Histórico das Medidas Preventivas: CipSoft x Cheaters!


Jogadores tentando passar a perna nos outros e tentando tirar vantagem é algo que sempre existiu no Tibia, principalmente quando se trata de métodos ilegais para isso. Fosse macros para pescar automaticamente, mira automática para guerras em PvP, fazendas de runemakers virando a madrugada… Hoje a maior parte dos problemas foi resolvido, restando apenas dos males o pior – os botters. Mas você sabia que o Tibia para chegar aonde é hoje já teve que passar por mudanças ou adequações diversas, algumas até drásticas?

Parece tentador, mas não vale a pena.

Antigamente não havia Soul Points para limitar a criação de runas, estas aliás que não eram vendidas por NPCs e apenas druids e sorcerers podiam produzi-las. Não havia Stamina limitando as horas de jogo dos tibianos, mas também não existia as horas-bônus dos jogadores com premium time. Nem mesmo worms eram necessárias para pescar, se bem que além de colaborar como medida anti-cheating, isso ajudou a dar uma pequena dose de realidade ao Tibia. Multi-client ou cheat para luz total mesmo em cavernas era algo quase rotineiro para os tibianos. Olhando os botters hoje em dia, quem diria que achávamos isso um enorme incômodo, não é?

Update 7.5 – O começo da luta contra os cheaters

Ah, inverno de 2005, o update do verão europeu. A CipSoft não apenas adicionou ao jogo Tiquanda para os jogadores premmy ou Dark Cathedral para os free accounts, mas começou a aparar as asas dos jogadores que abusavam dos métodos ilegais.

Antigamente era muito comum os jogadores usarem uma combinação de Multi-client com macros para pescar e runar automaticamente, semelhante aos bots de hoje em dia. Como a única fonte das runas eram outros jogadores, a maioria dos tibianos possuíam um char maker para providenciar suas runas, em geral UH e SD, mas alguns iam mais longe… Possuíam diversas contas e usavam de um método ilegal para burlar esse problema, ao ponto das “Fazendas de UH” como eram chamadas na época controlarem a economia.

A CipSoft não podia mais manter a vista grossa tendo em vista o problema atingindo tal nível e inseriu no jogo as minhocas para limitar a pesca no jogo e os Soul Points, para limitar a produção de runas. Com isso, os jogadores seriam obrigadores a irem caçar para recuperar os Soul Points e também teriam que vez ou outra irem comprar minhocas para poderem continuar pescando.

Infelizmente, sempre há um ponto negativo. Os jogadores que gostavam de simplesmente ficar parados na porta do DP conversando e runando, ou os que summonavam criaturas para treino para os amigos, foram obrigados a irem caçar para poderem continuar runando ao invés de poderem manter eternamente sua experiência parada já que entravam principalmente para conversar com seus amigos e nem tanto para caçar ou jogar em si.
Isso também não impediu os jogadores que jogavam usando Multi-client de continuarem usando tal método para jogo, apesar de limitar a fabricação de runas.

Além disso, o descontentamento dos jogadores quanto à limitação das runas dependerem dos magos do Tibia fez com que no update seguinte, 7.55, as runas passassem a ser vendidas por NPCs a preços fixos.

Update 7.8 – Desistência, facilidades e limitação de hunts

Foi em outro verão europeu que a CipSoft, pelo ponto de vista de alguns, pareceu desistir da luta em alguns pontos. Em 2006, um ano após o update dos Soul Points, a estratégia usada foi diferente. Além de adicionar ao território tibiano as Shattered Isles, os cheaters tiveram motivos para sorrir de orelha a orelha. De fato, a maior parte dos jogadores preferia usar de métodos ilegais ao invés de andar no escuro, usar sua mana em um utevo lux ou carregar torchs por aí, ao mesmo tempo que viviam apelando para macros para pescar ou mirar automaticamente suas runas, principalmente em wars. E foi nesse update que a CipSoft pareceu querer facilitar a vida dos jogadores, basicamente entregando de mão beijada “cheats legalizados” com o selo Cip de qualidade. Afinal, se a maior parte já era cheater, todos tinham esse direito… será?

E assim foi adicionado um full light oficial, bastando apenas mexer nas configurações gráficas. Nenhum lugar do jogo mais seria perigoso adentrar por medo do escuro, dando em troca disso os efeitos luminosos do jogo. Também foi nesse update que passou a ser possível colocar itens e runas nas hotkeys. Não mais era necessário ficar clicando nas runas ou na fishing rod em sua backpack para poder realizar as ações simples de caçar e pescar, e assumo, o jogo ficou muito mais agradável assim. Claro, para os cheaters isso não foi o suficiente pois estes queriam as coisas automáticas, mas a grande maioria dos tibianos ficou satisfeito com o update, pois o jogo ficou muito mais prático e fácil de jogar. Acredito que os únicos insatisfeitos com isso foram os possíveis profissionais do PvP, que agora não precisavam mais de dedos tão rápidos para mirarem em guerras, já que esta função agora estava muito mais fácil podendo usar a battle list como alvo ao invés de caçar o alvo na tela.

Esse é o tipo de coisa que você perde quando joga com a luz configurada em 100%.

Mas ainda houve mais nesse update, foi nele que o sistema de Stamina foi inserido. Com isso, os primeiros botters e também os jogadores que dividiam contas, os famosos sharers, começaram a se tornar um alvo específico pra CipSoft, já que caçar por diversas horas passou a ser muito menos atrativo. O sistema foi implementado inicialmente com 56 horas no total, sendo que nas últimas 14 horas o jogador receberia apenas metade da experiência, e não receberia nada caso estivesse com 0 de stamina. Nem tudo são flores, os viciados de plantão (principalmente kinas que treinam com criaturas) pagaram o pato por um Tibia melhor. Vale constar que só no update 8.41 foi criada a hora-bônus de experiência para compensar os jogadores honestos, principalmente os que buscavam competir com os jogadores que dispunham de mais tempo livre, além da redução de 56 horas para 42 horas no total. E apenas no update 8.55 os jogadores premmy passaram a ter a vantagem de 2 horas-bônus ao invés de 1, além da alteração para loot inexistente caso o character tivesse pouca stamina.

