Matéria do Concurso de Aniversário: A evolução das quests em Tibia


Fazer quests sempre foi um dos fortes deste jogo, e é uma das coisas que mais evoluíram no Tibia. Esta matéria tentará resumir como eram as quests antes e como têm mudado até os dias de hoje.

No decorrer dos anos, as quests foram aumentando, tornando-se mais acessíveis a todos os jogadores e deixando o jogo muito mais divertido. Quem joga a mais tempo sabe bem como era difícil conseguir informações de quais quests existiam e dicas de como fazer.

Hoje em dia existem inúmeros fansites com informações completas para ajudar a fazer quests, um exemplo disso é o Wiki, onde os jogadores compartilham seus conhecimentos. Mas isso não foi sempre assim. Durante anos grande parte da comunidade de Tibia defendeu com unhas e dentes que este tipo de informação (spoil) não deveria ser revelada, e por causa disso era muito difícil achar dicas que ajudassem na hora de fazer as quests.

Para felicidade de muitos e tristeza de outros, surgiu a sensacional ideia do Erig de criar um site chamado “Tibia Wiki”, onde o spoil fica oculto e você consulta ele somente se tiver interesse. O sucesso do site fez com que a CipSoft o nomeasse fansite oficial, quebrando assim a barreira de falta de informação para poder fazer quests.

No entanto, não foi somente a disponibilidade da informação que mudou. A forma como a CipSoft foi criando as quests também mudou e a medida que surgiam os updates, as quests foram ficando mais intuitivas e as recompensas por completá-las melhoravam para motivar os jogadores a se aventurar fazendo-as.

O primeiro passo foi dado em dezembro de 2003, nesta notícia do site oficial, que foram anunciadas as novidades do update que trazia a inclusão de um sistema de “portas de level”, onde somente jogadores com um determinado level poderiam acessar.

A porta de level

Além disso, as recompensas seriam a partir deste momento uma para cada jogador, igual ao sistema que existe até hoje. Após você pegar seu item, a caixa de recompensa mostra uma mensagem, indicando que você já pegou.

Box de recompensa já aberto previamente

Pode parecer estranho para alguns jogadores, mas isso não foi sempre assim. Antigamente as quest com melhores recompensas funcionavam no esquema de uma por servidor. Quem conseguia resolver a quest primeiro ficava com o prêmio que era único para todo o mundo. Esse também era um dos motivos pelos quais as informações sobre como o jogador ia “avançando” na resolução da quest era guardado com tanto sigilo e não compartilhado com outros jogadores. Existem rumores de que uma vez por ano os servidores eram resetados e então outra pessoa conseguia repetir a quest.

Um exemplo disso é a antiga quest da demon legs, onde hoje é a quest do demon helmet.

Na foto o jogador Viper The Pox de Rubera pegando o prêmio da que seria a única demon legs do servidor

Você pode imaginar que era fácil completar uma quest nessa época e ser o primeiro do servidor a ter um item único, mas a prova de que isso era realmente difícil é possível ver até nos dias de hoje. Você pode tentar completar sem spoil a quest da bright sword ou da paradox tower por exemplo, que são duas quest daquela época. Resolver a paradox tower levou meses, primeiro foi necessário subir todos os andares até chegar no ghost no topo, e uma vez lá precisava responder para ele 10 perguntas e se você errava uma, era enviado ao Hellgate. O tempo de voltar até a torre era muito grande, o que dificultava por demais a quest. Hoje em dia e com spoil. essas quest são facilmente terminadas por qualquer jogador de level 30 e 40.

Imagem durante a bright sword quest

O ponto ruim do spoil no entanto, é o fato de que muitos jogadores terminam as quests e não tem ideia de como fizeram. No geral, acabando perdendo a real história que existe por trás da quest, deixando de conversar com os NPCs que fazem parte, por exemplo.

