Featured Article de Maio: O PvP em foco


O sistema de PvP não é somente a parte mais importante do Tibia, é também um dos tópicos mais discutidos. A exigência por mais restrições no PvP enfrenta exigências para manter todos livres para matar qualquer um, em qualquer hora, em qualquer lugar. Confira o artigo deste mês para descobrir mais sobre o que é discutido internamente na CipSoft.

No ano passado, duas grandes questões foram discutidas no Tibia: o sistema de PvP e a penalidade de morte. Nós perguntamos para você sua opinião sobre estes dois assuntos e queríamos saber o que você gosta e não gosta sobre eles. Muitos jogadores participaram destas discussões e contribuíram com um valioso feedback, elaborado em desvantagens e pontos fracos, e propuseram idéias para mudar a situação para melhor. No artigo deste mês, nós queremos compartilhar com você um pouco sobre às discussões internas, que seguiram as opiniões públicas. Queremos lhe dar uma visão geral das metas que estabelecemos para a reavaliação e exemplificar como às vezes é difícil chegar a um consenso. Como você sabe, nós decidimos lidar com o sistema de PvP e a penalidade de morte em conjunto, devido à sua estreita relação. No entanto, gostaríamos de focar o sistema de PvP nesse artigo, já que nós abordamos a penalidade de morte e blessings no patch de Primavera (Outono aqui no Brasil).Uma base sólidaLogo no começo da discussão pública sobre o sistema de PvP em Tibia, tornou-se evidente que as opiniões entre os jogadores estão divididas em relação à atual situação em mundos PvP, com perspectivas às vezes muito divergentes. Todavia, isso não foi realmente uma surpresa, já que cada mundo PvP é algo único e suas experiências pessoais têm um enorme impacto sobre o seu ponto de vista. Para muitos jogadores, o sistema de PvP é uma parte essencialmente importante do Tibia, que é altamente carregada com emoções, excitação e diversão.

Há diferentes motivações para lutar no PvP, só para citar algumas que foram abordadas na discussão pública: desafio, competição, prestígio, amigos, mas também o poder, vingança, loot, ou inveja. Apesar de que muitos jogadores ressaltam a importância do princípio "mate qualquer um, em qualquer hora, em qualquer lugar!", também houve vários jogadores que pediram por mais restrições.Em vários servidores PvP, parece que a regra geral do Tibia tornou-se esquecida e menosprezada. Muitos jogadores sofrem com a opressão de outros que são mais poderosos e, muitas vezes organizados em grupos. Em uma enquete de Fevereiro, quase 43% dos jogadores que participaram disseram que sentem-se oprimidos e não podem lidar com essa situação. Em contraste, o número de votantes que descreveram eles mesmos como opressores é bastante baixo, somente 7%. Entretanto, muito poder é concentrado nas mãos de pequenos grupos e assim, permite que eles oprimem um grande número de jogadores ou até mesmo todo o servidor.

Nós realmente apreciamos os diversos feedbacks que recebemos. As diferentes perspectivas, posições e motivações forneceram uma base sólida para a dicussão interna e compreensão dos problemas.Discussão internaMembros da CipSoft de diferentes departamentos participaram da discussão interna que foi liderada pelo equipe de gestão de produtos. Os participantes tinham diferentes experiências em PvP. Alguns deles já foram vítimas de player killing aleatórios e abuso de poder várias vezes, alguns realmente gostam de PvP, até mesmo matar outros jogadores aleatoriamente.

Mas antes de discutir tudo em detalhes, nós focamos na definição das metas que queremos alcançar com a reavaliação do sistema de PvP. Elas foram criadas para influenciar e orientar nossa discussão. Para definir metas, nós respondemos uma questão fundamental sobre mundos PvP: Qual tipo de lugar deve ser, ou melhor, o que não deve ser?Matar jogadores é permitido em servidores PvP e se você criar um personagem lá você deve estar ciente que pode ser morto por outro jogador. Entretanto, mundos PvP não devem ser lugares onde matar é algo exuberante, onde a opressão de outros jogadores e a matança excessiva são ocorrências diárias. O sistema de skull já restringe isso até um certo ponto, para que ele não fique fora de controle. Também, isso é claramente declarado no comentário da regra geral do Tibia, que "você não deve abusar de seus poderes para oprimir outros e forçar eles a jogar pelas suas próprias regras."Definindo metasTibia é um jogo, significa que deve ser divertido. Jogadores devem gostar do tempo que passam em Tibia. É muito preocupante ouvir que mais e mais jogadores oprimidos pensam em sair do jogo ou já saíram, já que eles não "curtem" mais o jogo. Então, como alcançar um equilíbrio entre um PvP que é emocionante e desafiador, e um PvP que é justo e não aberto a abusos como é agora?

Nossos objetivos foram rever todos esses aspectos e finalmente, nós vamos dar as seguintes guidelines para nossa reavaliação no sistema de PvP do Tibia:

1. Reduzir as possibilidades de oprimir outros

Como já mencionado, o sistema de PvP como é atualmente deixa muito espaço para tirar alguém de sua liberdade e forçar outros jogadores a seguir suas próprias regras. Não deve ser possível arruinar completamente a experiência de jogo de outros, e destruir a sua diversão ameaçando-os.

