Dinheiro faz o Tibia girar: Tradução do Featured Article oficial


Você já parou para pensar porquê que ratos carregam moedas juntos de si? Na verdade, na vida real roedores não são conhecidos por carregar dinheiro. A resposta não é tão difícil de adivinhar: Ratos são as primeiras criaturas a serem caçadas por jovens aventureiros, que estão geralmente tentando radicalmente pegar novos e melhores equipamentos. Pra isso, precisam de dinheiro.

Olhando mais de perto para o Tibia, você verá que as trocas e vendas são parte crucial do jogo. Da primeira Mace que você compra em Rookgaard e míseras armaduras, a munição e backpacks de Sudden Death – tudo se foca em trocas. Até em pontos de experiência, é o dinheiro que conta, porquê os jogadores precisam investir para poder subir no jogo. Precisam de melhores equipamentos para caçar melhor. Não só equipamentos como arma e armadura, mas também itens que fazem parte do equipamento básico de qualquer bom explorador, como runas, mana potions, e claro, health potions. Muito desses itens podem ser comprados em lojas, mas não todos. Os itens que são mais procurados só podem ser conseguidos através de quests ou como loot de monstros – Ou simplesmente comprados de jogadores que vendem seus tesouros para um dinheiro extra.

Sabendo ou não, todos os Tibianos fazem parte de um sistema econômico e pensam e agem de acordo com ele para se dar bem no jogo. Esse jogador está pedindo muito pela mace? Compensará investir todas as minhas economias em uma nova sword?Quanto eu devo pedir por esse shield sem me tirar do mercado?Leveis altos experientes são experts na área de economia Tibiana Eles sabem a maioria das áreas de caça importantes e quais são os melhores monstros para se caçar, e calculam com extraordinária precisão aonde caçar e quanto isso acabará custando. No Tibia, é realmente bom ter uma boa cabeça para os negócios.

Dinheiro vem e dinheiro vai

Então a economia é uma parte vital para o Tibia…Mas como isso funciona?Como os preços são determinados?Porquê alguns itens são ultra caros enquanto outros custam uma merreca? E porquê alguns itens perdem valor com o tempo?

A respsta é que no mundo de Tibia, assim como na vida real, leis econômicas fundamentais são aplicadas. Um bom exemplo é a famosa lei da oferta e procura, que faz com que o preço dos itens sejam de acordo com a sua disponibilidade – Quanto maior a procura por um item, mais caro ele vai ser. Essa lei determina o valor de itens no Tibia assim como na vida real. Consequentemente, itens são encontrados por milhares de pessoas e valem pouco ou nada, e outros itens são encontrados por uma minoria e trocados por muito ouro. E assim como na vida real, a economia Tibiana é determinada pelo crescimento dos serviços. Em outras palavras, devemos ver de onde o dinheiro vem e pra onde ele vai.

Então, daonde tudo isso vem? Existem várias fontes de ouro no Tibia. Por exemplo, existem os ricos recursos naturais que a terra tem para oferecer. Os blueberries que você consegue em Rookgaard, os peixes que você pesca de rios e mares – Todos eles podem ser vendidos para mercadores ou outros jogadores para regenerar HP e mana. Também existem os tesouros encontrados em baús, que podem ser encontrados em lugares secretos e isolados. Os mais corajosos aventureiros devem fazer duras quests para consegui-los, mas as recompensas sempre compensam o perigo.

De qualquer modo, a mais importante fonte de ouro são os perigosos monstros que vagam pelo mundo Tibiano. Dia após dia eles são mortos pelos bravos guerreiros que os perseguem, deixando para eles ouro e itens que podem guardar e vender, tanto para mercadores NPCs quando para jogadores. Uma pequena olhada em uma típica caverna irá imediatamente te mostrar quanto os jogadores são informados sobre o mercado – Itens que tem pouco valor (ou nenhum) são descartados pois não dá nenhum lucro vende-los aos mercadores. Além disso, vai também te dar uma idéia dos montes de itens que são criados diariamente em um típico mundo Tibiano. Daonde vem todos esses itens? A resposta é que sempre que um monstro reaparecer e carregar estes itens, ou quando um jogador abrir um baú, esses itens serão criados do nada! Não é preciso dizer, as coisas são um pouco mais complicadas na vida real!

Mas não existe apenas uma entrada de itens no jogo. Itens também são constantemente tirados dele. Independentemente dos jogadores venderem eles para NPCs ou jogá-los na água ou no lixo, esses itens desaparecem naturalmente. O mesmo se aplica ao ouro gastado com NPCs ou para pagar aluguéis de casas ou para itens que são deixados no chão ou dentro de corpos que estão apodrecendo. Todos esses itens são tirados do jogo tão rapida e misteriosamente quanto foram criados.

Um pequeno diagrama do ciclo econômico pode ajudar a ilustrar o "caminho" dos bens Tibianos em um típico servidor:



Obviamente, nem todos os itens são destruídos. Jogadores não jogam ou vendem qualquer loot que encontrar – na verdade, grande parte prefere coletar grande parte deles, e especialmente os raros. Eles tendem economizar dinheiro, pelo menos um pouco. O resultado é que ao invés da grande "sugação" de itens e dinheiro, o total de itens em cada servidor Tibiano cresce devagar mas constantemente.

