Featured Article de Dezembro: Retrospectiva 2009


Mais doze meses se passaram. Novamente o ano que termina foi cheio de momentos emocionantes. Muitas coisas no jogo mudaram, um monte de novos recursos foram trazidos para o jogo e, por último mas não menos importante, diversos eventos na comunidade ocorreram.

Assim como no ano passado, o artigo oficial de final de ano vai trazer para vocês uma visão geral dos acontecimentos mais notáveis do Tibia em 2009. Sente-se, aperte o cinto, e vamos embarcar em uma viagem no tempo com você!

Janeiro começou com um incidente significativo que teve consequências sobre todos os futuros debates sobre cheating. Nosso artigo "Até onde os cheaters irão?" foi aceito com uma onda de entusiasmo na comunidade. Sua publicação trouxe muitas esperanças de que os trapaceiros seriam punidos severamente e até o banimento definitivo de suas contas.

Prometemos tomar ações contra os trapaceiros, mas com cautela. Até hoje, nossa ferramenta de detecção automática baniu 51 492 contas do jogo. Mais de 3 500 delas foram excluídas permanentemente.

Em Fevereiro e Março, convidamos a comunidade para apresentar sugestões de novas mochilas que deveriam ser introduzidas no jogo, e para votar em seus projetos favoritos. Mais de 20 mil jogadores participaram da votação e fizeram suas escolhas. No final, a Demon Backpack recebeu mais votos, a Moon Backpack e Crown Backpack ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Como prometido, as mochilas foram implementadas no update de verão.

O patch de Primavera trouxe várias mudanças importantes: a pena de morte diminuiu, bênçãos foram alteradas e seus preços também. Além disso, as criaturas se tornaram verdadeiramente invisíveis, e um atraso de 2 segundos foi implementado para lidar com o stairhopping e para melhorar as lutas entre monstros e jogadores.

Muitos de vocês vão sentir um aperto no coração quando se lembrarem que nessa época o site Erig.net fechou as portas. Foi um dos fansites mais populares na época, e até hoje está desativado, infelizmente.O Coelho da Páscoa trouxe CM Ogrey à CipSoft, que se juntou ao departamento de gestão da comunidade em Abril. Mirade e Rejana decidiram que tópicos para discutir as notícias e artigos seriam ótimas maneiras de se conhecer a comunidade, e da comunidade conhecer a equipe. Algumas semanas depois, eles já se sentiram preparados para trabalhar com tarefas maiores, que exigiriam então a colaboração dos 3 CMs. Hoje você pode entrar em contato com Ogrey no fórum de discussão e na seção de Eventos do fórum oficial.

Além disso, em Abril começamos a experimentar uma nova forma de linha de discussão, chamado de Developer Notes, ou "Dev Notes". São notas para lhe dar uma melhor visão sobre as coisas que estamos atualmente estudando e trabalhando. Além disso, dessa forma temos um feedback de forma mais direta e mais cedo, logo na fase de desenvolvimento, quando mudanças ainda podem ser feitas. As duas primeiras notas foram sobre a Black Skull e as áreas Non-PvP em mundos PvP. Embora a Black Skull tenha sido introduzida numa fase posterior, as zonas de non-pvp não eram. No fim, o feedback da comunidade nos fez repensar o nosso conceito e decidimos não continuar trabalhando nele.

Enquanto os Dev Notes estavam funcionando, nossos fansites passaram por um processo de reavaliação, a fim de analisar como eles evoluíram (ou não) nos últimos meses. Quatro fansites receberam o status de Promoted Fansite. Pouco depois, vários fansites aderiram ao programa e receberam o status de Supported Tibia Fansite. Neste ponto nosso programa de fansites pegou impulso. Até agora ele foi executado em 24 sites participantes, o que reflete a dedicação e empenho de nossa comunidade. Parabéns aos administradores dos fansites e seus ajudantes!

Maio acabou por tornar-se num mês quente. Quando as mudanças sérias no PvP que viriam com o update de verão foram anunciadas, as discussões ganharam impulso, principalmente sobre o sistema de Skulls, guerras e o uso da magia Exiva. Os tópicos cresceram para mais de 60 páginas! Os comentários foram altamente carregados de emoção.

Também entre os membros da CipSoft, várias discussões profundas foram desencadeadas antes das decisões finais sobre as mudanças. Neste mesmo mês pedimos que a comunidade julgasse nosso empenho em nos comunicar com os jogadores, e o resultado foi muito melhor do que em 2008. No entanto, os resultados nos mostraram que muitos de vocês esperam coisas melhores de nós. Algumas medidas foram tomadas em seguida.

No final de Maio, uma campanha de marketing chamada "premium surprise week" foi lançada. Free accounts ganharam 7 dias de premium account para fazê-los ver como era ter as vantagens de um jogador premium. Entre os jogadores, o resultado foi de alegria e problemas.

