Featured Article de Janeiro: Até onde os cheaters irão?


Nos últimos meses, foram feitas várias questões quanto a um dos maiores problemas do Tibia atualmente: os cheaters. Neste artigo, será introduzido à vocês como o jogo foi se aproximando da trapaça, qual o ponto de vista da CipSoft quanto aos trapaceiros, e o que eles farão para resolver este problema.

Para começar, vamos estabelecer o conceito geral sobre cheating, o que é, o que faz e o que significa para o Tibia.

1. Definição"Cheating é um ato de mentira, decepção, fraude, postura incorreta, anti-ética, imposição. Cheating é caracterizado principalmente por criar uma vantagem injusta, que geralmente só faz com que o cheater saia vitorioso, e também quando algo se torna caro para outras pessoas. Trapacear é quebrar as regras. Trapacear tem até uma definição econômica: conseguir mais por menos."

2. Por que as Pessoas Trapaceam?A definição da Wikipédia sobre trapaça mostra também a motivação para realizá-la, chamada de "Mais Por Menos", e isso implica em ganhar vantagem sobre outras pessoas. Isso se aplica à praticamente todas as formas de competições em que você só pode ganhar vantagem sobre alguém se existir uma forma de comparação entre os dois. Quando algumas pessoas querem ser "melhores" que outras pessoas, estas que estão desesperadas apelam para a trapaça para atingir seu objetivo. No entanto, o ponto chave para responder a isso é identificar qual a motivação de cheaters no jogo, e achar onde um jogador pode ser melhor que outro.2.1 Tornando Fácil o que é DifícilAlguns jogadores realmente só trapaceam para adquirir recursos mais facilmente do que jogando de forma honesta. Estes são clássicos fazendeiros, ganhando dinheiro e itens através da trapaça para utilizar em sua experiência de jogo atual. A motivação aqui surge de razões puramente econômicas para que não fiquem entediados enquanto caçam, ou não gastar tantos recursos. Os trapaceiros não ligam muito para o fato de que isso é também um ponto negativo economicamente, que acaba afetando não só ele mas outros jogadores também.2.2 Competição IndiretaFalando no geral, é natural para todas as criaturas que elas tentem ganhar uma vantagem sobre as outras. Hoje, isso é feito mais indiretamente. Isto significa que nós conduzimos uma competição na qual nós realizamos a mesma tarefa que nossos oponentes, sobre as mesmas circunstâncias, e ganha quem realiza a tarefa do melhor jeito e mais rápido. O ganhador então prova sua superioridade sobre o derrotado no campo de competição. Esta forma indireta de competição é geralmente recebida como um modo civilizado de demonstrar a força de cada um, porque de outra forma a disputa acaba em uma discussão ou luta em que os oponentes podem sair feridos.

Tibia dá à todos várias possibilidades de conduzir uma competição indireta. Existem numerosos caminhos para ganhar um lugar memorável na tabela dos Tops por exemplo. Tabelas de pontos de skills, magic levels, level, todas básicas são disponíveis no site oficial, mas muitos fansites têm criado outras alternativas de conquistas como por exemplo a maior quantidade de experiência que alguém obteve em um dia, a maior quantidade de experiência que um jogador perdeu em uma morte, e muito mais. Finalmente, a comunidade do Tibia regularmente conduz pesquisas de quem atingiu tal meta primeiro em um servidor. Só isso já é motivo para vários jogadores começarem a trapacear. O desejo de se tornar famoso no Tibia pode corromper várias pessoas. O fato de que em Tibia cada nome de personagem é único, não só em um servidor, mas em todos, faz isso mais atraente ainda. Assim que o seu nome é reconhecido, ninguém pode tirar isso de você.2.3 Competição DiretaA forma direta de competição é ainda muito popular hoje em dia, mesmo com algumas pessoas considerando ela como antiga, defasada, ruim etc. O maior exemplo de competição direta são as formas de artes marciais, incluindo o boxing. Em nenhuma outra forma de competição duas pessoas podem comparar sua força atual diretamente como em uma luta de "mano-a-mano". Existem, no entanto, várias regras como tempo de luta e até o limite de dano que pode ser causado durante a luta.

Em Tibia, a forma direta de competir se deve na luta de dois ou mais jogadores, o famoso PvP (Player-versus-player). Para os que jogam em mundos PvPs, isso pode aparecer em qualquer hora, e com algumas poucas excessões, em qualquer lugar. Tibia possui poucas restrições quando se trata de PvP, que é principalmente o sistema de caveiras. Tirando isso, durante uma luta tudo mais que você possa fazer é permitido.Fica óbvio quando se observa uma competição direta que Tibia não é só um único jogo, mas 3 variações básicas de gameplay. As variações diferem em possibilidade e em suporte. Mundos Non-PvP não oferecem todas. Mundos PvPs oferecem a possibilidade de competição direta com uma restrição de quanto um jogador pode ferir a comunidade. Mundos PvP-enforced oferecem competição direta com absolutamente nenhuma restrição e ainda com uma recompensa para os que ganharem a competição.

