Origens de Fansites – TibiaBariloche


Como e quando a necessidade de criar um fansite de Tibia apareceu?

Artigo narrado em primeira pessoa por Marco Mazzei (Maxoon).

Algum tempo atrás, quando eu tinha 15 anos (agora tenho 18) eu comecei a fazer partes de importantes clãs com meu char principal chamado Maxoon, eu estava muito surpreso em ver que esses clãs tinham websites desenvolvidos de uma forma muito boa, foi aí que eu fiquei interessado na formação de páginas de web, com a ideia de ter minha própria futura guild, e oferecer aos meus membros um website dedicado especificamente ao clã.
Quando eu “tornei-me independente” e comecei a formar meu próprio clã com meus amigos da RL que também jogavam, eu entrei nisso de desenvolvimento de web e design gráfico(aos 16 anos aproximadamente) criando um website chamado massacre-antica.webs.com principalmente com imagens, vídeos e informação geral do clã (era um pequeno grupo de noob chars para PK).

Além disso, eu sempre quis uma posição alta no Tibia, não apenas ser respeitado e reconhecido como um personagem de Antica, mas também como um Tutor (consegui), então Senior Tutor (também consegui) e depois disso é que decidi querer mais.
Então, comecei trabalhando em um website chamado tibiabariloche.webs.com, que era essencialmente um website que servia para hospedar imagens e vídeos sobre experiências com o jogo que eu tinha com meus amigos RL do “time” e também tentar dar um pequeno espaço para a comunidade tibiana de Bariloche publicar informação e conteúdo.

Mais tarde houve melhoras no site em termos de design, ferramentas, programação e em geral, tudo, seguido pela obtenção de um domínio .Com http://www.tibiabariloche.com que me deu um site com um aspecto muito mais sério.

Clique para ampliar

O site era gradualmente organizado, e as pessoas ajudavam e contribuíam com melhoras também, até o dia em que descobri o programa de fansites enquanto lia coisas diversas no Tibia.com. Eu gastei algum tempo analisando os requerimentos necessários para atingir esse reconhecimento, mas minhas habilidades não eram o suficiente para fazê-lo sozinho e para modificar o site de acordo com o que era necessário. Eu conheci um jogador chamado Aguado (administrador do site http://www.argentinosentibia.com.ar), de primeira o que nós fizemos foi, por exemplo, troca de serviços, eu o ajudava no jogo, e ele me ajudava com meu site, juntos nós aprimoramos o design, adicionamos algumas ferramentas como a da hora do server save, procura de char , calculadora de exp, blessings, e por aí vai.

Nesse momento eu já havia entrado em contato com Rejana (da CipSoft) para entrar no programa de fansites, supostamente sendo avaliado por um período de 6 meses (foram por volta de 7-8 meses devido a diversas mudanças no Tibia Bariloche). Nesse período nós melhoramos o site, mas eu ainda não tinha conteúdo o suficiente ou design comparado com outros fansites que faziam parte do programa oficial.

Eu tentei pedir por ajuda para outros administradores ou membros da equipe de sites de Tibia, a maioria me ignorou de primeira, mas outros foram muito gentis oferecendo todos os tipos de suporte, me dando respostas e o que era mais importante, incentivo. Graças a todo o suporte que eu recebi de um pequeno grupo de pessoas, eu fui capaz de seguir em frente com o projeto, por sinal foram eles: Rejana, Rico Pasa, Cantinelle, Shane Who likes Cake, Sara Kind e outros…

Uma das fraquezas do site anteriormente era o formato HTML (o que limitava a implementação de novas ferramentas online), muitos recomendaram passar o site para o formato PHP mas eu não possuía nenhum conhecimento disso, nem o incentivo e não tinha tempo para desenvolver tudo de novo no formato PHP, o que era o dobro do trabalho.

Eu comecei a procurar por pessoas, especialmente programadores, em meu desespero fiz um tópico no fórum do tibia.com na seção privada de tutores, minha surpresa foi tão grante porque apenas 1 ou 2 pessoas haviam respondido a ele, com frases encorajadoras mas nenhuma proposta (sem respostas), eu estava realmente esperando por algo a mais… Foi então que alguns dias após ter escrito o tópico, eu recebi um email do jogador Aasustua (administrador do http://www.olympa.pl), com quem eu nunca havia falado antes mas apesar disso nós nos entendemos muito bem e foi aí que ele me disse que ele tinha conhecimento de desenvolvimento de web em PHP e programação entre outras coisas e então ele ficou par falar sobre o desenvolvimento de algumas novas ferramentas no futuro (tudo isso era visto de maneira mais fictícia do que realista). Por volta de 2 meses se passaram e nós nos falamos novamente novamente planejando começar o site em PHP e assim o fizemos, nós começamos o projeto em PHP, a cada dia nos movíamos um pouco, mas lentamente (bem lentamente).

