Inflação no Tibia: O jogo e Venezuela


For english version, click here.

Como muitos, ou a grande maioria já sabe, a Venezuela está em uma crise econômica e sofrendo nas mãos do ditador Nicolás Maduro.
Está tendo comoção de vários lugares do mundo e saindo em muitas mídias sociais. Recentemente, o site Bloomberg Businessweek publicou uma nota sobre como alguns jovens estão sobrevivendo á essa crise…

Sobre a Bloomberg

Para quem não conhece o site, a Bloomberg L.P foi fundada por Michael Bloomberg em 1981, com a ajuda de Thomas Secunda, Duncan MacMillan, e Charles Zegar. 10 anos depois, a Bloomberg tinha feito mais de 10.000 instalações do serviço Bloomberg Professional (o Terminal), um serviço de dados e analytics de mercados inovador. Na mesma década, a Bloomberg abriu escritórios em todo o mundo e lançou o Bloomberg News. De forma regular, grandes jornais, como o New York Times, publicam artigos da Bloomberg News.

É conhecido em muitos países por falar sobre política e as notícias do mundo todo. Caso tenham mais interesses, também está disponível o site em português.

Captura-de-tela-2018-02-18-19.31.59.png

Mas vamos lá…

Conforme o site mencionado, os jogadores estão acordando cada vez mais cedo e disputam para usar computadores com monitores antigos e usar teclados gordurosos para passar horas jogando e ter um sustento melhor na vida real. E se um demora muito, outros reclamam e pedem para poder usar ou podem até mesmo persistir até que saia de seu lugar.

Há várias dessas pessoas que são formadas e não conseguem ter um salário decente em sua própria carreira e usam esses jogos como uma ajuda financeira. E como funciona? Eles passam horas jogando jogos como Tibia e RuneScape, acumulando dinheiro virtual e assim vendem ou trocam por bitcoins para melhorar seu sustento. Obviamente fazem isso sabendo que é contra as regras dos jogos.
Infelizmente, essa é uma prática em que jogadores que nao fazem parte do mercado negro reclamam, pois afirmam que espalha a inflação dentro dos mundos virtuais. Mas será justo julgar a atitude desses jogadores?
“Nós nunca ganhamos tanto antes”, menciona um dos jogadores entrevistados, e o mesmo afirma que fica sete dias por semana no cybercafé para apoiar sua esposa e filho. A maioria dos jogadores que acumulam moedas virtuais, conseguem fazer alguns dólares a mais em seu orçamento e em muitos aspectos estão ganhando muito mais que os trabalhadores assalariados.

Outro entrevistado tentou acumular gold por alguns meses este ano depois de deixar o serviço militar ativo, mas parou de jogar por dinheiro quando seu serviço de internet foi cortaso. Ele diz que era mão de obra servil, mas manteve comida na mesa. “Caçar, matar, clicar, repetir”, ele conta como seu paladino persegue e reduz os minotauros, apenas jogando por diversão. “Mas se você me desse uma conexão de 10 megabytes ou um trabalho, eu ficarei em casa com a internet”.

SAG9I6g.jpg
Imagem: Bloomberg

As velocidades de conexão à internet da Venezuela estão entre as mais lentas do mundo – o país marcou pior do que a Síria, devastada pela guerra, em um ranking de 159 países em 2017. Muitos jogadores preferiam estar online em horários noturnos para evitar o lag. A esposa de um dos entrevistados, alega que estava passando algum tempo no cybercafé e que costumava considerar o jogo noturno do marido um incômodo. Pois quando brigavam, ele dizia que ele deixaria ela antes de deixar o Tibia e ela entendeu que não podia discutir sobre o que ele estava ganhando.

Isso já não é um assunto tão recente, pois em meados de 2007, houve uma tese publicada que foi feita por Stephan Börzsönyi, conhecido também como Stephan Payerum dos criadores do Tibia e ele menciona a economia dentro do jogo, entre outras coisas…
No capítulo 5, é relatado sobre como isso reflete na vida real e o jogador ao comprar algum item ou gold, está comprando o tempo que o outro jogador investiu. E só há esse tipo de comércio, pois se há procura há produto.
Isso foi falado aproximadamente há 11 anos atrás. E ainda afeta muito nos dias de hoje. Segundo ele, as pessoas envolvidas estão saindo na vantagem, porém, por outro lado, há um impacto sério no jogo e nos jogadores que não participam dessas trocas. A diversão do jogo é reduzida e a atmosfera fica contaminada tornando-se um comércio e lugar de trabalho, virando algo errado moralmente.
O que que a Cipsoft acha de tudo isso? Abordamos a Cipsoft para saber a reação deles. Recebemos uma resposta e a posição oficial deles era o seguinte:

“Nossa posição sobre o assunto é que estamos cientes do mercado negro que se desenvolveu. Não aprovamos isso, e também não nos beneficiamos disso. É e continua sendo contra as regras do Tibia divulgar esses tipos de negócios envolvendo dinheiro real. Nossa influência no mercado negro, no entanto, é realmente limitada, porque os negócios ocorrem completamente fora do jogo. Não temos controle sobre isso.

Quanto à Venezuela, esperamos, é claro, que a situação melhorará novamente e em breve!”

Um jogo que deveria ser feito para distrair, está se tornando algo sério. Fazendo com que exista guilds dominantes e entrando em assuntos mais distantes e afetam os jogadores de outra maneira.

Levando em mente que é errado se sustentar por coisas ilegais no jogo, e ao sabermos que os jogadores fazem isso por necessidade de sobrevivência, é certo julgá-los por suas atitudes?

As informações contidas nesse artigo não são de responsabilidade da Equipe do Portal Tibia e Tibia Wiki. Tenha em mente que são informações retiradas de sites externos. Não apoiamos qualquer ação que seja contra as regras do Tíbia.com.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!