Minor update – Queda das Magebombs

Malditas magebombs que usavam ao máximo o poder destrutivo de mages que desde o nível 8 poderiam usar e abusar de SDs caso tivessem magic level suficiente. Os famosos noob pk teams de personagens até nível 20 eram algo muito comum, já que trabalhando em equipe os mages poderiam realizar combos perigosos, mas os cheaters foram mais além. Usando do Multi-client junto com um outro software ilegal, um único jogador que tivesse diversas contas com mages de nível baixo poderia facilmente derrubar jogadores de níveis muito maiores que o dele usando dessa técnica.

Apesar da tentativa de acabar com isso em Novembro de 2006 criando um tempo mínimo necessário após o login para que os tibianos pudessem atacar outros jogadores, isto não foi capaz de evitar que os cheaters usassem e abusassem das magebombs, apenas necessitando que seu alvo provocasse um ataque antes ou ficasse trappado por 10 segundos. Somente em Dezembro de 2007 que as coisas se acalmaram, pois as regras do jogo mudaram quanto ao requerimento de uso das runas. Em foco, passou a ser necessário nível 45 para se usar SD, além de terem começado os primeiros massbans de personagens envolvidos nesse método. Mas isso ainda não foi uma solução totalmente eficiente, pois apenas criou uma barreira a mais para o cheaters, que uparam seus noob chars até o nível necessário.

E quando você menos espera... BOOM!

Vale constar que isso foi apenas um efeito secundário, já que o objetivo inicial do update seria o balanceamento das vocações, considerando que mages low level, caso dispusessem de grandes riquezas, poderiam caçar ou matar outros jogadores facilmente caso se equipassem até os dentes de UHs e SDs.

Update 8.4 – Criaturas Imortais?

Apenas as denúncias dos jogadores e o trabalho dos GMs não estava sendo o suficiente em meio à luta contra os botters. No update de Natal de 2008, na tentativa de derrubar os botters, a CipSoft adicionou ao jogo três criaturas diferentes em respawns que em geral apenas botters caçavam: Tortoises, Merlkins e Kongras.

Apesar de parecerem criaturas normais, elas causavam um dano absurdo e possuíam uma rápida regeneração. Na teoria, jogadores normais identificariam que a criatura era parte da medida preventiva e iriam fugir dela, enquanto botters atacariam sem pensar duas vezes e morreriam no processo. Infelizmente, os botters foram mais inteligentes e conseguiam diferenciar as criaturas modificadas das normais, enquanto os jogadores tinham que descobrir isso na base da tentativa. Foi uma grande falha.

Tá, talvez não fossem tão imortais assim.

Update 8.56 – Todos contra os botters

Em Maio de 2010, a CipSoft decidiu confiar não só nas palavras dos tibianos, mas em seus atos. Nesse pequeno update, agora os jogadores eram capazes de denunciar botters, além de declarações ilegais. Um grande apoio para colaborar com os massbans que começaram a rolar nesse ano. Vale constar, por exemplo, que o primeiro massban baniu 16.598 contas. Por outro lado, pouco tempo depois, no update 8.61, os GMs foram retirados de seus cargos, e os bots ficaram a mercê da ferramenta de detecção automático da CipSoft unido às denúncias dos jogadores.

Uma curiosidade é que os massbans ocorrem desde os tempos antigos de macros, Multi-client e modificação do client de Tibia, que já eram detectados pelo client ou por GMs, porém atingiam no máximo por volta de 200 jogadores.

Update 9.1 – Aprimoramento da ferramenta de detecção

Um dos updates mais recentes, no verão europeu de 2011, foi uma prova de que a ferramenta de detecção estaria recebendo grandes melhorias desde sua implantação. Além das World Changes, Tibia deixou de funcionar em sistemas operacionais anteriores ao Windows XP SP2. O que parecia um mero detalhe sem influência alguma no jogo, no final das contas envolvia um grande progresso no jogo que fez até mesmo com que os programadores de bots se assustassem.

Quando até um programador assume, é porque a coisa ficou séria. Clique para ampliar.

De fato, nem todos os botters ou programadores de softwares ilegais se afugentaram ou desistiram devido a isso, mas a queda na existência de cheats ou de seu uso em servidores oficiais é indiretamente um progresso. Mesmo o enfoque dos cheaters para o uso de um único software ilegal específico pode ser considerado uma vantagem, por facilitar o que estudar e verificar para aprimorar ainda mais a ferramenta de detecção.

E agora, Cipsoft?

Apesar da ferramenta de detecção não ser perfeita, quase que mensalmente acontece um mass ban que retira do jogo entre 1.000 e 3.000 contas usuárias de softwares ilegais do universo tibiano, sejam os vendedores de cash que ficam spammeando no depot ou os incômodos ocupantes de caves. Ainda há usuários que não se dão conta dos riscos ou de quão sem graça Tibia se torna jogando desse jeito e ainda há bots que são indetectáveis. Além disso, mesmo os jogadores honestos ficaram receosos devido à recente falha da ferramenta que baniu erroneamente 239 contas mesmo com os avisos que ela era à prova de falhas e que reclamações seriam em vão, mas é preciso considerar que contar com o serviço de voluntários como os antigos GMs não é mais algo possível devido ao poder que alguém de fora da CipSoft iria possuir.

No fim, a Cip soube lidar com cada caso até o momento, fosse alterando o jogo ou trazendo benefícios para todos. Além disso, antes a preferência era de corrigir as margens para cheating, sem punições a não ser para casos muito abusivos, ponto de vista que mudou com o tempo. A CipSoft aos poucos passa a ser temida pelos trapaceiros, falhando apenas com os botters. Porém, acredito eu que está no rumo certo enquanto aperfeiçoa sua ferramenta de detecção.

E vocês, qual a opinião sobre as atitudes da CipSoft quanto aos cheaters no decorrer dos anos? Acredita que com os botters tudo também será resolvido com o tempo? 😉

  • Womolu

    essa feramenta nao ta com nd so mais os Gms cip FAIL mais um vez !!!