Continuando com a cronologia deve-se destacar o update de março de 2004 onde foi criada a quest que mudou o jogo para sempre. A postman Quest (ou quest do correio), que trouxe consigo um novo sistema. A inovação dela era o esquema de ir fazendo missions (missões) que era para a época totalmente novo. Você podia ir fazendo a quest aos poucos, completando trechos dela e continuando no dia seguinte. Além disso, foi nessa quest que os NPCs começavam a “explicar” o que você devia fazer no passo seguinte, dando dicas para qual cidade você deveria ir, e onde podia investigar. Na opinião de muitos, esta foi a primeira quest que qualquer jogador com noção básica de inglês poderia completar sem spoil.

Imagem durante a postman quest

Outro fato importante na evolução das quest foi o passo dado pela CipSoft em agosto de 2004, com a criação de Ankrahmun e o complexo sistema de tumbas de faraós ao redor da cidade. Mas a grande diferença desta quest é que ela não estava completa. No final de cada tumba existia um coal basin que não se podia utilizar. Num seguinte update as scarabs começaram dropar scarab coins e foram adicionados os acessos as partes profundas das tumbas e finalizada a The Ancient Tombs Quest.

Lançamento de Ankrahmun

Este fato foi importante porque a partir disso a CipSoft começou a lançar quests não finalizadas em alguns updates (não se sabe se é por falta de tempo ou para dar um gostinho especial de espera). O exemplo mais recente foi a Secret Service Quest, onde você ganhava como recompensa um Mysterious Package (caixa misteriosa) que somente teve utilidade vários updates depois. Outro bom exemplo é a Explorer Society que a cada novo update ganha novas missões.

Além disso, existem hoje muitas coisas “pendentes” como a continuação de Vengoth e os itens dropados por bosses da PoI, que ainda não tem utilidade.

Em agosto de 2006 foi anunciado o update que trouxe a cidade de Liberty bay e o revolucionário sistema de addons e outfits.

Muitas novas e diferentes quests foram adicionadas, totalmente inovadoras na época. Para completá-las o principal objetivo era juntar itens dropados por criaturas e bosses para ganhar o direito de usar uma roupa que era vista por todos e significava “eu completei esta quest”. Mesmo sendo um tipo de quest que não aprimorava aos aventureiros e desbravadores de mistérios e sim aos pacientes em caçar durante muito tempo um determinado tipo de criatura para conseguir os itens necessários, este foi um dos updates de maior sucesso na história de Tibia.

Anúncio oficial de um dos novos outfits (druid)

Em dezembro de 2006 o novo update anunciava que perigosas criaturas poderiam ser encontradas em locais de muito difícil acesso. Era o lançamento de um novo tipo de quest, uma para a qual seria necessário formar grandes e poderosos teams de jogadores para conseguir completar. Era a The Pits of Inferno, uma das mais difíceis e procuradas até hoje. A CipSoft pretendia incentivar o jogo em grupo, com uma quest que seria impossível para a época completar por uma ou duas pessoas.

Anúncio oficial do update da quest de Pits of Inferno

Por último, mas não menos importante, deve-se mencionar as últimas novidades da CipSoft:

– Foi criada uma quest com o intuito de ensinar para os novatos como o jogo funciona com a Beginning Quest de Rookgard. Além da Pilgrimage of Ashes, que ensina os jogadores que chegam em main o funcionamento e onde se compram as blessings.

– Criação de quests que levam tempo para ser terminadas, com o objetivo de matar um certo número de criaturas em troca de dinheiro, experiência, itens ou bosses, na chamada “Killing in the Name of… Quest”.

– E quando parecia que estava tudo inventado, a CipSoft lançou no mês de novembro um tipo de quest que não existe em nenhum outro jogo online, a Lightbearer Quest, que uniu os servidores em busca de um objetivo comum. O que era simplesmente um projeto “piloto”, transformou-se no mais importante evento do ano.

O sucesso foi tanto, que na hora da premiação a CipSoft teve que rever os planos iniciais e voltar atrás, recompensando os ganhadores melhor, devido ao imenso trabalho que a quest requiriu e as reclamações.

Mais uma vez a prova de que Tibia é um jogo em que o mais importante é a comunidade, e por isso esperamos que as novas quest e eventos sigam esse caminho.

Matéria por Karlos of Pacera, para o Concurso de Aniversário do Portal Tibia.

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!