TibioPedia.pl entrevista Andrej Delany


O TibioPedia.pl fez uma super entrevista com Andrej Delany, que atualmente é um tester profissional da CipSoft. Confira abaixo a tradução na íntegra.

Andrej, por favor nos diga alguma coisa sobre você: de onde você é, seus interesses, hobbies, música favorita… e seu nome real é mesmo Andrej ou é apenas um apelido?

É um apelido, e meu verdadeiro nome é Martin. Eu venho de Eggenfelden, que fica a 100km de Regensburg. Eu fui para a escola lá e então comecei como um estudante Universidade Politécnica de Ciência Aplicada de Regensburg. Lá eu me graduei com um diploma em Ciência da Computação e então tropecei diretamente em um anúncio de trabalho para a CipSoft, como um testador de software – o que eventualmente resultou nesta entrevista. 🙂 Eu adoro fazer música (eu toco guitarra, piano e recentemente estou tentando me ensinar um pouco de gaita-de-foles escocesa, eu gosto de passar o tempo em alguns dos pequenos lagos ao redor de Regensburg no verão e obviamente gosto muito de jogos de computador. Meu estilo de música favorito é difícil de descrever já que contém elementos de rock, música eletrônica e também folclórica (especialmente irlandesa e escocesa). Jogos de computador são principalmente de RPG, seguidos pelos de RTS.

Eu amo fazer essa pergunta: você é viciado em alguma coisa? Como o muito cruel e perigoso… chocolate?

De uma maneira muito prejudicial eu sou viciado em jogos de computador e livros fantasiosos – o que pode explicar minha paixão por jogos de RPG. Eu acho que você tem que ter certa… – vamos chamar de dedicação – com esse tipo de coisa se você está trabalhando com ela todo santo dia. O que leva ao problema de comprar “essas coisas” – se bem que eu tenho um monte de livros fechados e jogos em minha mesa… se eu vejo algum jogo ou livro no qual eu estou interessado, eu normalmente me dou conta apenas um segundo depois de tê-lo comprado. Um problema comum com compras online, eu acho – mas tudo ocorre dentro do possível.

Quando começou sua aventura com a CipSoft? O que te trouxe à CipSoft? Foi difícil conseguir o emprego na CipSoft? Poderia descrever o dia da entrevista e o seu primeiro dia no trabalho?

Meu tempo na CipSoft começou em maio de 2009. Eu tinha acabado de terminar meus estudos e estava procurando por qualquer trabalho, inicialmente como um programador de aplicativos. Enquanto eu estava navegando em diversas ofertas de trabalho,eu encontrei uma vaga como “testador de software no mercado de jogos de computador”. Aquilo realmente chamou minha atenção, porque os requerimentos pareciam profissionais, e junto a isso, a descrição das tarefas e funções tinham a ver com jogos de computador. Quando eu recebi a mensagem de que eu fui convidado para uma entrevista pessoal e solicitado a não vestir roupas muito formais, eu fiquei ainda mais excitado em conhecer essa companhia. Durante minha entrevista com alguns líderes de equipes e diretores executivos eu me senti muito confortável. Eles eram jovens, amigáveis e engraçados e também profissionais – muito mais agradável do que eu já vi em outras entrevistas de emprego. Depois da primeira entrevista eu fui convidado para uma segunda entrevista de emprego, onde as condições do meu contrato foram discutidas, e então eu comecei – como o primeiro tester profissional da CipSoft. 😉

OK, então agora gostaríamos de saber mais alguma coisa sobre suas tarefas atuais. Nós lhe encontramos apenas durante test servers, mas eu tenho certeza absoluta que você trabalha todos os dias na CipSoft. O que você faz?

Bem, a maioria das pessoas (inclusive muitos dos meus amigos e família) imaginam esse trabalho como ficar sentado na frente do computador e ficar jogando algo – 8 horas por dia, 5 dias por semana. Mas “jogar” Tibia e TibiaME são apenas parte do meu trabalho. Eu mantenho e monto todos os sistemas de teste internos e documento as estruturas e dependências dos vários sistemas de teste. Eu também testo todos os tipos de infraestrutura técnica e virtual que rodeiam Tibia e TibiaME, incluindo o sistema de pagamento, os websites, o fórum, assim como todo o suporte interno e as ferramentas organizacionais. Eu supervisiono e guio os testes externos e avalio as denúncias de bugs e problemas. Mas para as semanas antes de um update importante – é verdade – eu sento e jogo Tibia o dia inteiro para checar bugs, glitches ou funcionalidades ausentes. Desnecessário dizer que você não pode comparar isso com o jogo normal quando você tentar encontrar todos os bugs possíveis, fraquezas do jogo e imperfeições, mas ainda assim é mais divertido que outros trabalhos, eu acho. Desde fevereiro de 2010 somos dois testers, e na maior parte do tempo nós trabalhamos como um time harmonioso, apesar de cada um de nós ser especializado em diferentes projetos e produtos. Além disso, minha tarefa é testar cada patch, update, e correção de bug que ocorre entre os updates importantes.