  • Otávio

    gostei desse post; >D, eu também ja estou cansado de chegar nas caves.. e ter varias pessoas e eu chamo chamo, e ngm atende..

    mas o bom, é que eu tenho um char maker.. e mato esses caras que ficam de bot, ai eu pego todos os itens da bp dele 😀

  • Muito bom esse post 😀

  • Fulano

    Se o povo ta usando bot é porque nao querem perder horas de sua vida jogando um jogo que pra se ter alguma coisa ou ser lvl alto precisa-se de perder sua vida e se dedicar inteiramente ao jogo. Tibia ja nao é mais como antes… perderam-se as forças e a cada dia o jogo fica pior para quem joga serio e em pouco tempo… ja nao se faz mais quest com recompensas boas nem algo do tipo “atrativo”, e sim montarias e coisas idiotas que so lhe fazem perder seu tempo e dinheiro. Por isso TODOS estao usando bot

    • Ghazk

      Curti 😀 Quem diz que joga honestamente está perdendo outras coisas que podia estar fazendo mas se iludem e dizem que não o melhor é jogar de maneira honesta como os criadores do jogo dizem que tem que ser , por que o que eles dizem é o que é divertido , isso está me lembrando até outra coisa , a igreja católica na idade média!
      é moçada se vocês não se divertirem como os alemães dizem para se divertir é pecado viu?! FICOU A DICA !!!!!!!!!!

  • Luu

    ferramentas ? cip , voce é hilaria , quer saber a verdade , acho que o [ops!] sao voces que fazem , se voce realmente quisessem , achariam uma forma de banir os bots , mesmo que fosse de meia em meia hora ter que colocar uma senha digitada pra pode continuar se movendo , realmente , isso e uma piada , quer provas? , tenho mais de 15 denuncias feitas em meus chares , e todas deram “processed” , alguma resultou em ban? , nenhuma , mlk coloca no tibia cast , que ta vendendo key, que ta afk no bot e toda essa porcaria , são só voces que nao querem ver , e ainda perdem o tempo me dando aviso que eu chinguei um cara, quer saber ? chinguei mesmo , pq pilantra tem q saber aonde q é o lugar dele , e na real voces tao pouco se lixando , e cada vez tentando mais fazer o tibia parecer com jogos que sao concorrentes a voces , sei que isso nao vai importar nada a voces , pq voces tao pra fazer dinheiro , mas da nada nao , quando nao tive mais metade doq tinha de nego on , voces vao quere update , mas update pra voltar oq era,
    bjo

    • Siclano

      Concordo com tudo oq vc falou!!!!!

      • Tony Hakme

        +2

  • omg, qq eu to fazendo ai? uhaue 😛

    muito bom o post, tinha coisas ai que eu nem lembrava, como esses bixos qse imortais, q foram um fail total…
    na minha opiniao ainda hj o maior erro do tibia é a luz 100%, q como mostra na minha foto, perde muito a graça do jogo, e a maioria das pessoas nem sabem, ou sabem mais nao querem ter desvantagem em relação as pessoas que usam. hj em dia que a cip tem mais ferramentas contra os botters, talvez os lvls altos nao tivessem coragem de arriscar a conta por uma coisa tao facil de ser resolvida, como uma magia ou um dos diversos itens de luz que tem hj

    • Participação especial, de fato havia esquecido de pedir permissão da foto.
      Não tem problema né? :mrgreen:

      • Delelo é camarada do fórum… =P

        • Tô ligado. xD
          Se bem que anda meio sumido de lá né? 🙁

      • podia, fikei feliz em me ver ali ^^
        qdo eu vi a primeira foto da cip achava q era materia oficial msm, dai de repente eu me vejo ali, dai eu so pensei omg D:

    • Alquimista Mike

      Tá ficando famoso, óras… 8)

  • Adrian

    Man nao adianta o quanto a cip tente tirar sempre vai ter um cara que vai consiguir fazer um bot pro tibia!!! é quase impossivel de a cip tirar todos os bot!! todo jogos de essas coisas
    mais a cip consiguio cortar muito bot!!

  • felipe

    Se eu fosse a cipsoft eu venderia chave de bot e cash , quase todos jogos vender so esse que querem seguir uma indoli EM UM JOGO , voces querem a nossa grana , eles que produzem o cash pq nao vendem eles baratinho sei la 20 reais mais so para premmys , ia quebrar qm vende grana do jogo ja que e pra vende que seja pra eles a grana ne , e bot mu voce pode deixar jogando la qe ngm enxe seu saco , isso e um jogo nao e a vida real nao da pra mim bota um robo pra trampa e estudar por mim , agora no jogo da ! cipsoft perde de faze grana se fosse eu ja tava rico

  • Sem Nome

    Sinceramente, eu já nem ligo mais, varios dos meus amigos usam bot, e o que eu posso fazer? Nada.
    O que eu penso é que, eu to jogando honestamente, eu quero vencer em qualquer tipo de jogo e na vida honestamente, e eu alcançando os meus objetivos e meritos honestamente eu to dando um chocolate de habilidade nesses malditos sem dedos.

    • Dando exemplo, parabéns meu rapaz.

      E um chocolate de habilidade para os malditos sem dedos!

  • Sem name

    Olhá pessoal, o que vocês querem da vida de vocês? Jogar tibia até os 80 anos de suas vidas?; a maioria das pessoas odeiam bot’s por que não sabem mecher ou não tem dinheiro na RL para comprar. Vejamos, você acha que ficar 8-9-10~ horas no computador é ser honesto?; em vez de Trabalhar/Estudar/ fazer esportes entre outras coisas. O tempo que você fica sentado ganhando quilos perdendo o sol a vida que te espera lá fora, os bots estão estudando trabalhando praticando esportes… E quando voltam para suas residências , uparam mais do que o jogador honesto que perdeu o dia todo sem fazer nada. Então temos que parar e analisar corretamente, será que estamos sendo honestos conosco ao ponto de perder a vida sentado em um computador? Não, não estamos.
    Os bot’s ganham dinheiro a semana toda, compram suas Premium times dos jogadores “honestos” por Gold Coin, upam da forma que querem nos finais de semana sem se preocupar com Wastes ou algo do tipo.

    Pense nisto você também!
    Um abraço a todos até a proxima.
    😉

    • E você acha que quem joga muito, por opção, dedica de seu tempo…
      É justo um jogador assim competir com gente que larga o char no bot?

      É justo para a CipSoft se dedicar para criar um jogo para a galera aproveitar e se divertir, e alguns infelizes preferirem usar de métodos ilegais e acabarem com o jogo?

      É justo para quem só quer se divertir ter que dividir respawn com jogadores que nem estão lá presentes jogando, mas que estão com seus chars atrapalhando hunts alheias?

