Featured Article de Dezembro: Uma restrospectiva de 2008


O ano novo já está quase chegando e é aquele tempo em que muitas pessoas refletem sobre o ano que passou. Neste mês, nós queremos rever o que ocorreu neste ano, relembrando alguns fatos anteriores, significantes ou até mesmo eventos divertidos, relembrando e sumarizando conquistas, dificuldades, mudanças e lições aprendidas.

O ano começou com os muitos ataques DDoS contra nossos servidores que enfrentaram os problemas por vários meses sem cessar. Nossa equipe técnica foi capaz de limitar os efeitos desses ataques e aumentar a estabilidade de nossos servidores, mas alguns, poucos jogadores ainda sentiram problemas de conexão. Os ataques nos deram muito trabalho, nós entendemos a frustração e raiva de vários jogadores e nós realmente sentimos que nos estávamos correndo o risco de perder a confiança deles.

Um de nossos principais objetivos é assegurar que jogadores possam apreciar um jogo sem problemas e uma boa experiência de jogo, então nós continuamos a trabalhar no problema com todas as nossas forças.

Finalmente, depois de tomar algumas medidas para evitar uma nova onda de ataques DDoS maliciosos que vieram em Maio e Junho se provaram bem efetivas. Desde então, a situação vem sido controlada por nossa equipe. Mesmo que mais ataques DDoS ocorram, nossos servidores estão bem protegidos agora, e a maior parte dos ataques nem é notada pelos jogadores. É cláro, nós não vamos parar de aumentar nossa proteção contra futuros ataques.

Em Fevereiro, nossa NPC Valentina cantou sua música favorita "Come on baby, light my fire" um pouco literal e ao invés de de vender esplendidos buquês para amantes ela tentou vender tochas. É claro, bugs são um incômodo mas em retrospectiva, acaba sendo até um pouco engraçado.

Depois do recrutamento de vários novos gamemasters no começo de Março, o mês foi inteiramente sobre o novo pagamento do Tibia que foi desenvolvido para promover à você um suporte mais rápido e com manuseio mais fácil. Ela permite que jogadores comprem um único período de premium time, ou pedir uma assinatura utilizando cartão de crédito. Durante o curso deste ano, esta forma de pagamento foi ativada para mais e mais países. No momento, o sistema de pagamento foi estabilizado e vários jogadores usaram-no para comprar premium times. Mas é claro, nós continuaremos a trabalhar nele e torná-lo mais fácil para que pedir uma premium time pelo nosso sistema de pagamento se torne ainda mais atrativo e conveniente.

A reforma nas regras de nomes no Tibia foi resultado de um grande feedback que nós recebemos. Muitos jogadores quiseram mais tolerância com os nomes dos personagens, assim como menos estritas e complexas regras. Quando as novas regras se tornaram efetivas em Abril, nós abolimos algumas das regras formais. Desde então, nomes de personagens foram permitidos a se referir à objetos, celebridades e países. Muitos Tibianos ficaram excitados com a liberdade, mas muitos outros jogadores não apreciaram as mudanças. Eles tiveram medo de que personagens antes nomeados como celebridades ou incluindo referências à países pudessem arruinar ou pelo menos afetar a atmosfera de roleplaying no Tibia de modo negativo. Todavia, a maioria de jogadores gostou ou não se importou com as novas regras. Então nós continuamos convencidos de que a regra de nomes mudou como necessário.

Na primeira semana de Maio, muitos jogadores saíram para coletar diversos itens para outfit porque várias criaturas droparam eles em uma taxa muito mais elevada do que o normal durante o especial evento de Double Loot.

Pareceu que todos queriam se vestir melhor para o update de verão. Nós adicionamos à nossa loja virtual ao fim do mês novas camisetas, jogadores podiam então, mudar sua aparência na vida real também. Durante vários meses todos vocês tiveram a oportunidade de sugerir slogans para as camisetas e finalmente, os três ganhadores foram escolhidos pela comunidade diante das dez idéias mais promissoras que nós apresentamos à vocês em nossa enquete.

Jardineiros dedicados aproveitaram Junho, nosso mês das flores. A nossa ninfa Rosemarie visitou Tibia e em troca de algumas sementes ela presenteou jogadores com um pote de flor contendo uma planta. A notícia se espalhou rapidamente, muitos jogadores descobriram seu bom "manuseio com o verde" e ajudaram a produzir algumas belíssimas flores.

Em Julho, o grande update do jogo trouxe diversas novas funções e atividades que melhoraram a conversa entre NPC e jogador, um tutorial para ajudar novos jogadores a se adequar e a começar no Tibia, áreas renovadas, novos locais de caça e é claro, novos monstros, quests e itens. Mais ainda, trocar itens com NPCs se tornou mais confortável. Alguns dias depois do update nós começamos a impor grandes ondas de banimento (mass banishments). Mais de 600 contas foram punidas por modificar o client e algumas semanas depois 200 contas foram deletadas instantaneamente por usar software não-oficial para logar em múltiplos personagens ao mesmo tempo. Outras 650 contas receberam banimentos por modificar o client em Setembro. E também em Outubro, 70 contas foram deletadas instantaneamente por mass login. Então jogue de forma justa e siga as Regras do Tibia ou então você pode ser o próximo!

Novamente, novos gamemasters receberam suas capas azuis para ajudar a reforçar as Regras do Tibia em Agosto. Dentro da Cipsoft, houve uma agitação em vários departamentos até que o novo departamento fosse planejado e estabelecido.

