Entrevista com Revelon


Para finalizar as comemorações dos 10 anos de Portal Tibia e todas as novidades que tivemos durante esses dias, confiram agora com exclusividade uma entrevista com um dos fundadores do Dark Souls, Revelon.

Portal Tibia: Olá Julio, ou posso chamá-lo de Revelon? É um prazer entrevistar o fundador do Portal Tibia.
Revelon: Já que vamos falar sobre Tibia, pode me chamar de Revelon mesmo.

Portal Tibia: E no Tibia, quando você começou a jogar? Como você conheceu nosso jogo?
Revelon: Comecei a jogar em 2002. Estava procurando algum jogo online, porque tinha ouvido falar de um tal de Ultima Online, mas havia uma barreira de entrada. Aconteceu que eu e mais um amigo na época da escola encontramos o tal Tibia, um jogo alemão online. E foi assim que comecei a me dedicar a ele.

Portal Tibia: Pode nos contar alguma boa história daqueles bons tempos no Tibia?
Revelon: Tudo era mais simples e memorável naqueles tempos. Andávamos tentando descobrir território, afinal não tínhamos mapas prontos, com tudo já “aberto”. Era sempre uma aventura, não sabíamos nem que tipo de criatura iríamos encontrar, ou se apareceria algum “high-level” para nos matar – naquela época, podia-se assassinar outros jogadores sem nenhum tipo de penalidade, nem mesmo registro na conta, além de que as cidades paravam sempre que algum jogador acima do level 50 aparecia. Os servidores tinham no máximo 300 jogadores online, e o mapa era bem menor – naquela época, só haviam três cidades: Thais, Carlin e Ab’Dendriel. Alguns meses depois que joguei, a cidade de Venore foi “descoberta” depois de um pântano.

Naquela época o que ocorria também eram de jogadores fazerem “lure” de animais fortes (giant spiders) para dentro de cidades, e então GMs tinham que entrar para salvar o dia (estilo super heróis). Como disse, tudo era mais memorável.

Portal Tibia: O DarkSouls nasceu da ideia de ajudar outras pessoas, de aprender sobre o Tibia, de ter um local para conversar sobre o jogo ou o quê?
Revelon: Surgiu da minha vontade em compartilhar o que estava descobrindo e aprendendo no Tibia. Já que não havia nenhum site em português sobre o assunto, assim poderia ajudar meus amigos e quem sabe outros lusófonos. E não é que deu certo?

Portal Tibia: Como era o seu relacionamento com os outros administradores, como o Mestre Nardi e o Spider? Você ainda mantém contato com algum membro da equipe?
Revelon: Não converso mais com eles, mas mantemos contato online (o que hoje em dia significa Facebook e Email, certo?). Com quem mais falo mesmo é um dos administradores posteriores, o Megaexl (Luan), que assumiu junto com o Mestre Nardi depois que eu saí, já que o Luan trabalha no mesmo ramo que eu, como engenheiro de software para startups americanas.

Portal Tibia: Lembra de alguma história especialmente engraçada que aconteceu no site?
Revelon: Lembro de uma. Havia uma criatura (se não me engano um Minotaur Mage) que, em nosso site, descrevíamos bem claramente que não tinha a habilidade de ver invisibilidade. Até que certo dia recebo um email de alguém, muito brabo, reclamando que a informação estava errada: ele havia encontrado um andar com mino mage, então verificou no site, usou invisibilidade e desceu para o andar tranquilamente – e poucos segundos depois foi morto.

Portal Tibia: Acreditamos que ninguém cria um fansite de um jogo acreditando que irá durar 10 anos, qual a sensação de saber que um site que você criou continua ativo após 1 década? O que você acha do rumo que o Portal Tibia tomou até aqui?
Revelon: Excelente, eu nunca imaginei isso. Literalmente, começou como uma brincadeira – mas fico muito feliz que até hoje em dia existam pessoas interessadas em continuar com o trabalho voluntário de mantê-lo no ar.

Portal Tibia: Após sair do Portal Tibia você teve algum contato com o site ou mesmo com o jogo?
Revelon: Nunca mais com o jogo, mas sim com o site. Uma vez por ano, ao menos, volto para dar uma olhada e ver como tudo está. É bom saber o quanto ativo é a comunidade, mesmo depois de todos estes anos.

Portal Tibia: Que motivos o levaram a parar com o Tibia e a sair do site?
Revelon: Parei com o Tibia simplesmente porque os tempos mudaram. O Tibia não piorou, nem melhorou, apenas mudou para acompanhar as vontades dos novos jogadores – que, no caso, não eram as mesmas que eu como um jogador antigo. Para mim, o Tibia era um jogo casual, um lugar para fazer role playing. Nos tempos antigos, com poucos jogadores e um mapa metade do tamanho do atual (quem sabe até menor), a diversão era desbravar lugares, encontrar desconhecidos pelo caminho e descobrir se ele me ajudaria ou tentaria me matar e conversar com amigos – o Tibia tinha na época (e hoje deve continuar tendo) um sistema de conversação entre jogadores excelente. A minha diversão era em fazer suar para fazer runas, vender ou ir caçar com amigos, vender os espólios e conseguir dinheiro para comprar equipamentos melhores e comprar (ou manter) minha casa. A diversão era em ter uma guild house, dividir os quartos entre membros e fazer “jantares” e brincadeiras com o pessoal.