      É justo, mesmo para quem estuda ou trabalha o dia inteiro, tentar curtir suas 2-3 horas diárias (ou mesmo semanais, caso no fim de semana também não tenha tempo) e não poder porque alguns jogadores cretinos estão dominando os respawns a horas?

      É justo alguém tentar jogar na sua e não poder porque as caves estão lotadas com jogadores deixando dezenas de cashmakers online e complicando o respawn e atrapalhando a economia do jogo? E provavelmente, vendendo o cash por dinheiro RL, o que é proibido também, vale constar?

      Deixe quem quer curtir o jogo curtir, que cada um aprenda a administrar seu tempo.
      E que parem de destruir o jogo alheio.

    • Siclano

      Se for pensar como vc, axo que o melhor mesmo é não jogar nenhum jogo, e ficar estudando e trabalhando. Se é pra vc não querer jogar com honestidade, então não deixe o bot ficar encomodando os que querem jogar sério. Pense nisto vc tbm! 😉

    • Siclano

      A resposta ali não é pro Sion Barzahd ,, foi mal ai.. é pra esse Sem Name!!!!!!

    • Sem Nome

      O que eu vejo aqui é deprimente, quem usa bot não tem escrúpulos e se torna tão viciado quanto quem joga honestamente, a ponto de levar para o lado obscuro para se tornar bom a qualquer custo. Mas uma coisa eu digo e você pode ter certeza, todas as pessoas que jogam honestamente, não deixam de estudar e praticar esportes, e diga se de passagem, tem mais vida social que alguém que deixa lá de bot. Pelo simples fato de que quem joga honestamente, joga apenas para diversão. Sem contar que o gostinho de saber que jogou honestamente e aquele level que foi você quem upou, não tem comparação. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.” Será que quem rouba no jogo deixa de ser aquele que também não passa os outros pra trás na vida real? Cada cabeça uma sentença.

    • Ronelax

      Voce é obrigado a jogar 8hrs por dia?

      Jogar limpo nao quer dizer jogar como um retardado

      Voce pode jogar por 3horas do seu dia numa boa fazendo uma hunt de 2hrs legal e a outra 1hr tira pra curtir o jogo ou sei la, no tibia se pode fazer de tudo kra.

      Mais vc prefere perder o dinhero pago em premmy + o dinhero do bot Pra ficar olhando seu buneco rodar por voce

      Legal mesmo em kra?
      isso eh coisa de nerd gordo

  • potro

    ESSA FERRAMENTA ESSA FERRAMENTA TA BEM FALHADA!!!!
    AQUI EM FIDERA NO SERVIDOR QUE EU JOGO , CADA CAVE TEM UM BOOT!!!
    ACHO Q OS GMS TEM Q VOLTA, PRECISA DE ALGUEM Q FIQUE NO SERVER VENDO COM OS PROPRIOS OLHOS AS DENUNCIAS DOS JOGADORES, PQ É RIDICULO DE TÃO ESCANCARADO QUE É OS BOTS.
    O CARA ENTRA EM UMA CAVE E PERCEBE SE O PLAYER É BOT OU NÃO!!!!!!

    PRA MIN A CIP PODE DELETA TODOS OS BOT MAS NÃO DELETA PORQUE ESTARIA PERDENDO DINHERO, AFINAL ELES PAGAM PREMMY ACCONT, APESAR DE TUDO A GRANDE MAIORIA DOS BOT SUSTENTAM A CIP E POR ISSO A CIP SE FAZ, E NÃO DELETA ELES!!!!

    PRA MIN A CIP TA TIRANDO TODOS OS JOGADORES QUE JOGAM LIMPO PRA [ops!]!!!!

    FICA A DICA!!!

  • Siclano

    Parabéns Sion Barzahd é difícil encontrar alguem que pense como gente nesse jogo!

  • Tavula

    Tudo bem que o cara não tenha tempo pra jogar horas e horas por dia, mas isso não pode justificar o fato de usar boot.

    Eu entendi o comentário acima, o cara quis dar um “toque” aos players que perdem suas vidas a um joguinho que é levado tão a sério. Realmente é crítico, mas infelizmente o jogo tem tendências viciosas. Eu mesmo quando começo não consigo mais parar.

    Também entendi o comentário do Sion que deixa livre a idéia de que cada um aproveite o jogo da maneira que quiser. Você tem razão, cada pessoa tem que saber controlar sua vida e saber limitar seu tempo no jogo, mas comentários como do nosso amigo “desconhecido” deixou devem ser aceitos sim, porque ajudam a abrir os olhos de companheiros que já estão entregues ao vício para que possam parar pra refletir.

    Um abraço a todos.

  • anonimo

    o bot ta cheganu cada vez mais longe…
    a cip tem que acabar com o bot logo,já que quase TODOS os tops usam bot,.
    Dos 4 tops mages 3 usam bot(e afirmo com toda a segurança,bot evoluindo e a cip n lol).
    80% dos tops tibia usam bot
    queria saber o que a cip falaria sobre isso?

  • anonimo

    Pra min a cip tinha que acabar de vez com isso….chega disso mais de 10 anos de tibia
    e isso nunca acaba, vai acabar acabando com jogo

    FORA BOTHER 👿 👿 👿 👿 👿

  • Lord Czarnian

    O que eu acho engraçado é que as pessoas que sao a favor do bot ou criticam as medidas tomadas pela cip nunca usam o nome verdadeiro,tenham atitude uma vez na vida e falem na cara . e outra agente joga tibia por diversao, lvl e outras coisas sao consequencia .qual o merito de vc ser HL(high level) se nao foi vc q upou ?qual a graça de voce ser algo que qualquer um pode ser?
    qual a graça de voce usar um programa que joga pra vc?conheço varios higt leveis que nem sabem fazer uma quest nem sabe o nome de certos itens por que deixam o char o dia todo no bot pegar lvl e ir pra war.talvez seja ate uma utopia mais eu ainda creio em um tibia sem bot’s.

  • tricks

    gogogo deleta bot cip
    o/

  • sepi

    A cip sempre tenta criar a ilusao que estao tentando acabar com os bots mas isso é só pra faser com que os jogadores honestos nao desistam do tibia,porque mais da metade dos jogadores hj em dia usa bot se a cip deleta eles vai perder mais da metade da renda e vai ir a falencia.