Enquanto isso eu havia dito a um velho amigo sobre o projeto de fansite, e descobri que ele era um designer, estou falando do jogador conhecido como Yiyo on Antica, que propôs colocar um design totalmente novo e original para nosso site já que o nosso era horrível (naquele tempo eu achava que era bom, mas com o progresso eu me dei conta que não). Os dias se passaram, e nós insistimos para que Yiyo produzisse o design, depois de 2 semanas, ele finalmentre nos entregou um design completamente novo e original, nós entregamos ele para o programador (Aasustua) que o colocou em prática naquele dia.

Clique para ampliar

Após ver um design tão atrativo e cativante, que fez um clique na cabeça dos membros do site, um pouco de cada vez, 6 aproximadamente: Maxoon (administrador geral), Aguado (programador), Aasustua (programador), Yiyo on Antica (designer), Eaxoon (repórter) e Iuk (gerente de publicidade). Um nova fase de renovação e crescimento havia começado com isso.

Cada um de nós fez sua parte, começando com a criação de uma database de itens e criaturas, o que nos levou por volta de 2 semanas para formá-la.

Clique para ampliar

É notável que já havia sido gasto durante aquele tempo por volta de 7 meses desde a primeira vez desde o momento em que entrei em contato com a Rejana e mesmo nós não nos sentíamos hábeis de nos unir como um fansite oficial ainda, o que eu não irei negar, era bem irritante.

Finalmente com o novo design, formato PHP e equipe, atingido em Maio (2 de Maio de 2011, pra ser exato) o site foi aceito como um fansite oficial. Um dia especial, cheio de orgulho para todos aqueles que fizeram parte do projeto de alguma forma.

Clique para ampliar

Esse não foi o fim, mas apenas o começo, como qualquer coisa, tudo havia um lado engraçado (bom) e um ruim. A parte engraçada sobre tudo isso era que (agora você pode considerar assim, mas aquele dia foi uma bagunça terrível) com muitas visitas, o servidor de hospedagem do site não poderia resistir a um tráfego tão grande (visitas) então a companhia de hospedagem apagou automaticamente o site (é importante mencionar que era um serviço de hospedagem grátis), sem aviso prévio (nós perdemos tudo e não tínhamos qualquer tipo de backup). Algumas palavras de aconselhamento, “Sempre faça backups de seus projetos em uma base diária“.

Em seu primeiro dia como um fansite oficial, e em horas o site não existia mais, tanto tempo, trabalho e esforço perdidos em alguns minutos? Como explicar isso? Você simplesmente não poderia. É notável que as pessoas da equipe Tibia Bariloche entenderam como garantido que nós havíamos falhado e perdido a oportunidade que Rejana tinha nos dado, honestamente, pensando que nós estaríamos saindo do programa de fansites.

No dia seguinte, conversando com os membros da equipe, nós viemos à conclusão de começar tudo denovo, nós decidimos pôr tudo que tínhamos para recuperar o que tinha nos custado tanto para formar, e não deixar tamanha oportunidade passar. Como todos sabem a expressão “o que não mata, fortalece“, e foi definitivamente assim mesmo.

Com novas forças, todos os membros da equipe Tibia Bariloche sentados na frente de nossos computadores por diversas horas (todos conectados via MSN, Skype, Telefone) fomos capazes de criar o site novamente em 2 dias, completo com tudo o que foi perdido e até mesmo novas seções, seguidas por uma mudança de servidor (um privado), e acerto de outros detalhes e mais incentivo do que nunca.

Não irei mentir, mas quando isso aconteceu, ser aceito como um supported fansite após quase 7-8 meses de trabalho duro, e horas após perder o site inteiro, eu pensei que nós fôssemos perder a posição de supported fansite. Com sorte, muito obrigado por isso, CipSoft foi muito simpática conosco, e eles nos encorajaram, como os outros administradores dos fansites de Tibia.

Todos esses fatores foram considerados como suporte e fizeram nossa recuperação possível. Pouco tempo após nos tornarmos um fansite, nós recebemos mensagens de outros jogadores, que foram empenhados a unirem-se a nossa equipe, entre eles podemos nomear Manra (conhecido como Guerrero del Sol e atualmente moderador geral e editor da database), Tiffazinha (designer, infelizmente em período de retirada), Mounthrize (designer, aposentado também). Mais tarde outros novos repórteres se uniram também, como Lord Raa, Eleisson, Apuchi, Thuddy e Lupus Aurelius (nosso designer-chefe atual). Nós pegamos esse artigo para oficialmente dar as boas vindas para todos os membros da equipe Tibia Bariloche, usuários e contribuintes, assim como para oferecer nossas saudações mais enriquecedoras.

