Por dentro das World Changes


Todo tibiano tem um espirito aventureiro dentro de si. De explorar lugares novos, criaturas novas e cada vez mais fortes, e é claro, os mistérios das quests.

Antes dos últimos updates, já eram conhecidas as world quests, onde podemos destacar Devovorga e Lightbearer. Mas como novidade nos updates mais recentes, foram implantadas as world changes e as mini world changes. Muitas pessoas olham para elas com curiosidade e alguns até cometem o erro de vê-las como quests normais.

A diferença entre essas world changes e as world quests, é que podem ser feitas em qualquer momento, e as world quests tem datas definidas para começar e terminar. E a diferença para quests normais, é que não existem recompensas individuais, pois caso o objetivo seja alcançado ou não, resulta em mudanças em todo o tibia.

Os NPCs guias que ficam próximos aos barcos das cidades sempre podem dar informações sobre como andam as world changes.

Então que tal conhecer um pouco da historia de cada world change? Ficar por dentro do que cada uma pode oferecer de diversão e aventura para os tibianos? Vamos começar pelas World Changes.

World Changes

Como dito antes, para que essas mudanças aconteçam, é preciso a intervenção de vários tibianos trabalhando, em muitos casos, em equipe.

Inundação

Nas proximidades de Kazordoon, uma mina esta cheia de água, o que atrapalha bastante o trabalho dos anões. Então você pode, com a ajuda de seus amigos, ajudar os anões coletando carvão.

Você sozinho pode ser difícil é claro, mas caso você e seus amigos consigam uma boa quantidade de carvão para ajudar esses pequenos mineradores, as máquinas do local poderão ser usadas para drenar a água dando acesso a um barco a vapor que pode levá-los para Thais. Além disso, você pode encontrar uma pequena população de criaturas antigas, aventurando-se lentamente na antiga e um tanto quanto desconhecida história dos Deeplings.

A voz do mestre

Uma torre com energia mágica sem ligação nenhuma com a Academia de Edron ergueu-se a leste de Edron. Tudo obra de um mago totalmente louco que faz vários experimentos mágicos. Muitos deles falham, mas parece que a criação de uma nova espécie de criatura deu muito certo.

Ironsgoldens e Diamond servants parecem ser extremamente leais ao seu criador, protegendo seu domínio de qualquer intruso. Lutar contra tais criaturas sozinho pode lhe trazer bastantes problemas. Porque embora o mago seja louco, ele se assegurou que seus servos sejam fortes o suficiente para derrotar exploradores. Então, caso você queira enfrentar a loucura desse feiticeiro cara a cara, você tem de juntar-se com seus amigos e matar os servos, apenas assim vocês terão a oportunidade de lutar contra o mago que muitos afirmam ser inimigo da academia de Edron por não ter sido aceito no corpo docente do mesmo, embora não se possa negar, é claro, que seja talentoso.

Para poder lutar contra os servos do mago, você deve se livrar dos fungos que infestaram o local com um Slime Gobbler.

Águas sujas

Os habitantes de Port Hope sempre falam de um peixe bastante raro que aparece ocasionalmente no lago Equivocolao. Não estou falando de Green Perch ou Rainbow Trout. Estou falando de um peixe bem mais raro, o Shimmer Swimmer.

Mas tem um porém, este peixe parece não gostar de água limpa, então ele aparece apenas quando o lago esta bastante sujo. Dizem que se você jogar bastante cadáveres no lago, deixando ele realmente imundo, você terá a oportunidade de pescar esse peixe extremamente raro.

É assim que o lago fica quando em condições de pescar o Shimmer Swimmer.

Outra coisa interessante sobre o Shimmer Swimmer, é que ele tem uma propriedade que parece ser mágica. Quero dizer, não se sabe ao certo o porque, mas quando você junta seu corpo com certos objetos, você pode obter coisas como armas.

O deus dos elfos

Quem aventurou-se aos arredores de Venore, sem duvida chegou a conhecer Shadowthorn, mais conhecida por Fortaleza dos Elfos ou Vila dos Elfos.

Boa parte dos habitantes de Shadowthorn adoram o deus Bog God. Uma outra parcela dos elfos da cidade se recusam a adorar tal deus. Então os elfos fieis ao seu deus aprisionaram esses rebeldes em cavernas subterrâneas de Shadowthorn, vigiados de perto por alguns elfos mais fortes.