    E essa ferramenta da cip dexa 90% dos bot escaparem ilesos e agora que ela falhou uma ves e por isso jogadores honestos foram punidos quem garante que ela n tenha falado antes?quantos bugs sera q essa ferramenta tem?e como vamos saber que ela nao vai falhar denovo e prejudicar mais jogadores inocentes,simplismente nao da mais pra confiar na palavra da cip.

    Outra coisa que nao serve pra muita coisa é esses reports de jogadores,outro dia eu tava estressado e xinguei um maluco que tava dando ks nos meus dl dai ele me reportou e fui banido por 7 dias,tudo bem eu xinguei o cara quebrei uma regra mereci ser banido,oque me revolta é que um dia meu rl disse que tinha um bot lvl 70 de pouco caçando tarantula em port hope eu fui la chamei o cara umas 3 ou 4 veses achei q ele podia ta me ignorando dai usei uma firebomb e parcel pra ver se trapava ele e ver se ele era bot,e claro que ele era,dai eu reportei o cara e falei pro meu rl reporta tbm,e adivinha oque aconteceu com o cara?nada.Eu ate coloquei ele na minha vip pra ver se ele ia ser banido e parar de entra no jogo,mas nao ele entrava todo santo dia ta ate hj ele n foi banido.

    Pra nao diser que o sistema de report n funciona,eu mesmo reportei uns 4 ou 5 jogadores por terem me xingado e uns 3 foram banidos dali 7 semana +-,só oque me deixa de cara com a cip é que ela n faça a mesma coisa com as denuncias de bot eu ja denunciei mais de uns 40 bot desde que implantaram o sistema de report e se 3 deles foram banidos foi muito.

    Oque ta estragando o tibia n é a facilidade que vc pega lvl ou as cagadas que a cip fes com o jogo,oque estraga o jogo são os bot e a cip tentando faser agente pensa que ela ta combatendo os bot,sendo que a maioria dos top lvl do tibia sao bot,e todo mundo sabe disso ate a cip,estao sempre la nos mesmos respawns fasendo a mesma rota sqm por sqm todos os dias.

    • Ghazk

      Se eu pudesse curtir teu comentário eu curtiria 😀

  • Beltrano

    ah cara, sinceramente, eu upei 152 lvls honestamente, mais acho que to começando a pensar em comprar logo uma key e taca bot no char..
    se for deleted, eu começo otro do 0 de bot ! e vendo ele mas pra frente, assim nao fico estressado numa merda de jogo e tomo jeito de homem na RL (trabalhar,estudar)

    • Claro, sua diversão no jogo foi pra onde mesmo?

      Ah tá, pro Pits of Inferno e sendo abraçado por um Dark Torturer.

      Quando os jogadores voltarem a ver Tibia como um JOGO e não como um NEGÓCIO, será um bom recomeço.

      • Tavula

        Dificil irmão, porque o próprio jogo leva para tal tendência. Só o fato de você ter que pagar para poder desfrutar totalmente do jogo já se resume a isso.

        • Você trata jogos da Steam, Play3 e Xbox360 como negócios ou só Tibia mesmo? E por que só com Tibia faz essa diferença escrota?
          Convenhamos, né.

    • Sem Nome

      Tomar jeito de homem não será por parar com um ”joguinho” e sim dos atos que você faz. Usar bot, trapacear de qualquer forma, mesmo que seja no jogo, pra mim não é digno de ”jeito de homem”.

      • Estamos falando de valores,
        Se você trapaceia em um mero jogo por opção, imagina o que faria por aí por necessidade. Pense nisso. 😉

        • Ghazk

          Sion Barzahd , nada tem a ver com valores , mas como o colega diz alhures, tem a ver sim com opção , pois é a escolha que você faz de passar muito ou pouco tempo em frente ao computador jogando . Para você ficar sabendo , quanto mais tempo passamos em algum jogo liberamos uma substância cerebral chamada dopamina , essa substância é que nos dar prazer em jogar ou jogo , ou seja torna-nos viciados , para mim bot é uma formar de burlar isso ao mesmo tempo tendo mais tempo para outras atividades do cotidiano , acho que você deveria pensar mais ao incentivar as pessoas a se tornarem viciadas , pois essas pessoas terão comprovadamente um mal aprendizado , porque o jogo de computador ou outros nos tira a concentração , não sou contra eles , gosto até mas é preciso jogar com responsabilidade.
          BEIJO DO GOORDO! 😆

        • Cara, passei o colegial inteiro, estou na faculdade, trabalho…
          Se no colégio peguei 3 recuperações nos 3 anos foi muito, na faculdade nenhuma DP pendurada sendo que estou no 8º semestre.

          A culpa é da Cip que os jogadores não sabem organizar seu tempo ou são lerdos no aprendizado? Isso é só mais uma desculpa.

          A culpa é dos jogadores sim, que optam pelo caminho mais fácil e errado da coisa, e ainda vem com “mimimi o tibia fez eu bombar de ano 😥 ”

          Isso vem do básico, saber organizar o tempo para estudar, jogar etc. Se a pessoa se tornou viciada o que falta nela é bom senso, bronca dos pais ou psicólogo, isso se não os 3…

  • JACK EVOLUTION

    Infelizmente algumas empresas descobriram uma forma muito rentável de ganhar dinheiro, que é fazer bot para o tibia! E elas tem evoluido muito mais do que a Cip, que parece estar Acomodada com seus clientes e ao meu ver, faz vista grossa com isso tudo, pois um boter tem varias contas e na maioria todas elas premium e sempre renovando! Já ouvir dizer que é a própria cip está por traz disso! Não duvido nada!

    • Vai dizer que acredita no Illuminati também?
      Teorias conspiratórias sempre existem, mas nunca conseguem dar prova disso.

    • Sem Nome

      Sinceramente não é algo a ser descartado. Mas no ponto que está ja da até pra pensar que tem uma força sobrenatural alienigena criando os bots ae e impedindo dos usuarios serem banidos.

