Dissecando o Tibia em Flash: Parte 1


No dia 9 de junho a CipSoft liberou para todos os jogadores o client em Flash do Tibia em estágio beta de desenvolvimento. O que significa que o client ainda não está em sua versão “madura” e provavelmente precisa de alguns melhoramentos.

O Menu

A começar pelo menu, notamos uma boa diferença entre o client antigo e o novo (vamos tratá-los como client C++ e client Flash neste artigo). Os gráfico e a posição dessas barras foram alterados, antes na vertical, eles foram, no client em Flash, horizontalizados.

As funções continuam as mesmas. Da esquerda para a direita, os botões abrem as janelas de: Controles Gerais (General Options), Controles de Combate (Combat Controls), Minimapa (Minimap), Inventário (Inventory), Lista VIP (VIP List), Lista de Batalha (Battle List), Trocas (Trades) e Containers.

Controles de trade e containers

Uma das primeiras diferenças que você irá notar ao usar o client em Flash são os botões de Trades e Containers. No client em Flash, quando eles são marcados (ficam coloridos), fazem com que qualquer container ou qualquer troca que seja aberta apareça no lado da tela em que o botão ativado.

Exemplo: Você tem o client em Flash aberto com os dois lados da tela vagos para abrir janelas. Em ambas você vai ver este mesmo menu no topo. No lado em que você marcar para que janelas de Trade apareçam, elas irão aparecer. E o mesmo vale para as janelas de containers (incluindo não só suas próprias backpacks, mas também corpos de criaturas e jogadores aparecerão no lado que tiver a opção marcada).

Battle list

A Battle List (ou apenas “Battle”) é a janela que lista para o jogador as criaturas e jogadores que estão em sua tela. No client em C++ o jogador não tinha nenhuma flexibilidade em relação a esta janela. No client em Flash, contudo, a situação mudou. Jogadores podem usar os 5 botões da janela para filtrar o que será mostrado na mesma. As 5 opções são, na ordem que aparecem: Esconder Jogadores, Esconder NPCs, Esconder Monstros, Esconder Jogadores Não-Marcados por Caveiras (PKs) e por último Esconder Membros de sua Party. O jogador também pode clicar em mais de um botão por vez.


Exemplo: Pode-se esconder NPCs e Jogadores. Assim, o jogador deixa em sua lista apenas Monstros, Membros de sua Party e Jogadores com Skull (seria bem útil para se preparar para um combate ou fuga de uma emboscada).

Vip list

A VIP List não sofreu alterações significativas em relação ao client C++.

Inventory

O Inventário não sofreu muitas alterações significativas em relação ao client em C++. Os gráficos dos slots vazios foram modificados, bem como o fundo (isso se aplica ao client como um todo, e não apenas à esta janela).

Além dos slots, a barra de status (que mostra se seu personagem está tonto, envenenado, queimando, eletrificado, afogando, com escudo mágico, com caveira ou em uma party) foi modificada. No client C++ ela aparecia como uma barra em baixo do inventário. No client em Flash ela agora aparece próxima às barras de vida e mana, na parte superior do client.

Nova barra de status, com os mostradores de vida, mana e de status do personagem (ao meio, com o Magic Shield ativado)

Minimap

O Minimap, assim como as funções anteriores, não sofreu uma grande modificação. Apenas ganhou um novo visual. As setas para cima e baixo alternam entre os andares, e o símbolo de mais (+) e menos (-) alternam no zoom. Lembrando que o ponto de referencial é sempre seu personagem (marcado com a cruz branca ou preta [ao andar na neve]).

Controles de combate

Este controle sofreu uma leve alteração. No client C++ haviam as opções de correr atrás do seu alvo ou não (representados por um boneco verde em posição de corrida e por um boneco em vermelho como se estivesse parado, respectivamente). No client Flash os dois comandos foram incorporados em um único botão. Ao clicar no mesmo, você alterna entre correr ou não atrás do seu alvo.

Janela do Controle de Combate alternando entre o modo de seguir ou não o alvo automaticamente

Com esse espaço “extra”, uma nova opção foi adicionada: Montar (Mount). Com este botão você será capaz de automaticamente montar o animal que você conseguiu domar.