Descobrir que o amor dos Tibianos pelo futebol nos fez finalmente superar os altos e baixos da semana passada e nos colocaram no bom humor para os próximos meses de verão.

Junho foi dedicado aos preparativos para a atualização no verão. Nos teasers foram apresentados vários conteúdos – uma reformulação de Carlin, locais de caça novos, com missões novas e tarefas (tasks), casamentos, a medusa e outros -, bem como um par de novos recursos como o sistema de Skull expandido, e o canal de Server Log. Tudo isso no update de verão que lançamos no dia primeiro de Julho.

Mais tarde, naquele mês, começamos com um novo tipo de linha de discussão chamado "topic talk". Em seguida, um fio da conversa do tópico foi criado pelos community managers, colocando temas relacionados para discussão. Até agora, os jogadores falaram sobre o poder do Tibia para conectar-se com amigos, e sobre preciosos momentos no Tibia que valem a pena serem lembrados.

Em Agosto os jogadores foram capazes de se tornarem aprendizes de Jean-Pierre, um verdadeiro mestre de cozinha, e ama preparar refeições surpreendentes com seus aprendizes. Jean-Pierre anunciou que voltará ao Tibia ano que vem, então lembre-se de pegar mais ingredientes!

Tirando Jean-Pierre, Agosto e Setembro não trazem momentos tão especiais, na nossa opinião. Meses de verão não são chamados de "férias" atoa, certo? Por isso, vamos dar um salto para o mês de Outubro, onde muitas coisas aconteceram.

Logo no início de Outubro, uma pequena atualização no client causou vários acidentes para vários jogadores. Vários sofreram com mortes e itens perdidos.

Corrigimos esta falha e compensamos todos os jogadores que foram comprovadamente afetados por ela, com 7 dias de premium time.

A rede de revendedores oficiais foi lançada no final deste mês. Revendedores Oficiais são alternativas confiáveis para comprar premium time. A rede está se expandindo aos poucos, e cada revendedor é selecionado por profissionais.

Todo mundo já quis criar sua própria "Message of the Day" para aparecer para todos os jogadores na tela de login do client, e isso foi possível em Outubro. Depois de alguns dias, mais de 300 mensagens foram apresentadas pelos jogadores. No final, onze dessas mensagens foram selecionadas pelos CMs e estão sendo usadas como MotDs até hoje, final de Novembro e início de Dezembro.

E finalmente, em Novembro, o tão esperado patch foi lançado. Trazendo várias características que pavimentaram o caminho para o Tibia se tornar mais divertido para todos. A introdução dos novos tipos de servidores, substituindo o sistema antigo. Um sistema de guerra, permitindo duelos justos para os clans se enfrentarem, sem chamar a atenção de outros jogadores. Por último, mas não menos importante, a transferência de mundo oferece agora a oportunidade dos jogadores mudarem o mundo de seus personagens, saindo de uma comunidade indesejada e indo para outra.

Pouco depois do lançamento dos patches, o evento de Lightbearer começou, um grande espetáculo no jogo onde várias comunidades cooperaram entre si para chegar à vitória. Apenas 19 mundos conseguiram. Contudo, os jogadores ficaram decepcionados com a recompensa. A mudança de humor foi marcante e nos fez reavaliar o projeto inteiro, para fazer dele melhor para o ano que vem.

Sobre o próximo ano, o que se encontra diante de nós? O update de Natal está por vir e alguns novos conteúdos estão prontos para serem lançados. Este provavelmente será o destaque de Dezembro de 2009. Tirando isso, nosso trabalho sobre o novo cliente do Tibia em Flash fez progressos. Como já foi mencionado no último artigo oficial, este projeto ainda vai levar um tempo para ser concretizado, por isso ainda não temos resultados para apresentar à comunidade. Nesse tempo, porém, as bases técnicas e conceituais de eventos dentro do jogo serão discutidas a fim de encontrar uma solução para torná-las mais interessantes e mais gratificantes para os jogadores. Além disso, novos recursos estão sendo desenvolvidos para o sistema de guerra. E mais, no futuro mais serviços extras, assim como o Character World Transfer, estarão disponíveis. Novas ferramentas serão disponibilizadas para nossos revendedores oficiais para que ampliem seus serviços e simplifiquem o processo de compra de premium time pelos jogadores.

Assim como no ano passado, não queremos perder a oportunidade de dizer obrigado. Obrigado pelo seu interesse no jogo, sua dedicação e seu apoio e paciência. Obrigado por ser uma parte da comunidade Tibiana e contribuindo para o seu desenvolvimento. Seu feedback foi, é e sempre será importante e útil para nós.

Fique ligado!

Seus Community Managers e Equipe PortalTibia

Quais momentos mais marcaram seu ano? Conte para nós em nosso fórum!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Últimas Notícias

Curta a nossa página!