  • Cachorro lokoo

    essa ferramenta da cip baniu meu knight eu fiquei quase um mes sem logar no acc quando eu logo ta ban

  • Ghazk

    A Cipsoft , na minha opinião, está errando muito com o jogo , é só pensar um pouco para poder entender que de todos os usuários de tibia a maioria não pode se dedicar completamente e qual a proposta da Cip? “viva o Tibia” . Há logicamente um conflito aí , porque um jogo que é extremamente viciante , no qual ocupa muitas horas da vida de uma pessoa e tem para essas ferramentas ilagais , é lógico filhote que vai existir botters a vida toda no tibia ! Eu acho que a cip devia se tocar e legalizar isso daí , porque tem muitos OT’s ficando melhores do que tibia global , o negocio é a cip criar algum mecanismo alternativo para quem usar o bot , tipo só legalizar o bot por eles produzidos e criar dentro desse programa algo que detecte o personagem que esteja usando , e esse quando estiver usando o bot ter algumas restrições como ser marcado como botter para outros jogadores e perder todos os itens se morrer , por exemplo , ou quem usar o “bot da cipsoft” ganhar menos experiência , menor chance de pegar loot e menor stamina. Eu usava bot e isso facilitava muito minha vida , continuava fazendo quests normais , as vezes upava na mao .. e pra runar , bot sempre , pq ngm aguenta runar filhote , qm aguenta é muito [ops!] mesmo. mesmo assim tibia foi um jogo muito bom na minha vida mas é preciso viver a rl galera , saibam o que acontece no mundo , pq concerteza os donos da cip tem muita cultura coisa que falta a muitos tibianos ! Fica a dica e espero ter contribuído.

    • Tu jogas mario bros com bot também?

      • Ghazk

        Vai lá companheiro , jogar no dedo e vê se arruma tempo para estudar também! 😆

        • Acho que ter passado de boa no colégio, com 3 recus em 3 anos, e atualmente estar na faculdade sem nenhuma DP e trabalhando é prova viva que isso é possível, né? :mrgreen:

          • Ghazk

            Parabéns cara , tu é um cara muito disciplinado pelo visto né , consegue ficar horas no computador upando o char , horas estudando , horas trabalhando fora as outras atividades , você divide o tempo muito bem , e pelo visto Tibia te deixa se concentrar do mesmo jeito que uma pessoa não viciada , Parabéns cara você conseguiu driblar seu vícios , joga tibia direto e não é viciado . Só posso tirar duas conclusões daí ou tu não passou do level 20 ainda ou então tu não joga o jogo cara! 🙂

          • Na verdade se você só prestar atenção você não precisa estudar.
            Se você se dedicar uma ou duas vezes de verdade você não precisa parar o mundo para passar em uma prova.

            Nos tempos que isso era alguma coisa, cheguei por volta do level 150, antes dos updates de yalahar e de bots virarem rotina. Nunca aleguei ser um “high level”, mas nem por isso, isso é desculpa pro povo ficar de “mimimi eu tenho vida e não posso jogar, mimimi eu sou um analfabeto na escola e preciso estudar e aí não posso jogar.”

            Isso é tudo desculpa porque a galera não tem a dignidade de jogar sem trapacear, o bom senso de jogar por diversão e a moral de ver tudo isso como um jogo.

    • Sem Nome

      Cara, eu não entendo essa obsessão por dizer que quem joga honestamente joga demais e nao tem vida social !!! Uma afirmaçao totalmente falha, nao é por ser honesto e jogar honestamente, que eu vou me matar de jogar. E a questao de os tibianos nao terem cultura deve se fato de pelo menos 80% dos jogadores de tibia terem uma idade entre 12 ~ 14 anos. E que de fato ainda tem muito a aprender e que acabam sendo tambem os que apelam para um programinha fácil, creio eu.
      Por experiencia propria, jogo honestamente, e nao perco minha vida de forma alguma.

  • Eu acho que… cada x que a cip conseguir detonar certo tipo de bot ou ferramenta ilegal pra trapacear no jogo… irão criar outra coisa nova indetectável… é assim vai descobre tal coisa, inventam outra coisa nova ali… e lá se vai o ciclo maldito… infelizmente =S

    é o que penso… exemplo disso é o [ops!]… sa porkaria sumila o mouse… como se 1 player normal estivesse jogando escreve as magias e pá… vai ser tenso de pegar quem usa essa parada ae… apesar de que nada é impossível né… e assim vai.

  • Xavier

    Parabéns pelo post! Fiquei sabendo de coisas anteriores ao meu início em tibia.

    • Obrigado! :mrgreen:

      A galera reclama muito dos bots hoje em dia, mas a grande maioria não pegou essas épocas de outros cheats…

      Acho que é uma boa maneira de mostrar que a Cip tem capacidade de superar qualquer problema que os jogadores causem, é só dar o tempo necessário para isso. 😉

      • Ghazk

        Achar que a cip terá a capacidade de superar o problema dos BOTTERS é achar que Dilma terá capacidade de superar os problemas do País , o que eu digo é já que programas ilegais sempre existirão na vida do tibia e a Cip com programas falhos para superá-los , está na hora da própria cip arrumar outros meios para quem usa Bot e tornar o jogo melhor , como os que eu apresentei supra, senão inevitavelmente ou a cip acabará com o jogo de tantos jogadores deletados ou viveremos nesse eterno dilema. Mas é claro não podemos nos esquecer dos que vivem mandando mensagem seja no trade ou no depot para jogar OT’s esses sim merecem ser deletados , enquanto os outros que querem apenas jogar da maneira que podem deixe-os jogar , mas como eu disse, compensando a quem joga de maneira “honesta”. BEIJO DO GORDO ; *

  • Mr Mixter

    Opa, li tudo isso e tenho uma coisa a dizer para o autor: Parabéns!

    Poucas vezes leio algo interessante aqui, os melhores autores que vi até agora aqui são Strenght of War e Sion Barzahd.

    @Topic

    Uma dúvida, eu tenho 2 irmãos e divido minha conta com eles. Isso é ilegal?

    • Ghazk

      Ilegal é tu fazer essa pergunta manolo! 😆

    • Sharing (dividir a acc) é ilegal sim. ._.

  • Edmilson

    Eu não entendo porque desta necessidade de ser o mais forte, o lvl mais alto e etc, lembro-me de quando comecei a jogar, eu era um noob, lembro-me de lvl 14 em folda com uma amiga que conheci no jogo e mantenho amizade a 7 anos, caçavamos trolls juntos e pegavamos maces e swords para vender, era noob eu sei mas era divertido, conversavamos bastante e era bem animado e divertido, lembro-me de brincar até lvl 32 em folda, foi bem divertido, conversava e brincava bastante, lembro-me de ser druid lvl 23 solando drag e zuando muito.