O grande botão com uma espada e um símbolo de proibido é o antigo botão “STOP”, que para qualquer ação que seu personagem esteja fazendo no momento (como seguir outro personagem, atacar uma criatura, ou andar até um ponto do mapa em que o jogador tenha clicado).

Controles gerais

O menu de General Options (controles gerais) dá ao jogador o controle sobre sua seção e seu client. Nas opções deste menu o jogador terá as 5 opções de: fazer logout com o personagem (voltando para uma página com a lista de personagens na conta), mudar o personagem (a mesma janela com a lista se abre, mas sem o logout do personagem atual), Options (opções gerais do client), Quest Log (janela para visualizar o status de suas quests) e por fim uma novidade do client Flash: O Character Profile (perfil do personagem).
Essa janela do Character Profile mostra todos os atributos de seu personagem em uma única janela (e até mesmo se seu personagem está com fome!).

Em breve traremos a segunda parte, falando sobre os diferentes modos de janela (com o HUD ligado e desligado, e as diferentes barras de vida e mana) e outras customizações.

  • author image
    Ilusion Master
    jun 10, 2011 @ 13:39 pm

    Ai ai, experimentei esse flash client e não gostei.

    Se fecharem o C++ vai ser um grande chute no toba do tibia t.t

    (Pra ter idéia, visitem o TibiaBR, olhem a nova enquente)

  • author image
    Locker
    jun 10, 2011 @ 13:52 pm

    retired global ja era 😉

  • author image
    Joao
    jun 10, 2011 @ 14:05 pm

    eu n conseguir usar o novo client,puis la no site e tudo mais ,só que n mudo nadinha pra mim
    me ajudem aew

    • author image
      Lucas Karsten
      jun 10, 2011 @ 15:38 pm

      João se logue no site do http://www.tibia.com
      vá até a sua lista “Characters” e clique para participar do beta “join beta”
      com isso, mais embaixo na tua lista de chars, tu poderás clicar em um deles e terá na esquerda um hexágono azul escrito “PLAY”, só clicar aí, depois permitir acesso ao flash, e esperar carregar.

  • author image
    Lucas Karsten
    jun 10, 2011 @ 15:23 pm

    O que percebi quanto aos usuários do tibia, é simplesmente
    “Não gostei, vou parar de jogar”
    Mas essa conclusão é tirada em menos de 2 minutos de jogo…
    Típica conclusão brasileira burra.
    testei o flash por mais de 5 horas, e concluí várias situações, tudo que foi demonstrado aqui, fui descobrindo sozinho. Com certeza há coisas que me desanimaram um pouco, como o tamanho do tibia em geral, por jogar em notebook e minha resolução for de apenas 1366×768 o tibia flash fica pequeno em relação ao tibia c++, consigo colocar apenas 5 abas de chat, no c++ conseguia colocar em torno de 9 abas. Outro ponto negativo é o detail hud no mouse, ao clicar e segurar um objeto, isso faz perder um pouco a movimentação do objeto, fazendo com que puxar algo extremamente rápido como fazia no c++ não funcione, o objeto não é puxado. Agora pontos positivos, já em relação ao loot, se usar o classic controls, eu posso puxar gold/food/etc montes de objetos (2 items ou mais no mesmo slot) todos os objetos são puxados para a bp, sem a necessidade de clicar ok com o mouse, ou usar alguma tecla adicional. Mais um ponto positivo, que gostei muito foi o filtro na battle list, realmente ajudará muito em ocasiões especiais. Além de outros detalhes não posso deixar de comentar a possibilidade de abrir COLUNAS, isso realmente é muito bom, deixar uma coluna para vip, equips, info e general. outra coluna apenas para as bps de pot, runa, aneis enfim… e uma coluna central apenas para as bp’s de loot, corpos/trade enfim, uma grande vantagem. E para finalizar a possibilidade de customizar TODOS os atalhos, sem contar as 4 barras de skill com 30 slot e 8 combinaçoes, podendo customizar cada atalho da barra de qualquer forma, não somento do F1 ao F12, podendo usar letras e tudo mais.
    Parabéns a Cipsoft, concordo que como muitos tinha medo do flash, mas no geral, ouve grandes modificações positivas e agora tenho certeza que as próximas que virão, serão ainda melhores. (desculpe a falta de organização ao texto, estou no trabalho :P)

    • author image
      Lucas Karsten
      jun 10, 2011 @ 15:37 pm

      Ah, esqueci de comentar outra coisa ruim, é a parte dos skills, a barra demonstrativa de level junto a barra de HP/MP, é muito boa podendo escolher entre skills/level
      mas não tem mais a possibilidade de ver o aumento dos skills como um todo da forma dinâmica que havia antes, ao menos eu não cheguei a ver isso. Possivelmente há essa possibilidade.