2. Reduzir a frustração que resulta das mortes

A morte é uma experiência dolorosa. No entanto, se a frustração é muito alta, consequências negativas são comuns de acontecer. Muitos jogadores desistem de jogar, ou até mesmo incentiva a recorrer a meios ilegais para compensar o tempo perdido. Além disso, quanto mais você perde por morte, cada vez mais você fica com medo dela. Se alguém ameaçar matar você outra e outra vez, você fica mais propenso a ceder a pressão, pelo seu medo de morrer.

No patch de Primavera, nós reduzimos a penalidade de morte e mudamos o sistema de blessing. Até agora, parece que a redução foi bem balanceada, já que 69% de todos os jogadores que participaram da nossa enquete sobre o patch disseram que gostaram da redução na penalidade de morte.

3. Reduzir a agressão

Uma enquete mostrou que a atmosfera no Tibia é considerada agressiva por muitos jogadores. Aqui vemos a necessidade de ação já que queremos proporcionar um jogo divertido com um única e positiva experiência. Jogadores agressivos também tendem a ser mais envolvidos em comportamento destrutivo e na violação de regras, que torna mais importante ainda reduzir a agressão. Como você pode ler no comentário da regra geral do Tibia: "Se comportamento destrutivo e agressivo com outros faz você se sentir bem, este não é o melhor lugar para você."

4. PvP deve ser emocional e desafiante, mas também justo

Queremos manter a emoção e diversão no PvP, a adrenalina em uma batalha quando você não sabe se seu personagem irá voltar vivo ou não. PvP não deve ser fácil, ele precisa ser desafiante e você precisa de alguma habilidade para dominar ele. Além disso, lutas sempre devem ser justas. Nosso sistema de detecção automática irá nos ajudar a realizar esta meta, já que há vários jogadores que utilizam cheats em guerras, porque não têm habilidade nenhuma. Cedo ou tarde, contudo, a nossa ferramenta irá pegá-los.

5. Oferecer alternativas e opções adicionais

Se outros oprimirem você e não há caminho para você escapar da situação, você provavelmente irá desistir cedo ou tarde. Alternativas e opções adicionais oferecem uma saída. Para jogadores que estão interessados em medir esforços com outros, um modo de guerra ou modo de duelo viria a ser útil. Esses combates seriam baseados em acordo mútuo. Não queremos restringir a liberdade sobre o PvP em mundos PvP, mas proporcionar alternativas e formas para contornar isso é também uma importante meta. A respeito disso, novos tipos de servidores e cenários PvP também são opções interessantes e que valem a pena ser consideradas. Geralmente falando, nós também queremos oferecer mais possibilidades de passar o tempo no Tibia e proporcionar uma grande variedade de metas que não são relacionadas ao PvP.

6. Tibia é um jogo duro, que continue assim!

Seja qual for nossos planos, esta é uma das metas mais importantes. Tibia é um jogo desafiador e permanecerá desafiador no futuro.

Como você provavelmente pode imaginar, encontrar um consenso é uma tarefa difícil. Opiniões também são diferentes entre membros da CipSoft, apesar que todos nós estamos trabalhando com os mesmos objetivos. Para resolver todos os assuntos, nós discutimos em detalhes além do que está presente neste artigo. Assim, nós escolhemos um exemplo para mostrar que os prós e contras às vezes anulam um ao outro.Revisar Exiva ou não?Na discussão pública, a magia Exiva foi um tema quente, já que está relacionado ao PvP. Muitos jogadores opiniram que uma revisão e restrição da magia é absolutamente essencial para reduzir o abuso de poder. No entanto, muitos jogadores argumentaram que existe várias razões para mantê-la. A magia Exiva permite que você localize outros jogadores em um tempo bastante curto. Ela é muito útil quando você está procurando por amigos, por exemplo, ou quer saber onde seus inimigos estão em uma guerra. No entanto, ela também torna possível caçar outro jogador. Isto significa que sempre que ele estiver online, poderá ser encontrado e não há maneira de se esconder da Exiva.Os argumentos apresentados por ambos os lados, foram também abordados em nossa discussão interna e refletimos um pouco sobre eles. Muito cedo tornou-se claro que as opiniões sobre a Exiva também diferem entre os participantes da nossa discussão, e entrar em um consenso estaria longe de ser fácil. Portanto, quais argumentos foram levantados em favor de uma revisão na magia e quais argumentos foram contra eles? As idéias gerais sugeridas por muitos jogadores foi de restringir a magia de uma maneira ou outra. Discutimos várias propostas de como revisar a Exiva:

– Reduzir o alcance da magia, por exemplo, ela só vai funcionar na ilha em que foi usada.

– Reduzir a precisão da magia, assim, não será possível encontrar um jogador efetivamente.

– Somente um certo grupo de personagens pode ser encontrado com a magia: personagens em sua "lista branca" que aceitaram ser adicionados nessa lista, membros de uma guild e party, jogadores marcados com uma caveira (white, red, etc), e jogadores com Soulfire. Alguns jogadores também sugeriram tornar a aparência do nome de seu personagem na lista " Who is Online?" opcional, assim como no jogo e no site.