    Se não tem tempo para jogar oque é tão importante que te faz continuar jogando?

    Eu gostaria que o tibia criasse um mundo onde o bot fosse permitido, quem quisesse usar bot jogaria la sem atrapalhar ninguem e seria “feliz” a sua maneira.

    Melhor melhor! quer ser o mais poderoso fod** e etc? [ops!…]

    Assim todos ficam felizes 🙂

    • Lindas palavras meu rapaz. Queria que todos vissem o jogo assim como ti.

      Jogar pela diversão, pelas amizades, pelo jogo em si, e não apenas por questão de um status infeliz onde nem sequer as pessoas tentam se comunicar, tratam o jogo como um negócio para fazer dinheiro ou para ser o mais forte apenas.

      De fato, uma ótima pergunta aos botters:
      Se não tem tempo para jogar oque é tão importante que te faz continuar jogando? [2]

      • Ghazk

        Vai arruma uma troxa de roupa pra lavar sion barzahd , ao invez de ficar falando besteira aí e incentivando a galera a jogar tibia feito louco !!

        • Ah claro, porque incentivar a trapacear em um jogo sem motivo algum e a ser imoral e anti-ético com os outros jogadores e com si próprio é algo muito bonito né?

          Não incentivei ninguém a jogar feito louco, só digo para jogarem por diversão, com as próprias mãos. 😉

  • Ghazk

    Sion Barzahd tu se diz que não é viciado? e se a Cip deixasse off o jogo tibia de uma hora pra outra , eternamente , eu acho que tu morreria filhote!!!!!!

    • Partir para ataques pessoais sem sentido algum não vão render muita concordância, sua trollagem falhou filho.

      • Ghazk

        “MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIM……” FALA FEITO HOMEM ZÉ , acho que tem mais coisas importantes para se discutir ! flws

        • De fato tem, mas aí eu faço isso fora do Tibia, afinal isso aqui é um jogo, lembra? 😉

          • Ghazk

            Confabulações flácidas não me enchem os olhos , sua retórica não é boa , faça melhor ! 😉

          • Minha retórica é falha, mas já é melhor que seus argumentos.
            Placar final no caso é o que importa. 😉

  • Matheus

    To usando bot pra treinar faz uma semana e até agora não levei ban.

    Quando eu catar skils bom vou larga cave bot e tbm axo que nao vou levar ban.

  • Thiagoo

    PO MANDEM UM AVISO : TIBIA SERÁ FECHADO POR CAUSA DOS BOTTERS;
    SE DAKI PRA TAL DIA OS BOTTERS NÃO DEIXAREM DE USAR O PROGRAMA ILEGAL O TIBIA SERÁ FECHADO PARA MAIORES OBRAS CONTRA OS BOTTERS’
    PO Cipsoft ‘
    pra retirar esses botter preicsa gastar um pouco’
    cada conta deve conter o ip do computador para ser rastreado se houver bot será deletado 😀

    kkkk ‘
    po CIPSOFT \O JUNTO PELA LUTA CONTRA OS BOTTERS’

  • Thiagoo

    MALDITOS NERDS ‘
    TO FAZENDO CURSO PRA SER UM FODÃO NISSO ‘
    VOU SER DA CIPSOFT E JUNTO COM ELA DESTRUIREMOS OS NERDS MALDITOS QUE USAM BOT

  • Cristiano Zarichta

    A CIP acabaria (ou dificultaria de vez) com boters se permitisse que Pots fossem carregados na BP e ao mesmo tempo fosse item “não pisável”. Assim todos players poderiam trapar boters. Mas parece que a Cip prefere banir quem trapa boter do que os próprios boters propriamente ditos.
    Simplesmente ridículo.

  • antonio

    Parei com Tibia por causa disso!
    O jogo seria divertido se não fosse a maioria, incluindo tops, utilizassem bot ou os que já utilizaram.

    Se quiserem manter o foco do jogo novamente, sem bot, sem open tibia, teria que restruturar toda parte gráfica e técnica, eliminando o client C++
    A minha solução seria essa, além de começar com todos os jogadores a parti do ZERO.

  • Ghazk

    Quando tu crescer agente conversa sion barzahd , quando você se desconectar desse mundo tortuoso e lamentável em que você vive , pra ter capacidade intelectual é preciso se dedicar , dispêndio de tempo senão você não será uma pessoa firme na sua vida , será apenas mais um classe c e sem cultura no brasil , vai estudar em vez de ficar ai conversando água TIBIA É APENAS UM JOGO , A VIDA É PARA SER VIVIDA . POR ISSO [ops!] .. aproveitem o jogo e depois voltem a vida real , isso vai fazer bem a você aos seus filhos e a humanidade , não retroajam e se entreguem ao vício como nosso colega sion barzahd propõe! abraço a todos e sion barzahd vai já pegar no livro para poder discutir melhor com os outros , tem ótimos de auto-ajuda. flws 8)

    • Eu tô na faculdade, trabalhando e ganhando bem, oi? :mrgreen:

      • Ghazk

        Não entendo por que censuraram o que eu falei “[ops!]” não se pode se expressar aqui? Sion barzhad voce pode ser até milionário mas sua vida nunca será como de uma pessoa não viciada!

        • Fique a vontade para se expressar, mas se você não respeita as regras do Tibia é um problema seu com a CipSoft, mas não incentive outros a fazerem isso. Censuramos o que você disse levando em consideração à regra 2g, pois nós sim respeitamos as regras. E não precisa me agradecer por não ter deletado todo o comentário.

          • Ghazk

            Só estou fazendo apologia do mesmo jeito que vocês , o respeito a opinião das pessoas é fundamental , então se eu não incentivar a usar bots não incentivem a não usá-lo. Só penso que vocês tem um poder maior de incentivo , vocês são a mídia e é preciso ter uma análise crítica sobre tudo!

          • Incentivar a respeitar as regras não é contra as regras.

          • Respeito de opiniões é uma coisa, apologia é outra.
            E apologia a algo errado, é contra as regras.
            Simples e básico, não adianta tentar argumentar de maneira tão infeliz quanto a isso.

        • A partir do momento que eu male male jogo, e quando o faço é para me divertir, pode me chamar de viciado ainda?

          E sou eu quem preciso apelar pra botting pra ser alguém em um jogo? O viciado é aquele que joga para se divertir, ou o que joga para ser importante e demonstrar seu poder e presença por aí?