No que você está trabalhando atualmente?

Recentemente nós terminamos de testar os códigos do jogo e o último patch do cliente. As próximas tarefas importantes são muitos testes no cliente em flash.

Você esteve fazendo alguma outra coisa, ou apenas testando?

A resposta mais rápida seria: Sim – todo o tempo antes de trabalhar para a CipSoft. Não há estudo ou educação para “testar software” na Alemanha, e muitas pessoas ainda acham que não há necessidade para profissionais na área de testes. Mas na realidade, testar é algo que todo mundo faz todos os dias. Eu estou apenas concentrado no processo de encontrar as fraquezas e bugs nos sistemas que eu não desenvolvi eu mesmo. Eu aprendi muito nos últimos (quase) dois anos- bastante sobre infraestrutura de sistemas de software e também sobre a comunicação e correlações entre diferentes partes de um software. Eu duvido que eu teria aprendido mais como um programador de aplicativos. Meu trabalho é diversificado e desafiador e eu realmente acho que encontrei meu trabalho dos sonhos em testar software. 🙂

Nós sabemos que vocês têm test servers internos, mas eles são diferentes dos públicos? Por favor nos diga algo sobre eles.

A primeira diferença é que eles ocorrem em máquinas virtuais, a fim de de mantê-los apenas com os esforços necessários. A segunda diferença é que eles têm diferentes versões do conteúdo do jogo ou programas principais. A terceira diferença é que os testers possuem total controle dos arquivos de conteúdo e dados dos personagens de teste, o que nos permite modificar vários parâmetros. Alguns test servers por exemplo consistem apenas em Thais e as Ilhas Tutoriais. Mas normalmente nós tentamos construir nossos sistemas de teste o mais próximo possíveis dos servidores produtivos.

Uma das perguntas mais interessantes para nós: quais opções você possui em seu cliente? Ou então na sua conta da CipSoft. Até onde eu sei, você possui alguma conta com funções especiais que o permite fazer alguns “truques” como teletransportar jogadores, etc. Você poderia listar todas essas funções especiais?

Uma conta da CipSoft de fato possui algumas funções úteis. Algumas delas são como as habilidades dos antigos gamemaster (como teletransporte e invulnerabilidade). Eu não tenho permissão para revelar todas as funções, mas há algumas funções especiais que são muito úteis em test servers como: summonar monstros, estabelecer seu próprio level e skills e mudar questflags.


É verdade que você não possui mais permissão para invocar os bosses mais poderosos como Apocalypse durante um TS? Houve poucos testes com esses tipos de monstros durante testes antigos, nós não tivemos a chance de vê-los. Você planeja invocá-los um dia?

É sempre complicado para nós quando fazem exceções para regras como essa: Se nós sumonarmos Apocalypse, então todos que não tiveram a chance de lutar contra ele (porque não estavam online – ou não sabiam – ou estavam muito ocupados testando 🙂 ) estariam desapontados e nos pediriam para invocá-lo denovo – ou ao menos algum outro boss poderoso. O problema é desenhar a linha e por esse propósito e para ser justo com todos os jogadores, nós decidimos por prevenção não invocar os bosses mais poderosos. Mas não há regras sem algumas exceções para manter a diversão nos testservers, então sim, sempre há uma pequena chance de ter um boss incomum no testserver. 😉

Então vocês poderiam planejar isso e anunciar no começo do test server, como por exemplo: Apocalypse será sumonado em tal dia em tal horário?

Eu irei passar para frente esse desejo da comunidade de testes e tentarei ver se é possível, mas eu não posso prometer nada.

Test servers eram um pouco diferentes no passado porque na maioria das vezes, no fim dos testes, a CipSoft estava organizando algo divertido, como uma luta de bolas de neve, ou os já mencionados summons, etc. Alguma coisa mudou, mas o quê?

Um problema é que normalmente não há tempo sobrando para organizar eventos como esses, porque nós (da equipe de testes) precisamos de todo o tempo do teste externo para minimizar a frequência de bugs e avaliar as últimas denúncias de bugs. Especialmente para o teste público, um evento como este seria quase impossível de controlar devido ao grande número de jogadores. Mas posso passar para frente seus interesses e avaliar, se tais eventos podem ser planejados para os próximos test servers novamente.

Durante o último test server, você estava suposto a entregar o Golden Bug para os melhores testers, mas você fechou a seção sem qualquer aviso. Isso significa que não mais haverá golden bugs?