      • author image
        Phelix O Maximo
        jun 12, 2011 @ 19:30 pm

        É verdade Lucas, eu também achei que seria estressante
        esse flash, mas depois de umas 2 horas de jogo eu perceb
        i o quão ótimo ele é!

        Demorei um pouco a organizar funções e atalhos, mas depois
        ficou muito bacana.Gostaria ao menos que o pessoal nao falasse
        mal do flash em si, mas do que nao gostou dentro do flash, tipo
        “ah, eu nao gostei de tal coisa” e nao “eu nao gostei da coisa toda”,
        poxa, algo tem que agradar vc. Ao menos eu consegui configurá-lo
        de um jeito que eu jogo ele melhor que no C++

  • author image
    Royal Paladin Matador
    jun 10, 2011 @ 17:17 pm

    tudo fico ruim praticamente….principalmente a parte de exp skills e outros que n da mais pra ver os numeros sem presisar abrir uma tela q impesa vc de continuar adando ou fazendo outras coisas.
    A parte boa foi que n tem lag na flash 0 lag pelomenos pra mim que na versão antiga era mt lagada ^^

  • author image
    Doug
    jun 10, 2011 @ 17:44 pm

    Bem, achei positivo, pelo fato de não ter lag, sou da era clássica, e não aceitei não.

    Se vingar, infelizmente, vamos esperar pelo bot.

  • author image
    Tibia FAIL
    jun 10, 2011 @ 18:11 pm

    Eles botarao a barra de skills em um lugar muito ruim…
    Eu preciso usar uma lupa pra poder ver meu char
    lag muito mais frenetico
    E tirando a parte que tem q jogar no navegador(igual a esses jogos que ninguem da valor)

    Eu nao gostei nada do novo client… foi um dos piores updates

    🙁

    • author image
      Matheus
      jun 13, 2011 @ 13:19 pm

      Isso pra mim que jogar em navegador ninguém da valor, na minha opinião é pura ignorância sua, por que a tendência hoje em dia e voltar tudo para navegador, tanto que a google desenvolve o sistema operacional dela voltado no google chrome, é que pra mim será a empresa que vai domina o mercado na área de informática.

      Muita gente não prefere o Tibia em flash com medo de não ter mais bot, já que hoje em dia só tem isso !

  • author image
    Gom
    jun 10, 2011 @ 19:30 pm

    Não vejo regresso no flash,para os desinformados o C++ não irá deixar de existir,como o Lucas disse “Típica conclusão brasileira burra”,concordo plenamente

  • author image
    Tafs
    jun 10, 2011 @ 19:39 pm

    Acontece que a maioria que lê pensa que o client em Flash substituirá o client em C++ de uma só vez, e isso não acontecerá. A CipSoft vai manter o client em C++ por algum tempo ainda, até que o client em Flash esteja maduro o suficiente para a maioria usar.

    Tenho que confessar também que tem gente que reclama só porque o computador ou internet não aguenta o carregamento do jogo. Sim, os requerimentos mínimos aumentaram bastante, mas não são nada fora do padrão atual. Uma máquina que atende numa boa as especificações do Tibia é vendida a menos de mil reais, e isso porque ela é vendida montada e tem um fabricante. Quando as peças são compradas em separado, o valor cai mais ainda.

    Mas em resumo é exatamente o que falaram: o brasileiro típico não quer sair da zona de conforto e aceitar as mudanças. Deviam dar um tempo ao Flash. Ele está caminhando com as próprias pernas agora, e é apenas o começo. Ele ainda será melhorado. Enquanto isso, podem aproveitar o client em C++ à exaustão.

    A única coisa que não me agradou no client até o momento foram as barras de skills que sumiram. É realmente desconfortável não poder ver mais seu progresso (apesar de ser possível ver cada skill separadamente na status bar próxima à barra de vida e mana).