Sempre que os guardiões e os elfos comuns morrem, os rebeldes Firestarters incendeiam a vila. Para acabar com a bagunça dos rebeldes, somente apagando o fogo usando baldes com Embalming Fluids. Dessa maneira, os rebeldes conjuram um lobo de fogo, talvez na esperança que o mesmo incendeie novamente o local.

Os Firestarters são soltos após a morte dos elfos guardiões.

O único modo de impedir que a fortaleza fique em chamas novamente é levando o lobo até uma água sagrada. Isso faz com que ele se transforme em um Lobo de Gelo que, caso seja utilizado certos métodos, pode passar a servi-lo como montaria.

Mas o que? Você não conhece a Fortaleza dos elfos ou não esta interessado na briga entre a espécie ou em possuir um lobo para levá-lo onde queira? Mas trata-se de um lugar que esconde certos mistérios e guarda algumas aventuras. Um explorador como você com certeza não deixará de aventurar-se nessa belíssima civilização protetora da natureza.

Caça Excessiva

Elfos são amantes e protetores da natureza. E tem um animal, o White Deer, que representa muita da beleza existente nas terras tibianas. O problema é que alguns comerciantes se interessam muito mais no dinheiro que se pode obter com os chifres e peles, do que com a beleza de tais criaturas. Sem contar é claro, que caçar White Deers interfere na cadeia alimentar e no ecossistema tibiano, pois os lobos, inimigos naturais dos White Deers, começam a passar fome.

Quando isso acontecer, os elfos precisaram de sua ajuda para restaurar o equilíbrio natural. Pegue suas armadilhas e capture os lobos que estão surgindo em excesso, assim poderemos ver novamente as belas White Deers.

Um lobo após ser capturado.

Cavalos

Qualquer cavaleiro, desde o mais tímido ao mais honrado e respeitado, deseja possuir um cavalo forte e leal para suas jornadas.
Recentemente, foram construídos estábulos para que você possa alugar essas belas criaturas, mas você não quer um cavalinho obediente e sem iniciativa, que sirva a qualquer um a força e de má vontade quer?
Provavelmente não. Para um aventureiro como você, seu companheiro deve ter algo a mais.

Você pode alugar montarias por apenas 500 golds nos estábulos próximos à Venore e Thais.

As vezes, cavalos rebeldes que se recusam a servir vários donos em troca de capim seco, fogem para possuir novamente sua liberdade. Esses os cavalos selvagens são os que possuem maior valor e honra para serem domados. De tempo em tempo, eles aparecem ao leste de Thais, e então você terá sua oportunidade de domar um bom companheiro para suas explorações. Não se esqueça que cavalos gostam de açúcar. Então leve alguns sugar oats e torça para encontrar algum que se identifique com você e venha a entregar sua total lealdade.

Doença em Venore

Aos arredores de Venore, uma grave doença que preocupa Ottokar, que decidiu cuidar dos doentes em sua humilde casa.
Lutando contra a febre do pântano para impedir que a doença atinja os outros moradores da cidade, ele precisa de sua ajuda para conter esse mau. Procure por trolls do pântano e consiga medicine pouchs para Ottokar, caso contrario terá sua cidade invadida por doentes enlouquecidos.

Local onde os doentes estão.

Caso você falhe em ajudar Ottokar e Venore seja invadida pelos doentes loucos, você poderá ao menos conseguir pano o suficiente para fazer um outfit como o deles.

A maldição da Mumia

O sol que esquenta as areias brancas de Darama, que refletem o calor para todos os lados já diz que os melhores trajes para se usar são preferencialmente os de cores brancas. Esta certo que não fará com que você deixe de cansar rapidamente e sentir sede por desidratação em poucos minutos de caminhada, mas irá amenizar um pouco o calor ao refleti-lo com o branco das vestes.

Pergunte aos nômades ou aos habitantes dessa região, o motivo por continuarem a viver em um ambiente tão pouco convidativo para tal. Alguns diriam que a calma do local pode ser o motivo. Mas eu diria que não.

Darama esconde segredos de vidas antigas, onde tudo que se move abaixo de nossos pés parece estar amaldiçoado a viver para sempre em condições de dor.

Dentre todos os conhecidos e temidos faraós que a muito reinaram sobre esse continente, ergueu-se uma nova tumba, a tumba de Horestis. Nova por não ter sido totalmente explorada por aventureiros, exploradores ou historiadores.