Houve entrega de golden bug para alguns testers apesar de isso ter tomado algum tempo (algumas semanas após o update eu acho), mas não houve um tópico dedicado a isso na seção de testes. Mas nós sempre podemos fazer um tópico dedicado para os ganhadores dos for golden bug nos próximos testes externos. Eu tentarei lembrar disso.

Eu consigo lembrar de momentos muito engraçados do último TS: não tenho certeza se foi você ou Bolfrim, mas alguém escreveu algum tipo de magia com o nome de outro tester no Game Channel mas com typos. Você lembra disso? Qual era a versão correta dessa magia?

Hummm… acho que fui eu. Tinha sido a magia “alani sio” (a qual os antigos gamemasters tinham permissão de usar), para se teletransportarem diretamente para o jogador.

Eu mencionei Bolfrim. No Test Server de Inverno em 2010 (Verão no Brasil) foi a primeira vez que o vimos. Ele é um membro novo da sua equipe? Você curte a cooperação entre seus colegas de equipe?

Sim, Bolfrim é o segundo tester profissional, ele se uniu à CipSoft em fevereiro de 2010. Atualmente nossa equipe consiste em dois testers e Akananto, nosso líder de equipe. Como você pode ver em nosso website corporativo, nós estamos procurando por testers adicionais agora mesmo. Trabalhar com Bolfrim é muito divertido. Nós dividimos um escritório e dividimos informações sobre o que nós estamos testando no momento. Nós também testamos sempre que possível como uma equipe e isso também é realmente divertido.

Até onde eu sei, você é o lider da equipe. Akananto está fazendo a mesma coisa que você? Foi você ou ele que não o permitiu tirar uma SS na GM Island comigo? O que você pode dizer sobre ele? Mas shhh… não diga a ele sobre essa pergunta!

Bom, tecnicamente Akananto gerencia nossa equipe e representa os testers no planejamento de tarefas. Ele assegura que nosso pequeno departamento tem todas as ferramentas e programas necessários para trabalhar eficientemente.

O caso do teletransporte não foi especialmente uma decisão do Akanantos: Nós temos uma regra geral, não teletransportar jogadores nos servidores de verdade se não for absolutamente necessário, e nós testers não temos permissão para fazer exceções.

Você tem testado o cliente em flash? Como está indo seu desenvolvimento? Alguns teasers para essa entrevista exclusiva?

Desculpe mas eu não posso entregar uma SS do cliente em flash, mas como eu já mencionei, testes importantes nele serão as próximas tarefas para nós testers, então estamos bem do nosso modo.

Como você descreveria testers: tutores, equipes de fansite, senators? Eles providenciam um feedback valioso para vocês?

Absolutamente. O feedback que eles providenciam é essencial para nós. Bolfrim e eu não somos infalíveis e nossa opinião às vezes pode ser diferente da maioria dos jogadores de Tibia. É a opinião dos tutores, equipes de fansite e senators combinada, eles mostram grande dedicação por esse jogo e eles querem ajudar a aperfeiçoá-lo.Isso é o que torna testes externos tão efetivos. E honestamente – não importa o quão bom você seja como um tester – as chances de encontrar todos os bugs e glitches em um jogo que é continuamente jogado por centenas de milhares de jogadores, todos por si próprio, são muito pequenas… ?

Nós somos apenas humanos que cometem enganos. Você já cometeu alguns erros sérios na CipSoft? Eles causaram quedas ou algo do tipo?

Bem, apesar de eu achar que eu e Bolfrim temos uma ótima frequência em encontrar bugs por hora, nós sempre podemos perder algum (crítico ou pequeno – sempre é o contexto que decide o impacto). Mas eu não consigo me lembrar de nós falharmos em alguns bug que causou problemas sérios como quedas do servidor. Algumas vezes eu acho – “Argh! Eu devia ter visto esse!” Mas nós dois tentamos melhorar com cada bug que escapa de nossos dedos. Quando o caso é bugs no conteúdo normalmente não fica claro se é mesmo um bug ou alguma coincidência não intencional, ou então uma decisão que não cabe ao gosto dos jogadores. Mas aqui nós sempre tentamos aprimorar nossas habilidades e avaliações todos os dias em que uma denúncia de bug chega em nosso escritório.

Qual foi o momento mais estressante em sua carreira de tester?

Eu acho que foi o teste externo com o grupo de foco em PVP para o patch de Outono em 2010 (Primavera no Brasil), o qual foi supervisionado por Craban. Você deve lembrar que nós tivemos muitos problemas porque nossos test servers estavam caindo aleatoriamente e nós não podíamos por um ponto final nisso. Nós ficamos procurando pelo bug por mais de quatro dias, eu acho – e finalmente quando eu pensei ter sido capaz de identificar a origem e até o reproduzi três vezes seguidas, na quarta vez ele não funcionou mais. Eu estava tão irritado e apenas pensei – “Se eu algum dia descobrir o que causa esse bug estúpido, eu irei matá-lo pessoalmente”. E no fim tem sido como sempre na ciência da computação: um 1 no lugar de um 0 no código do servidor causou ao servidor uma corrupção da memória se certas situações especias de PVP ocorrerem. ^^

Qual foi o bug mais sério que você já encontrou? Ele foi encontrado durante o teste ou depois do update?

