmente. Mas após tanto, perder sua influência em Thais tem sido considerado um mal maior do que ser o maior pagador de taxas do reino de Thais.

De maneira geral, dinheiro determina seu destino em Venore. É um bom lugar para viver se você é rico, e suas lojas o permitem comprar até cansar. A cidade também é cheia de oportunidades para encontrar trabalho. A Agência de Negociantes dos Interesses de Venore (AVIN, no original) está sempre procurando por aventureiros habilidosos que estão dispostos a ajudar a garantia da segurança de Venore e seus empreendimentos. Você pode querer pensar duas vezes, no entanto, se você possui relações amigáveis com as mulheres da elite de Carlin já que é dito que a AVIN secretamente dá suporte à resistência masculina em Carlin com cerveja.

Além disso, a licensa para jogos de Venore torna-a atrativa para caçadores de fortuna. Ao mesmo tempo, Venore é uma cidade cheia de sonhos partidos e esperanças quebradas. Muitas das pessoas que vieram com pouco estavam sem nada no final. Sem dinheiro, você não é ninguém em Venore. O último refúgio para os pobres, doentes e sem teto em sua luta pela sobrevivência é a pobre casa a qual recentemente foi construída por uma das poucas almas nobres de Venore. De vez em quando, todavia, a exuberante febre do pântano lá se espalha para a cidade e cidadãos vagam pelas ruas lotadas.

Atrações Turísticas

Clique para ampliar

Você pode chegar a Venore de qualquer outra cidade com um porto o que também indica seu importante papel no comércio e negócios. Se você chegar a Venore de barco (1) e está procurando por emprego, você pode ir diretamente para Uncle, chefe da AVIN, a qual o escritório fica localizado no segundo andar da construção portuária. No entanto, uma visita a uma cidade importante como Venore não estaria completa sem um tour pela cidade. O porto também é um bom ponto inicial para compras e turismo a pé.

Após sair do porto, vire à esquerda na Market Street. Caso você esteja se sentindo com um pouco de fome após a viagem de barco mas não quer comer algo pesado ou gorduroso, você pode satisfazer sua fome com frutas saudáveis do Empório de Talesia De’Mir, o Crunor’s Finest (2). Se você planeja visitar alguém em Venore, você pode querer usar essa oportunidade para comprar algumas lindas flores para seu anfitrião. Se você gostaria de trazer algum presente maior como uma bela mobília, apenas continue a seguir a Market Street, e você logo passará pela Plank and Treasurechest (3), uma próspera loja de mobílias. Em seu tradicional carpete no porão, você pode ver como a mobília é fabricada ou apenas aproveitar o cheiro de madeira cortada recentemente.

Seu anfitrião é uma bela dama e das mais interessadas em coisas brilhantes? Sem problema! Perto está a House of Wealth (4) que não só oferece uma reluzente seleção de gemas e jóias mas também hospeda um banco e um dos dois depots de Venore. Se você terminou seus afazeres por aqui, caminhe ao sul na Silver Street até Mystic Lane bifurcar-se. Siga a Mystic Lane para alcançar o Magic Bazaar (5) o qual é posse de Vladruc Urghain, um vampiro de verdade. Mesmo se você não precisar estocar poções ou runas, você definitivamente deve parar para encontrar alguns personagens bizarros e muito peculiares como o assustador Chatterbone, ou FRANS, o Servo Necromante Reanimado. Se atrações turísticas assustadoras facilmente lhe assustam, não vá até o porão. Vladruc ainda deve uma boa explicação para a pedra de sacrifício, e por que sempre há um corpo e uma bagunça sangrenta por ali. Caso você precise de um local seguro e sagrado para se recuperar da experiência profana, apenas siga Mystic Lane para o oeste, o templo (6) está ali virando a esquina.

Agora siga ao sul para a Walk of Flame. Você já sonhou tornar-se um bombeiro? Pyro Peter normalmente caminha ao redor do Burning Portal Crematory (7), e tem informação quente para dividir sobre Shadowthorn, o acampamentos élfico que você pode alcançar através do portão sul da cidade. Alguns elfos rebeldes incendeiam Shadowthorn de vez em quando então pessoas dispostas a lutarem contra as chamas sempre são necessárias. De qualquer forma, a visão do crematório à sua direita certamente o lembrará de valorizar e aproveitar a vida.
Para expressar seu entusiasmo pela vida devidamente, você deve visitar a loja de Hugo, Dress for Success(8) que fica próxima. A equipe sabe tudo sobre as últimas tendências fashions e o ajudarão a encontrar algo extravagante não importa se você está procurando por um novo outfit ou apenas por novos travesseiros.
Se você quer ir em uma expedição aos arredores de Venore mais tarde, você provavelmente irá preferir precaver-se com algum equipamento para proteção e armas decentes, no entanto. Vá para o oeste na Salvation Street até alcançar Paupers Palace, vire à esquerda na Dagger Alley, e siga até cruzar com a Iron Alley. A Ironhouse (9), loja de Abran Ironeye, está situada próxima à junção do meio. As armas e armaduras que você pode comprar lá não são importações baratas, a maior parte delas foram forjadas no porão da oficina.