A mais importante de todas as pessoas que sempre me deu suporte e ajudou sobre o site foi a ex-Game Master e ex-administradora do TibiaNews.net, Cantinelle. Eu a diferencio dos outros, porque foi uma dessas pessoas que nunca teve uma dúvida sequer sobre nossas habilidades, e estava sempre lá para nós incondicionalmente. Essa é a razão de eu sempre estar em débito com ela.

Eu quero mencionar que o que eu estou procurando oferecer pessoalmente através desse site (realço, isso não teria sido possível sem a ajuda de cada uma das pessoas que são parte da equipe) é um espaço onde outros jogadores, artistas e escritores podem publicar e divulgar o que eles fazem, e assim ser avaliado e coletado em um lugar, Tibia Bariloche, que é porque nós sempre dizemos que Tibia Bariloche não é um website mas uma comunidade.
Hoje nós ainda estamos melhorando, atualizando e desenvolvendo o site dia após dia, hora após hora. Nós não pararemos, este é um site que foi gerado e formado e moldado diariamente, com ideias originais e espontâneas, algumas mais do que outras, mas todas com o intuito único de dar o melhor de si.

Outra característica do Tibia Bariloche, alguns imaginam – É um site espanhol, é um site argentino? A resposta é não, nosso site está disponível tanto em espanhol quanto em inglês e é proposto para todos os tipos de jogadores. Alguns de nós somos da Argentina, o nome pode também referir ao país, Argentina no caso, mas você deve saber a razão principal para esse nome.
Até hoje, eu nunca havia explicado a importância de manter um nome, – O que há no Tibia Bariloche além da palavra “tibia”.
Aqui eu respondo a todos vocês, essa ideia foi originada na cidade de Bariloche por pessoas de lá, jogadores simples e normais, alguns mais experientes, outros newbies, mas aqui estava onde a ideia do projeto foi pensada, e por essa razão, nós queríamos manter este nome sempre referindo-se ao seu verdadeiro local de origem.

Às vezes a falta de contato, muda alguma coisa que deveria ser divertida ou satisfatória em algo chato, uma qualidade representativa do nosso site também era que apesar da falta de contato (longas distâncias), cidades por exemplo, um de nossos programadores principais, Aasustua, sendo polonês, ou nosso designer sendo mexicano, e outros sendo da Argentina, nós sempre levamos o projeto como um sonho, uma diversão ou um sentimento, o qual sempre nos manteve unidos, e cada conquista obtida será parte de cada um de nós permanecendo como uma boa memória.

Com esse artigo, eu concluo um estágio, o estágio da origem do Tibia Bariloche, então você sabe como essa ideia foi formada, o que hoje é conhecido como Tibia Bariloche, e eu espero que todos aqueles com ideias parecidas sejam capazes de desempenhar e possam se divertir da mesma maneira que nós e que realizem seus sonhos.

Muito obrigado a toda a comunidade, e nós esperamos crescer junto com vocês.

Você pode conferir o artigo original no TibiaBariloche, aqui.

  • Quando vai sair o artigo sobre o Surgimento do Portal??

  • renatolata

    legal, uma pena que o pessoal aki da região não tem interesse em nada

  • Etá..
    Antes de eu ler isso eu falei esse artigo deve ser uma merda.
    Mas depois de ler pow fiquei surpreendido com oque aconteceu com o TibiaBariloche.
    Parabéns ao admin do TibiaBariloche ele foi muito corajoso.

    • De cara também achei que seria sem graça, mas no fim achei que foi uma experiência bem legal.

      Demonstra a união de desconhecidos que confiaram uns nos outros em busca de um sonho, de montar um fansite em que eles se sentissem satisfeitos, se divertissem e unissem os jogadores de diversos países.

      Não bastando a união e confiança, há uma grande etapa de superação e demonstração de como ter força de vontade pode ir além de qualquer desafio ou problema que apareça, desde que você tenha em quem confiar e acredite nessas pessoas, além de em si próprio.

      Espero profundamente que todos os admins e equipes de fansites trabalhem com a mesma paixão que o Maxoon.

  • Farrel

    Excelente artigo. Todavia, ainda aguardo o do portal tibia. Mas séria bom em forma de Intrevista, no estilo feito com o Nigthmare (não liguem se estiver errado). Perguntas que tragam respostas complexas.

    No mais, aguardo ansiosamente.

    • Farrel

      Desculpem pelo duplo post, mas devo resaltar que achei muito desastroso o site se perder poucas horas após receber a promoção…
      Coisa de louco
      🙁
      Mas foi superado
      😀

  • Leorf On Rubera

    Legal Gostei da Reportagem 😀
    bem interesante

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!