Entrevista com GM Grimrath!


For english version, click here!

Grimrat, digo, Grimrath. Jogador Old School, membro da equipe de suporte ao cliente, com algumas experiências em testes, o pequeno hamster exerce grandes tarefas, cuida de todos os tutores e é chefe do suporte técnico. Nesta entrevista ele trata sobre a criação do novo sistema de tutores, funcionários latinos na CipSoft, seu desejo de um crafting system no jogo, reunião no Tibianic, Some Golden Fruits e mais. Aproveite.

Tibia WikiHauopa Grimrath, primeiramente obrigado por reservar um pouco do seu tempo para participar dessa entrevista.
Grimrath: Eu me sinto honrado por ter sido escolhido para uma entrevista com um fansite do país em que mais temos jogadores.

Tibia WikiPara começarmos, fale um pouco sobre você, seu nome, idade, hobbies…
Grimrath: Uhhmm…, por favor entenda que eu prefiro manter minhas informações pessoais em segredo. Eu sou um jogador de Tibia muito ativo, e desejo evitar o risco de ter minha identidade revelada. Espero que compreendam… 🙂

Tibia WikiComo você conheceu o Tibia?
Grimrath: Eu jogava RPGs de caneta e papel e jogos de PC como os da série Ultima desde os anos 80. Conforme a internet foi se tornando cada vez mais comum, com a chegada do novo milênio, eu comecei a procurar algo parecido online, e encontrei o Tibia.

Tibia WikiComo e há quanto tempo conheceu a CipSoft?
Grimrath: Eu jogava Tibia antes de começar meu trabalho na CipSoft. Certa vez, encontrei por acaso uma entrevista dada pelo Durin ao TibiaBR, onde ele disse que a CipSoft estava à procura de funcionários. E eu disse comigo mesmo, vamos tentar. E então…, aqui estou eu, ainda! 😉

Tibia WikiVocê costuma jogar Tibia quando não esta trabalhando na CipSoft? Você pode compartilhar sua vocação principal e o level do seu personagem?
Grimrath: Eu tenho um personagem de cada vocação. Todos estão acima de 110+ e eu jogo em um servidor Open PvP. Eu não prefiro nenhuma vocação específica, mas no momento, eu prefiro o meu knight e o meu druid porque eles são os mais versáteis e, portanto, para mim os mais divertidos para jogar.

Tibia WikiSe você pudesse mudar algo no Tibia, o que seria?
Grimrath: Eu adoraria ter um crafting system* no tibia e uma habilidade de cura especifica. Em geral, eu sou um jogador dos velhos tempos, o que significa que eu sou um fã de menos restrições no jogo, mais responsabilidade e interação do jogador, um jogo mais sandbox. Mas é bom ver a equipe de conteúdo trabalhando com os gerentes de produto, pois muitas idéias, nós jogadores temos uma boa visão à primeira vista. Mas se trata de trabalhar nos detalhes, muitos problemas podem ocorrer que não podem ser vistos por um jogador antecipadamente. Sonhar é uma grande coisa, mas algumas coisas simplesmente não são possíveis e temos que respeitar isso, mesmo que seja difícil. Eu aprendi isso quando comecei a trabalhar para a CipSoft.

*Crafting system é um sistema onde você pode combinar dois ou mais itens para conseguir um item melhor.

Tibia WikiExiste algum membro Brasileiro trabalhando na CipSoft?
Grimrath: Estamos felizes que um dos nossos mais recentes funcionários é da América Latina. Ela é uma grande adição ao nosso time e vai nos ajudar a melhorar o apoio para a nossa comunidade de língua espanhola e portuguesa.

Tibia WikiQual exatamente é a sua função diária na CipSoft?
Grimrath: Minha principal responsabilidade é a comunidade de tutores, como chefe dos tutores e do suporte técnico, onde eu verifico e processo relatórios de bugs e ajudo nossos clientes via e-mail.

Tibia WikiUma questão sobre tutores: de todos os cargos voluntários que existiam, somente tutores sobraram. Por que tanta simplificação no sistema de voluntários?
Grimrath: É uma pergunta curta que merece uma resposta mais longa, mas acho que isso iria quebrar o quadro dado. Em nosso sistema antigo, os jogadores estavam em posição de excluir o outro do jogo, tendo a posição especial de “ajudante voluntário”. Funcionou bem, mas criou muitos conflitos entre os jogadores e muito trabalho para nós também. Por isso, decidimos colocar a responsabilidade de aplicação das regras nas mãos de pessoas que realmente trabalham para Cipsoft, como funcionários.

