Entrevista com a administradora do Tibia Wiki: Imperatriz Jess!


Jessica FogaçaJessica Estressada… ou mais conhecida como @[member=’Jess’], é atualmente a imperatriz do Portal Tibia e administradora do Tibia Wiki. Com uma vasta experiência dentro e fora do jogo, Jessica foi convidada a cuidar do maior fansite de Tibia na atualidade e aceitou a missão sem fugir da responsabilidade. Nessa entrevista ela conta, não apenas um pouco mais sobre si, mas também fala dos bastidores, das amizades, dos acontecimentos do jogo e muito mais!

jess.png?1505812420

Jessica agasalhada porque tava frio baragai

160224122429497337.png

Música feita pelos plebeus em homenagem a Jessica Fogaça.

160224122429497337.png

Alquimista Mike: Poderia falar um pouco mais sobre quem é a Jess por detrás do computador?

JessBom, meu nome é Jéssica, tenho 21 anos (dia 22 faço 22), moro no interior de São Paulo e no momento não estou estudando, porém, comecei Engenharia da Computação e pretendo voltar a estudar o mais rápido possível. A Jess do computador parece ser durona, mas juro, que se souber lidar comigo, sou mais mole que manteiga derretida. Ops, quase esqueci, sou apaixonada por gatos e dou risada de tudo!

Alquimista Mike: Como você conheceu o Tibia e quais foram as barreiras encontradas numa comunidade em que até poucos anos atrás era completamente dominada por homens?

JessNossa… Senta que lá vem história, vou tentar resumir.

Conheci o Tibia quando eu tinha uns 11-12 anos… Eu via minha amiga Camila jogando e achava super legal, porém, muitas vezes ficava com ciúmes. Ela preferia ficar jogando do que sair na rua comigo kkkkk. Pra chamar atenção tentei aprender a jogar. Ficava eu, ela e a Dreh… que virou uma das minhas melhores amigas na época, nós três morávamos no mesmo bairro. Eramos as três inseparáveis, por um curto período, mas foi legal.

A primeira barreira que tive, foi meu pai… Ele odiava esse jogo, que por coincidência, jogou quando lançado lá em 1900 bolinhas.

Parei de jogar. Voltei a jogar quando eu tinha uns 15 quase 16 anos, numa rpzinha que lembrei a senha (considero o primeiro char que tive), era de Xantera, reencontrei pessoas que conheci quando comecei a jogar pela primeira vez, conheci várias pessoas que sempre vou gostar, uma delas conhecei até a conhecer rl, só que, depois de quase 8 anos, a Cami. Acho que ela foi uma das poucas garotas que não me odiou. Outras pessoas guardo com muito ódio, ô povo ruim na época kkkkkk

Tomei hacked na RP.

Parei de jogar de novo. Voltei a jogar quando tava com 18-19 anos. A RPzinha tava em Xantera, eu odiava aquele mundo, até que o Creitu me convidou para ir pra Nova e começar do zero. Foi quando criei a ED, Jess Leewyn. Comecei a ter uma noção melhor do jogo, gostar de quests, achives e desde então não parei. 

Acredito que barreiras em si, não tive muitas, se estivermos falando de conseguir coisas no jogo, a maioria das coisas que tenho são presente de amigos e do meu namorado, e o que não consegui ter, eu comprei (gasto mesmo).

Sempre joguei com as mesmas pessoas, nunca me aventurei de ”começar-num-mundo-novo-sem-conhecer-ninguém”. Sou muito boba, acredito em todo mundo, até que eu levo uns tapa na cara da vida e acordo.

21903696_706002489589388_1413818887_n.pn

Alquimista Mike: E na comunidade fora do jogo, no caso, os fansites. Quando foi que você despertou o interesse em conhecer mais sobre essa área, participar e até mesmo fazer parte da equipe de algum?

JessChega até a ser estranho essa história… Mas, não tem como não contar, né? Eu conhecia o TibiaBR mas nunca imaginava que aquilo era fansite, o mesmo vale pro Tibia Wiki. Comecei a ter essa noção do que é fansite/fórum com uma pessoa que não converso mais e conheci lá em Xantera. Acho que tudo na vida tem um porquê… Só que, nunca me imaginei fazendo parte de um fansite, s-e-m-p-r-e fui hater e gosto de chegar pra “causar”.

