Lag e Kicks


Não há dúvidas que você já enfrentou isso alguma vez: Você está caçando, e do nada, seu personagem para de se mover, tudo ao seu redor fica parado. Assim como aconteceu, do nada, tudo volta ao normal – ou você é desconectado do jogo. Lag e kicks são duas coisas comuns na internet, e é um grande incômodo em todos os jogos online, não só no Tibia.

Causas do Lag

Estrutura da internet

Há muitas causas diferentes para o lag. A mais comum é resultante da estrutura da internet. A internet é uma grande rede de cabos onde dados viajam de um ponto a outro. No caminho, eles passam por diferentes nodos, que normalmente são os provedores de internet. Lag pode ser causado em algum lugar entre o seu computador e o serviço online que você usa, como o Tibia. Cabos, nodos, servidores, programas, computador e provedor de internet desempenham um papel importante. Apenas um problema em qualquer um desses exemplos pode diminuir a velocidade de sua conexão – um componente de hardware quebrado ou um erro em um software, ou algo tão simples como um cabo quebrado. Se seu pacote de dados não pode chegar ao seu destino, ele toma um caminho diferente através da rede. Isso não leva mais que alguns milissegundos. Se você está usando um serviço pelo qual a velocidade de conexão não é importante, por exemplo, um site de busca ou MSN, você não terá problemas. Em um jogo online, porém, quando você está arriscando a morte por não reagir a uma ameaça rapidamente, alguns milissegundos podem ser fatais.

Largura de banda

Outro motivo é que você tem somente uma determinada bandwidth (largura de banda) que pode ser usada. Imagine sua largura de banda como um cabo. Todo o tráfego de internet passa por ele. Então, se você está jogando Tibia e fazendo outra coisa na internet (um download por exemplo), mais tráfego deve passar por este cabo. Muito tráfego poderá resultar em um engarrafamento, e aí aparece o lag. Muitas vezes, você compartilha internet com várias outras pessoas. Então, enquanto você joga, alguém que compartilha internet com você pode estar baixando um grande arquivo. Este download irá diminuir o seu tráfego também.

Assim como você, a CipSoft também tem um provedor de internet com uma determinada banda. Então esse engarrafamento não acontece apenas com você, mas também para eles. Um exemplo é o ataque DDoS, que será explicado mais abaixo.

Seu próprio computador

Outra forma de lag é causada diretamente pelo seu computador. Por exemplo, quando você manda seu computador fazer muitas coisas ao mesmo tempo, seu sistema operacional define qual pedido requer mais poder de processamento. Então, se você está executando outros programas enquanto joga Tibia, isso pode causar lag, dependendo do programa e de seu PC. Lag também pode acontecer se seu hardware não é forte o bastante para seus programas, ou seus drivers não estão instalados corretamente.

Outros programas que diminuem sua conexão são firewalls ou antivírus, que estão escaneando seu tráfego. Já que o trabalho deles é fazer isso, você não deve desativa-los, entretanto, alguns desses programas podem estar usando muito poder de processamento de seu computador.

Lag no processamento de gráficos

Há um outro tipo de lag chamado client side graphic lag. Ele aparece quando o jogo faz seu PC ficar sobrecarregado. Isso pode acontecer quando o jogo precisa carregar muitos gráficos de seu disco rígido de uma só vez, por exemplo, quando você sobe/desce um andar e é necessário mostrar muitas novas criaturas e itens pela primeiravez. O jogo recebe os gráficos de seu disco rígido, e se esse processo é lento, você vai ter como experiência lag, embora que com o servidor esteja tudo bem.

Game Server

Lag pode ser causado também pelos servidores de jogo, por exemplo, durante um backup. Entretanto, você normalmente não percebe isso.

Então, pode haver erros na lógica do jogo que pode resultar em lag. Houve um exemplo disso no passado, quando um jogador transportou todos seus itens que estavam em sua guild hall em apenas um parcel. Cada movimento do parcel resultou em lag para todos os jogadores do servidor, já que o servidor estava ocupado cuidando do parcel, ele teve dificuldades para fazer as outras tarefas ao mesmo tempo. Nós monitoramos constantemente nossos servidores, então percebemos isso imediatamente, e não demorou muito tempo para nossos programadores encontrarem uma maneira de impedir que isso acontença no futuro.

Latency

Uma palavra que é muito usada para descrever o lag é latency (ou ping). A “latência” é a medida de tempo que leva ao apertar um botão no seu teclado, esse comando ser executado no seu computador, e os pacotes de dados resultantes serem enviados para o servidor de destino onde a ação solicitada é realizada até todo o processo ser concluído. Latência inclui todos os fatores mencionados acima: velocidade da conexão, como também todo o hardware e software incluído no processo e a potência do seu PC. Latência sempre existe. Se você tem uma alta latência, você provavelmente irá ter lag em um jogo online. Alguns jogos usam truques para esconder o efeito de latência de jogadores, por exemplo, mostrando animações se alguma coisa demora para carregar. Outros usam técnicas diferentes, por exemplo, não mostrando tudo para todos. Isso só funciona em jogos onde não é importante que você veja exatamente o mesmo que outro jogador.

Conclusão

O problema sobre lag é que só você tem controle sobre seu PC, e somente nós temos controle sobre nossos servidores. Tudo que se encontra entre isso não está no controle nem do jogador, nem da CipSoft. A melhor maneira de minimizar a latência é tentar manter a distância entre seu PC e o serviço que você está usando o menor possível, para que seus pacotes de dados percorram o caminho mais curto. Por isso, a melhor coisa a se fazer é, jogadores europeus jogarem em servidores situados na Alemanha, e jogadores da América e América do Sul em servidores Americanos.

