Dissecando o Tibia em Flash: Parte 2


A janela de Opções Gerais do client de Tibia sofreu uma drástica alteração da versão em C++ para a versão em Flash. A maior parte da transformação foi gráfica, porém encontramos novas opções, como a adição de duas barras indicadoras de vida e mana próximas ao seu personagem (que circundam o mesmo – o HUD) e os ajustes de hotkeys, que foram modificados nessa nova versão do client.

General

As opções gerais do client em Flash não mudaram muito com relação ao client em C++. A diferença está no gerenciamento de opções (Options Management). Com elas, o jogador será capaz de importar as opções de outro client (de outro PC, por exemplo), e exportá-las (Import Options e Export Options, respectivamente). Por algum motivo a opção de importação ainda não está funcional, somente a de exportar funciona. A opção Reset Options vai desfazer qualquer alteração que você tenha feito nas opções do client em seu navegador, restaurando o mesmo para as opções padrão.

Graphics

As opções de Gráficos não mudaram em nada com relação ao antigo client. Você ainda tem as opções de mostrar o FPS (Frame Rate per Second – “Quadros por Segundo), controlar o nível de luminosidade (Ambient Light), alterar o limite de quadros por segundo e manter a janela do jogo em um único tamanho não dimensionável.

Status

Own Character in Game Window (opções relacionadas ao seu personagem na tela do jogo)

As opções de Status são melhoradas no client em Flash. Nesta seção das opções gerais o jogador é capaz de alterar a forma como você vai ver o status de seu personagem no jogo. Mostrar o nome, a vida, a mana e marcas são as 4 primeiras opções de marcar. A opção “Style” vai definir como a vida e mana de seu personagem serão mostrados:

Classic: As barras de vida e de mana serão mostradas acima de seu personagem, assim como era no client em C++.
HUD: As barras de vida e mana serão mostradas em volta de seu personagem no formato de duas barras torcidas, uma de cada lado.

Opção marcada para mostrar as barras de vida e mana no modo HUD

Modo HUD ativado

Disabled: Não serão mostradas as barras de vida e mana de seu personagem na janela do jogo (apesar de parecer incoerente, na versão em Flash é possível colocar a barra de vida e mana no topo da janela do client, fazendo com que, para certos jogadores, a visualização das barras próximas ao personagem seja dispensável).

Other Creatures in Game Window (opções relacionadas às criaturas na janela do jogo)

Estas opções são semelhantes às do seu personagem. A única diferença é que o jogador não poderá ver a mana do adversário e tampouco visualizá-lo com o HUD (as duas barras em volta de cada criatura na janela), portanto esta opção tem apenas o modo Classic (clássico e idêntico ao do client em C++) e o modo Disabled (onde não será mostrado a vida da criatura adversária).

Status Bar (barra de status)

Sendo uma das novidades do client em Flash, a status bar promete ajudar o jogador a manter um controle melhor sobre a vida e mana de seu personagem durante o jogo. Ela se localiza na parte superior do client, acima da janela do jogo como configuração padrão, mas pode ser alterada para as laterais da janela do jogo, ou para a parte inferior (basta arrastá-la para estes locais). Seu tamanho também é customizável. As opções da barra de Status são:

Default (Padrão): A barra terá o tamanho padrão.
Compact (Compacta): A barra será um pouco menor que a opção padrão.
Parallel (Em paralelo): As barras de mana e life ficarão lado a lado, ambas tocando as laterais da janela do jogo.
Large (Larga): As barras assumirão o maior tamanho disponível.
Disabled (Desativada): As barras não aparecerão (assim é melhor manter a opção de mostrar a barra de vida e mana em cima de seu personagem ou pelo HUD, para que você se mantenha informado sobre a situação do mesmo).

Diferentes posições da Status Bar no client em Flash

Progress Bar (Barra de Progresso)

Essa barra se localiza em paralelo às barras de vida e mana no client e independe da posição em que são colocadas (vertical ou horizontal). Ela mostrará o progresso que você tem com a habilidade selecionada neste menu, que conta com as opções: Level, Magic Level e todas as outras skills. Você também pode deixá-la na opção “None” e ela não será mostrada.
Ao contrário do que se pensava, é possível alternar entre as habilidades mostradas pela mesma rapidamente ao clicar com o botão direito em cima dela, como mostra a figura abaixo:

Alternando entre as habilidades mostradas pela Progress Bar, bem como a disposição da mesma (padrão, paralelo e grande)

Messages

No client em Flash tornou-se possível alterar a cor das mensagens do client. Todo tipo de mensagem pode ter sua cor personalizada com alguma das 12 disponíveis. As opções “Show Timestamp” (mostrar as horas) e “Show Levels” (mostrar o level de outro jogador) continuam as mesmas do client anterior. Ambas permitem, respectivamente, mostrar ou não as horas antes do nome do NPC ou jogador e mostrar o level do jogador.
O botão “Restore Default” restaurará todas as alterações para o padrão.