Os faraós que reinaram a muito tempo ficam em suas tumbas e defendem suas histórias de qualquer intruso, sem nenhuma influencia no que acontece no mundo dos que vivem agora. Entretanto, Horestis parece ter uma influencia muito forte ainda. Sua tumba possui alguns jarros sagrados que, caso tenham sua estrutura física violada, sua fúria se espalha por boa parte de Darama, fazendo surgir alguns servos seus, como parte da maldição pelo atrevimento aos seus pertences. Tal maldição se ameniza com o tempo, pois os artefatos parecem se regenerar sempre que alguém se atreve a violá-los.

Um dos jarros quebrados.

Mini World Changes

Não se sabe ao certo o que motiva Towncryer a fazer anúncios em Thais. Volta e meia vemos pessoas atrevidas anunciando em alto e bom som produtos ilegais próximo ao centro da cidade, parecendo não temer os guardas que sempre fazem rondas por ali. Mas Towncryer parece ter autorização. Ele anuncia coisas importantes como a necessidade de ajuda que alguns estudiosos da academia de Edron estão precisando, até as mini world changes que estão acontecendo.

Diferente das World Changes, as minis não podem ser iniciadas pela interferência dos tibianos. Elas acontece aleatoriamente.

Entediada

Imagem PostadaNovamente, coisas estranhas e inusitadas acontecem aos arredores de Venore. Dessa vez, estou falando de Green Claw Swamp, onde as bruxas parecem se unir para fazer suas bruxarias. Wyda, a que possui uma casa bem no meio do pântano parece estar bem entediada, entretanto, qualquer um pode alegrar seu dia caso lhe traga uma blood herb. Caso você tenha sorte em mudar o humor da bruxa e deixá-la bem alegre, você pode conseguir um Torn Tedy.

Todavia, cuidado ao andar por perto da casa de Wyda nesses períodos, pois tem uma grande movimentação de aranhas gigantes no local.

Por água abaixo

Imagem PostadaTowncryer esta anunciando um fato totalmente inesperado que esta acontecendo em Outlaw Camp. O rio ao sul desse lugar esta inundado. Tudo indica que isso aconteceu porque alguns Waters elementals parecem ter decidido que ali seria sua nova moradia.

Fogo em terras tibianas

Imagem PostadaParece que o interior do mundo esta inquieto e um tanto quanto quente demais, porque o vulcão de Goroma parece estar mais ativo do que nunca. E sempre que esse vulcão entra em erupção, traz juntodemônios prontos para arrastar para o inferno qualquer tibiano desavisado ou curioso para saber o que esta acontecendo por lá.

Dia do rei

Imagem PostadaPara aqueles que vivem em Thais, esse dia é de comemoração, tanto para quem simpatiza com o reinado de Tibianus III quanto para quem não liga a mínima para o rei desde que possa se divertir muito por conta do dia dele.

Quando chega tal data, Thais é decorada e todos os comerciantes parecem mais alegres ao tratar de negócios com seus clientes. Os guardas do palácio parecem admirar ainda mais o rei, tanto que se alguém o ofender de qualquer maneira, sofre castigos muito mais severos.

Não se surpreenda também se encontrar criaturas estranhas que vem prestar homenagens ao rei.

Lenhador atrevido

Imagem Postada Chip pode parecer ignorar, mas sempre que resolve cortar as árvores que estão aos arredores de Carlin, a rainha Eloise fica bastante irritada. Tal ato desabriga alguns animais e deixa o ambiente bem menos agradável.

Caso você queira poupar um pouco de trabalho para Chip, você pode vender madeiras para ele por algumas peças de ouro, ou se você for contra o desmatamento, pode denunciá-lo a rainha Eloise.

Nômades

Imagem PostadaNômades estão construindo acampamentos por Darama. Sabe-se que foram feitos quatro acampamentos. Quem sabe se você explora-los consegue obter alguns pertences dos nômades.

Desaparecimento de Noodles

Imagem PostadaEm todos os cantos do Tibia, é famoso o carinho que Tibianus sente pelo seu cachorro Noodles. E a fama do cãozinho não esta apenas em pertencer a um grande rei, ele é também conhecido como o maior farejador entre todos os cães.

Entretanto, de tempos em tempos, Noodles da suas “escapadas”. Talvez ele saia na intenção de brincar com o cachorro vadio que vive ali perto do templo de Thais ou com o cãozinho de Lubo, eu não saberia dizer. Mas quando ele some, Tibianus parece capaz de movimentar todo o exercito para encontrá-lo. Eu sugiro que você vá até o rei e se proponha a recuperar seu adorado Noodles. Ele então irá lhe dar (com uma visível tristeza nos olhos) uma coleira. Saia em busca do cãozinho e, se o encontrar, devolva-o ao rei e entre as recompensas, você pode ganhar um Fan Doll of Queen Eloise.