Causas de KicksKicks esporádicosSe seus pacotes de dados não atingirem o servidor de jogo devido a algum bloqueio ou interrupção no caminho, o client do jogo em seu PC e o servidor “percebem” isso de forma independente. Ambos cortam a conexão, e seu personagem será kickado do jogo. No entanto, se seu personagem está pz-locked, ele permanecerá conectado por um tempo, e isso pode resultar numa morte.Mass kicksSe houver um problema próximo dos servidores de jogo, um problema no data center especificamente, muitos jogadores serão afetados por isso de uma só vez. O servidor irá perceber isso, e declara circunstâncias excepcionais. Isso significa que o servidor verifica todos as conexões novamente e imediatamente irá desconectar todos os personagens que não podem ser alcançados em alguns segundos, independentemente de seu pz-lock. Isso é chamado de mass kick. Tais mass kicks que são iniciados pelo servidor são medidas de precaução. Muitas mortes são impedidas dessa maneira. Se personagens não foram kickados, as chances de eles morrerem são bastante grandes.

Decidir o threshold (valor mínimo) em que personagens serão kickados do jogo é difícil, para que isso seja justo a todos, assim como seguro.

Mass kicks também ocorrem quando um servidor de jogo trava. Então, todos os personagens online no servidor serão obviamente desconectados do jogo.

Cenário especial: Ataques DDoS

Você já deve ter lido em notícias no site oficial ou fansites que servidores estão sofrendo de ataques DDoS. DDoS significa Distributed Denial of Service. Isso significa que alguém está tentando impedir que o Tibia funcione corretamente. Você pode imaginar um ataque desses da seguinte forma: Muitos pacotes de dados são enviados para um servidor, e isso cria um grande engarrafamento de dados. Em seguida, seus pacotes de dados ficam presos dentro desse engarrafamento, e não conseguem alcançar os servidores como deveriam. É por isso que você tem lag e/ou kicks quando os servidores estão sob ataque. Ao arruinar sua diversão, os autores estão tentando prejudicar a CipSoft. Isso sem falar que tais ataques são altamente ilegais.

O que a CipSoft faz para prevenir Lag e Kicks?

Monitoramento, avaliação, cooperação, firewalls

Nós monitoramos nossos servidores e verificamos arquivos de log regularmente para ver se algum problema ocorreu. Dessa forma podemos intervir imediatamente se houver qualquer problema no servidor, por exemplo.

Investimos também em bons provedores de internet, e selecionamos bons data centers que trabalham conosco para diminuir a latência para os jogadores. Avaliamos também novos seviços para ver o que pode ser melhorado.

Além disso, temos investido em firewalls, software e hardware, e estamos constantemente monitorando nossa rede. Se encontrarmos alguma coisa fora do normal, entramos em contato com nossos provedores imediatamente para dar início a contramedidas. Nós já somos capazes de filtrar ataques DDoS, por exemplo. Infelizmente, algumas vezes ataques conseguem passar, e você sofre as consequências.

Avisos contra Lag e Kicks

Muitos de vocês desejam avisos quando há lag e kicks. Infelizmente, somos incapazes de proporcionar-lhes na maior parte do tempo. Não sabemos com antecedência quando alguém está começando um ataque em nossos servidores, ou quando uma tempestade afetou um grande provedor de internet nos Estados Unidos, por exemplo. Em tais situações, um aviso seria tarde demais. Também, não podemos falar quando é seguro voltar a jogar. Não gostaríamos de criar uma falsa sensação de segurança. Nós simplesmente não sabemos quando um problema técnico foi corrigido caso ele não seja um problema nosso, e não temos idéia de quando um ataque irá parar. Tudo o que podemos fazer é tentar minimizar os efeitos negativos que você tem em jogo com lag e kicks.

Nós só podemos avisar com antecedência sobre lag ou kicks que podem aparecer durante uma manutenção planejada, por exemplo.

Maneiras de determinar o tipo de Lag

Verifique a situação próxima de você

Quando você tiver lag, o primeiro passo que você deve tomar é verificar se você pode acessar outros websites. Se levar mais que o tempo habitual, ou não abrir, pode-se dizer que o problema está próximo de você.

Para saber se o lag é causado em seu computador, você pode verificar por exemplo seu firewall, para ver se ele não está bloqueando algo, ou acessar seu gerenciador de tarefas (ctrl+alt+del), e ver quais programas estão sendo usados, e quanto de memória eles usam. Talvez um antivírus está fazendo um scan, e por isso faz o PC ficar mais lerdo? Além disso, verifique também o que as pessoas ao seu redor estão fazendo. Talvez seu irmão está baixando um arquivo, enquanto você joga.

Se você não consegue identificar a causa do lag, talvez seja seu provedor. Se você usa o mesmo provedor que um amigo, por exemplo, pergunte se ele está com algum problema de conexão.

Tracert

Se o problema não é com o seu provedor, você não pode fazer nada.

Se você quer determinar onde no caminho ocorre o lag, você pode usar o comando tracert. Com este comando, você pode traçar o caminho de seus pacotes de dados em computadores Windows. Tudo o que você precisa fazer é abrir um Prompt do MS-DOS, clicando em Iniciar, e então em Executar. Então, digite cmd. Na janela que abrir, digite tracert [IP] ou [URL] (sem os colchetes) e então dê um ok. Você vai então receber toda a informação por onde seus dados passam até chegar ao destino, e quanto tempo leva para passar em cada ponto. Lag e kicks são realmente um incômodo em jogos online, e nós entendemos o quanto é frustrante quando você morre no Tibia por causa de um problema de conexão. Esperamos que essas explicações tenham respondido algumas de suas perguntas, e que ajudaram você a entender as razões técnicas por trás de lag e kicks.

Divirta-se sem lag!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!