          Pense nisso, camarada. E passe a jogar na mão ou, caso jogue usando métodos ilícitos, respeite a regra contra APOLOGIA, combinados? Espero que sim. Existe sim direito de expressão, conforme as regras, aquelas que você já não as cumpre no jogo e se acha o senhor malandrão por isso.

          Que Banitera te receba de braços abertos e seu suposto esforço vá pro inferno, btw.

          • Ghazk

            Não venho aqui me sentindo o senhor malandrão como alhures dizes , mas apenas quero questionar as regras tanto da cipsoft quanto as suas regras que tem que estar sempre de harmonia com as regras da cipsoft.
            Respeito , porque é o ganha pão de vocês esse site . mas ao rebaterem as pessoas que não pensam feito vocês , vocês estão , ao meu ver , desrespeitando o direito de cada um se expressar aqui. A primeira vez que falei aqui me referi aos bots com o intuito de dar uma alternativa a cipsoft para o que está acontecendo , pois saiba meu cara colega , as regras não são imutáveis , um dia elas tem que se adequar a realidade .

          • Não faltamos em respeito com você, estamos apenas dizendo nossas opiniões, não é verdade?

            Então, minha opinião é que caia um meteoro na casa de cada botter, que pior do que os random pks, são os que mais estragam o jogo de quem TENTA se divertir, jogando na mão.

            Se você não consegue sequer assumir que está indo contra uma regra que está ESCRITA e que você concordou ao criar a conta (os famosos termos de uso, sabe?), então, meu amigo, você sequer serve pra viver em sociedade.

            Vai dizer que pode matar na realidade porque um dia as regras vão mudar também? Não é fazendo apologia que as coisas mudam, mas tomando atitudes que provem que o seu lado tem razão.

            E enquanto Tibia for um JOGO e não uma fazenda de botting para progamadores e os botters estragarem de quem quer jogar na mão e tenta se divertir, me desculpe mas acho difícil você ter alguma razão nisso.
            Se o tibiano não tem tempo hábil para jogar, jogue no tempo que tem livre, tem uma porrada de gente que joga coisa de 1-2 horas por dia e aproveita numa boa o jogo.

            Quer que eu respeite sua opinião? Numa boa. Mas respeite as regras, e mereça respeito perante os outros. Todavia, sendo um botter, creio que seja difícil alguém te dar o respeito, já que você não merece nenhum por ser mais um daqueles que estraga o jogo alheio.

            Passar bem.

  • Ghazk

    Sion barzahd , em que estágio você já está de entregue vício?” Você já está ligando o jogo a realidade . Quando falei que as regras não são imutáveis me referi ao jogo , embora também seja imutáveis na realidade não é preciso aqui fazer essa ligação entre realidade e ficção que você faz , e te digo uma coisa , acorde antes que seja tarde , falo isso para o bem de todos que estão entregues é preciso se divertir mas ter tempo bastante também para outras coisas , para adquirir conhecimento e poder contestar como eu estou fazendo as regras , seja do jogo ou seja da vida. Por isso aqui ofereci alternativas com o intuito de que o jogo fique ainda divertido e não tão viciante, se você não entendeu tais peço que releia elas. : )

    • Legal você ler um walltext e só responder um dos argumentos dele, muito bom.
      E quanto aos outros argumentos, sábio conselheiro, maravilhoso, pai da eternidade e príncipe da paz?

      • Ghazk

        Se você caro colega ler bem direitinho – que eu sei que você é capaz – verá que meu argumento está coerente com o seu , mas como já lhe disse antes não use de retórica aqui!

  • Matheus

    Eu vejo esse assunto como um assunto ate msm politico, pois leva pra tantos lados que o cara fica perdido no caminho. Mais eu gostava de ter bots, apesar de nao usar fica matando eles eh muito lgl, as vezes ate facil mais nao eh pela facilidade q falo mais pelo loot em q eles dao eh muito fodah.

    Porem contra o resto para ser eliminado totalmente creio q isso nao seja possivel, por que em todos os lugares desse mundo existiram um “mal” para atrapalhar…

    A Cip pode tenta resolver diminuir esses males mais dificilmente acabaram totalmente e q isso vc tera q aprender a conviver com esse problema, manobrando da maneira q der.

    vlws…. ae galera e esse tpw de materia muito lgl, parabens pra q fez….
    e q exista mais materias dessa maneira… flw.

  • MoneyMaker

    Cara,hj atualmente eu estou fazendo cerca de 3kk por mês no mundo em que eu jogo usando duas accs com um certo programa de bot. O dinheiro que eu faço eu vendo para sites que compram gold no tibia, costumo vender a 55-60 reais o kk.

    Agora pensem:
    Por que diabos eu pararia???
    Tibia me dá dinheiro!
    e eu dou dinheiro pra cip com premiums!

    Todo mundo sai ganhando! $_$
    usem a logica,pessoas não usariam bots pagos apenas pra upar,isso é ignorância,existem pessoas (como eu) que olham o jogo como uma mina de ouro,um empreendimento. e esse ciclo gera capital de giro pra ambas as partes.
    Logo,ainda vai demorar MUUUUUITO pra isso acontecer,bots serem banidos? maioria das paccs que o tibia recebe são de jogadores botters com 18+ que possuem visão e condição financeira para tal façanha.
    Como muitos sabem (ou não),tibia virou um belo e maravilhoso comércio,
    sendo explorado por pessoas que possuem visão empreendedora,bot não é coisa pra criança!
    Sion Barzahd,admiro o trabalho que vc faz e respeito a sua opinião,mas sinceramente,me diga:
    se vc,de alguma forma,pudesse jogar tibia,e ao mesmo tempo gerar renda com isto,vc faria?
    Você uniria o útil ao agradável!
    Concordo com a opinião de vários! eu não uso bot pra upar meu main char,assim o tibia perderia a graça completamente,o legal é vc sentir a adrenalina subindo quando você tá solando um boss ou tá caçando bem hardcore,mas existem pessoas que usam o bot unica e exclusivamente para gerar renda/repor despesas com p.a entre outros.

    deixo à vocês minhas sinceras desculpas se ofendi ou atropelei a opinião de alguem sobre este assunto,deixarei apenas um ultimo exemplo.
    Não citarei nomes,mas:
    Conheço um cara que paga as parcelas do carro dele só com TIbia.
    end

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!