De volta ao Iron Alley, siga a oeste. Antes de você passar pelas duas torres guardando a saída sudoeste da cidade, olhe para a esquerda para vislumbrar a prisão e guarnição de Venore (10). Porém, nós duvidamos que você queria gastar seu precioso tempo em uma cela de prisão então não não demore e saia de Venore através do portão da cidade à sua frente. Conforme você atravessa a ponte de madeira atrás das primeiras duas torres, você tem uma boa visão da pobre casa de Ottokar (11) para a direita. Se você é uma pessoa caridosa e gostaria de doar algum dinheiro ou medicina para as pobres almas, você pode pegar um atalho por baixo da ponte para alcançar a pobre casa. Caso contrário, nós sugerimos que você deixe por isso e fique contente com a visão de cima.
Depois de você ter passado pelas duas últimas torres, desça as escadas para ir para a estação de cavalos de Venore (12). Appaloosa não só oferecerá cavalos para aluguel mas também uma carruagem de transporte para Thais. Além disso, a saída a sudoeste é um bom ponto de partida para aventureiros procurando por alguma ação. A entrada para o Dragon Lair de Venore não é longe e você também pode começar excursões maiores para o Outlaw Camp ou para as perigosas Plains of Havoc daqui.

Se você está disposto a alguma diversão noturna, volte para a cidade, e siga norte para a Dream Street. A loja de Leeland Slim, Useful Things (13) é ainda outra oportunidade para comprar um souvenir legal, especialmente se você prefere coisas práticas. Mais ao norte, Mystic Lane ramifica-se e leva-o direto para o Hard Rock (14) onde você pode gastar o resto do dia, e o resto do seu dinheiro. Além do depot central, há uma pista de corrida de cachorros lá e embaixo do depot você pode encontrar a Hard Rock Tavern assim como o Fighting Pits. Então se você está com fome, você pode conseguir uma refeição decente aqui enquanto assiste combatentes. Para testar sua sorte, você pode jogar dados com Zebron.

É quase impossível ficar para apenas uma bebida então por que não fazer uma noite disso? As primeiras horas da manhã são um momento perfeito para visitar o famoso Estaleiro de Venore (15), a última parada de nosso tour pela cidade. Volte para a Dream Street e siga-a até o fim. O estaleiro é um lugar muito interessante então não perca essa oportunidade de presenciar a construção dos barcos de Venore em primeira mão.
A saída à noroeste fica perto virando a esquina. Se você gostaria de sair rumo a natureza, é um bom lugar para começar sua jornada, especialmente se você quiser visitar o nebuloso Green Claw Swamp onde você pode encontrar um Amazon Camp e a Villa do Black Knight. No entanto, considerando o imenso tour pela cidade que você acabou de completar, você pode querer descansar um pouco antes de mergulhar em uma aventura.

Informações Especiais

Nightmare Knights

A antiga ordem dos Nightmare Knights foi principalmente conhecida por suas profecias sombrias e pela arte do dreamwalking. Um dos reis de Thais deu a eles uma parte das terras próximas a Plains of Havoc para pará-los de espalhar suas assustadores profecias em Thais e também para deixá-los provarem sua determinação e força. Um mosteiro lá tornou-se sua base principal, e eles treinaram suas habilidades encarando numerosos monstros perigosos de perto. No entanto, a ordem foi exterminada em uma batalha contra os lacaios dos Ruthless Seven.

Fatos sobre Venore atualmente

  • Aproximadamente 20% de todos os tibianos residem em Venore nos dias de hoje.
  • Por volta de 83% dos habitantes de Venore são homens, enquanto apenas por volta de 17% dos habitantes são mulheres.
  • Parece que os moradores de Venore não querem dar o nó na gravata. Por volta de 97% deles são solteiros.
  • O nível médio dos personagens que moram em Venore é 30 – em comparação: o nível médio dos personagens de Carlin é 20.71; de Thais 25.8; de Yalahar 76.63.
  • A principal vocação encontrada em Venore é o Knight, que são aproximadamente 37% da população da cidade.
  • Por volta de 22% de todos os moradores de Venore são paladins.
  • Por volta de 21% de todos os moradores de Venore são sorcerers.
  • Por volta de 20% de todos os moradores de Venore são druids.
  • Lows

    Nossa,me interessei !

