Chill & Grill com a equipe de conteúdo – Parte 1


Confira as primeiras respostas de alguns dos membros da content team: Chayenne, Knightmare, Lionet e o mais novo integrante, Count Tofifti.

Pergunta 1: Qual é o futuro do RPG em uma época que as pessoas estão cada vez mais insatisfeitas com o power gaming?

Knightmare: Nós projetamos Tibia com um mundo aberto. Você pode ir e voltar entre diferentes áreas sem conteúdo, tornando-se totalmente inúteis para você. Assim, como é a natureza de Tibia, há muita liberdade para gostos pessoais. Cabe ao jogador decidir o que ele ou ela mais gosta de fazer. Se você curte power gaming, você é livre para isso. Se você gosta de socializar, existem milhares de pessoas e guilds para com qual interagir. Quando você gosta de uma abordagem mais RPGística, cabe a você interpretar. Não é possível forçar o roleplaying no jogo. É uma decisão pessoal e pode até depender do humor que você em um determinado dia. A parte do RPG é com os jogadores, só podemos fornecer ferramentas e ambientes que ajudam.

Pergunta 2: De todas as quests, qual foi a mais difícil e a mais fácil de criar?

Chayenne: É difícil determinar a “mais difícil” e a “mais fácil” já que em Tibia, as quests dependem muito das possibilidades técnicas que estavam disponíveis no momento da criação e a experiência e concepção pessoal do criador. De um modo geral, quests que requerem uma grande quantidade de scripts complexos são mais difíceis de criar do que aquelas que possuem um bela história de fundo, mas que ficam naquela de “traga-me um item x” ou “fale com npc y”. Quests complicadas num ponto de vista de criação, são, por exemplo, parte do esconderijo dos ladrões (Nomads Land Quest), o caos das estradas de ferro em Beregar (Royal Rescue Quest) ou também quests como a Lightbearer ou a arena de Svargrond. Quests tendem a ficar complicadas quando você tem que considerar vários jogadores entrando em uma área com um grande risco de perturbar ou bloquear um ao outro. Então você tem que implementar uma série de “rotinas de segurança” para ter certeza que jogadores não possam entrar em uma área já ocupada, ou teleportar jogadores quando eles bloqueiam uma área por muito tempo.
Por outro lado, quests fáceis são aquelas onde a interação do jogador não irá se transformar em um problema, e onde as opções da quest são limitadas, por exemplo, quests que envolvem addons, onde apenas certos itens são envolvidos e devem ser entregues a um NPC, ou a Annihilator – somente o teletransporte e a sala de recompensa. Criar quests fica mais fácil e difícil quando o tempo passa: fácil pois características técnicas são implementadas, ajudando-nos com scriptings, e mais difícil porque já há tantas quests em Tibia que é sempre um desafio desenvolver idéias inovadoras para criar novas quests. Mas sempre é divertido criá-las!

Pergunta 3: Onde vocês encontram inspiração para criar novas áreas? Tudo vem aleatoriamente da cabeça de alguém ou algumas idéias fazerem referência a filmes, livros ou uma música?

Lionet: Muitos jogadores perguntam onde nossa fonte de inspiração e idéias pode ser encontrada. Geralmente tentamos não basear muito nosso conteúdo em mídias existentes. Tibia tem um mundo muito original e nós queremos contribuir para esse rico e até mesmo alternativo conhecimento que muda a cada update. O que nós fazemos, entretanto, é ouvir muita música que nos acompanha durante o trabalho. Praticamente todos nós jogamos os últimos jogos e gostamos de assistir filmes – e nós certamente amamos incluir alusões aqui e ali. De fato, numa das quests que estamos trabalhando faz alusão a uma certa e bem conhecida história. 🙂 Nós também conversamos muito sobre nossas quests uns com os outros. Não apenas na hora de criar novos conteúdos, mas também quando está sendo implementado e até mesmo depois de seu desenvolvimento onde tentamos “polir” o conteúdo para um nível onde os jogadores vão apreciar.

Pergunta 4: Quando observamos uma área de caça, é fácil dizer quais vocações podem caçar lá mais eficientemente. Existem planos para criar áreas onde knights high level possam caçar melhor do que as outras vocações?

Count Tofifti: Você tem razão, há locais de caça que parecem mais rentáveis e adequados para uma vocação mais do que as outras. Nosso objetivo é criar locais de caça justos e desafiadores, então cada personagem, não importa o level ou vocação, pode encontrar um lugar onde ele possa ter uma hunt agradável sem ficar horas matando as mesmas criaturas. Para lhe dar uma pequena idéia sobre o que está acontecendo agora:  Estamos trabalhando em uma nova estrutura para locais de caça que basea-se claramente em certas vocações e faixas de level. Além disso, questões especiais para balanceamento estão em nossa agenda.

Pergunta 5: Alguma chance de mais tasks diárias?

Lionet: Uma pergunta interessante porque esta é uma das novidades que estamos atualmente trabalhando para nosso próximo update. Como de costume estamos adicionando várias novas quests e histórias para o jogo. Estamos criando novas tasks diárias para incluir ainda mais conteúdo repetitivo que os updates anteriores. Muitas quests também estão sendo definidas para permitir que  jogadores possam reviver certas partes de sua experiência na forma de tasks diárias ou semanais.

Essa foi apenas a primeira parte. Fique de olho que na próxima sexta-feira tem mais!