  • author image
    Lahonnes
    jun 10, 2011 @ 21:04 pm

    A moldura (o contorno) dos inventários são largas demais; Os textos escritos sairam da fonte “Arial” para “Times” o q dificulta a leitura; O mini-map está com uma GRANDE espaço ocioso e por ai a lista se segue… A iniciativa da Cip é ótima, porém o que eu ví com o Flash Beta é que há mais pecados do que acerto… O Flash hoje, com sua estrutura basica possui uma tela de jogo MENOR que o cliente C++ (mesmo após minimizar todas as barras de atalho mantendo somente uma coluna aberta para poder abrir o loot dos monstros). Caso o Tibia Flash não busque se assemelhar mais com a simplicidade prática do Tibia Client C++, acredito que em um curto espaço de tempo perderá sua parcela de usuários que o faz diferenciar dos demais jogos online. Mas paciência… o velho ditado já diz tudo… Os incomodados que se retirem…boa sorte aos que sobreviverem.

    • author image
      Lucas Karsten
      jun 14, 2011 @ 15:24 pm

      “Caso o Tibia Flash não busque se assemelhar mais com a simplicidade prática do Tibia Client C++”
      Discordo completamente disso, jogo o flash a 3 dias, e após configurá-lo da minha maneira, nunca vi um tibia tão prático, só para constar. Andar no WASD, tendo o ‘Q’ ‘E’
      o teclado numérico do 1 ao 0, mais outras letras próximas, fizeram do tibia um jogo muito mais dinâmico, o jogo flui diretamente, ficou muito mais agradável caçar assim.

  • author image
    Raul
    jun 10, 2011 @ 21:22 pm

    Bom eu acho o seguinte houve mudanças realmente positivas mais não foram mais que as negativas como um dos maiores problemas requisitados no flash o tamanho da tela ficou minuscula dentre outros como o progresso dos skills e ficou ruim de ver e a parte de ser aberto pelo navegor, foram esses os mais requisitados dos problemas mais contudo acho que a cipsoft não vai arriscar perder tantos players, realmente o jogador de tibia tem uma maneira rápida de pensar “não vou jogar mais” , mais como eu e muitos faço da minha diversão o tibia concerteza conciliando com a vida social. Mais a questão é o seguinte, a tela ficou a desejar (está muito pequena) Abrir o jogo pelo navegador diminuiu muito o valor e interesse no jogo mais como é uma versão “BETA” vamos ver se concertam o que todos estão reclamando que é tela, modo no navegador e uma coisa tambem muito em questão e os hotkeys e o carregamento do jogo se apagar o histórico vocÊ perderá tudo!

  • author image
    Miguel Fox
    jun 11, 2011 @ 0:39 am

    A única coisa que me desagradou, foi a área da tela do jogo em si. A região visual (onde tem seu char, os players, os monstros, as árvores), a “televisão” do jogo. Meu deus, não tô sabendo explicar, não sei o nome. Em resumo, eu gostava de poder extender bastante essa tela principal, achei essa pequena demais. No resto, gostei de tudo!

    Alguém entendeu?

    • author image
      jun 11, 2011 @ 16:46 pm

      É a janela de jogo (ou tela) 😛

      Você falou certo…

    • author image
      Tafs
      jun 11, 2011 @ 20:06 pm

      http://forum.portaltibia.com.br/index.php?showtopic=21027&view=findpost&p=302618

      Veja se esse modo de configurar o client te agrada. A mim pelo menos ficou muito bom, com as novas funções e ainda com bastante espaço na tela. 😀

    • author image
      Lucas Karsten
      jun 14, 2011 @ 15:14 pm

      Lembrando que dentro das opçoes do tibia, há a opção de poder esticar essa tela, como estou no trabalho não posso mostrar essa opção por aqui, mas há um modo em que ela fica realtivamente MUITO menor, as vezes, alguém infeliz pode estar com essa opção ativada.