Janela de opções de mensagens

O jogador poderá personalizar a cor dos seguintes tipos de mensagens:

  • Private Chat (chat privado)
  • Spell (magias)
  • Game Event (eventos do jogo – como invasões)
  • Look (mensagem que aparece quando você “olha” para algum lugar)
  • Damage Dealt (dano que você causou a uma criatura ou jogador)
  • Damage Received (dano que você recebeu)
  • Heal (quantidade de vida que você recuperou)
  • Experience (experiência obtida)
  • Damage of Others (dano de outros jogadores)
  • Heal of Others (quantidade de vida que outros jogadores curaram)
  • Experience of Others (experiência que outros receberam)
  • Status (Status)
  • Loot (mensagem do loot)
  • NPC trade (troca com NPCs)
  • Hotkey/Action Bar Use (uso de Hotkeys ou ações pelos botões nas laterais da janela do jogo)

Hotkeys

No client em Flash o jogador agora tem a opção de customizar, além das hotkeys clássicas (F1 ao F12), qualquer outra tecla para quando o client estiver no modo WASD.


Modo WASD – Modo de jogo onde seu personagem se movimenta pelas teclas W, A, S e D, com o mesmo molde das teclas direcionais. Esse modo pode ser ativado clicando no botão “Chat On”. Ao clicar nele, o chat será desativado até que você clique novamente no botão. Enquanto isso você poderá andar com seu personagem usando o modo WASD e dispondo de todas as hotkeys personalizadas que você escolheu.

Exemplo: O jogador escolhe colocar a magia Ice Strike (exori frigo) na tecla T. Enquanto o modo de chat estiver ativado, o T será utilizado apenas para o chat. Quando ele for desativado e o client estiver em modo WASD o T funcionará como uma hotkey para a magia.

Nota: Esta técnica só funcionará se a magia estiver em um dos slots de atalho nas laterais ou bordas da janela do jogo. E para selecionar uma tecla para usar a magia, o modo de chat deverá estar desligado.

Na primeira opção, o “Set”, o jogador poderá alternar em diferentes conjuntos de hotkeys. Poderá, por exemplo, definir um set de hotkeys para o personagem que é knight, e outro set para o personagem que é sorcerer.

Ignore list

Não mudou nada com relação ao client em C++.

Conclusão da Parte 2. Em breve trago a Parte 3, falando sobre as hotkeys, tanto no modo WASD como as hotkeys ao lado da janela do jogo  🙂

  • Arsenal Junior

    Espero voltar a jogar em breve…
    Tibia está ficando cada vez melhor!
    :mrgreen:

    • Renan

      Espero parar de jogar em breve… Tibia está a cada vez pior :mrgreen:

      • Ramon Moreira

        Esse arsenal tem probleminha?

        o tibia está indo de mal a pior cada vez mais!

        O SAUDADES DO 7.5

  • 😈 😈

    eu não consigo coloca minhas magias no hotkey
    tipo no c++ eu só apertava f7 pro exori gran, no flash, nem sei onde coloca o nome e a tecla da magia, alguem poderia me ajuda?

    • Apesar de que na parte 3 ele vai ensinar, vamos lá: Abra uma Action Bar, clique com o botão direito em um dos quadrados e vai em “Edit Action”, se for texto, coloca na parte “Say Text” e seleciona o “Automatically Send”.

      Se for magia, seleciona “Cast Spell” e procura o nome da magia na lista, se for alguma magia que precisa de um nome no final, tipo exura sio, levitate, etc.. coloca o nome no “Parameter”. Salva.

      Agora, o local que você tinha clicado tem uma imagem ou um texto, clica nele com o botão direito do mouse e vai em “Edit Hotkey”, abrirá o menu, uma das linhas terá uma cor mais escura, clica 2x na linha e depois aperte o botão que você queira que seja a hotkey. Salve.

      Pronto =)

      • ow cara vlw mesmo, tava dificiel aqui sem tua ajuda.
        thank you xD
        😀

  • WeS

    entre a flash e a atual prefiro a versão atual, mas quem sabe n surge algo que faça eu mudar de opinião.

  • yan

    enato sera possivel ver a xp feita por hora e quanto de tempo falta pra o proxima lvl?

  • Carlos

    SAI DAS DORGAS MANOLOS 😈

  • Rafael

    Tao acabando com o tibia :/

  • Princess inha

    AAAAAAAAA… como configuro para atacar o bicho que esta mais proximo de mim, sem eu clicar no bicho… plx

  • Rafaell

    Isso tá uma bo*** mesmo cada vez pior porque não pararam de atualizar no 7.5?? ❓
    Talvez tivessem mantido a media de 70.000 player online!! ❗

    Aahh acho que sei a resposta, devia ser pra acabar com as filas que tinham para entrar no servidor!!

    Abraço para os amantes de tibia de verdade, não desse lixo que ta hoje… 😐

  • klonair

    Nunca li tanta ignorância, cada um tem uma idéia, tudo bem !

    tem uns que querem o tibia 7.x lol

    sempre a mesma história, reclamam, reclamam mas acabam entrando madrugada a dentro pra pegar o serv vazio.

    uns dizem nem jogar, mas tão aí opinando.

    tem muito “retired” jogando há anos.

    Tibia sempre foi fácil pra alguns (bots) ou não ?

    metade q tá dizendo q vai parar se o C++ terminar, aposto q vai continuar.

    Aliás, eu gostei e to aprendendo a gostar mais ainda do novo tibia !
    pelo menos to dando chance ao novo, não sou tão ignorante assim !

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!