Parei simplesmente porque a certa altura isso não era mais possível. O foco havia mudado para ser algo mais voltado ao level, a fazer quests e a ter itens melhores. Meus amigos (os que sobraram e os novos) não queriam mais fazer o que nós fazíamos antes.

Depois disso, continuei um tempo no Portal Tibia. Acabei por parar porque não estava mais me dedicando a ele: tinha que terminar o ensino médio, trabalhar, fazer cursos, e não podia mais dedicar tanto tempo ao Portal Tibia.

Portal Tibia:Que boas lembranças você guarda do fórum e do site?
Revelon: Muitas – conheci pessoas excepcionais, fiz amizades, me diverti muito. Foi um prazer construir tudo aquilo.

Portal Tibia: Obrigado pela entrevista, iremos abrir espaço para as perguntas de membros do fórum.
Revelon: Claro, vamos lá.

Shady: Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho que fez e quero saber se você tem interesse em frequentar o fórum algum dia?
Revelon: Obrigado! Por que não? Já estou lá de volta.

Cloud: Algum recado para os usuários ativos e a todos que frequentaram o fórum durante todo esse tempo?
Revelon: Achem e leiam o Conto do Reino de DarkSouls, por Tomate em Berserker. E, pelo bem d’A História, continuem este conto.

Azo: Comparando o Tibia na época em que você criou o site, com o Tibia atual, você esperava ver tantas mudanças no jogo? Se sim, elas aconteceram de um jeito que você esperava?
Revelon: Havia menos tudo: menos itens, menos monstros, menos dinheiro (na economia de cada mundo). Hoje em dia se tem muito, mas muitos itens, monstros, e provavelmente a economia é bem diferente. Eu não esperava que durante os anos fossem introduzidos tantas coisas e mecanismos tão diferentes. Fico feliz que mesmo com mais de uma década de vida, a Cipsoft consiga continuar inovando e entretendo os jogadores com ideias legais.

Esperamos que vocês tenham gostado dessa festa assim como nós.

  • author image
    Oriente ~~ Vagabundo Também Ama
    nov 1, 2012 @ 19:34 pm

    ”Fico feliz que mesmo com mais de uma década de vida, a Cipsoft consiga continuar inovando e entretendo os jogadores com ideias legais. ”

    Ideias legais ? quais ideias ? AUSHAUSHAUSHAUSHASUAHSUAHSUAHSUASHAUSHAUHSAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHASUHAUSHAS

  • author image
    Neto
    nov 1, 2012 @ 19:49 pm

    Interessante.

  • author image
    Felipe
    nov 1, 2012 @ 21:45 pm

    ele disse numa forma educada que parou por causa desses uptades escrotos, hoje em dia tibia não pode ser comparado com o que era antigamente, garanto que a vontade dele era dizer que parou pq tibia ficou um lixo depois dos uptades

  • author image
    Phooenix
    nov 2, 2012 @ 7:18 am

    nossa gostei muito dessa

  • author image
    raphael
    nov 2, 2012 @ 9:46 am

    muita treta mano!!! kkkk

  • author image
    Tomar
    nov 3, 2012 @ 8:31 am

    muito bom

  • author image
    nov 3, 2012 @ 12:21 pm

    Eu entendo ele, também fiquei longe por um bom tempo por causa das mudanças…

  • author image
    João
    nov 3, 2012 @ 15:45 pm

    muito bom

  • author image
    nov 7, 2012 @ 22:08 pm

    kkkkkkkkkk
    qria trabalha assim com tibia

  • author image
    Bruno Figueiredo
    nov 13, 2012 @ 13:00 pm

    ele deletou o personagem dele?

  • author image
    jeferson
    nov 15, 2012 @ 9:08 am

    Mto interessante…

  • author image
    Lo Jack
    nov 18, 2012 @ 19:56 pm

    Pergunta de última hora pro Revelon: Abona os 15 reais que eu te devo da VIP do valhallaRO? 😛 Não sei nem de que ano é isso… Good times

  • author image
    Namy
    nov 23, 2012 @ 12:05 pm

    queria ter conhecido tibia nessa época

  • author image
    rtg
    nov 27, 2012 @ 10:19 am

    dinossaurão. hauha xP

  • author image
    Lucas Muraro
    nov 28, 2012 @ 14:02 pm

    Só acho que a internet e a tecnologia ajudo a “acabar com o role playing do tibia , porque? simples um palhaço libera todo o mapa ou faz um vídeo de uma quest e posta na internet e cabo tem o spoil de tudo lá , e oque mais fudeo tudo é os updates , acho que a cipsoft vê aqueles jogos em 3D tipo . MU , DIABLO III , LOL , WOW , RAGNAROK , e quer introduzir no tibia algumas ideias desses jogos.. maioria pra min são itens e monstros

  • author image
    Cris
    nov 29, 2012 @ 13:58 pm

    da hora

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!