Hmm, eu diria que há muitos bugs que nós encontramos durante as rotineiras sessões de teste que não são realmente críticos, mas teriam um grande impacto se um deles escorregasse para o sistema produtivo. Por exemplo todos os tipos de fraudes, bugs de EXP ilimitadas e bugs no processo de pagamento. Mas os bugs mais críticos (ao menos até agora) foram encontrados internamente.

A magia ‘omana liber’ ainda funciona? (magia de kick dadas por GMs depois de um ban)

Isso é um segredo. 🙂

Você pode nos contar algo sobre os terceiros addons? Algum progresso com eles?

Eu não estou ciente de nenhuma mudança próxima, eu não testei nada referente a isso.

Talvez vamos mudar a situação? Agora você pode me perguntar alguma coisa :]

Quantas vezes você pensa depois de um update: eles por acaso testaram isso? xD Porque algumas vezes eu pensaria a mesma coisa, se eu não tivesse visto a quantia absurda de conteúdo e funções que normalmente mudam com um update. Então tente ser honesto conosco – nós testamos para aprimorar. 🙂

Haha… sim, algumas vezes (como em todo update xD) pensamentos assim vêm até a mente, especialmente nós (testers) encontramos alguns bugs para vocês, denunciamos mas depois do patch ele não foi corrigido mesmo com você dizendo que ele poderia ter sido arrumado. Outra situação: você implementa um novo patch e alguma coisa imprevisível acontece como um bug com máscaras para o knight outfit na montaria. O que causa essas situações?

Isso acontece principalmente por duas razões: De um lado, durante o teste externo várias denúncias de bugs chegam em nosso departamento via denúncias ingame, postagens na seção de testes ou mesmo emails para o nosso suporte ao cliente. Uma de nossas tarefas é avaliar todas as denúncias, retirar as denúncias duplicadas e e priorizar as denúncias. Dentro desse processo claramente é possível que duas denúncias similares tenham sido confundidas como se fossem a mesma e como resultado apenas uma dela foi arrumada. Outra razão é que os testers, designers de conteúdo e programadores são todos humanos e então sempre pode acontecer de um bug ser denunciado corretamente mas perdido no meio da fila de comunicação antes de ser corrigido. Mas nós tentamos eliminar tais incidentes.

Você gostaria de dizer mais alguma coisa?

Eu aprecio trabalhar em um jogo como esse com uma comunidade tão extraordinária e apaixonada (às vezes até furiosa), e eu quero saber que nós estamos trabalhando duro para lhes providenciar um jogo o quão sem bugs possível.

Andrej, muito obrigado por esta entrevista! Eu te desejo boa sorte com seus testes e te vejo durante o test server! ^^


Todos os créditos desta entrevista pertencem ao TibioPedia.pl, fansite a qual recebeu essa entrevista exclusiva.
Você pode conferir a versão original clicando aqui.

Tradução por Sion Barzahd
Revisão por Strenght of War

  • Triick

    esse cara sim merece ser uma lenda

  • Rorschagui

    a entrevista foi realmente muito boa e bem longa
    Gz tibiopedia

  • Dark Black Magician

    Nossa,esse cara é mto gente boa,ele sumono uns demon skeleton em rook no test server,e quando viu q eu tava morrendo ele matou *-*.

    E eu lembro de mtos monstros em rook que ele sumonou,e é claro,da minha épica ss com o Apocalypse 😀

  • Leorf Zanera

    Uma super intrevista muito boa mesmo ;D testa é uma coisa realmente nescesaria 😀

  • Ótima entrevista e tradução. Esse tem um emprego dos sonhos, ser pago para jogar ^^.

  • Old School

    Nossa muito boaaa.

  • uhauhasuh q rox o cara é da hora e ainda curte oq faz! ai sim eim.. 😀
    boa entrevista e eles poderiam disser mais coisas em =>

  • muito boa a entrevista, nem sabia que a cip tinha pessoas focadas nisso, e as fotos dos ups deles foram legais 😛

  • Alquimista Mike

    Ótima entrevista. Gostei das imagens, ficaram bem legais, e eu já tive o privilégio de matar um Frost Dragon sumonado por ele na cidade de Rookgaard ^^

    • Alquimista Mike

      Ah, esqueci de dizer que era em um TS.

      • Ren Wolf

        ah manés,parem de ficar puxando o saco do cara ae ow….
        nerds ¬¬

        • Marechal Hawk

          .l. tosco invejoso

  • pq nao perguntaram sobre o lvl 616? 🙁

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!