Entrevista com Chayenne: Lider do time de Content management da CipSoft


Em uma entrevista divertida e descontraída, Chayenne, líder da equipe responsável pelo Conteúdo do Tibia, conta um pouco sobre o seu trabalho e revela informações sobre quests antigas e sobre o próximo update! Uma entrevista imperdível!

Olá Chayenne, é um prazer conversar com você. Como você gostaria de se apresentar para nossos leitores?

Olá a todos do Portal Tibia, é um prazer falar com vocês hoje! Para quem nunca ouviu falar de mim, eu sou a líder do departamento de conteúdo da CipSoft. "Conteúdo" significa que nós estamos criando, por exemplo, novas áreas, histórias, NPCs ou criaturas sem alterar as características do jogo. Nossa equipe não é composta por programadores ou técnicos, apenas para você saber que eu sou a pessoa errada para perguntar sobre lags, kicks ou botters. 🙂

Pode falar um pouco mais sobre você? Sua idade, seus hobbies e o que você fazia antes de entrar na CipSoft?

Eu tenho 28 anos – argh! pra onde foram meus últimos 10 anos?! – e meu tempo livre é geralmente recheado com atividades. Eu simplesmente amo fazer coisas o suficiente para preencher minhas 24 horas por dia. O lado preguiçoso de mim adora jogar em video-games ou computador, jogos de tabuleiro, ler romances, revistas em quadrinhos e assistir filmes. Eu adoro principalmente ficção, fantasia e horror. O meu lado mais orientado prefere fazer todos os tipos de esporte na academia ou no lado de fora, cavalgar, viajar e participar de festas com amigos. Eu amo animais e, inclusive, tenho alguns de estimação – cinco ratinhas que me mantém ocupada no final do dia, quando elas podem correr livremente pelo apartamento e eu preciso dar atenção para que elas não aprontem travessuras 🙂 A música também sempre desempenhou um papel muito importante na minha vida. Eu toco alguns instrumentos desde pequena e sempre amei cantar. Na realidade antes de entrar na CipSoft, eu planejava estudar música e Inglês, porque eu queria fazer algo diferente depois de terminar o colégio e a formação profissional. Minha formação original era na indústria da computação, então eu aprendi um pouco sobre programação, montagem de computadores, construção de redes e tudo isso… mas bem, o destino me levou para outro lugar 🙂

Como é o trabalho de um administrador de conteúdo? De onde vem a inspiração? Eu ouvi falar algo sobre máquinas de café e life fluids, mas não tenho certeza.

Como líder da equipe de conteúdo, meu trabalho principal é organizar a produção de conteúdo para o Tibia, TibiaME e em breve para Fiction Fighters. Agora, a maior parte do meu tempo é dedicado ao Tibia, que eu especialmente adoro, porque eu posso trazer muitas das minhas idéias para "a vida". Por exemplo, toda a área de Vengoth e a história de vampiros introduzida no último update foi algo como "meu bebê", e eu realmente amei criá-la. Muitos jogadores me elogiaram pessoalmente, e essa foi a melhor recompensa que você pode esperar como um designer de conteúdo – e também são os momentos que eu mais amo em meu trabalho :). Às vezes estou com a agenda tão cheia, com a organização e participação de reuniões que não sobra muito tempo para criar um grande história ou uma longa quest. Mas bem, tudo faz parte do trabalho.

Falando sobre inspiração, nah, eu não preciso de café e nem life fluid. Penso, por um lado, que basta você andar pelo mundo com os olhos abertos para abstrair novas idéias e abastecer sua criatividade.

Por outro lado, eu também jogo outros jogos, leio livros e assisto filmes, então é claro que eu sou influenciada por outras histórias e imagens que eu gostei. Vengoth, por exemplo, foi ligeiramente inspirada pela grande série Castlevania – o NPC Julius é obviamente uma homenagem a série.

Basta você andar pelo mundo com os olhos abertos para abstrair novas idéias e abastecer sua criatividade. – revela Chayenne como seu método de inspiração

Infelizmente nossa criatividade é restringida por várias limitações técnicas. Tentar criar emoções semelhantes a filmes, livros ou até mesmo outros jogos é uma tarefa muito difícil. Estamos sempre dando o nosso melhor. 🙂

Acho que Yalahar foi uma das cidades mais complexas construídas até agora, estou errado? De onde a idéia principal surgiu?

Completamente certo. É definitivamente a maior cidade do Tibia. A idéia original, a "primeira faísca", derivou da mente de Knightmare que sempre quis criar uma cidade realmente grande, uma cidade rodeada por uma fortificação. O centro da cidade seria a fortaleza do "bem", e o lado de fora formaria o ataque frontal do "mal". No entanto, novamente, restrições técnicas às vezes nos impedem de implementar certos conceitos, por isso a idéia básica foi alterada e desenvolvida por Dens Larika, Knightmare e eu, e tornou-se o que Yalahar é hoje. Cada um de nós também projetou certos quarters (quarteirões). Dens foi definitivamente o principal mapper de Yalahar, que fez a maior parte da cidade, como por exemplo, o lindo centro da cidade e o destruído alchemist quarter com uma grande cratera. Tudo depende do trabalho em equipe!

Falando um pouco mais sobre você, como e quando você se juntou a CipSoft?