  • author image
    william
    jun 11, 2011 @ 0:50 am

    🙁 num sei como fazer a hotkey
    quero aprender a programa ela

  • author image
    Lucas
    jun 11, 2011 @ 13:16 pm

    cara a tela tem 10 centimentros muito lixoso horrivel lixo 10 , A CIP PODIA TE FEITO UM POOL PRA SABE SE QUERIA ESE UPDATE OU NAO PQP OBRIGADO CIP

  • author image
    Prosinecki
    jun 11, 2011 @ 13:58 pm

    Flash = Lixo

  • author image
    jun 11, 2011 @ 14:02 pm

    Retired do global depois de 7 anos jogando ,
    Agora com esse flash ai eu to parando

    Boa sorte a todos

    Aaaaa campanha #FLASHLIXO ?????

    • author image
      Lucas
      jun 12, 2011 @ 11:16 am

      Filho voce pode jogar pelo Cliente normal… o Flash é opcional é só vc baixar o Tibia client 9.0 –`

  • author image
    Halldir de Lorien
    jun 11, 2011 @ 14:05 pm

    😡

    Se o C++ for fechado….. tibia jah era…… tomara q esse flash não de certo, que a cip perca muitos clientes…….aew kem sab eles resolvem cancelar essa porcaria………

    Por melhor q fosse o cliente em flash….. que naum é o caso pq é mtu ruim…..

    eu naum gosto de jogo em flash pq trava demais…… msm que o cliente seja perfeito….. o próprio flash buga demais…. imagina o0 numero de morte q teriamos………..

    100% reprovado……………

  • author image
    Joao
    jun 11, 2011 @ 15:19 pm

    Lucas Karsten brigado msm pela ajuda

  • author image
    João
    jun 11, 2011 @ 15:49 pm

    A minha unica duvida é: como se anda em diagonal? eu entrei no tibia flash e nao conseguia andar na diagonal pelo numbpad. Alguem sabe porque?

    • author image
      Tafs
      jun 11, 2011 @ 20:08 pm

      Para andar na diagonal é necessário customizar as hotkeys adicionando os comandos da diagonal às teclas do teclado numérico. Mas para que você possa andar normalmente por ele você terá que adicionar as teclas 2, 4, 6 e 8 também, já que o padrão delas no client é funcionar como teclado numérico, e não como controle de movimento. 8)

      Muito provavelmente eu farei um tutorial tratando especificamente da diagonal no novo client. 😉

  • author image
    Rodrigo
    jun 11, 2011 @ 17:44 pm

    Reprovado!

  • author image
    Yan
    jun 11, 2011 @ 17:59 pm

    gostei muito , mas a tela de jogo é pequena.
    pelo menos eu nao conaguir ver o tanto de xp que estava fazendo por hora,quanto de xp falta pra o proximo lvl e isso de alguma formar ajuda muito

  • author image
    Yan
    jun 12, 2011 @ 11:15 am

    ainda sera possivel usar as teclas f1 ao f12?

    pq era masi facil jogar nesse botao
    agota até achar a magia na barrinha nova

    se alguem souber fala ae

    • author image
      Tafs
      jun 12, 2011 @ 13:38 pm

      Sim, será possível usá-las.

  • author image
    Strawberry
    jun 12, 2011 @ 14:23 pm

    sou novo aqui bem entrei hj falar verdade 😆 ………
    achei o falsh beta incrivel! 😯 sei que tem muitos reclamando , claro
    que ele e ruim pois todo game em beta tem lá seus bugs :mrgreen:
    entau fazer o que ser o beta podera ou não subistituir o c++ 🙄 !
    pelo que sei gostei do FLASH ! 🙂 e para mim só jogar
    o tibia e o que importa 😀 …………

  • author image
    Diego Garrido
    jun 12, 2011 @ 15:48 pm

    Pessoal posso dizer com certeza que esse client em flash não irá ” vingar “, vejamos,
    a maioria dos jogadores de Tibia são brasileiros, e nós não temos uma internet boa, aliás nossa internet é um “lixo” perto da internet dos “gringos”, o problema é que a maioria dos jogadores são BR’s e a Cipsoft finje ignorar o fato…. sem tirar que o flash já está ficando ultrapassado, o que irá acontecer se eles levaram adiante esse negócio é o seguinte:
    Demora pra carregar + Lags e Freezes em grande numero + Mortes em escala massiva + Players abandonado o tibia por causa das mortes + Menos players, Menos P. A, menas grana para a Cip = Tibia Dead