E finalmente em Setembro, nosso pequeno departamento, o community management, foi lançado. Desde então, nós estamos tentando melhorar o trabalho em comunidade da Cipsoft entre vocês e nós. Para ser honesto o começo não foi exatamente o que esperávamos, muitos jogadores tiveram duvidas ou não viram nenhum benefício nisso. Graças aos seus construtivos feedbacks nós fomos capazes de melhorar um monte de coisas e até achamos que ainda há o que melhorar, nós sentimos ambos seus e nossos esforços dando frutos. De primeiro momento isto ficou evidente quando no final do mês, a opção de mudar o nome da conta (antigo account number) foi aplicada. Muitos jogadores ficaram preocupados sobre a segurança de suas contas, especialmente depois que account names eram mostrados na página de manuseio. Nós analisamos os feedbacks durante 2 dias e nós não só reintroduzimos os asteriscos quando logando em sua conta, mas também adicionamos um botão permitindo que você escolha entre mostrar seu account name e email na página da sua conta, ou escondendo os mesmos.

O artigo do mês de Outubro lidou com uma idéia muito controversa, tutores e seu trabalho no jogo. Nós tentamos limpar alguns mal-entendidos e conceitos sobre tutores. Isso levou à uma odiada discussão, porém com bons resultados. Muitos jogadores não estão satisfeitos com o trabalho dos tutores e infelizmente muitos deles entenderam o artigo como uma tentativa de limpar os nomes dos tutores, ou cobrir os problemas. É claro que este não era o objetivo, não era nossa intenção transmitir essa impressão. Nós estamos cientes dos problemas e seu feedback certamente ajudará nós a melhorar o sistema de tutores.

A competição de histórias que começou com o lançamento do community management teve seu fim em Outubro. Eram tantas boas e fascinantes histórias que foi difícil escolher somente 5. Nós perguntamos à nossa comunidade de jogadores para nos contar qual delas eles mais gostaram e a história de Baladha ganhou o primeiro lugar.

No Halloween, a abóbora mutante atacou Darashia mas nossos bravos jogadores derrotaram essa criatura do mal e conseguiram alguns itens de seu corpo. Infelizmente, muitos jogadores foram tomados pelo egoísmo e jogaram o corpo da criatura morta na água ou bloquearam-no até que o corpo ficasse tão podre que o loot não pudesse mais ser obtido. Mas cuidado, os espíritos do Halloween nunca se esquecem e a vingança deles será forte…

No começo de Novembro, um test server público foi feito para testar a performasse de servidores. Ambos test servers ficaram lotados nos horários de pico e vários jogadores tiveram problemas de conexão ao tentar entrar no test server. Os tópicos discussão foram inundados por posts de jogadores desapontados. No entanto, os problemas de conexão não vieram inesperadamente. De fato, foi um teste de performasse que nos forneceu informações importantes que nós usaremos para melhorar nossos servidores.

Nós também lançamos um programa para fansites em Novembro para melhorar nosso suporte para fansites e tornar mais fácil para fansites se juntarem ao programa. Desde então, nós também promovemos supported fansites para promoted fansites. Alguns dias depois do lançamento nós demos boas vindas à mais 5 novos fansites e esperamos que, mais se unam a nós no futuro.

Os teasers do update tiveram início algumas semanas atrás e já resultaram em muitas discussões odiosas, especialmente o segundo teaser lidando com novas magias e buffs de partys, um pequeno incômodo. Muitos jogadores sentiram que sorcerers e druids foram negligenciados enquanto paladins e knights foram favorecidos. No entanto, outros jogadores descordam e apreciaram as novas magias então o feedback conteve um pouco de verdade. O update está próximo de nós e esperamos que algumas modificações resolvam as reclamações logo.

O que mais? Que mentiras estão a diante de nós? Nós temos algumas peças que gostaríamos de dividir com você: alguma informação especial, uma curta prévia do que está por vir em 2009. É claro, nós só falaremos sobre alguns projetos, nós não queremos revelar tudo.

Um de nossos pontos principais são medidas anti-trapaças (anti-cheating). Até agora, nós não revelamos nenhum detalhe no que estamos planejando. Espere por algumas mudanças notáveis no primeiro trimestre de 2009. Nós iremos dar mais informações sobre isso durante este trimestre.

Mais próximo ainda é a discussão interna e a reavaliação do sistema de PvP e a penalidade de morte. Nós recebemos muitos feedbacks nos tópicos de discussão nas seções de propostas e discuções que vão influenciar o resultado da reavaliação.

E mais, nós iremos desenvolver um programa de revendedores para fazer a compra de Premium Time mais conveniente para você.

Outro projeto para o próximo ano é o desenvolvimento de um client de Tibia em flash, para dar aos nossos jogadores outro diferente modo de aproveitar o Tibia.

Mais, nós ainda iremos, é claro, tentar melhorar a comunicação de nossos jogadores com o customer suport no Tibia. Diversos projetos internos estão sendo elaborados para resultar num serviço mais eficiente e conveniente.

Nós não queremos perder a oportunidade de agradecer à nossa comunidade. Obrigado por seu interesse no Tibia, sua dedicação ao jogo, contínuo suporte e feedback, por dizer sua opinião, sua paciência, por fazer sugestões para melhorar o jogo e nosso serviço – obrigado por ser uma parte da comunidade Tibiana e contribuindo para seu desenvolvimento e diversidade dia após dia. Seu feedback foi, é e será sempre muito importante para nós.

Então nós gostaríamos de pedir a vocês para contar-nos alguma coisa sobre seus momentos especiais no Tibia em 2008, momentos divertidos, tristes ou desapontadores. Quais eram suas metas no Tibia e que você conquistou este ano? Nós estamos de olho em seus comentários nos tópicos de feedback e no quadro de discussões.

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