Escassez é bom

Agora, alguem pode pensar que é uma boa coisa o número de itens no Tibia crescer constantemente. Afinal, quanto mais itens, mais fácil será pra um jogador conseguir o item de seus sonhos! Concerteza isso é uma boa coisa, não?

Bem, até um certo ponto. Claro, caçar e pegar itens são partes importantíssimas do jogo, e é importante que todos façam isso. Mesmo assim, é importante haver um limite de certos itens. Imagine por um momento que todos os itens fossem disponíveis para todos. Demon sets de graça – Oba! Claro, seria bom ter uma mudança com os itens raros, mas então, quanto tempo demoraria para todos ficarem entediados? Afinal, um importante objetivo para os Tibianos é ter itens raros e mostrá-los aos outros. Esses itens trazem fama e respeito na comunidade. Como, então, você poderia provar para os outros que você é o pior pesadelo dos demons se todos tem um demon set jogado pelas suas casas? Como você poderia se orgulhar do panda bear que você gastou todas as economias de sua vida se derrepente todo mundo tivesse um? A coleta de itens raros e bons itens dá aos Tibianos uma sensação de poder no jogo. Se esses itens fossem comum como sujeira, uma importante motivação para jogar Tibia estaria perdida.

A conclusão é que você precisa ter um controle do crescimento de itens no Tibia. Enquanto alguns jogadores devem ter chance de encontrar os itens que querem, devem haver restrições para que as trocas continuem atrativas. Sem controle, os itens iriam continuamente perder seu valor no jogo porquê existem cada dia mais (Isso se chama deflação). Pegue, por exemplo, a boa e velha Spike Sword. Se um novo servidor é lançado, ela teria um bom preço, pois é uma boa arma no começo do jogo. Depois que o servidor começa a se tornar velho, o número de spike swords continuará a crescer, enquanto a maioria dos jogadores chegam à leveis mais altos em que preferem armas melhores. O resultado lógico disso é que os jogadores paguem menos pelas swords, e que seu preço continue caindo até não custar quase nada. Ou seja, vários itens que eram considerados relíquias se tornariam lixo, a menos que sejam tomadas medidas para contrariar este processo.

Controlando a economia Tibiana

Não é preciso dizer, nós sabemos que um desenvolvimento balanceado da economia do jogo é tão importante quanto o desenvolvimento balanceado das vocações. Por isso, nós observamos bem de perto a o desenvolvimento econômico dos vários servidores. Se nós vemos que existem coisas ameaçando o balanço econômico do servidor, nós inteferimos.

Claro, como os desenvolvedores do jogo, nós temos algumas ferramentas úteis à nossa disposição apenas para isso. Uma delas é o nosso confiável time de NPCs mercadores. Se nós vermos que um certo tipo de item é trocado por players em um alto baixo e excessivamente, tudo o que precisamos fazer é com que um ou mais mercadores vão comprá-lo em um preço da nossa escolha. Como consequência, o preço do item é quase que padronizado, porquê as pessoas que conseguiram esse item de modo díficil não vão querer vender por menos do que poderiam conseguir nesse NPC. Isso é um jeito muito simples de prevenir que os itens percam muito o seu valor, e usamos isso frequentemente. Mas existem outros jeitos para isso, também. Podemos aumentar ou diminuir a chance de um monstro carregar esse item como loot. Por causa que todo dia milhares de monstros são mortos, até mínimas modificações terão impacto no jogo.

Óbviamente, nós somos bem cuidadosos quando fazemos alguma dessas mudanças na economia Tibiana. Você não faz as coisas direto quando sabe que uma pequena mudança de 0,1% teria um efeito imediato no balanço econômico. Todas as mudanças são feitas cuidadosamente, e todas os resultados são discutidos depois. O objetivo é manter tudo estável e de um modo que os jogadores possam jogar sem ver suas grandes conquistas economicas por outros tipos de desenvolvimento na economia. Igualdade também é importante – Nós queremos fazer com que todos os jogadores possam jogar em uma situação econômica parecida. É por isso que sempre recusamos vender itens por dinheiro da vida real – Acreditamos que os jogadores devem ter chances iguais no jogo.

Também não é preciso dizer, a palavra-chave disso tudo é diversão. Assim como esperamos que foi mostrado, a economia é uma parte importnte do jogo, e nós tentamos fazer com que o jogo tenha condições econômicas para fazer com que o jogo seja divertido e jogado por muito tempo. Afinal, diversão é o que Tibia é!

Também estamos orgulhosos de anunciar que temos uma coisa muito especial para vocês que querem aprender mais sobre como a economia Tibiana realmente funciona: Stephan, que é um dos administradores da CipSoft, escreveu uma fascinante tese que explora a economia de um típico servidor Tibiano em detalhes. Também contém, além de outras coisas, interessantes dados econômicos e análises detalhadas que elaboram algumas conclusões deste artigo. Recomendamos a leitura!

Troque seus tesouros!

Equipe CipSoft

Comente este artigo no Tibia Fórum!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!