Tibia WikiVários jogadores pedem a volta dos Gamemasters, dizendo que o jogo precisa de um toque humano. O que você acha disso?
Grimrath: Eu acho que “gamemasters” é apenas um termo para uma necessidade específica. A necessidade de uma atenção pessoal e imediata por causa de um pedido urgente em caso de problemas no jogo. Você se sente seguro e mais confortável se você acha que alguém está ali para pegar o seu relatório. Gamemasters voluntários não vão voltar, mas melhorar o nosso trabalho, encurtando nosso tempo de resposta, por exemplo, é algo que estamos constantemente trabalhando.

Tibia WikiSe tutores são voluntários que ajudam outros jogadores e a CipSoft reportando as violações das regras, por que eles têm limites de reports como todos os outros jogadores?
Grimrath: Nós não queremos alguém no jogo com poderes “especiais” que os tornam superiores aos outros. Os tutores são essenciais para o Tibia porque eles são capazes de preencher muitas lacunas de conhecimentos dos nossos jogadores, ajudando-os quando os outros não podem e tentam cobrir a necessidade de ajuda individual nos servidores. Mas, para permanecer no assunto, na minha opinião a quantidade de relatórios individuais para um único jogador é um ponto que deve ser revisado. Não é bom se alguns tópicos não são reportados porque os nossos jogadores têm de avaliar e guardar os seus relatórios para os mais “importantes”.

Tibia WikiDado o grande número de tutores sob sua coordenação, você tem ajuda de outros membros da CipSoft ou você faz isso sozinho?
Grimrath: Meus companheiros de equipe estão lá para me substituir durante momentos em que eu não estou disponível. Mas na maioria das vezes, eu faço sozinho.

Tibia WikiAlgumas vezes, você se reúne com os Tutores, o que é discutido nessas reuniões?
Grimrath: Eu tento explicar nossos pensamentos por trás das decisões que tomamos dentro da CipSoft. Abordamos os problemas que os tutores enfrentam em seu trabalho diário com os outros jogadores e ofereço ajuda individual em casos especiais. Além disso, roubamos os cookies do lado negro e comemos dentro de um ritual fanzy.

Tibia WikiApesar de tantos tutores, por que tão poucos participam das reuniões no jogo?
Grimrath: Estou muito bem com o número de participantes. Ninguém tem que assistir a estas reuniões e eu definitivamente não quero que ninguém perca nenhuma aula por causa delas. Além disso, muitos tutores escolhem ver a reunião só pelo canal, em Rookgaard, por exemplo, porque nem todo mundo tem um personagem level 8 para ir no Tibianic em Harmonia, onde nos encontramos atualmente. Todo mundo é livre para encontrar seu papel e nível de atividade dentro da irmandade de tutores.

Tibia WikiComo e quando foi decidido que o sistema de tutores precisava de uma mudança?
Grimrath: Foi um longo processo. Ele foi inicialmente discutido juntamente com as mudanças no sistema de gamemasters e desenvolvido até que fomos capazes de realizar isso.

Tibia WikiO novo sistema de tutores já está no ar há alguns meses, o que você está achando dele?
Ele está funcionando do modo que a CipSoft planejava?

Grimrath: Sim, para mim muito melhor do que o esperado. Eu acho que a imagem dos tutores mudou para melhor. Nós não estamos com grandes quantidades de novos tutores e os que chegaram são realmente uma grande adição para a equipe. Além disso, o nível de suporte no canal de ajuda e nos fóruns aumentaram significativamente. Especialmente de jogadores que estão dispostos a aderir ao cargo de tutores e que dão o seu melhor para conseguir “Thank you’s”, é uma grande ajuda e eles exibem uma grande variedade de conhecimento. O nível de qualidade das respostas nos fóruns e no canal de ajuda é tão grande e ajudar os outros é uma virtude também.

Tibia WikiDesde a implementação do sistema, nenhuma mudança foi feita nele, vocês estão planejando novas mudanças para ele? Se sim, pode compartilhar algo?
Grimrath: Nós temos 1 ou 2 tópicos que gostaríamos de avaliar e possivelmente adaptar. O número de TY’s que você precisa para se tornar um tutor é um, por exemplo.

Tibia WikiComo em todo sistema, sempre existem pessoas que burlam ele para beneficio próprio. O que você está fazendo para evitar isso?
Grimrath: Como você não possui quaisquer poderes especiais como um tutor, não há nada que possa ser abusado. Portanto, se alguém tenta se juntar ao cargo pela única razão de sua própria vantagem, ele/ela vai perceber que não há nada que ele possa se ​​beneficiar no jogo. é mais como ser parte de uma comunidade, se divertindo ajudando os outros e ver os outros jogadores se desenvolvendo por causa de sua orientação.

Tibia WikiO que é feito com um jogador quando ele é pego burlando esse sistema?
Grimrath: Estes casos são muito raros e até agora eu não tive que interferir. Já que você possui vantagens no jogo ao ser um tutor, um jogador burlar o sistema não faz nenhum dano real. No entanto, os jogadores que agem destrutivamente para a comunidade de tutores podem ser removidos de sua posição.