    Pelo lado positivo o tibia já está aí há anos e isso prova que ela sabe lidar com as coisa, mas se até Adolf Hitler errou fazendo com que perdesse a guerra, a Cip também pode errar fazendo o tibia virar historia para sempre. 😯

    • author image
      Lucas Karsten
      jun 14, 2011 @ 15:21 pm

      Olha Diego, não querendo ser chato, mas, concordo que os requerimentos para o uso do client flash aumentaram, mas há muito vídeos e screenshots, de pessoas conseguindo jogar com fps 50~80 (inclusive eu) e sem lag algum, provavelmente o problema está no seu computador/configuração e não no client flash em si. Aliás recomendação MINHA (ninguém oficialmente disse isso) mas aconselho usar o Mozilla Firefox 4.0.1 para jogar o Tibia Flash.

  • author image
    jun 12, 2011 @ 22:16 pm

    Uma pergunta: no client C++, para parar uma ação rapidamente, aperto Esc e ação para. Isso também será válido para o client em Flash?

    • author image
      Tafs
      jun 12, 2011 @ 22:54 pm

      É provável que não, já que o client roda numa janela de navegador, e não num client no PC. 😐 Isso também pode explicar o porque do botão de “Stop Action” ou só “Stop” ter ficado enorme na versão em Flash. 😛

      Você pode acessá-lo ativando o menu de Controle de Combate. É o ícone com o desenho de uma espada com um símbolo de proibido em cima. 🙂

      • author image
        Lucas Karsten
        jun 14, 2011 @ 15:17 pm

        Tafs, posso estar enganado, mas no menu das hotkeys, há a opção de customizar o ESC (o qual já veio por padrão no meu) para o uso do “stop action”, testando em casa, ele para qualquer ação, de movimento, ataque… Igual ao client C++

  • author image
    Ian Lima - dubi dabi
    jun 13, 2011 @ 13:06 pm

    bom pessoal , não gostei pelo seguinte , tibia antes era um jogo muito complica de aprender , cheio de mistério , cheio de complicações , quem pegou as versões 7.4 pra cima sabe do que eu estou falando e depois desse flashy seila começou a ficar tudo mais fácil sabe , não que isso seja ruim , mas para os jogadores mais experientes , seila que gostavam daquela dificuldade ficou um pouco ruim , não que o flashy seja ruim sabe , é ótimo bem inovador e tudo mais , mas eu prefiro o velho tibia que é bem mais complicado e misterioso !

  • author image
    Guilherme
    jun 13, 2011 @ 13:39 pm

    Tela do personagem pequena, porem um pouco da jogabilidade aumento (para caçar), mas o problema é que trava muito e ta ficando parecido como outros rpgs…
    Sinceramente não gostei e se só ficar o flash, pretendo parar de jogar com certeza.

  • author image
    Nansinhu
    jun 13, 2011 @ 18:37 pm

    como coloca as hotkeys no f1 ao f12? toda vez que eu aperto abre o guia de ajuda do windows 😡

    • author image
      Artur
      jun 14, 2011 @ 15:24 pm

      aumentando game-window:
      1)qnd tiver carregando aperte F11 pra colocar seu a janela do navegador em full screen;
      2) arraste a caixa de dialogo o mais para baixo possivel;
      3)coloque as barras de hp/mana/progresso no modo compacto e arraste para lateral (ou simplesmente desative e ative o HUD, eu mantenho os 2);
      4) use os actions bars L e R (laterais) ou deixe-as escondida., nas laterais (inventario, BP, vip, etc) deixe só uma ou duas barras.

      pronto, game-window do flash MAIOR q do client C++. poderia tirar print da minha tela usando cada client, mas toh com preguiça.

      • author image
        Artur
        jun 14, 2011 @ 15:24 pm

        ops, deixei como resposta

      • author image
        Lucas Karsten
        jun 14, 2011 @ 15:53 pm

        Isso aí Arthur, é só uma questão de configuração, o TIbia está dando essa vantagem a todo mundo, cada uma organiza do seu jeito, o meu Tibia está perfeito para mim, mas ninguém sabe ver isso, os tipinhos já citados, preferem simplesmente dizer “nunca mais vou jogar global” ao invés de usar o que lhes foi dado…

    • author image
      Lucas Karsten
      jun 14, 2011 @ 15:33 pm

      Isso é um bug relacionado ao Internet Explorer. O qual possivelmente será corrigido num patch próximo, por isso aconselho o uso do Mozilla Firefox 4.0.1, o qual não tive problemas, mas poderás usar outro navegador de sua preferência.