E intrigue-se agora, o porque do rei guardar uma boneca da Rainha de Carlin?

Ladrões de banco

Imagem PostadaPreparem as lupas, agucem suas mentes, porque afinal de contas, roubaram o banco da sua cidade. Um absurdo pensa você, quem tem a ousadia de roubar o banco da sua cidade natal atrapalhando suas negociações e a honra da sua terra? Investigue meu caro, talvez e nome do Rei ou da Rainha? Ou quem sabe em nome dos seus amigos, os simpáticos comerciantes de Venore?

Descongelamento em Svargrond

Imagem Postada Ora, mas será que você ouviu direito? Como assim a neve de Svargrond esta derretendo?

Sim, assim como você, também fiquei surpreso. Mas devo lhe dizer que, eis que surge a oportunidade de adquirir uma semente bem rara, trata-se da Ice Flower Seeds, que se cultivada corretamente, ira brotar uma flor que qualquer botânico Tibiano deseja profundamente possuir, a  Ice Flower.

E agora, depois de conhecer um pouco sobre as world changes, que tal ir aventurar-se em alguma? De quais você participou ou ajudou para que no final houvesse êxito? Afinal, são oportunidades de conhecerem mais sobre a historia do Tibia e se divertir pra valer usando um pouco de RPG para dar sentido a cada coisa que você faz no jogo. E é claro, não deixe de conferir mais detalhes sobre as World Changes e as Mini World Changes no Tibia Wiki aquiaqui respectivamente.


Esse artigo foi feito pelo usuário Souza, do Tibia Fórum. Você também pode ter o seu artigo publicado aqui, saiba mais.

  • author image
    zipetin
    maio 7, 2012 @ 12:59 pm

    Se tem algo que curto sao as mwc, todo dia vou no npc ver as que tem

  • author image
    Lucas Pelusi
    maio 7, 2012 @ 13:06 pm

    Uma das melhores coisas que já fizeram no Tibia, foram essas World Changes

  • author image
    Souza
    maio 7, 2012 @ 13:28 pm

    A minha preferida é a Mage’s Tower. Primeiro que adoro quando vejo aquele velhinho careca por lá. Teve um dia em que ele nos disse que não foi aceito na Academia de Edron, por possuir ideias um tanto diferentes sobre o estudo da magia… lamentável pois, os magos da academia poderiam utilizar da genial criação dos iron/golden/diamount/ servants para avançar mais que os anões nesse tipo de tecnologia.

  • author image
    Rodrigo
    maio 7, 2012 @ 13:30 pm

    Muito legal!!

  • author image
    Bruno
    maio 7, 2012 @ 13:30 pm

    kkkkkkkkkkkk são todas interessantes para o RPG

  • author image
    Lunus
    maio 7, 2012 @ 13:58 pm

    eu faço dos servantes td dia 😡

  • author image
    jean carlos
    maio 7, 2012 @ 15:46 pm

    nao entendo muito essas coisa ae
    ate pq parei e to voltando faz 1 semana

  • author image
    Beatrix
    maio 7, 2012 @ 20:24 pm

    Adoro toooodas!!!
    Também procuro conferir o Towncryer todos os dias!!!

  • author image
    maio 7, 2012 @ 21:34 pm

    a maioria eu nem fui atras ainda, mais tem algumas que sao legais, como a torre de edron ^^

  • author image
    matheus
    maio 8, 2012 @ 10:53 am

    a que eu ainda quero fazer a e da tumba e tentar a sorte de dropar o iten do scorpiao

    • author image
      Souza
      maio 8, 2012 @ 12:06 pm

      Na primeira vez que fui lá, não demorou muito e consegui o iten. Algumas semanas depois retornei para tentar a sorte de conseguir novamente para trocar por ouro. E estou até hoje tentando rs. Mas não vem a ser tão raaaro assim. Um dia de hunt deve lhe render essa sorte.

  • author image
    maio 23, 2012 @ 11:01 am

    LEGAL VOU BUSK FAZER ALGUMAS

  • author image
    maio 27, 2012 @ 13:41 pm

    Estou sempre no Towncryer verificando as que estão rolando. ^^

  • author image
    Renato Adami
    maio 30, 2012 @ 18:43 pm

    Foi a melhor coisa que já implementaram

Tv Epaminondas

Patrocínio

Curta a nossa página!