Tibia WikiApós a mudança no sistema, podemos ver um maior interesse dos jogadores pelo help channel, até que ponto isso pode ser positivo ou negativo?
Grimrath: Vendo muitos jogadores prestando atenção no canal de ajuda e nos fóruns de ajuda é sempre uma coisa boa. Mesmo que alguns jogadores deem respostas erradas em seu esforço de ajudar, outros jogadores ou tutores podem corrigi-los.

Tibia WikiPor último, recentemente um bug ocorreu com o item “Some Golden Fruits” e, em um pronunciamento oficial, você disse que o item não será único. Pode nos dizer quais os seus planos para esse item?
Grimrath: Ele provavelmente será incluído como loot de uma criatura ou em uma quest. Sinto muito, mas agora eu não tenho nenhuma informação para compartilhar sobre o paradeiro do golden fruits 🙂 Mas estou confiante que a equipe de conteúdo vai encontrar um evento apropriado para fazê-los voltar a aparecer para todos os jogadores do Tibia.

Nós esperamos que você tenha gostado da entrevista tanto quanto nós gostamos de fazê-la.
E ei, esta entrevista foi do Tibia Wiki, ainda temos a entrevista do Portal Tibia para fazer. Não deixe de sugerir que membro da CipSoft você gostaria que entrevistássemos!

  • author image
    Phooenix
    maio 24, 2012 @ 15:21 pm

    Muito prestativo, ele foi a Luminera para veirificar um problema e eu havia encontrado um bug em treasure island
    o avisei, ele me respondeu e disse que iria veirifica
    o problema foi resolvido. Bom saber que tem gente que nos ouve e da créditos ao que falamos

  • author image
    fellipe
    maio 24, 2012 @ 15:58 pm

    congratulation portal tibia very nice

  • author image
    Val'Mukka
    maio 25, 2012 @ 0:56 am

    gostei, apesar de falar mt do sistema de tutor, a next poderia ser com algum cm né? seria bem legal :p

  • author image
    Yhang Lee
    maio 25, 2012 @ 13:23 pm

    pra min ele quis previlegiar os Kina e Druid, quando ele disse que esta mais em tal vocação.

  • author image
    Iorek
    maio 25, 2012 @ 18:15 pm

    gostei da entrevista =)

  • author image
    ed
    maio 25, 2012 @ 19:21 pm

    gostei

  • author image
    Xellux
    maio 27, 2012 @ 9:51 am

    Otima entrevista…

    Agora…Eu acho que deveriamos ter sim os GMs novamente dentro do game.
    Sendo eles funcionarios ou não da Cipsoft, mas deveriam existir pelo menos 4 de cada uma das principais nações dentro do jogo , assim com uma escala sempre teriamos algum Gm que fale nosso idioma….
    Existem alguns problemas que só uma pessoa pode resolver…
    Perdemos com o passar dos anos e com o crescimento da Cipsoft o lado Humano que ajudava a dar um brilho diferenciado ao Tibia. Estamos cada vez mais caminhando em direção aos outros MMORPGs do mercado….

    Xellux ®

  • author image
    maio 27, 2012 @ 11:56 am

    Excelente entrevista, Apesar de curta, foi bem objetiva!

    @Xellux
    São 72 mundos, supondo que cada “GM” monitora 2 mundos, vão ser necessários 36 funcionários para monitorar todos os mundos. Já imaginou o gasto que a Cipsoft teria com isso?

    A Cipsoft está investindo em sistemas que não vão custar o olho da cara para ela, isso é fato. Descarto a possibilidade de os “GMs” voltarem.

  • author image
    Tatah
    maio 28, 2012 @ 13:53 pm

    Lgl a entrevista! ;D

  • author image
    maio 30, 2012 @ 2:15 am

    Nossa cara, os GMs voltando pro Tibia acho que até eu volto daí. HGUFSDOIHGUSFDS . Eles fazem falta :/

  • author image
    Erc
    maio 31, 2012 @ 17:00 pm

    Eu nunca compareci a uma reunião de tutores por causa do horário, sempre quando tem eu não estou no pc :s. Btw, ótima entrevista ^^

  • author image
    rumpel
    maio 31, 2012 @ 21:16 pm

    bela entrevista, parabéns ao wiki por fazê-la

  • author image
    Renato Adami
    jun 3, 2012 @ 11:06 am

    Precisamos de um apoio humano no Tibia novamente ;x

  • author image
    jun 20, 2012 @ 12:48 pm

    boa!

  • author image
    Gustavo
    jun 21, 2012 @ 14:40 pm

    Eu particularmente adoro essas entrevistas… acho muito bacana sabe rmais da vida de alguem que joga tibia :p
    ainda mais um Gm 😛

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!