Uma intensificação da competição direta em Tibia é a penalidade de morte. O risco de morrer durante um PvP não só envolve ser derrotado em uma competição, mas significa também a perda de habilidades, level, equipamentos e dinheiro. Qualquer um que entra em uma briga está ciente das conseqüências. Isso permite personagens mais fortes mandarem em personagens mais fracos simplesmente intimidando eles para uma luta. O resultado é o que a comunidade conhece como Power Abusing. Por um lado, não haveria por que ter medo se nada estivesse em jogo para ser perdido, e por outro lado, haveria menos emoção para os jogadores durante uma luta e uma menor sensação de sucesso para o ganhador se não houvesse risco.2.4 SumárioEntão, o isso tudo nos diz à respeito de por quê os jogadores trapaceam? Nos diz que há diferentes tipos de trapaceiros:

Existem aqueles que só querem jogar sem problemas financeiros para o personagem principal. Eles normalmente possuem alguns bots para conseguir dinheiro para seu personagem principal. Alguns desses jogadores podem ser bastante justos enquanto estão aproveitando o jogo, mas ainda assim, eles trapaceam para atingir seu objetivo mais facilmente do que verdadeiros jogadores honestos.

Tudo que é bom é difícil. Tudo que é ruim é fácil. Morrendo, perdendo, trapaceando, e ser mediocre é fácil. Fique longe do fácil. – Scott Alexander

Existem aqueles que simplesmente querem ser os melhores em algo. Eles querem ocupar um lugar de destaque na tabela dos Tops, no site oficial, e mostrarem às outras pessoas o quão bons eles são. Eles não percebem que as conquistas que eles fazem não são realmente deles, tudo que eles querem é "aproveitar a fama", e eles farão qualquer coisa para chegar lá.

Aquele que trapacear durante o jogo, irá passar a perna em você de qualquer jeito. – Provérbio

Então temos aqueles que querem vencer competições diretas. Alguns desses jogadores são só preguiçosos e não querem saber de evoluir seu personagem para vencer lutas sozinhos, então eles trapaceam até seus personagens se tornarem fortes o suficientes para lutar. Estes jogadores apreciam as lutas, eles ainda gostam de realmente lutar utilizando "as mãos", sem trapacear.

Paz, em termos internacionais, é um período de trapaças entre dois períodos de luta. – Ambrose Bierce

O resto dos que ainda possuem interesse em competição direta não estão interessados na luta em sí, mas em o que eles ganham com a luta ou pelo menos ameaçando lutar. Estes geralmente usam suas trapaças durante a luta, já que querem ganhar sem muito trabalho ou custo, não importa se é justo ou não. Eles querem o dinheiro e o poder, nada mais.

Eu prefiro falhar com honra do que trapaceando. – Sófocles

3. Como as Pessoas Trapaceam?Agora vamos ver as várias formas de trapaça. Existem listas de tipos conhecidos de trapaça em jogos de computador. As mais comuns podem ser divididas em 3 classes de relevância para o Tibia:3.1 Tipos de Trapaça que Não são Consideradas como Trapaças no Tibia.Alguns exemplos dessa forma é atacando de surpresa (no Tibia isso geralmente refere-se ao ataque de surpresa utilizando personagens) e algumas vezes chamado de "ghosting" (jogadores usando alguns personagens para ficarem observando uma certa área antes de entrar com o personagem principal e iniciar o ataque).3.2 Tipos de Trapaças que Não São Possíveis em Tibia.O maior exemplo dessa trapaça é o "logoff rápido". O objetivo aqui é evitar a morte simplesmente saindo do jogo durante a luta (até mesmo desconectando o modem, ou só fechando o jogo à força, chamado de x-logging). Como todos vocês sabem, nada do tipo irá fazer com que seu personagem não morra em Tibia.3.3 Tipos de Trapaças que Acontecem em Tibia.Estas são as que são consideradas no momento como maiores trapaças utilizadas atualmente:

Tipo de Trapaça e sua Correspondência no Tibia

Wallhacks – Em Tibia, isso é mais conhecido como floorhacking e se refere aos jogadores que conseguem ver o que existe no andar de cima ou de baixo, se você joga honestamente, você não poderá ver nenhum, a não ser que você suba ou desça uma escada.

Farming – A comunidade Tibiana chama isso de cavebotting. Esta sendo a função mais comum dos cheaters, sendo que o bot é programado para treinar o personagem, caçar, e é claro obter itens ou dinheiro, tudo sem o dono estar no comando do personagem.

Sharing – Tibianos conhecem esta forma de trapaça sob o mesmo termo, ainda que seja nomeado também como troca de contas (account trading).