– Introduzir uma magia ou runa que permite o personagem "esconder-se" da magia.

A questão para nós foi: Como uma revisão na magia Exiva afeta opressores e vítimas? Quais serão os benefícios e as desvantagens em relação às nossas metas? Gostaríamos de lhe dar uma visão geral dos prós e contras que foram levantadas em nossa discussão interna.Exiva revisada para opressoresBenefícios para nós em relação às nossas metas

– Uma revisão na Exiva poderia limitar o poder da magia e assim, tornar mais difícil para os opressores encontrar suas vítimas e caça-las. Este seria um importante passo na direção certa para um objetivo: reduzir a possibilidade de oprimir outros.

Desvantagens para nós em relação às nossas metas

– Em uma típica situação de power abuse em servidores PvP, um único jogador deve enfrentar um poderoso grupo de jogadores. Reduzindo a precisão ou alcance da magia teria somente um pequeno efeito, se houver. Com um número suficiente de jogadores cruzando as terras Tibianas, dentro de poucos minutos você seria capaz de deduzir a localização do personagem que você está procurando. Levaria um certo tempo para encontrar alguém com Exiva, no entanto, isso não seria o suficiente para desencorajar os opressores.

– Mesmo com uma magia ou runa para esconder-se da Exiva funcionando apenas para um certo grupo de jogadores, ainda seria possível encontrar e emboscar alguém. Como já mencionado, grupos de power abuse são normalmente bem organizados, e eles têm muitos membros e colaboradores. Se eles sabem onde fica sua casa, sabem onde você gosta de caçar, sabem quem são seus amigos, eles provavelmente podem encontrar você sem Exiva. Eles só precisam ter alguns jogadores em frente de sua casa aguardado por você, por exemplo.Exiva revisada para vítimasBenefícios para nós em relação às nossas metas

– Poderiamos dar aos jogadores a oportunidade de escapar e esconder. Trata-se de oferecer uma saída, uma alternativa. Algo que queremos realizar com nosso quarto objetivo: oferecer alternativas e opções adicionais.

Desvantagens para nós em relação às nossas metas

– Atualmente, Exiva não é só usada por power abusers para localizar suas vítimas. A vítima também pode usar Exiva para ver se alguns dos seus inimigos estão se aproximando ou já estão perto. Com uma Exiva revisada, seria possível a vítima localizar seus inimigos, assim como um grupo localizar a vítima em um tempo razoável.Efeitos colaterais– Reduzindo o poder da Exiva, tornaria o jogo mais interessante novamente, já que algumas habilidades serão necessárias para encontrar alguém.

– Uma revisão também afeta jogadores em guerra. Seria mais difícil localizar o inimigo. Além disso, se o "Who is Online?" também ficar opcional, você não saberá quantos membros de uma guild inimiga estão online. Somando tudo, batalhas ficarão menos previsíveis, e com mais efeitos supresa. Alguns jogadores provavelmente irão aprovar essa idéia, enquanto outros provavalmente irão desaprová-la.

– Uma vez que fique mais difícil localizar alguém, ficará mais difícil se vingar de alguém que roubou um loot, por exemplo.

Então, ficará mais difícil e demorado encontrar alguém se a magia Exiva for limitada, mas os opressores realmente vão parar de caçar alguém? Nenhum de nós pode responder essa pergunta com certeza suficiente. Assim, uma decisão final sobre Exiva não foi feita ainda, já que é difícil alcançar um consenso equilibrando os prós e contras mutuamente. Existem outras idéias sobre como mudar o sistema de PvP, que atualmente parecem ser mais viáveis.Processos em andamentoEntão, como você pode ver, há ainda um longo caminho a percorrer, e a reavaliação do sistema de PvP está longe de ser concluída ainda. A opressão de jogadores e player killing aleatórios são um dos maiores problemas em servidores PvP.

Além da magia Exiva, discutimos diferentes aspectos sobre o sistema de PvP, por exemplo o sistema de skull, o poder de times, player killing aleatórios e guerras. Nós avaliamos os feedbacks e propostas de muitos jogadores cuidadosamente, sempre com respeito às nossas metas PvP. Zonas Non-PvP, sem bloqueio de protection zone em casos de auto-defesa, black skull, mortes contando para todos que causaram dano, são idéias e conceitos promissores nas discussões internas e que foram apresentados nas developer notes, através do board de discussão.Já que essas mudanças afetam muito o PvP do Tibia, nós queremos envolver você no processo de desenvolvimento e pedir sua opinião. A decisão final não foi feita ainda. Além disso, a reavaliação é um processo contínuo e aberto a mudanças. As metas definidas irão nos guiar em nossa jornada e estamos confiantes que seremos capazes de melhorar a situação: Preservar o que é bom no sistema de PvP de Tibia e mudar o que precisa ser mudado.

Por um Tibia melhor!

Community Managers

Curtiu o artigo desse mês? Você acha que as medidas apresentadas poderão dar certo?

Diga em nosso fórum!

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!