  • author image
    Marina
    jun 14, 2011 @ 16:06 pm

    Não gostei, flash cliente está demorando horrores para carrefar pra abir e quando abre, noss
    O convencional também está com muito lag, deve haver uma soluçao para simplificar as coisas pq do geito q ta mto dificil jogar…
    retired? sim
    a espera de uma soluçao

  • author image
    Darlissoon
    jun 14, 2011 @ 17:24 pm

    ERA UMA VEZ tibia , acabaro com o tibia 😥

  • author image
    Mark
    jun 14, 2011 @ 18:20 pm

    Volte tibia 7.6 eu imploro 🙁 !

  • author image
    Zezinho
    jun 14, 2011 @ 19:07 pm

    Ninguem que saber em quantas partes o client se divid, e sim em jogo….

    Tibia é igual carro, pra que te um cheio de trens pra uza, sendo que a maioria so da dor de cabeça…

    Antes ter um fusca(c++) que é mais simples de usa, do que ter uma lamburguine e não saber ou poder usar todos recursos…..

    Fora que o client flash n se compara ao antigo em nada…..

  • author image
    bobzin
    jun 16, 2011 @ 23:26 pm

    saudade do tibia de antes.
    aquele q tu clicava pra dar look e dava hit sem qrer.
    MISS CLICK! MISS CLICK! MISS CLICK!… KKKK

  • author image
    caio
    jun 21, 2011 @ 16:44 pm

    ei tibia flash e premiun ?
    se nao for manda o site para eu fazer o donwload
    obg

  • author image
    Princess inha
    jun 28, 2011 @ 11:18 am

    Quero saber mais sobre a configuração das Hotkeys…
    Tipo: como coloco para atacar o bicho sem precisar clicar nele??

  • author image
    Duffff
    jul 6, 2011 @ 8:58 am

    Era umas 5 vezes tibia… 😥
    Ja fiquei dois dias jogando no Cliente Flash e acho ele horrível…
    A jogabilidade é até mais facil, mas isso vai so é aumentar os noob q n sabem jogar namoral…
    qualquer coisa q tu vai fazer tu so aperta um botão…
    Isso n é tibia, é um joguinho qualquer no navegador da internet.
    Assim como já foi postado:
    ( Ian Lima – dubi dabi disse: 13 de junho de 2011 às 13:06
    bom pessoal , não gostei pelo seguinte , tibia antes era um jogo muito complica de aprender , cheio de mistério , cheio de complicações , quem pegou as versões 7.4 pra cima sabe do que eu estou falando e depois desse flashy seila começou a ficar tudo mais fácil sabe , não que isso seja ruim , mas para os jogadores mais experientes , seila que gostavam daquela dificuldade ficou um pouco ruim , não que o flashy seja ruim sabe , é ótimo bem inovador e tudo mais , mas eu prefiro o velho tibia que é bem mais complicado e misterioso !)
    O tibia anterior(bem anterior8) ) sempre foi difícil, cheiu de mistério, sempre com um gráfico meio quadradão… Mas é bem melhor um jogo com um gráfico 10x pior do que os joguinhos mais atuais(Perfect world, Cabal…etc) mas difícil, e com milhares de mistérios.
    Muitos falaram que estão falando mal com medo de n ter bot… Com o flash precisa? de sei lá…. 15 em 15 min tu vem de longe e aperta uns 3 botoes q tu ta pescando e ja fez uma SD. Ficar caçando, se vc for kina… so vc ficar clicando no batlle q so apareçe monstro(apos configs…) de uns 25…30s e clicar no mapinha… Ainda mais q vc ou tem uma tela pequena ou uma razoável jogabilidade das inúmeras atualizações de barras laterais etc…
    Se fecharem o C+++++++++++++ eu provavelmente pararei de jogar Tibia, o qual acompanho desde seu segundo ano de existencia… 2003

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!