Especial Halloween: Um pouco de cultura sobre esse dia


Apesar de não ser uma cultura Brasileira, alguns comemoram o Halloween. Seja pedindo doces de porta em porta, indo à bailes de fantasia ou mesmo correr atrás de um Halloween Hare. Então, se você é daquele tipo de Tibiano que está sempre ligado nas coisas, vamos explicar pra você como tudo começou…

O Halloween é um evento comemorado no dia 31 de outubro por vários paises anglo-saxônicos. Esta tradição vem dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-bretanha entre os anos 600 a.Ce 800 d.C, embora com acentuadas diferenças em relação as tradições de hoje.

Em sua origem o Halloween não tinha nenhuma relação com bruxas. Este evento era apenas um festival do calendário celta da Irlanda, que marcava o fim do verão. O fim do verão para aquele povo era considerado como ano novo, uma data sagrada uma vez que durante este período os celtas acreditavam que o véu que separava o mundo material, o mundo dos mortos e o mundos dos deuses tornava-se mais fraco permitindo assim a viagem entre os mundos.

Lendas e contos revelam que os mortos regressam e encarnam nos vivos para dar uma voltinha, alguns acreditam que os espíritos regressam para cometer atrocidades outros defendem que as almas não fazem mal algum.

A lenda da Abóbora tradicional dos EUA teve origem no folclore irlandês quando um homem foi obrigado a andar sozinho e nunca deixar sua vela se apagar. Esperto, colocou a velinha dentro de um nabo. Por falta de nabos nos EUA eles usam as abóboras até hoje.

Todos aqui conhecem as lendas e rumores que rondam o mistério das bruxas ou pelo menos já viram algum filme sobre elas. As bruxas sofreram uma implacável perseguição durante a inquisição na Idade Média. Para identifica-las os inquisidores comparavam o peso de uma mulher ao peso de uma Bíblia gigante, as que eram mais leves eram consideradas bruxas pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural.

Esta notícia foi enviada por Niecome.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!