Alquimista Mike: Já imaginou que algum dia estaria fazendo parte da administração do atualmente maior fansite sobre Tibia que existe?

JessJ-A-M-A-I-S-! KKKKKKKK Assim… eu não me imaginava nesse cargo, foi um susto que não pude recusar, precisavam de mim, eu estava disponível, então aceitei. Aprendi a gostar dessa parte de fansites, não sou a melhor das admins da história, porém dou o meu melhor. 

Alquimista Mike: Como é carregar o peso dessa responsabilidade?

Jess“ói”, é difícil. Quem é da equipe sabe que de vez em quando quero sair dando tiro em todo mundo. Paciência ainda não é meu forte…

Alquimista Mike: Você como membro da equipe de um importante fansite, tem alguma história engraçada e inusitada que aconteceu internamente e que você poderia compartilhar?
JessVixe… Engraçada tem, mas não é uma história minha.. Sou uma pessoa um pouco sem sal (há quem diga que meus rages são legais e morrem de rir quando quero matar o pessoal)… Um dia tava todo mundo online no chat, pelo menos a maioria, e uma pessoa começou a contar que se jogou da janela da casa porque achou que era um bandido e no final das contas era a irmã. Resultado: ficou com o pé todo estourado. Acho que nunca ri tanto quanto nesse dia, minha barriga doía de tanto rir. Mas só tem graça se a pessoa contar, eu contando fica sem graça.

Alquimista Mike: Você acredita que o Tibia Wiki já atingiu o seu auge ou crê que ainda é possível explorar novas possibilidades para que se atinja o topo?
JessEu acredito que graças ás pessoas que fizeram o Wiki chegar até aqui, ele já tenha uma fama muito boa… De vez em quando vejo que reclamam de outros fansites e usam o nosso como exemplo de algo bom. Fico realmente muito feliz, porém, não é uma conquista minha, ou só minha. Eu cheguei praticamente agora né?! Vamos continuar nos esforçando pra que o trabalho do pessoal que cuidou por tantos anos desse fansite continue sendo valorizado.

21919371_706003786255925_8936313_n.png?1

Alquimista Mike: Quais serão os próximos passos para o Tibia Wiki? Alguma novidade/atualização pode estar por vir?
JessMeu conhecimento ainda é bem limitado (e não tenho muito tempo), fico dependendo muitas vezes de colegas pra poder entender algumas coisas… Mas teremos mudanças sim, ou continuação das melhorias pendentes, assim dizendo…

Alquimista Mike: Em relação ao Portal Tibia, é de conhecimento que apesar de ser listada como admin do Wiki, você também ajuda na administração do Portal. Você pode revelar algo que pode ser esperado pelo público?
JessPode ser esperado que eu vou explodir pakas. Brincadeira. Acredito que temos muitas ideias boas e algumas já estão em andamento, só esperando pra ver mesmo. Pode parecer sem sentido, mas com o Battleye, parece que até para o fansite algumas portas ficaram mais fáceis de entrar. 

Alquimista Mike: Mudando um pouco o foco do assunto de: administração de fansites, para o jogo. Como você vê o futuro do Tibia? Se imagina jogando daqui a 5 anos por exemplo?
JessEu já não jogo hoje, imagina daqui cinco anos HAHA. Acredito que vá mudar muito… Tem muitas melhorias que estou gostando, espero que não perca a essência da história e implementem coisas sem pé nem cabeça. Ás vezes me chateia quando alguém diz que um spoiler ficou cheio de história e nada de informação. $%#$ a informação tá ali! O Tibia é história pura!!

Alquimista Mike: Como você tem se adaptado as recentes mudanças e facilidades que estão sendo implementadas através do Tibia 11?

JessEu gostava muito do Tibia 10. O Tibia 11 chegou pra virar minha vida de cabeça pra baixo… Tô A-M-A-N-D-O poder jogar de fullscreen e encher minha tela de informações, chega a ser estranho, mas já decorei toda minha tela e se tiro do lugar já fico doidinha. É facilidade demais, falta ajustes, porém, está quase perfeito no meu ponto de vista.

Azo: Como você consegue conciliar suas atividades offline com as do Portal Tibia e Tibia Wiki?