Estou perto dos meus cinco anos de aniversário hoje :). Eu entrei na CipSoft em Abril de 2004, quando a companhia ainda era muito pequena – Acho que fui o empregado número sete ou algo assim. Voltando naqueles dias, eu ainda era gamemaster e jogava Tibia há muitos anos, comecei em 1999, mas pelo alto custo do tráfico da internet eu não podia jogar. Em 2001, quando começou a se tornar popular os preços fixos, eu tentei novamente e consegui me dedicar. De jogador "normal", passei a ser counsellor, gamemaster e finalmente senior gamemaster, que foi também o momento que vim para a CipSoft. Na realidade fui contratada como support member, respondendo inúmeros emails, treinando counsellors, gamemasters e assim testemunhei o nascimento de muitas coisas, como o sistema de tutor e as primeiras regras de namelock. Ao longo dos meses eu percebi que eu ainda preferia fazer algo criativo, então em Fevereiro de 2005 abriu um espaço na equipe de conteúdo (nessa época o time era constituído por Jan e Knightmare) e eu caí dentro. Desde então eu tenho trabalho na equipe de conteúdo, desde 2006 como líder do time, e ainda aprecio muito, embora muitas coisas mudaram no decorrer dos anos.

Eu sei que muitos de vocês estão falando bastante sobre "o antigo Tibia", e eu entendo que muitos de vocês gostariam de tê-lo novamente, apesar de todos os seus problemas. De qualquer forma, não apenas o jogo mudou, mas também a comunidade que joga, então dúvido que seria possível recriar a atmosfera que tínhamos antigamente. Para aqueles que sentem saudades dos velhos tempos, vamos guardar no coração as memórias, mas também saudar as mudanças positivas que ocorreram.

Chayanne em uma foto especial para o Portal TibiaQuando olhamos para o Tibia hoje é difícil imaginar o que vocês estão preparando para o próximo update de verão. Há tantas cidades e temas! No que a equipe está trabalhando agora?

Bem, o que posso lhe dizer é que não haverá nenhuma grande cidade ou novos temas para este update de verão. Não é uma surpresa eu acho, já que adicionamos uma no último update.

Estou especialmente ansiosa para uma certa novidade, no entanto, eu… uhm… não posso revelar ainda 🙂

Apesar disso, haverá novas áreas, dungeons, quests e eventos que estamos trabalhando no momento. Não, nós não estamos reformulando Venore! E nenhuma área "grega", apesar da Medusa, desculpe. No entanto, algumas das histórias contadas no último update serão continuadas e teremos alguns novos contos, desafios e outras novidades. Também vamos aprimorar a atual situação dos bosses e fazer outra análise de locais de caça. Estou especialmente ansiosa para uma certa novidade, no entanto, eu… uhm… não posso revelar nada ainda 🙂 … mas tenho certeza que vocês vão gostar também!

Pode nos dar apenas uma dica dessa novidade super secreta em que vocês estão trabalhando?

Acredito que no momento é muito cedo para dar qualquer sugestão concreta, pois quando temos uma novidade sendo implementada, vários departamentos da CipSoft têm de trabalhar juntos em algumas partes do processo. Isso significa também, que se houver alguma complicação no início do processo, como um atraso devido a uma mudança urgente de prioridades, atrasa também nossa equipe de conteúdo. Assim estamos sempre cuidando para não levantar muito esperança e expectativa entre os nossos jogadores até que possamos realmente dizer com segurança como e quando uma novidade será implementada. No entanto, posso lhe dizer uma coisa: para o próximo update estamos escolhendo algumas sugestões do fórum de propostas que consideramos promissoras, úteis ou simplesmente divertidas. Se tudo ocorrer bem, vai haver algumas surpresas muito legais nesse verão. Desculpe, mas isso é tudo que posso dizer sobre esse assunto agora. 🙂

E sobre a linguagem dos Beholders? As pessoas estão se matando para decifrá-la. O que você pode falar sobre ela?

114514519485611451908304576512282177 🙂 6612527570584 xD

Para terminar a entrevista, vou fazer perguntas rápidas para você responder com a primeira coisa que vier na sua cabeça.

Preparada? Vamos!

Vocação favorita

– Sorcerer

Cidade favorita

– Ab’Dendriel (por razões nostálgicas)

Um filme legal

– Stardust

Uma boa música

– Disturbed

Esporte favorito

– Yoga, Taekwondo e Hipismo

Instrumentos que você toca

– Piano, Violino, minha guitarra do Guitar Hero xD

O spoil completo da Demon Oak Quest

– 42!

Línguas que você fala

– Alemão, Inglês, Francês e fragmentos de Japonês, Sueco, Orcish e Chakoya 🙂

Um local para passar as férias

– Uma ilha tropical com uma praia vazia soa bem para mim!

Emoticon favorito 😀

– xD ^^;

Data de lançamento do Fiction Fighters

– Quando estiver pronto 🙂 Não está 100% ainda, honestamente.

A entrevista foi realmente incrível, Chayenne. Muito obrigado por compatilhar um pouco de seu mundo conosco.



Claro! Eu que agradeço, me diverti muito respondendo suas perguntas 🙂

Divirta-se e cuide-se!

PortalTibia.com.br

Comente essa incrível entrevista clicando aqui!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!