  • Duddy Twister

    Ai sim em!
    espero q esse balanceamento de vocações seja bom.
    Nos ultimos updates os knights nao foram ajustados, apenas os paladinos e magos.
    Agora com esse balanceamento e revisao de lugares de caça, temos a esperança de que ira ser emocionante caçar novamente com meu knight.

    Obrigado,
    Thalyson.

  • Filipe

    gostei da pergunta do balanceamento de knights
    sou level 230 , e me envergonho de ver um paladino ou druid caçando sozinho na POI
    em quanto que para caçar quase todos os bixos que rendem uma certa xp e loot preciso de shotters ou healers…

    não adianta criticar apenas a epoca em que a uh estava no jogo ( de fato foi uma otima epoca , em que não haviam hotkeys , e atualmente as poções custam 6k a bp e healam muito menos) + também precisamos visar que knights necessitam de uma munição ou equipamento ou então capacidade para “conseguir” caçar sozinho em aréas que requerem ” profissionalismo” , ou seja , aréas q não são para quaisquer noobs…

    • Nereklamuok

      Cara, em um lvl baixo os knights invadem todos os campos de caça ñ há como vc entrar em uma hunt e ver 4 ou 5 knights de bot e um ou outro de outra vocação lutando pra upar. Knights não precisam de muito investimento no começo então vc guarda mta grana q vc deve investir no futuro, já q um knight so precisa sair de uma hunt qdo akba sua cap (em uma situação low lvl) já sorceres druid e paladins dependem da mana e da munição. Então oq se pode fazer é comprar vários pots e se n dê certo isso o jeito é arrumar um amigo pra te ajudar.

    • Akann

      Felipe, vejo varias respostas por aí, mas só quem é knight de verdade e sabe dos problemas q um kina passa hj em dia no tibia, é q vai entender sua colocação. EU ASSINO EMBAIXO LITERALMENTE !!!

      Povo que jogo em outras vocações, vem sempre com uma conversinha fiada… vai jogar de kina pra ver como é… por exemplo, quero fazer 300k/h, 350k/h sei lá… tranquilo…junto 5 ou 6 bichos, e tome gran é 400, 500, 600+ de hit, numa boa…. depois isso de novo e de novo e de novo e assim vai por 1 ou 2hs….né…. a primeira vista parece molezinha…sopinha no mel…. só q um knight de verdade, sabe muito bem q pra fazer isso, das duas uma, ou vai gastar DEMAISSSS ou vai ter q andar com um druid colado na bunda, essa q é a verdade tah…. pqp viu…

      Outra coisa, tô treinando um pally lvl 55, fico me perguntando pq no distance 95 dele faço 4% em média por hora no treino, e no meu ek 148~ 91 sword (tah baixo eu sei), faço 1.3% a hora, só q nas duas vocações o shield sobe igual…. jah q é pra ser igual nisso, sword naum deveria subir na mesma velocidade q distance??

      Sei lá…. se for ficar falando aqui…tem muito a se dizer…e olha q não estou criticando outras vocações…. falo dos kina mesmo…tah uma “m….” upar solo….aff

      abraçs all

  • Anie

    Concordo com Filipe , e não só os knights , mas os paladinos precisam ser balanceados , por que já vi paladinos com 20 ou 50 leveis a mais que eu blocar bosses como orshabaal , morgaroth , o que acaba deixando a profissão dos knights de lado , ou seja até em relação a força bruta ou resistencia os paladinos nos alcançaram , e são resistentes e fortes no ataque

    • Nereklamuok

      Isso foi dps da implementação daqueles pots novos como spirit potion e esses items zuado ai q se vc usar td junto vc praticamente diminui 99% do hit. E a maioria dos casos q eu vi de boss os blokers eram knights, a ñ ser em poi etc q já vi paladin e druid solando massacre etc…

  • Mastertritu

    Ao contrário da maioria, eu acredito no trabalho da CIP. Acredito que eles se esforçam, afinal, bobo eles não são. Sempre usei kina, mesmo sendo a pior classe. Espero que isso um dia mude. Depois da devovorga, acredito que as task diarias e novas quests serão bem bacanas.

  • Rone

    Knight level 100 e pouco perde pra druid, sorcerer level 50,60, isso chega a ser ridiculo!

    knight n tem muito lugar pra caçar

    Dragon
    Frost Dragon
    Wyrm
    Nightmare
    Dragon lord

    isso ainda precisa de um certo level pra aguentar sozinho e sem wast.

    • Akann

      Rone, só pra complementar o q vc disse, ontem eu fui testar hit do meu pally….solei, hydra, wyrm, DL então foi lixo….omg…cara desculpe a expressão, mas essa pohha tah lvl 55…pqp…qdo q com meu kina eu fazia isso no lvl 55??? Quando??? e olha q mesmo conseguindo, a waste seria grande…;
      Pally rusha demais… só sinto falta mesmo é de chamar bicho no “res” juntar tudo e mandar ver no gran, é muito rox, ao menos isso só kina tem, agora no q se refere a solo…..
      Outro dia tava olhando os requisitos de level para uma quest, dizia assim:
      Requerimento de level: Knights devem ter lvl 70 – Paladins lvl 30-40
      por aí…vai vendo…. seria cômico se não fosse trágico….aff

  • combi

    Gostei não, as perguntas foram ruims e uito particulares. eles não responderam pn.

  • fernando

    mal posso esperar pra ver o update que citaram 😀

    s2UpDaTe LoVeRs2

  • fernando

    s2 UpDaTe LoVeR s2*

  • medo do balanceamento D:

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!