  • Victor

    Tibia só naum acaba por causa desse lindo RPG. Com todas essas histórias da uma vontade de jogar *-*

  • Adoro esse tipo de matéria.
    Leio de ponta a ponta toda ela, acho interessante a maneira como um jogo pode nos dar tanta imaginação para criar algo que até parece existir.

  • Camargo

    Pra mim se n houvesse rpg no tibia , teria muito mais gente jogando .-.
    rpg é o que leva a maioria a pensa que é um jogo de otario ;x

    • Sem Nome

      Pois então eu prefiro ser um otario , do que jogar um mero jogo de upar , upar e upar.

      ps: E eu pensando que a maioria achava que tibia era um jogo de otario por causa dos graficos… xD

    • Sem Nome

      RPG era o unico argumento que eu tinha pra dizer que tibia era bom… xD

      • Farrel

        Eu não acho o grafico tao ruim assim.

    • lucas

      DEPRIMENTE… SE NÃO QUER RPG, VAI JOGAR OUTRO GAME… BOM SERIA SE SÓ JOGASSE TIBIA QUEM REALMENTE APRECIA O RPG, E NÃO UM BANDO DE MEDÍOCRE IGUAL VC Q DEVE FICAR DE BOT O DIA INTEIRO PEGANDO DINHEIRO SÓ PRA FALAR QUE TEM DINHEIRO, MAS SE BOTAR VC PRA CAÇAR EM GRUPO OU FAZER UMA QUEST ONDE TODOS TEM Q SE AJUDAR, É UMA CATÁSTROFE. APRENDE A DINÂMICA DO JOGO PRA DEPOIS FAZER ESSE TIPO DE COMENTÁRIO E SE N QUER RPG, VAI JOGAR MU, RAGNAROK, E ESSAS OUTRAS PORCARIAS QUE SÓI TEM GRÁFICO. #CHORAEMO

    • foki

      vc deve ser no minimo um idiota pra falar isso, sério.

  • Arkshi

    Todo mundo pedindo revamp, será que vão refazer Venore no winter update? :mrgreen:

    • Farrel

      Que é revamp?

      • seria uma reforma na cidade, mudar seu visual.
        de repente só mudar a parte gráfica da cidade sem afetar a estrutura.

  • Lilika Sbardellotto

    Nossa desde que conheço tibia não tinha me apercebido de quão interessante é a história de venore, sou moradora de lá tbm…ujma sorcerer mulher na rl….interessante seria reformar a cidade mudar visual gráfico nesse tempo todo que jogo e olha que não é pouco nunca vi venore sofrer mudança no gráfico na city mesmo enqto que outras cidades estão sofrendo mudanças constantemente…vlw

    • A CIP em longo prazo está reformando as cidades, então acho que vai demorar.. xD
      Por exemplo, se não me engano reformaram Kazordoon e Darashia em 2008… AB e Carlin em 2009…

      Mas aos poucos todas as cidades estarão graficamente melhores, eu acho. :mrgreen:

      • Arkshi

        Ab foi reformada faz tempo já, em 2006, mesmo update que a POI (quest) foi implementada.

  • Druiid Rush

    Adoro essas matérias !

  • Realmente , essas materias são otimas .. Bom trabalho Sion

  • A SIP, ADORA GANHA DINHEIRO DE V6S,COM ESSAS BOBAGENS!
    TIBIA JA FOI BOM NA EPOCA 8.1..8.6 NO MAXIMO!

    • Arkshi

      “Sip” com S foi tenso…

      É por causa desses comentários e outros motivos que temos aquele túmulo abaixo do Mt. Sternum.

      • 😯 “Sip” com S foi tenso (#2)
        Ah, Arkshi, gostei muito do seu comentário. Muito criativo. 😀

    • Druiid Rush

      SIP ?

      FAIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Gutemberg

    Esse artigo foi mais que interessante. O único problema que eu vejo em tibia é não forçar as pessoas a jogar o velho e bom RPG.
    O pessoal não tem maturidade suficiente para jogar, principalmente quando o assunto é respeito. Seria bom se soubessem como é bacana sair com os amigos explorando alguns lugares, desvendar determinadas quests sem spoil, aprender sobre determinadas histórias com pistas que o jogo fornece… enfim, temos uma gama de opções e geralmente escolhem: “ganhar level pra poder me tornar um power abuser algum dia” e ainda alguns têm a coragem de dizer “eu sei que você faria o mesmo”. ¬¬

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!