Conseqüentemente, em termos Tibianos, as formas de cheating que devem ser lidadas são floorhacks, cavebots, warbots e account sharing/trading.4. O Que Será Feito Dessas Trapaças?Trapaças são alguns dos assuntos mais controversos discutidos pela comunidade Tibiana e o maior problema persistente em jogos online no geral. É preciso um grande esforço para identificar os jogadores que trapaceam, principalmente se tratando dos meses anteriores.Já foi gasto algum tempo pensando em como cortar as raízes desse problema, e favorecer o gameplay. A CipSoft também tem a intenção de trabalhar nisso. Os conceitos consistem de 3 partes igualmente importantes:

4.1 Medidas de PrevençãoMuitos já sabem à que isso se refere. Significa que algumas formas de trapaça estão sendo inviáveis, ou pelo menos tentando fazê-las se tornarem, impossíveis ou irrelevantes. Um exemplo recente de prevenção é a redução de distância de runas no último update de verão (inverno aqui no Brasil). Isso colocou um fim aos warbots que eram conhecidos por atacar outros jogadores fora da área visível. Também foram modificadas algumas áreas no mapa neste update de Natal para tornar o floorhacking impossível de ser praticado em alguns lugares. E finalmente, foi feito do cavebotting em Rookgaard extremamente desagradável quando foi introduzido o limite de dinheiro das conta de jogadores em Rookgaard e também no inventário quando um personagem deseja deixar a Isle of Destiny. Até onde pode ser visto, essa medida praticamente acabou com o cavebotting para se obter dinheiro em Rookgaard.4.2 Medidas de PuniçãoPara derrotar o inimigo, você deve conhecer o inimigo. Foi analisado o porquê pessoas trapaceam e como elas vêem isso. No entanto, o que é necessário é encontrar uma forma assegurar que quem realmente trapaceia é tal jogador. Agora entendemos nosso inimigo melhor, agora é necessário saber exatamente quem eles são. Assim que houver maneiras de identificar os trapaceiros com uma grande certeza, a luta não será evitada, e o descanso assegurado, a primeira grande luta contra eles está próxima. Entenda que, no entanto, os detalhes de como os trapaceiros serão encontrados não podem ser revelados agora. Em termos de guerra, a CipSoft é o grande inimigo dos trapaceiros, e para que ela ganhe a batalha é necessário um plano bem bolado. Uma tática para enfraquecê-los é ter certeza de que eles não saberão como serão pegos. O que pode ser dito é como isso será visto por vocês, jogadores honestos. Os exemplos estão aqui nas primeiras ações que foram tomadas após o último update de verão, quando cerca de 1500 trapaceiros foram punidos.4.3 Medidas de ComunicaçãoVocê já deve ter notado, que ultimamente a comunicação com a comunidade foi intensamente trabalhada. Essa comunicação foi estendida às ações a respeito das trapaças porque queremos que a comunidade veja que a CipSoft não é cega quanto à presença dos cheaters. As notícias sobre os banimentos no último verão (inverno no Brasil) marcaram o começo dessas medidas de comunicação que irão acompanhar o futuro das ações contra os cheaters. Este artigo é um outro passo nessa direção. Você pode ter certeza que você saberá de todos os passos das medidas contra os cheaters.5. 6×6=CheaterNeste ano, um dado será rolado contra os cheaters, e não, nós não iremos dar nenhuma chance à eles. A dedicação à essa medida será feita nada mais nada menos do que apostando no jogo. São prometidas medidas para todas as 3 categorias mencionadas nesse artigo. As medidas não irão vir à tona ao mesmo tempo, mas sim aos poucos, passo a passo.

Declaramos: Nós não queremos trapaceiros no jogo. A opinião da CipSoft é de que eles destroem a economia e têm influência negativa no gameplay pacífico de outros jogadores honestos. E mais, acreditamos que eles contribuem para uma atmosfera mais negativa durante o jogo. Trapaceiros tem uma tendência à ser desonestos. Jogadores honestos sentem que eles não podem mais confiar em ninguém porque cada vez mais cheaters aparecem no jogo. E por fim, a motivação de vários trapaceiros é oprimir outros jogadores com ameaças, para que deixem o jogo, e assim mais jogadores desonestos podem entrar no jogo e piorar a situação. Isso também inclui aqueles jogadores que são honestos de coração, mas sentem que a única forma de continuar competindo com os trapaceiros é trapaceando também. No último ano, foi intensamente trabalhado o modo de jogo em cooperação e mais amigável. Este é o tipo de jogador que irá ser apoiado, também contra os cheaters.

Este será o último aviso para todos os cheaters. Sua presença não é desejada por aqui. As portas estão abertas para vocês.

It’s your choice where you go from here.

Go the wrong way and we’ll be there!

Or come clean while you still can

and you may avoid getting a ban.

Take your pick

but take it quick…

Algo como:

É de sua escolha seguir por aqui.

Vá pelo caminho errado e nós estaremos lá!

Ou venha limpo enquanto você ainda pode

e você poderá evitar um ban.

Faça sua escolha

mas faça-a rápido…

À todos os jogadores honestos é desejado um feliz ano de 2009. Aos cheaters, é prometido: este ano será excepcionalmente ruim para vocês.

O que você achou? Comente em nosso fórum!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!