JessOxe, quem disse que consigo? Consigo nada… Eu tento, mas conseguir, só consigo mesmo é no final de semana, em dia de semana é bem corrido. O meu horário de trabalho já é extenso, chego em casa querendo comer e dormir. No começo foi bem difícil e eu dava muito rage, agora tô mais tranquila e tentando levar com o que posso, sem me sobrecarregar. Se não, sinto dó do pessoal da equipe… Preciso pensar neles também, né? Não é legal você entrar pra se distrair e ajudar a comunidade tibiana (isso é um hobby) e ver uma louca dando rage…

Estamos progredindo.

jess.png?1506512377

Azo: Já pensou em participar de algum outro fansite? Se sim, qual?

JessSe eu já pensei em participar de outro fansite… Até um tempo atrás eu nem sabia o que era isso! Mas, sim, já cheguei a pensar nisso… Teve um recrutamento acho que no BomDia Tibia, realmente tive a intenção de me inscrever, cheguei até a escrever tudo, porém, não enviei, seria demais pra mim.

Sion Barzahd: Como todo tibiano, com certeza fez diversas amizades no decorrer da sua jornada. Qual sua amizade mais antiga? Tem alguém que sente saudade?

JessAh meu deus, vou responder essa pergunta chorando, brinks. Sim, tivevárias amizades… Hoje o conceito de amizade pra mim é totalmente diferente de 10 anos atrás, de quando comecei a jogar. Acho que amizade é você conversar com a pessoa mesmo depois de meses, anos e perceber que ainda é a mesma coisa. Eu lembro de grande parte dos meus ‘amigos’, mas que vira e mexe ainda converso é a Cami e a Dreh…

Saudade sinto de tanta gente… Lembro que quando voltei a jogar lá quando eu tinha meus 15-16 anos, quando a Dreh fez eu voltar a jogar, entrei na guild Nightfall em Xantera..
Sinto falta de quase todos… Tinha o Fathal, que era tipo meu melhor amigo, ele também jogava quando eu fui pra Nova e depois Umera, ficava muito contente. O Col que me ajudava nas noobices, inclusive ele que deu a minha primeira bless.. Foi engraçado, porque ele namorava a Cami, e eu achava que a Cami me odiava porque ele falou pra eu não contar pra ela.. E no fim, era totalmente o contrário. 
Tinha o Saga, que era melhor amigo do Col, ele chegava no TS doidão e só gritava “êta moleca doida”, nessa época eu tive sim muitos amigos, sempre vou lembrar deles com muito carinho…
Kikinha, Mionzinho, Eduardo, Duzika, Douglas, Juninho, Karol, Arthuzz, Knightzinho of War, Talyta, Willy e alguns gringos… Nossa, não acho que eu lembre de todos. Teve um curto período de tempo que fiquei em outra guild… Mas nessas duas, éramos guilds bem unidas e minha noção de jogo era zero, e mesmo assim, me acolheram.
Mais atuais, da época de Nova, sinto falta da Isa (que foi comigo pra Umera e parou de jogar), de resto, não acho que tenha alguém que fiz amizade ou sinta falta… Tinha os gringos ‘hunteds’ que eu dava risada, mas era só quando se encontrava no DP, hoje já nem devem lembrar de mim. E de Umera… Não tem ninguém que eu sinta falta.
Sion Barzahd: Vamos falar de atualidades. O que acha das tretas da dominantes em OPvP? Você acha que exiva é a essência do Tibia?
JessEu acho que as tretas em dominantes de PVP é um tipo de diversão, desde que haja limites. Sobre o exiva, eu acho que tanto em Non-PVP quanto em PVP, poderia ter uma mudança: eu não quero ser exivado por xtempo, e para usar essa magia novamente, eu teria um cooldown de sei lá, 12h… Uma idéia… Não acho que seja essencial, porém, de vez em quando é bom dificultar um pouco mais a vida dos jogadores. Ainda bem que não me perguntou sobre dominantes em non-pvp…
– Bate rápido jogo bola
Alquimista Mike: Um sonho?
Jess: Ser engenheira.
Alquimista Mike: Um grande erro?
Jess: Confiar demais.
Alquimista Mike: Biscoito ou Bolacha?
Jess: Bolacha ever.
Alquimista Mike: Gato ou cachorro?
Jess: Jura? Gato né!
Alquimista Mike: Melhor música de todos os tempos
Jess: Puts…This is Gospel – Panic at the Disco.
Alquimista Mike: Uma mensagem final pra quem está lendo essa entrevista!
Jess: Paz & Amor e continue acompanhando o Tibia Wiki e Portal Tibia 🙂

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!